Glórias do Passado: Temporada de 1975/76 - 9ª Parte

 

Temporada de 1975/76 - 9ª Parte


A temporada de 1975/76 terminou com a participação do Vitoria SC na Taça Intertoto, uma competição internacional de clubes organizada com o objectivo gerar dinheiro para as empresas de apostas mutuas desportivas durante o período de verão, altura em que a grande maioria das competições oficiais estavam paradas.

O Vitoria SC foi inserido no Grupo VII da competição, enquanto o CF Belenenses, o outro representante nacional, ficou no Grupo VIII. A série em que foi incluída a turma de Guimarães, contava ainda com a participação do AS Ostende da Bélgica, o Holbaek BI da Dinamarca e o Inter de Bratislava da Checoslováquia.

A competição iniciou-se da melhor forma para a equipa do Vitoria SC que recebeu e venceu a equipa belga do AS Ostende, folgadamente, por 4-1. O jogo disputou na tarde do dia 26 de Junho de 1976, em pleno começo do verão, sob um calor sufocante que afectou, obviamente, a prestação de ambas as equipas, principalmente, a formação belga que não estava tão habituada a tão altas temperaturas.
.
(Jogo disputado entre no Vitoria SC e o AS Ostende da Bélgica. Na imagem Mário Ventura, precisamente, no seu jogo de estreia com a camisola do Vitoria SC)
.
As elevadas temperaturas afastaram também o público do Estádio Municipal de Guimarães, já que a assistir à partida entre o Vitoria SC e o AS Ostende estiveram muito poucos espectadores.

Apitado pelo internacional português Porem Luís da A. F. de Leiria, este jogo marcava a estreia, pela equipa do Vitoria SC, de Mário Ventura, centrocampista muito tecnicista contratado ao FC Famalicão para a nova época de 1976/77.

A equipa do AS Ostende não demonstrou capacidade para importunar, verdadeiramente, a equipa vimaranense, limitando-se a defender o seu último reduto. Por seu turno, o Vitoria SC dominou o adversário e, sem acelerar o ritmo demasiadamente, dispôs de ocasiões suficientes para conseguir um resultado bem mais avolumado.
.
O Vitoria SC adiantou-se no marcador por Rui Lopes à passagem do minuto 21. Antes do intervalo, aos 45 minutos, Pedroto aumentou a vantagem para 2-0. Logo no recomeço da partida, aos 46 minutos, Tito ampliou a vantagem, para Mortier, ao minuto 67, reduzir para 3-1. Finalmente, aos 86 minutos de jogo, o Vitoria SC atingiu o resultado final de 4-1, com um auto golo do belga Lievens.
.
(Golo do Vitoria SC apontado por Pedroto, o camisola n.º 6, perante a incapacidade do guarda-redes belga)
.
Na outra partida da 1ª Jornada do Grupo VII da Taça Intertoto, a formação oriunda da Checoslováquia venceu os dinamarqueses do Holbaek BI por 5-0. Foi, precisamente, o Holbaek BI, líder do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da Dinamarca, o adversário do Vitoria SC na jornada seguinte.

Nessa deslocação à Dinamarca o Vitoria SC evidenciou natural superioridade, sobretudo, durante a 1ª parte da partida, onde a equipa vimaranense deu um autêntico festival de futebol, criando inúmeras oportunidades de golo, apesar de ter marcado somente um golo, por intermédio de Rui Lopes, aos 18 minutos de jogo.

Já no decorrer da segunda metade o Vitoria SC caiu fisicamente, certamente, fruto da fase adiantada da época e dos longos e intensos meses de competição. Aproveitando essa fragilidade, o Holbaek BI, beneficiando da evidente melhor condição física, conseguiu chegar à igualdade por intermédio do avançado Johansen, num golo, verdadeiramente, espectacular.

O técnico vitoriano Fernando Caiado teve então que refrescar o meio campo, com a entrada de Ferreira da Costa para o lugar de Pedrinho, visivelmente esgotado, e do buliçoso Mário Ventura para a posição de Tito.

Com essa lufada de ar fresco, a equipa do Vitoria SC lançou-se imediatamente em busca do triunfo, o que viria a alcançar apenas 5 minutos do final da partida com um golo do centrocampista Pedroto, cifrando-se o resultado final em 1-2.
.
(Lance do jogo disputado na Dinamarca entre o Holbaek BI e o Vitoria SC. Com o guarda redes vitoriano Rodrigues a afastar o perigo que rondava a sua baliza)
.
No final desta segunda ronda, o Vitoria SC liderava a classificação do Grupo VII da Taça Intertoto exequo com o Inter de Bratislava, a formação checoslovaca que tinha goleado os belgas do AS Ostende por 1-6.

A 3ª jornada marcava assim um encontro entre líderes na classificação, onde o Vitoria SC sabia que ia defrontar a melhor equipa da sua série e uma das melhores do seu país. De resto, a Checoslováquia era, naquela altura, uma das maiores potencias do futebol europeu, conquistando, naquele mesmo ano de 1976, o Campeonato da Europa em selecções nacionais.

O Vitoria SC não se mostrou à altura da equipa do Inter de Bratislava, mais preparado fisicamente para aquele momento da temporada. Por outro lado, o Vitoria SC foi vítima da exibição pouco feliz do guarda-redes Sousa, com inúmeras e fatais falhas individuais.

A equipa vimaranense até aguentou bem a supremacia do adversário ao longo da 1ª parte, baqueando, fatalmente, apenas no último minuto desse período, quando sofreu o primeiro golo, apontado por Levicky.

Depois de um início de jogo bem equilibrado, a verdade é que a turma checoslovaca conseguiu, com naturalidade, impor-se, atacando mais e forçando o Vitoria SC a defender-se de qualquer modo e feitio.

No segundo tempo, o Vitoria SC viu-se obrigado a procurar o golo afim de igualar a partida, sem, no entanto, demonstrar capacidade física para tanto. Neste aspecto, alias, a equipa do Inter de Bratislava evidenciava um poderio físico e atlético incomparavelmente superior ao vitoriano.
.
Alem disso, aproveitando o balanceamento atacante do Vitoria SC, o Inter de Bratislava, utilizando muito bem o contra ataque, foi ampliando a vantagem até aos 4-0, com golos de Bajza, Mraz e Brezik, atingindo números bastante exagerados para aquilo que se passou em campo.
.
(Lance de muito perigo na area do Vitoria SC, no jogo frente ao Inter de Bratislava. Desta feita, é o guarda redes Sousa apoiado no defesa Torres a afastar o esferico)
.
Na ronda seguinte o Vitoria SC voltou a perder, agora na Bélgica, frente ao AS Ostende, por 2-0. A equipa vitoriana apresentou-se, notoriamente, desgastada e perante a capacidade física do adversário acabou por sucumbir.

Na equipa titular do Vitoria SC surge o defesa central brasileiro Celton no lugar do capitão Rui Rodrigues, que tinha, entretanto, terminado contrato com os vimaranenses e rumado à Académica de Coimbra.
.
Alias, naquela altura do ano, já as competições belgas estavam em andamento, razão pela qual, a frescura física da formação do AS Ostende era completamente diferente dos atletas do Vitoria SC, verdadeiramente, ávidos por um período de ferias.

Assim se explica uma derrota frente a uma equipa manifestamente inferior ao Vitoria SC. Neste caso, foi, sem dúvida, o triunfo da vertente física sobre a melhor capacidade técnica.

O Vitoria SC estava assim fora da luta pelo triunfo na competição. Restavam, porém, mais duas jornadas, ambas jogadas em Guimarães, para terminar a Taça Intertoto do ano de 1976.

Na 5ª Jornada o Vitoria SC recebeu e venceu, goleando por 4-0, os dinamarqueses do Holbaek BI. Novamente sob intenso calor e pouco público nas bancadas do Estádio Municipal de Guimarães, o Vitoria SC foi muito superior ao adversário justificando plenamente a goleada.
.
(O Vitoria SC com o equipamento negro a defrontar a equipa dinamarquesa do Holbaek BI no Estádio Municipal de Guimarães)
.
Foi, no entanto, uma partida jogada numa compreensível lentidão de processos. O pouco interesse competitivo, a baixa cotação do adversário, a temperatura e o cansaço não permitiam um cenário diferente.

Os quatro golos do Vitoria SC foram apontados por Mário Ventura, aos 34 minutos, no seu primeiro golo com a camisola vitoriana, Rui Lopes, aos 55 e 78 minutos e, finalmente, por Almiro, aos 86 minutos de jogo.
.
(No mesmo jogo de Guimarães frente aos dinamarqueses é o defesa Torres que joga de cabeça)
.
A participação do Vitoria SC na Taça Intertoto encerrou com o desafio frente ao Inter de Bratislava. A equipa vimaranense triunfou por 1-0, resultado escasso face às ocasiões criadas.

O Vitoria SC prestigiou muito bem o futebol português, triunfando sobre o vencedor da sua série e um dos vencedores da competição, apesar das inúmeras contrariedades verificadas, como as lesões de Almiro e Mário Ventura.
.
(O n.º 10 do Vitoria SC, Tito, em lance individual neste desafio jogado frente ao Inter de Bratislava no Estadio Municipal de Guimarães)
.
O Grupo VII da Taça Intertoto de 1976, terminou com o Vitoria SC classificado num honroso 2º lugar, enquanto o Inter de Bratislava foi o vencedor, o AS Ostende o 3º classificado, e o Holbaek BI em ultimo lugar, sem ter conquistado qualquer ponto.
.

(Abreu entre os jovens vimaranenses)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Estes jogos da Intertoto na altura não contavam para as competições da uefa.Por isso que nem sabia que o Vitória havia jogado nesta competição.?Excelente este blog.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter