Glórias do Passado: Cerqueira

 

Cerqueira


Em dois períodos distintos, Cerqueira passou três temporadas ao serviço do Vitoria SC. Não foi, contudo, muito feliz representando a equipa vimaranense fruto das lesões que o perseguiram e que o impediram de se afirmar no Vitoria SC.

António Armando Cerqueira Coelho Jorge, natural da cidade do Porto, onde nasceu no dia 21 de Janeiro de 1961, fez uma carreira de futebolista ao serviço do AC Gervide, FC Porto, FC Paços de Ferreira, Vitoria SC, GD Chaves e no SC Espinho.

Começou, oficialmente, na temporada de 1974/75 na equipa de iniciados do AC Gervide, pequena colectividade de Vila Nova de Gaia. Daí rumou, ainda como juvenil, para as camadas jovens do FC Porto, clube onde concluiu a formação.
.
(Equipa de Juvenis do FC Porto na época de 1979/80)
.
(Equipa de Juniores do FC Porto na temporada de 1980/81)
.
Neste período destaca-se as regulares chamadas às selecções nacionais mais jovens de Portugal onde cumpriu cinco internacionalizações no escalão de juvenis, constatando-se que Cerqueira tratava-se, efectivamente, de um bom valor do futebol português.

Atingindo a idade de sénior, Cerqueira foi cedido a título de empréstimo ao FC Paços de Ferreira clube com o qual o FC Porto mantinha uma relação privilegiada na cedência de jovens jogadores.
.
(Equipa do FC Paços de Ferreira na temporada de 1981/82)
.
Jogou durante três temporadas consecutivas no FC Paços de Ferreira militando na 2ª Divisão Nacional Zona Norte, sempre cedido pelo FC Porto. Na equipa da capital do móvel o jovem Cerqueira ganhou experiencia, rodagem e com os bons desempenhos demonstrou capacidade suficiente para aparecer na 1ª Divisão Nacional.
.
(Equipa do FC Paços de Ferreira na época de 1981/82)
.
(Cerqueira no FC Paços de Ferreira no inicio da decada de 80)
.
Por isso, Artur Jorge, o treinador do FC Porto, inclui-o no plantel portista da temporada de 1984/85, onde se sagrou campeão nacional da 1ª Divisão. Todavia, tapado, essencialmente, pelo internacional português Inácio, Cerqueira não actuou em qualquer jogo da principal competição portuguesa.

As suas qualidades e potencialidade não passaram despercebidas ao técnico António Morais, profundo conhecedor do futebol juvenil portista, pela longa história deste treinador ao serviço do FC Porto.
.
(Plantel do FC Porto na época de 1984/85)
.
(Novamente o plantel do FC Porto na época de 1984/85)
.
Por isso, quando este técnico assumiu o comando da equipa do Vitoria SC no inicio da época de 1985/86 convenceu Cerqueira a mudar-se para Guimarães onde teria, por certo, a oportunidade ideal para surgir na 1ª Divisão Nacional.

No início da época de 1985/86 o Vitoria SC privilegiou o mercado interno nas suas aquisições, recrutando vários jogadores com experiência e provas dadas no primeiro escalão do futebol português.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1985/86)
.

(Cerqueira no Vitoria SC na época de 1985/86)
.

(Cerqueira entre os reforços do Vitoria SC da temporada de 1985/86)
.
Profundo conhecedor dos meandros portistas, alem do brasileiro Paulinho Cascavel, vieram do FC Porto ainda, aconselhados por António Morais, o veterano Costa, o jovem Bobo, alem do defesa Cerqueira a titulo de empréstimo.

A estreia oficial de Cerqueira com a camisola do Vitoria SC dá-se na jornada inaugural Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1985/86, quando os vimaranenses, jogando em casa, defrontaram e venceram o Vitoria de Setúbal por 1-0, com um golo da autoria do brasileiro Roldão aos 47 minutos.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1985/86)
.
(Cerqueira no Vitoria SC na temporada de 1985/86)
.
Cerqueira foi titular na equipa vitoriana jogando como defesa lateral esquerdo, numa linha defensiva composta ainda por Gregório Freixo como defesa lateral no lado oposto e Teixeirinha e Valério como defesas centrais.

O jogador caracterizava-se, particularmente, pela propensão defensiva. Defesa lateral por opção, Cerqueira actuava também como defesa central, salientando-se, sobretudo, pela regularidade, a capacidade física, a altura, a força e a marcação individual.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1985/86)
.
Jogava com o pé esquerdo, não era um tecnicista nem sequer muito rápido e, por isso, não se aventurava muito em tarefas ofensivas. Privilegiava, e aí era fundamental, o sector e as acções defensivas.

Foi titular na equipa do Vitoria SC durante o início do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1985/86, alias, jogou nessa condição as 8 primeiras jornadas da prova. Lamentavelmente, tudo se alterou quando sofreu uma grave lesão.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1985/86)
.

(Cerqueira e Costa constroem um lance de ataque nesta partida frente ao SC Braga no Estádio Municipal de Guimarães em jogo da temporada de 1985/86)
.
Lesionou-se num jogo frente ao SC Braga e esteve afastado. Poucas semanas depois voltou mas ressentiu-se da lesão e voltou a parar. Teve que ser submetido a uma intervenção cirúrgica em Novembro de 1985 e nunca mais jogou durante essa temporada.

Realizou assim somente 9 jogos pelo Vitoria SC no decurso da época de 1985/86. No final da temporada, terminado o período de empréstimo, acabou por regressar ao FC Porto.

Quanto ao desempenho do Vitoria SC salienta-se o brilhante 4º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, garantindo assim o ansiado “passaporte” de acesso para disputar a Taça Uefa na época seguinte.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1985/86)
.
Na época de 1986/87 Cerqueira foi cedido ao GD Chaves. Representando o GD Chaves, integrou o famoso "Chaves europeu", comandado por Raul Aguas, realizando notáveis campanhas ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sobretudo, nas épocas de 1986/87 e 1987/88.

Em 1986/87, a temporada em que o GD Chaves alcançou pela primeira vez na sua história um apuramento para as competições internacionais de clubes, o defesa esquerdo Cerqueira actuou em 18 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(No plantel do FC Porto da época de 1986/87 antes de transferir-se para o GD Chaves)
.
(Plantel do GD Chaves na época de 1986/87)
. (Cerqueira entre os seus colegas actuando pelo GD Chaves)
.
Afirmou-se, definitivamente, como titular da formação transmontana na época de 1987/88, jogando 34 jogos da principal competição portuguesa, onde a equipa do GD Chaves foi o 7º classificado.
.
(Plantel do GD Chaves na época de 1987/88)
.
(Cerqueira no GD Chaves na época de 1987/88)
.

(Cerqueira no GD Chaves em 1987/88)
.
(Cerqueira pelo GD Chaves em jogo frente ao Vitoria SC em 1987/88)
.

(Agora em jogo frente ao FC Porto na época de 1987/88)
.

(Cerqueira no GD Chaves na temporada de 1987/88)
.(Cerqueira executando um lançamento de linha lateral)
.
(Caricatura de Cerqueira com as cores do GD Chaves)
.
E na temporada de 1988/89, contabilizando 36 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão ao serviço do GD Chaves, Cerqueira, alem de titular indiscutível, revelou-se como um dos destaques da formação flaviense.
.
(Plantel do GD Chaves na época de 1988/89)
.
(Cerqueira no GD Chaves)
.
(Cerqueira no GD Chaves novamente)
.
(Equipa do GD Chaves na época de 1988/89)
.
(Em 1988/89 no GD Chaves)
.
(Equipa do GD Chaves na temporada de 1988/89)
.
(Cerqueira no GD Chaves na temporada de 1988/89)
.
Por isso, Cerqueira foi convidado pelo Vitoria SC para regressar a Guimarães e ingressar no plantel vitoriano para a nova época de 1989/90, sob o comando técnico do brasileiro Paulo Autuori.

Apesar de ter praticamente o mesmo lote de jogadores que compunha o plantel do ano anterior, o Vitoria SC da temporada de 1989/90, beneficiou imenso do esquema engendrado pelo técnico Paulo Autuori.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1989/90)
.
(Cerqueira no Vitoria SC na época de 1989/90)
.
Tinha 3 grandes defesas centrais – Nene, Bene e Germano – e tinha um libero do melhor que já passou por Guimarães – o brasileiro William. O lateral direito Nando era rapidíssimo e capaz de fazer todo o corredor. Já do lado esquerdo havia Vítor Santos, um jovem vindo do Sporting PC, que não comprometia, o já experiente Cerqueira, alem do polivalente brasileiro Roldão.

De Cerqueira, o técnico Paulo Autuori procurava um defesa lateral esquerdo que fosse um bom defensor e ainda um jogador que actuasse ainda como terceiro elemento do lado esquerdo na tripla de defesas centrais.
.
(Cerqueira no Vitoria SC na temporada de 1989/90)
.
Tudo parecia perfeito e augurava-se uma temporada recheada de sucessos para Cerqueira. Infelizmente, o jogador voltou a ser vitima das lesões, ficando longos períodos, nesta época e na seguinte, impedido de dar o contributo à equipa do Vitoria SC.

O Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1989/90, colectivamente, correu de forma brilhante, a equipa apresentava excelente qualidade futebolística, os resultados eram consentâneos com as exibições produzidas e, por via disso, no final da época atingiu o 4º lugar na classificação, alcançado o apuramento para as provas internacionais.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1989/90)
.
(Cerqueira no Vitoria SC na temporada de 1989/90)
.
O defesa vitoriano Cerqueira jogou somente 12 jogos na principal competição portuguesa, ficando no banco de suplentes ou fora dos convocados na maioria das jornadas.

Depois da grande época realizada pelo Vitoria SC na 1989/90, seguiu-se a tumultuada temporada de 1990/91. Por Guimarães passaram 3 treinadores (Paulo Autuori, Pedro Rocha e João Alves) nessa temporada sem que fosse possível ir alem do 9º posto na tabela classificativa.

A Cerqueira a época voltou a ser avessa, passando, novamente, muito tempo ausente devido às lesões. Jogou somente 11 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, numa época em que marcou o primeiro golo da sua carreira naquela competição.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1990/91)
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1990/91)
.
No final da época de 1990/91, sem surpresa, desvinculou-se do Vitoria SC e rumou ao SC Espinho, formação a militar na 2ª Divisão de Honra e sob o comando técnico do mister Quinito.

Foram quatro épocas consecutivas de Cerqueira ao serviço da formação espinhense, clube onde viria a colocar um ponto final na sua carreira de futebolista profissional no final da temporada de 1994/95.
.
(Plantel do SC Espinho na época de 1991/92)
.
(Cerqueira no SC Espinho)
.
(Equipa do SC Espinho na temporada de 1991/92)
.
Na primeira época no SC Espinho Cerqueira sagrou-se campeão nacional da 2ª Divisão de Honra devolvendo o clube ao patamar mais alto do futebol luso. Cerqueira, muito experiente, foi o capitão da equipa do SC Espinho na temporada de 1991/92 e um dos elementos fundamentais que conquistou o título nacional do segundo escalão.
.
(Equipa do SC Espinho na época de 1991/92)
.
Foi efémero, todavia, aquele regresso à 1ª Divisão Nacional, pois na época seguinte, a temporada de 1992/93, o SC Espinho foi de novo relegado ao escalão secundário, já que não conseguiu melhor que o 17º lugar na classificação geral.

Nesta época, aquela que seria última do defesa Cerqueira no primeiro patamar do futebol português, o futebolista alinhou em 26 jogos da competição com a camisola do SC Espinho.
.
(Plantel do SC Espinho na época de 1992/93)
.
(Cerqueira no SC Espinho na temporada de 1992/93)
.
(Plantel do SC Espinho na época de 1992/93)
.
(Novamente o plantel do SC Espinho na época de 1992/93)
.
(Cerqueira no SC Espinho na época de 1992/93)
.
(Equipa do SC Espinho na temporada de 1992/93)
.
A temporada de 1993/94 o objectivo do SC Espinho era, novamente, a subida ao primeiro escalão do futebol português, mantendo os responsáveis espinhenses a confiança em Quinito para comandar os destinos da equipa.

A época, contudo, não começou da melhor forma para a equipa espinhense, acabando o SC Espinho por realizar uma temporada bem abaixo das suas capacidades pois tinha um conjunto de jogadores com experiencia de 1ª Divisão, entre eles, naturalmente, o defesa Cerqueira. O SC Espinho chegou mesmo a ser o lanterna vermelha da competição e correndo sérios riscos de descer à 2ª Divisão “B”.

Depois da substituição de Quinito por Norton de Matos no comando da equipa técnica, o clube acabou por recuperar acabando por alcançar a manutenção com um 14º lugar na tabela classificativa final. Cerqueira continuou a ser um dos patrões da formação espinhense, tendo assim alinhado em 29 jogos da competição, onde apontou 2 golos.
.
(SC Espinho na época de 1993/94)
.
(Cerqueira no SC Espinho na temporada de 1993/94)
.
Sem as expectativas da época anterior o SC Espinho partiu para a disputa do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra da época de 1994/95, a ultima de Cerqueira ao serviço da formação espinhense.

O SC Espinho realizou uma prova bem tranquila, terminando em 9º lugar da classificação, enquanto o defesa Cerqueira fez 17 jogos e marcou um golo com a camisola espinhense.
.
(Plantel do SC Espinho na época de 1994/95)
.
(Cerqueira no SC Espinho na temporada de 1994/95)
.
Terminada a carreira de futebolista, António Cerqueira abraçou a carreira de treinador, liderando algumas formações modestas da zona centro do país. Em 1999/00 e 2000/01 treinou o Fiães SC, nas épocas de 2001/02 e 2002/03 comandou os destinos do AD Valecambrense, enquanto entre 2003/04 e 2006/07 foi o treinador do FC Cesarense.
.
(António Cerqueira)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Conheço o seu filho diogo e ele gosta muito de queques
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter