.
.
(Em 1976/77 como suplente do Varzim SC)
.
(No Varzim SC na época de 1976/77)
.
Não sendo considerado titular indiscutível, logo no final da temporada de 1976/77 deixou a Povoa do Varzim e foi reforçar o arqui-rival Rio Ave FC, a militar na 2ª Divisão Nacional, Zona Norte, na época de 1977/78.
Realizou uma excelente temporada ao serviço do clube verde branco, pelo que, regressou novamente à equipa do Varzim SC na temporada de 1978/79. Mais uma fantástica temporada da equipa poveira no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, ainda sob a alçada técnica de António Teixeira, alcançando agora a proeza de terminar a principal competição nacional no 5º lugar da classificação geral.
(Plantel do Varzim SC na temporada de 1978/79)
.
(Washington no Varzim SC)
.
Desta feita, Washington foi, praticamente, sempre titular na equipa do Varzim SC. Jogou 23 jogos no nacional maior e marcou 2 golos na competição. Um desses tentos apontados pelo defesa Washington, curiosamente, foi marcado frente ao Vitoria SC, como o golo do triunfo logo na jornada inaugural do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1978/78.
No Estádio da Povoa do Varzim, a equipa varzinista e o Vitoria SC davam o arranque oficial para a principal competição nacional de futebol. Numa tarde de Agosto de 1978, de intenso sol de verão e num recinto repleto de adeptos vitorianos, a equipa vimaranense, com grande objectivos para aquela época, não conseguiu obter um resultado positivo.
.
(Equipa do Varzim SC na época de 1978/79)
.
(Washington no Varzim SC)
.
O Varzim SC acabou por vencer o Vitoria SC por 1-0, com um golo marcado pelo defesa brasileiro Washington, que acabou sendo considerado com um dos melhores jogadores em campo.
O golo decisivo, como se disse, foi apontado por Washington à passagem do minuto 62, na conversão de um livre directo na zona frontal à baliza do Vitoria SC. Washington desferiu um violento remate que bateu, de forma indefensável, o guardião vitoriano Melo.
.
(Equipa do Varzim SC na época de 1978/79)
.
Alem da potência do seu remate, Washington era um defesa muito famoso, essencialmente, pela forte compleição física e capacidade de choque. Intransponível no jogo aéreo, combativo e duro na marcação, este defesa brasileiro típico era, contudo, lento o que lhe causava sempre inúmeras dificuldades quando o adversário era um jogador rápido.
.
Algo surpreendentemente, Washington deixou novamente o Varzim SC no final da fantástica época de 1978/79 para regressar ao Rio Ave FC, agora a militar também na 1ª Divisão Nacional depois de vencer a denominada Liguilha de acesso ao primeiro escalão.
.
(Plantel do Rio Ave FC na época de 1979/80)
.
(Washington no Rio Ave FC na temporada de 1979/80)
.
(Caricatura de Washington com as cores do Rio Ave FC)
.
Foi, contudo, uma época conturbada para o clube vilacondense que redundou na descida de divisão, fruto do último lugar na tabela classificativa da 1ª Divisão Nacional portuguesa.
Entre vários técnicos que passaram pelo comando da equipa nenhum fez de Washington um titular indiscutível, por isso, o experiente defesa brasileiro jogou somente 16 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1979/80, não tendo apontado qualquer golo.
.
(Washington com as cores do Rio Ave FC)
.
No final da época de 1979/80 deu-se nova mudança de clube para Washington. Agora, foi jogar para a 3ª Divisão Nacional, Série B, reforçando a equipa do Lusitânia FC, o clube de Lourosa que tinha acabado de descer da 2ª Divisão Nacional ao terceiro escalão do futebol português.
A equipa de Lourosa apostava fortemente no regresso ao segundo escalão, contratando, para o efeito, vários jogadores experientes e com qualidade bem superior aquele patamar.
.
(Equipa do Lusitânia FC de Lourosa na época de 1980/81)
.
Não foi, porém, bem sucedido o Lusitânia FC na temporada de 1980/81, acabando a época apenas na 3ª posição da tabela classificativa da sua série, não conseguindo assim o tão ansiado regresso à 2ª Divisão Nacional.
Era, contudo, claro que Washington não era um jogador para actuar naquele escalão. Apesar dos 34 anos de idade o jogador ainda daria mostras que tinha capacidade suficiente para actuar noutro nível.
Surge então, novamente, no Varzim SC no início da época de 1981/82. Disputando a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional, numa luta titânica com o SC Salgueiros pelo 1º lugar, Washington foi decisivo para o sucesso da equipa poveira.
O 1º lugar na classificação final da Zona Norte da 2ª Divisão Nacional permitiu ao Varzim SC e ao brasileiro Washington o regresso ao convívio dos grandes do futebol português.
.
(Plantel do Varzim SC na época de 1981/82)