Glórias do Passado: Temporada de 1975/76 - 6ª Parte

 

Temporada de 1975/76 - 6ª Parte



Quando as portas do sonho pareciam escancaradas eis que surge uma derrota completamente inesperada do Vitoria SC, na cidade de Tomar, na penúltima jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1975/76.

O Vitoria SC jogava em casa do União de Tomar, um dos aflitos na prova e cujo resultado final naquele jogo dependia a sua permanência no primeiro escalão do futebol português.

A formação do União de Tomar fez, verdadeiramente, naquele jogo, das tripas coração, empolgando-se e, mesmo bafejada pela sorte, acabou por realizar uma excelente exibição e conquistar a vitoria por 3-0.

A equipa de Tomar jogou muito melhor do que o Vitoria SC, que de resto terá realizado o pior jogo da época, e aproveitou muito bem os imperdoáveis deslizes da defensiva vimaranense, marcando os três golos por intermédio de Bolota, Barrinha e Sarmento.

Com este desaire, o Vitoria SC disse quase definitivamente adeus à conquista de um lugar europeu através do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, objectivo que esteve sempre ao seu alcance se não fosse alguns resultados negativos quando nada fazia esperar.

Havia, contudo, uma leve esperança de chegar ao 5º lugar da classificação. O SL Benfica, já campeão nacional, teria que derrotar no Estádio da Luz o FC Porto, enquanto o Vitoria SC teria de levar de vencida, em Guimarães, a Académica de Coimbra.

A equipa conimbricense apresentou-se em Guimarães em busca do ponto que lhe permitiria a tranquilidade e a manutenção na 1ª Divisão Nacional. Ao intervalo, a formação da briosa, com a lição bem estudada, vencia por 0-1, através de um golo apontado por Camilo.

O Vitoria SC, durante a 1ª metade da partida, praticamente não existiu. Apenas no reinício da segunda parte os vimaranenses apareceram dispostos a dar outro rumo ao marcador, virando, de forma demolidora, o resultado negativo de 0-1 para se colocar a vencer por 3-1, com golos apontados por Rui Lopes, Almiro e Tito.

Porém, o resultado que vinha do Estádio da Luz, favorável ao FC Porto (venceu por 2-3) esmoreceu o ânimo dos jogadores da equipa do Vitoria SC. Aproveitando-se disso, a equipa da Académica de Coimbra, que via a manutenção comprometida, conseguiu a merecida igualdade a 3-3, com dois golos apontados pelo avançado Rogério.

O Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1975/76 terminou então ao fim de 30 jornadas jogadas de forma bem intensa. O Vitoria SC classificou-se no 6º lugar da tabela geral com 36 pontos, bem distanciado do 7º colocado, o SC Braga, que acabou a prova com 28 pontos.

Nos lugares da frente, registe-se a vitória do SL Benfica, o campeão nacional, seguido pelo Boavista FC, CF Belenenses, FC Porto e Sporting CP, respectivamente, no 2º, 3º, 4º e 5º lugar da classificação.
Referencia para as estatísticas individuais da equipa do Vitoria SC, orientada por Fernando Caiado, ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. No computo geral o Vitoria SC marcou 49 golos e sofreu 32. Teve 13 vitorias, 10 empates e 7 derrotas.

Os jogadores utilizados foram os guarda-redes Rodrigues (22 jogos) e Sousa (8 jogos). Na defesa jogaram Ramalho (18 jogos), Rui Rodrigues (18 jogos), Torres (27 jogos), Osvaldinho (29 jogos), Alfredo (14 jogos), José Carlos (18 jogos) e Celton (1 jogo).

Na intermediária foram utilizados Pedroto (26 jogos), Almiro (30 jogos), Abreu (28 jogos), Artur (4 jogos) e Romão (1 jogo). Na linha atacante actuaram Pedrinho (28 jogos), Tito (30 jogos), Rui Lopes (27 jogos), Ferreira da Costa (19 jogos) e Abel (16 jogos).

Quanto aos goleadores destaque para Tito, com 16 golos, e Rui Lopes, com 9 tentos. Para o Vitoria SC marcaram ainda Almiro 7 golos, Abreu, Pedrinho, Ferreira da Costa e Abel, todos com 3 golos cada, Ramalho e Pedroto com 2 e ainda, beneficiou o Vitoria SC de um autogolo da autoria da Sério do SC Farense.

Nesta época de 1975/76 referencia para o comportamento da equipa de Iniciados do Vitoria SC que venceu o Campeonato Distrital da categoria. Em Juvenis e Juniores é que o saldo não foi tão positivo, com as vitórias do SC Braga e do Gil Vicente FC naquelas categorias.

Relevo, porém, para a honrosa participação da equipa de Juniores do Vitoria SC num torneio internacional da categoria em França, onde a formação jovem vitoriana levou bem alto o nome do clube.
.

(Plantel de Juniores do Vitoria SC na época de 1975/76)
.

(Equipa de Juniores do Vitoria SC na temporada de 1975/76)
.
(O n.º 11 do Vitoria SC, o junior Seixas, no torneio internacional em França, frente ao ES Mouvaux)
.

(As camados jovens do Vitoria SC no Estádio Municipal)

Autor: Alberto de Castro Abreu

RODRIGUES,guarda-redes alentejano de Évora.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter