Glórias do Passado: Osvaldinho

 

Osvaldinho



Osvaldinho é para muitos considerado como o melhor defesa lateral esquerdo de sempre do Vitoria SC. Na verdade, a carreira deste jogador alentejano confunde-se com parte da história do clube vimaranense da década de 60 e 70, merecendo assim um elevado destaque.

Firmino Baleizão da Graça Sardinha trata-se, efectivamente, do nosso conhecido Osvaldinho, nome pelo qual ficou conhecido no futebol português e, afinal, em toda a sua vida, tendo aquela alcunha ficado a dever-se, na verdade, a António Feliciano, antiga gloria do CF Belenenses e da Selecção Nacional, que então como treinador do jovem Firmino no Desportivo de Beja achou muitas semelhanças com Osvaldinho, um jogador do Sporting CP naquela altura.

Natural da cidade de Beja, onde nasceu no dia 10 de Setembro de 1945, foi precisamente nas escolas de formação de jogadores de futebol criadas por António Feliciano no Desportivo de Beja que Osvaldinho, com apenas 11 anos de idade, começou a dar os primeiros pontapés na bola.

Depois do Desportivo de Beja, Osvaldinho passou dois anos no Despertar de Beja, regressando, passado esse período, novamente, ao Desportivo de Beja para integrar a equipa de juniores.

Porém, a categoria e especiais qualidades de Osvaldinho não passaram despercebidas ao técnico Valentim Alexandre que, rapidamente, passou a utilizar o jovem alentejano na equipa principal do Desportivo de Beja no Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Numa altura em que Osvaldinho, ainda com idade de júnior, era já um dos melhores jogadores do Desportivo de Beja, surgiu, então, na sua vida a pessoa que mudará definitivamente o seu destino e que trará o jovem alentejano para a cidade de Guimarães.
.
(Equipa do Desportivo de Beja)
.
António Teixeira, uma comerciante bejense, oriundo do norte de Portugal e com estreitas ligações a Guimarães, apercebendo-se das qualidades de Osvaldinho indicou-o aos responsáveis do Vitoria SC.

Confiando na sugestão, os dirigentes vimaranenses convidaram Osvaldinho para prestar provas no Vitoria SC. Chegou a Guimarães em 1964 para treinar à experiencia sob a observação do treinador do Vitoria SC, José Valle.

Confiante nas suas capacidades e acreditando poder convencer futebolisticamente os responsáveis vitorianos, por certo, não passaria, naquela altura, pela cabeça de Osvaldinho ser aquele o primeiro passo para o resto da sua vida em Guimarães.

Osvaldinho, com apenas 18 anos, ficou no Vitoria SC e assinou, desde logo, um contrato de profissional com o clube, ganhando, então, um ordenado mensal de 3.500 escudos, mais 90.000 escudas como prémio de assinatura.

Treinando sempre com a equipa principal, Osvaldinho começa a jogar pela equipa de reservas do Vitoria SC que vai disputando o Campeonato Distrital da A. F. de Braga até que surge a oportunidade de actuar na primeira categoria.

Lançado pelo treinador José Valle na equipa principal do Vitoria SC, Osvaldinho realizou 6 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1964/65, actuando no meio campo.

Esta época marca, historicamente, a despedida, como recinto de jogos oficiais do Vitoria SC, do velhinho Campo da Amorosa e a estreia do novo Estádio Municipal de Guimarães.

Teve um começo promissor, mas pela sua inexperiência e a presença de notáveis jogadores no Vitoria SC, Osvaldinho jogou apenas na equipa de reservas durante a temporada de 1965/66, sem actuar em qualquer encontro do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Equipa do Vitoria Sc na época de 1965/66)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC na decada de 60)
.
(Equipa de Reservas do Vitoria SC na época de 1965/66)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC)
.
Em seguida assentou praça no CIAC no Porto e, ao abrigo da Lei Militar, foi cedido pelo Vitoria SC ao Boavista FC, clube onde jogou com maior regularidade e foi considerado um dos melhores jogadores boavisteiros na temporada de 1966/67.

Posteriormente, foi mobilizado para a guerra no ultramar e partiu para São Tome e Príncipe. Nessa colónia portuguesa continuou a jogar futebol e pela experiencia já acumulada desempenhou, simultaneamente, funções de treinador.

Jogou e treinou no Benfica de São Tomé e Príncipe, no Snécia de São Tomé e Príncipe, na Selecção Militar de São Tomé e Príncipe e foi ainda treinador de uma equipa de um sindicato de profissionais.

No final do verão de 1969 Osvaldinho cumpriu o serviço militar e regressou à metrópole. Todos os dirigentes e associados vitorianos mostravam-se bastante esperançados no regresso do jovem jogador e em que todas as suas qualidades se mantivessem intactas.
.
E assim se confirmou. Prestou provas perante o treinador vitoriano, Fernando Caiado, quando a época de 1969/70 e o Campeonato Nacional da 1ª Divisão já estava em andamento.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1969/70)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC)
.
Osvaldinho logo se revelou um reforço importante para a equipa vimaranense e imediatamente foi integrado no plantel principal do Vitoria SC. Regressou então à 8ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão num jogo frente ao Sporting CP.

Nesta partida disputada no Estádio Municipal de Guimarães a figura do jogo foi, indiscutivelmente, o arbitro Fernando Leite da A.F. do Porto, que realizou uma péssima arbitragem em claro prejuízo dos vimaranenses, onde destaca-se, essencialmente, o segundo golo do Sporting CP obtido em clara posição de fora de jogo e um penalty não assinalado a favor do Vitoria SC que toda a imprensa classificou de clamoroso.

No jogo que marcava o regresso de Osvaldinho, o Sporting CP venceu por 1-2, com os golos leoninos a serem apontados por Marinho e Dinis, enquanto o golo do Vitoria SC teve a autoria de Mendes.

Nesta época de 1969/70 o Vitoria SC foi o 5º colocado na tabela classificativa final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, garantindo, assim, um lugar na Taça Cidades com Feiras na temporada seguinte, naquele que foi segundo apuramento dos vimaranenses para as competições internacionais de clubes.

O Vitoria SC realizou uma excelente época e Osvaldinho foi um dos elementos importantes nessa conquista. Titular no meio campo do Vitoria SC após o seu regresso do ultramar, Osvaldinho alinhou em 19 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo apontado um golo, aquele que seria o seu único golo da carreira no primeiro escalão do futebol português.

Esse histórico tento foi apontado, registe-se, à passagem da 18ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, concretamente, no dia 8 de Fevereiro de 1970, quando o Vitoria SC recebeu e venceu, categoricamente, a equipa da Académica de Coimbra por 4-0.

Os quatro golos dos vimaranenses nesta partida, alem do apontado por Osvaldinho, que foi o terceiro, foram marcados pelos avançados Mendes “Pé Canhão” e Manuel, e pelo médio brasileiro Augusto.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1969/70)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC)
.
A partir então desta época de 1969/70 Osvaldinho fixou-se, definitivamente, na equipa principal do Vitoria SC, tornando-se, nas temporadas seguintes, um elemento fundamental.

Ainda jogou como médio centro titular na equipa do Vitoria SC na época seguinte de 1970/71, ao invés daquele posição em se tornaria famoso, isto é, actuando como defesa lateral esquerdo.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1970/71)
.
(Caricatura de Osvaldinho no Vitoria SC)
.
(Osvaldinho num encontro entre o Vitoria SC e o Sporting CP)
.
A prestação da equipa do Vitoria SC ao longo da temporada de 1970/71 foi bastante medíocre, tendo garantido, apenas, a manutenção na última jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Não foi feliz o regresso do treinador brasileiro Jorge Vieira ao Vitoria SC, substituído na fase critica da temporada pelo jogador/treinador Peres. Quanto a Osvaldinho, como dissemos jogando como meio campista, realizou 24 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Nesta temporada de 1970/71 Osvaldinho fez a sua estreia nas competições internacionais de clubes ao serviço do Vitoria SC. Osvaldinho foi titular na equipa do Vitoria SC nas eliminatórias disputadas frente aos franceses do AS Angoulême e os escoceses do Hibernian FC.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1970/71)
.
(Osvaldinho em acção no Vitoria SC)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1970/71)
.
(Partida frente ao Varzim SC no Estádio Municipal de Guimarães)
.
(Marcando Jaime Graça no encontro Vitoria SC - SL Benfica)
.
Depois dos enormes sobressaltos vividos na temporada anterior, o Vitoria SC procedeu no defeso da época de 1971/72 a uma profunda revolução no quadro de jogadores do seu plantel principal. A famosa equipa vitoriana da década de 60 tinha chegado ao limite da sua capacidade, fundamentalmente, devido à veterania de alguns dos seus principais elementos.

O rejuvenescimento do plantel era, portanto, uma medida urgente e nessa sentido foram contratados vários jogadores, alguns deles bem importantes para o futuro imediato do clube vimaranense. Para liderar o projecto de renovação da equipa do Vitoria SC foi contrato o treinador Mário Wilson, técnico conceituado e com provas dadas no futebol português.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1971/72)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC)
.
É com Mário Wilson que Osvaldinho passa a jogar como defesa lateral esquerdo, afirmando-se, a partir de então, inquestionavelmente, como um dos melhores jogadores portugueses naquela posição.

Osvaldinho foi totalista na equipa do Vitoria SC durante o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1971/72. A rejuvenescida equipa vitoriana realizou uma óptima prova terminando, então, classificada no 6º lugar da tabela geral.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1971/72)
.
(Em 1971/72 no Vitoria SC)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1971/72)
.
(Jogo entre o Boavista FC e o Vitoria SC)
.
Seguiu-se a época de 1972/73, novamente sob o comando de Mário Wilson, onde Osvaldinho voltou a ser totalista e um dos jogadores fundamentais na caminhada realizada pelos vimaranenses no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O Vitoria SC, realizando uma boa prestação, repetiu a classificação obtida na temporada anterior, conseguindo um novo 6º lugar na tabela geral da principal competição portuguesa.

Osvaldinho, agora com 27 anos de idade, era um jogador conceituado em Portugal, um símbolo do Vitoria SC e despertava, também, grande cobiça junto de clubes com outros objectivos.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1972/73)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1972/73)
.
(Caricatura de Osvaldinho com as cores do Vitoria SC)
.
Em 1973/74, Osvaldinho apenas falhou um jogo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, actuando assim em 29 partidas da competição, onde o Vitoria SC voltou a classificar-se na 6ª posição da classificação geral.

No final desta temporada intensificaram-se as propostas para a contratação de Osvaldinho. SL Benfica, Sporting CP e FC Porto tentaram insistentemente a aquisição do jogador alentejano, porem, os dirigentes vitorianos não cederam as múltiplas propostas pelo jogador.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1973/74)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC na época de 1973/74)
. (Caricatura de Osvaldinho)
.
A temporada de 1974/75 foi preparada de forma bastante cuidada e houve uma efectiva aposta no reforço do plantel principal do Vitoria SC. O desempenho do clube ao longo da época de 1974/75 foi sem duvida o melhor de toda a década de 70, altura em que a renovação operada no inicio da temporada de 1971/72, com a chegada de Mário Wilson ao clube, começou visivelmente a dar os seus frutos.

O Vitoria SC terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1974/75 no 5º lugar da tabela classificativa, falhando o apuramento para as competições internacionais apenas na ultima jornada quando foi derrotado, em Guimarães, pelo Boavista FC numa celebre arbitragem de António Garrido.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1974/75)
.
(No Vitoria SC na temporada de 1974/75)
.
(Disputando um lance com Albertino do Leixões SC)
.
Fruto da sensacional época de 1973/74 e a excelente performance no início da temporada de 1974/75 Osvaldinho era então considerado, senão o melhor, seguramente um dos melhores defesas esquerdos do futebol português.

Por isso não surpreendeu a chamada do jogador à Selecção Nacional de Portugal, alias, a qual pecava, somente, por tardia, pois as exibições do jogador vitoriano já mereciam há muito tempo tamanha compensação.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1974/75)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC)
.
(Em habilidade ultrapassa um jogador do Leixões SC)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1974/75, Osvaldinho actuou em 23 jogos, e só apenas por causa de uma grave lesão esteve fora da equipa do Vitoria SC. Alias, foi essa mesma lesão que atirou Osvaldinho para fora da Selecção Nacional portuguesa.

A estreia de Osvaldinho com a camisola das quinas do principal seleccionado português ocorreu no dia 13 de Novembro de 1974, num jogo particular frente à congénere Suíça de preparação para um embate decisivo frente à Inglaterra alguns dias depois.
.
(Equipa de Portugal em 1974)
. (Osvaldinho com a camisola da Seleçcão Nacional)
.
Coube a José Maria Pedroto, o seleccionador nacional, a chamada de Osvaldinho aos trabalhos da Selecção Nacional para cumprir a primeira internacionalização “A” depois de já ter contabilizado 10 presenças em seleccionados mais jovens. E ele, José Maria Pedroto, o lançou como defesa esquerdo titular da equipa portuguesa nesse encontro com a Suíça disputado no Estádio Wankdorf em Berna.

Portugal actuou com um sector defensivo composto por Damas, na baliza, e Artur, Humberto Coelho, Barros e Osvaldinho. Porem, a equipa lusa acabou por ser derrotada por 3-0 num mau pronuncio para o jogo frente à Inglaterra.

Mas nesse jogo frente aos ingleses Portugal, formado por uma célebre equipa de “baixinhos”, foi enorme e conseguiu igualar a 0-0, em pleno Estádio do Wembley, em Londres.

O jogo contava para a qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de 1976. Jogado a 20 de Novembro de 1974 na catedral do futebol completamente lotado, Portugal impôs-se à fortíssima equipa inglesa.

A turma lusa apresentou um meio campo de pequena estatura que contrastava, tipo 8 e 80, com o forte porte atlético dos jogadores ingleses. A imprensa inglesa gozou, declaradamente, com a estatura do meio campo que José Maria Pedroto prometia apresentar naquele encontro, composto por Teixeira, Octávio, Vítor Martins e João Alves, aconselhando mesmo os espectadores a levar papel e lápis para o estádio para ir anotando os golos da Inglaterra.

O certo é que Portugal realizou uma exibição fantástica e segura. O meio campo esteve muito laborioso, a defesa composta por Artur, Humberto Coelho, Alhinho e Osvaldinho intransponível e Vítor Damas, o guarda-redes da Selecção Nacional, fez defesas, verdadeiramente, memoráveis.

O resultado final daquele celebre episódio da história da Selecção Nacional portuguesa cifrou-se num sensacional 0-0. Osvaldinho, jogador do Vitoria SC, foi um dos presentes e dos mais destacados intervenientes naquele jogo onde cumpriu a sua segunda e ultima internacionalização “A” por Portugal.
.
(Equipa da Selecção Nacional de Portugal em 1974)
.
(Osvaldinho com a camisola das quinas)
.
Lamentavelmente, quando Osvaldinho afirmava-se como titular indiscutível da Selecção Nacional de Portugal, uma lesão deixou-o fora de competição durante um longo período, acabando por perder o comboio do seleccionado português.

Depois da enorme frustração vivida no final da época de 1974/75, o Vitoria SC lançou-se na nova temporada de 1975/76 com consideráveis alterações na equipa principal. Desde logo, houve mudança no comando da equipa técnica do Vitoria SC, com a saída de Mário Wilson, que foi treinar o SL Benfica, e o regresso de Fernando Caiado a Guimarães.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1975/76)
.
(Na temporada de 1975/76 no Vitoria SC)
.
(Jogo da final da Taça de Portugal entre o Boavista FC e o Vitoria SC)
.
Osvaldinho manteve a bitola exibicional e foi titular da equipa do Vitoria SC, actuando em 29 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde os vimaranenses terminaram a prova no 6º lugar da classificação geral.

No final da época de 1975/76, o Vitoria SC, com Osvaldinho a titular, jogou a final da Taça de Portugal, no Estádio das Antas, frente ao Boavista FC. O Boavista FC venceu o decisivo encontro por 2-1, onde novamente o árbitro António Garrido, o juiz escolhido para apitar a final, fez uma das suas habilidosas arbitragens impedindo a equipa do Vitoria SC de levantar o troféu.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1975/76)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC)
.
(Acompanhando Oliveira do FC Porto)
.
Como já dissemos foi jogando na posição de defesa lateral esquerdo que Osvaldinho ficou celebre no futebol português. Na verdade, embora no início da carreira de futebolista jogasse em posições mais adiantadas no terreno de jogo, foi jogando como lateral que o jogador alentejano se notabilizou.

Osvaldinho era, inquestionavelmente, um jogador muito habilidoso e técnico, mas a sua principal característica era, de facto, a velocidade, particularidade que lhe proporcionava, no aspecto defensivo, rápidas reacções às iniciativas do adversário e, no apoio atacante, facilidade em desmarcar-se.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1975/76)
. (Na temporada de 1975/76 no Vitoria SC)
.
(Novamente num encontro entre o FC Porto e o Vitoria SC)
.
Por outro lado, era um jogador combativo, com uma entrega total ao jogo. De bom porte atlético e com uma capacidade física e resistência invulgar, Osvaldinho aguentava um jogo contra as maiores adversidades.

Tacticamente era um jogador de uma utilidade extrema. Rigoroso no cumprimento das indicações do treinador, Osvaldinho fazia da marcação individual outra das suas melhores armas.

Quanto à personalidade de Osvaldinho dizem ser um homem bastante humilde, generoso, afável, muito simpático e com um sentido humano, verdadeiramente, incomum.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1975/76)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC)
.
(Novamente no Vitoria SC na época de 1975/76)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1975/76)
.
(Osvaldinho em pleno Estádio da Luz com a equipa do Vitoria SC)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC)
.
Regressando à história da carreira de futebolista de Osvaldinho, seguiu-se a temporada de 1976/77, onde o jogador alentejano manteve-se titular indiscutível na equipa do Vitoria SC, jogando como defesa lateral esquerdo.

Durante aquela época, a equipa do Vitoria SC andou sempre pela metade baixa da tabela classificativa, garantindo matematicamente a manutenção, apenas, num jogo decisivo frente ao Leixões SC disputado no Estádio Municipal de Guimarães.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1976/77)
.
(Osvaldinho no Estádio Municipal de Guimarães)
.
(Em 1976/77 jogo entre o Varzim SC e o Vitoria SC)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1976/77)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC na temporada de 1976/77)
.
(Jogo frente ao SL Benfica na época de 1976/77)
.
O Vitoria SC terminaria a temporada de 1976/77 numa tranquila 9ª posição da tabela geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, enquanto que Osvaldinho registou a presença em 25 jogos da competição.

Em 1977/78 dá-se novamente o regresso do treinador Mário Wilson ao comando técnico da equipa do Vitoria SC. Com a chegada de Mário Wilson, Osvaldinho perde a condição de titular na equipa vimaranense e dá inicio assim à sua última época no Vitoria SC.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1977/78)
.
(Osvaldinho no Vitoria SC)
.
O técnico vitoriano aposta no jovem Alfredo para o lugar de defesa lateral esquerdo e, é certo, que o jovem jogador vimaranense cumpriu muito bem a sua obrigação agarrando a oportunidade conseguida.

Consequentemente, Osvaldinho foi relegado para o banco de suplentes, razão pela qual, durante a época de 1977/78 actuou somente em 2 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde o Vitoria SC terminou classificado na 6ª posição da tabela geral.
.
(Osvaldinho com a camisola vitoriana)
.
Tapado em Guimarães, o jogador e o clube decidem no final da temporada de 1977/78 colocar um ponto final na ligação de Osvaldinho ao Vitoria SC. Quase catorze anos depois, Osvaldinho deixa Guimarães e ruma ao arquipélago da Madeira para representar o CS Marítimo.

Osvaldinho, perto de completar 33 anos de idade, ingressou na equipa do CS Marítimo treinada inicialmente por Fernando Vaz e posteriormente por Manuel Oliveira. Apesar da veterania, o jogador alentejano foi titular na equipa madeirense que disputou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Equipa do CS Maritimo na época de 1978/79)
.
(Osvaldinho no Estádio dos Barreiros no Funchal)
.
(Osvaldinho no CS Maritimo na época de 1978/79)
.
(Caricatura de Osvaldinho no CS Maritimo)
.
(Com os companheiros de equipa nos tempos do CS Maritimo)
.
Actuou em 23 jogos daquela competição ao serviço do CS Marítimo, com a formação madeirense a realizar um Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1978/79 tranquilo, terminando classificada no 10º lugar.

A temporada de 1978/79 foi a ultima época de Osvaldinho nos principais palcos do futebol português. Deixando a equipa maritimista, Osvaldinho regressou ao norte do país e à cidade de Guimarães de onde nunca levantou raízes.
.
(Equipa do CS Maritimo na época de 1978/79)
.
(Osvaldinho no CS Maritimo)
.
(Caricatura de Osvaldinho com as cores do CS Maritimo)
.
(Na temporada de 1978/79 no CS Maritimo)
.
Afinal, ainda enquanto jogador do Vitoria SC, já Osvaldinho, precavendo-se para o final da carreira de futebolista, tinha montado um negócio, explorando, ainda nos dias de hoje, uma pastelaria bem no centro da cidade de Guimarães.
.
(Osvaldinho na decada de 70 no interior do seu estabelecimento comercial)
.
Como futebolista ainda jogou na época de 1979/80 no Gil Vicente FC, abraçando, posteriormente a carreira de treinador de futebol. De resto, formado pelo INEF, Osvaldinho já detinha o curso de treinador de futebol.
.
(Equipa do Gil Vicente FC na temporada de 1979/80)
.
Foi ainda treinador de equipas nortenhas como o Gil Vicente FC, o SC Valenciano, o FC Felgueiras e o GD Prado. Mais tarde, fundou em Guimarães um escola de jogador de futebol.

No final do ano de 1982 mereceu da parte do Vitoria SC uma justa festa homenagem. O resultado dessa festa de homenagem foi um verdadeiro êxito, tendo a receita, naquela altura, rondado os 700 contos, quantia que Osvaldinho decidiu doar à CERCIGUI, uma instituição vimaranense que acolhe crianças com deficiências.
.
(Osvaldinho na festa de homenagem no final do ano de 1982, com as equipas de veteranos do Vitoria SC e do SL Benfica no Estádio Municipal de Guimarães)
.
A festa de homenagem a Osvaldinho contou com uma missa solene na parte da manha, durante a tarde, um jogo de futebol feminino entre os Aliados de Lordelo e o Boavista FC e um excepcional jogo de veteranos entre as equipa do Vitoria SC e do SL Benfica e, finalmente, um jantar de confraternização.
.
(Osvaldinho capitão das velhas guardas do Vitoria SC)
.
Actualmente, Firmino Baleizão da Graça Sardinha, mais conhecido por Osvaldinho, com 63 anos de idade, continua a viver na cidade de Guimarães onde explora um estabelecimento comercial.
.
(Osvaldinho)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Obrigado Alberto , adorei a reportagem que fez sobre o meu Pai :) um Abraço e tudo de bom para si ...
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter