Glórias do Passado: Leça Futebol Clube

 

Leça Futebol Clube



Sedeado em Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, o Leça Futebol Clube foi fundado no ano de 1912. É um clube onde a modalidade do futebol é a principal actividade, embora outras modalidades, como o basquetebol ou o andebol, são tradicionais na colectividade.

Na história do clube surge como o primeiro jogo onde existe relatos, embora não oficial, uma partida realizada no dia 3 de Setembro de 1913 entre o Leça FC e o 1º de Portugal FC de Matosinhos que a formação leceira terá vencido por 8-2.

Os primeiros anos de vida desta associação desportiva resumem-se à realização de alguns jogos particulares, de exibição, de onde se destaca, naturalmente, os intensos derbys disputados contra o Leixões SC, clube da mesma cidade.

Em consequência da 1ª Guerra Mundial – como, de resto, aconteceu com outras colectividades - o Leça FC cessou, praticamente, a sua actividade, já que alguns dos seus atletas foram mobilizados para aquela guerra.

Contudo, o espírito da formação leceira já estava enraizado na comunidade, pelo que, no ano de 1922, foi retomada a vida do Leça FC, naquele que ficou denominado como o “Ano da Reorganização”, mantendo-se, desde então, em plena actividade até aos dias de hoje.

E a partir desta altura a condução do Leça FC tornou-se mais séria e oficial com a inscrição do clube na Associação de Futebol do Porto. Em consequência, o Leça FC estreia-se em competições oficiais organizadas por aquela associação na temporada de 1922/23, disputado o denominado “Campeonato da Promoção”.

Depois de vencer a sua série, o Leça FC foi disputar a final daquela competição, acabando por conquistar o título de campeão ao bater a formação do Invicta Sport Clube.

Depois de um percurso assinalável em termos regionais, o Leça FC começou também a conseguir resultados de relevo a nível nacional. Tudo começou, por assim dizer, com a participação no Campeonato de Portugal entre as épocas de 1927/28 e 1931/32, onde se destaca a presença nos quartos de final da competição na temporada de 1928/29.
.

(Equipa do Leça FC em 1931/32)
.
Depois desse período, o Leça FC passou a disputar a 2ª Liga Nacional na época de 1935/36 até que, na temporada de 1941/42, atingiu, surpreendentemente, a 1ª Divisão Nacional.

Considerado, verdadeiramente, notável esse feito para uma equipa tão modesta como era o caso do Leça FC. Formada apenas por jogadores da terra, todos eles amadores, a equipa do Leça FC participou honrosamente no Campeonato Nacional da 1ª Divisão defrontando os maiores clubes do futebol português.

Foi, contudo, uma participação modesta, como seria, obviamente, de esperar, mas, simultaneamente, motivo de enorme orgulho para as gentes de Leça da Palmeira. O Leça FC terminaria o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1941/42 no 12º e ultimo lugar da classificação, somente com 11 pontos alcançados, fruto de cinco vitórias e um empate.

Um desses triunfos da equipa leceira no Campeonato Nacional da 1ª Divisão dessa temporada foi conquistado contra o Vitoria SC, jogando em casa, por 3-1. Esse seria no jogo da 1ª volta da competição, pois na segunda metade, foi a equipa do Leça FC derrotada na cidade de Guimarães, por 4-2.

Jogado no mês de Maio de 1942, o Vitoria SC recebeu no Campo do Benlhevai, o Leça FC, tendo as equipas apresentado, naquela partida, as seguintes formações. Os vimaranenses jogaram com Machado; Lino e João; Castelo, Zeferino e José Maria; Laureta, Miguel, Alexandre, Ferraz e Bravo.

Por seu turno, a equipa leceira apresentou a seguinte linha naquela jogo em Guimarães: Jaguaré; Godinho e Waldemar, Juca, Grilo e Rocha Lima; Chelas, Nini, Lúcio, Tanisca e Joaquim.

Perante uma reduzida assistência que se deslocou ao Campo do Benlhevai para assistir à partida, sobretudo, devido à hora a que o jogo se realizou, muito cedo para aquilo que era habitual, o Vitoria SC, embora sem realizar uma boa exibição, venceu, justamente, o Leça FC por 4-2.

A partida começou com um certo equilíbrio no meio campo, apesar de o Vitoria SC criar bastante perigo sempre que se abeirava da grande área leceira. Contudo, coube ao Leça FC a primeira grande oportunidade do encontro, quando aos 19 minutos, Machado, o guardião vitoriano, teve que realizar aquela que seria considerada como a defesa da tarde, parando um remate bem colocado desferido por um avançado leceiro.

Na resposta aquela oportunidade do Leça FC, o Vitoria SC foi mais eficaz e fez o primeiro golo aos 22 minutos através do avançado Ferraz. Pouco minutos depois, precisamente aos 31, Alexandre, isolado, apontou o segundo golo vimaranense.

A equipa leceira reduziu aos 40 minutos, aproveitando um clamoroso erro defensivo do Vitoria SC. Lino, ao atrasar o esférico ao guardião vitoriano fez um mau passe, interceptado pelo avançado do Leça FC que, não desperdiçando a oportunidade, reduziu o marcador para 2-1.

Contudo, as aspirações da turma leceira voltaram a ruir, pois logo de seguida, aos 42 minutos, o Vitoria SC ampliou novamente a vantagem, marcando outra vez por intermédio de Ferraz, avançado vitoriano que aproveitou bem uma grande confusão e inúmeros ressaltos dentro da grande área do Leça FC.

Depois do intervalo o jogo caiu ainda mais de qualidade. O Leça até começou bem a segunda metade da partida, pois logo aos 53 minutos voltou a reduzir o marcador, através de um golo apontado pelo conceituado Tanisca, buliçoso avançado que aproveitou bem, naquela jogada, um corte deficiente do vimaranense José Maria.

Enquanto o Vitoria SC jogava pausadamente, sinais evidentes de uma época bastante desgastante e que estava perto do final, enquanto o Leça FC, sem criar grandes situações de perigo, tentava chegar à igualdade.

Coube, porém, a melhor oportunidade para marcar ao Vitoria SC aos 75 minutos de jogo, quando na transformação de uma grande penalidade, Zeferino permitiu uma defesa fácil ao guardião Jaguaré.

Finalmente, o golo que sentenciou definitivamente a partida chegou aos 84 minutos, quando Ferraz apontou mais um golo para o Vitoria SC. Respondendo com excelência a um excelente passe de Alexandre, Ferraz, completamente desmarcado, concretizou o 4-2.
.
Na equipa vitoriana, alem dos três golos apontados por Ferraz, destaca-se a acção de José Maria, o melhor jogador em campo, e a defesa de Machado ainda na primeira partida do desafio. Já na equipa do Leça FC, salienta-se, sobretudo, a imensa capacidade de luta e a vontade evidenciada pelos seus jogadores.
.
(Equipa do Leça FC na época de 1941/42)
.
O Leça FC apenas regressaria ao primeiro escalão do futebol português mais de 50 anos depois. Até lá percorreu um longo caminho no futebol nacional, militando, maioritariamente, na 2ª e 3ª Divisão Nacional.

Nesse percurso foi alternando as presenças no Campeonato Nacional da 2ª Divisão com alguns anos na 3ª Divisão Nacional. Na década de 40 figurou na no segundo escalão do futebol português, enquanto que, na década seguinte, disputou a 3ª Divisão Nacional.

No início da década de 60 regressa ao segundo patamar do futebol nacional, e ali permanece, enquanto na década de 70 milita, consecutivamente, no Campeonato Nacional da 3ª Divisão. Ainda nesta década, disputado o Campeonato da 1ª Divisão Distrital da A. F. do Porto, o Leça FC sagra-se campeão na temporada de 1977/78.
.

(Equipa do Leça FC na temporada de 1963/64)

(Equipa do Leça FC na época de 1975/76)

(Plantel do Leça FC na temporada de 1977/78)
.
Já na década de 80 vai alternando as presenças, ora na 2ª Divisão Nacional, ora no terceiro escalão do futebol português, até que, no inicio da década de 90, o Leça FC começa a escrever a historia que o leva, de novo, à 1ª Divisão Nacional.
.

(Equipa do Leça FC na época de 1980/81)
.
(Equipa do Leça FC na temporada de 1981/82)
.


(Equipa do Leça FC novamente na temporada de 1981/82)
.
Tudo começou, por assim dizer, na época de 1991/92, quando o Leça FC, comando pelo técnico Fernando Festas, classificando no 2º lugar da Série B da 3ª Divisão Nacional ascenda à 2ª Divisão Nacional.

Na temporada imediatamente seguinte o Leça FC é o vencedor da Zona Norte da 2ª Divisão “B”, com grande vantagem sobre a concorrência. Assim, garante a presença na época seguinte na 2ª Divisão de Honra. À subida de divisão, o Leça conquista o seu primeiro título de cariz nacional, sagrando campeão nacional da 2ª Divisão “B” na época de 1992/93.
.
(Equipa do Leça FC na temporada de 1992/93)
.


(Novamente a equipa do Leça FC na época de 1992/93)
.
Depois de duas épocas na 2ª Divisão de Honra o Leça FC vai então subir, finalmente, à 1ª Divisão Nacional. Agora tecnicamente liderado por Joaquim Teixeira, o Leça sagra-se campeão nacional da 2ª Divisão de Honra na temporada de 1994/95 e ascende ao primeiro escalão do futebol português.
.
(Plantel do Leça FC na época de 1993/94)
.
(Equipa do Leça FC na temporada de 1993/94)
.

(Plantel do Leça FC na temporada de 1994/95)
.
(Equipa do Leça FC na temporada de 1994/95)
.
Disputa então o Campeonato Nacional da 1ª Divisão em 1995/96, terminando classificado no 14º lugar, garantindo assim a manutenção. Com um orçamento bastante limitado, vivendo grandes dificuldades directivas e financeiras, a equipa do Leça FC teve de socorrer-se de jogadores emprestados.

Apesar de todas as contrariedades manifestadas, essa equipa do Leça FC chegou mesmo a ser uma das grandes sensações do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1995/96.
.
(Plantel do Leça FC na época de 1995/96)
.
(Equipa do Leça FC na temporada de 1995/96)
.
Seguiu-se nova época conturbada em termos directivos e financeiros, mas também com sucesso desportivo. Repetindo o 14º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1996/97, o Leça FC garantiu, novamente, a permanência no escalão maior do futebol português.
.
(Plantel do Leça FC na época de 1996/97)
. (Novamente o plantel do Leça FC na temporada de 1996/97)
.
Já em 1997/98, na terceira participação consecutiva na 1ª Divisão Nacional, embora desportivamente o Leça FC tenha garantido a manutenção, fruto de um sensacional 12º lugar na classificação, a formação leceira acabou por ser relegada ao segundo escalão por decisão da justiça desportiva.

Terá sido este um dos episódios mais negros da história do popular clube leceiro. Tal decisão decorria de um famoso processo de corrupção desportiva, conhecido por “Guímarogaite”, onde o Presidente do Leça FC terá subornado um árbitro de futebol.
.

(Plantel do Leça FC na época de 1997/98)
.
Tudo começou em 7 de Junho de 1993, o dia em que o Leça FC defrontava o CAF Viseu em jogo decisivo para a atribuição do título de campeão nacional da 2ª Divisão “B” na temporada de 1992/93.

Conforme a decisão judicial proferida pelo Tribunal Judicial de Matosinhos e confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça, o Presidente do Leça FC terá subornado com os famosos “quinhentinhos”, isto é, a quantia de 500 contos, o árbitro daquele encontro, o conimbricense José Guímaro.

Em Tribunal o árbitro e o dirigente foram condenados em pena de prisão, embora suspensa na sua execução, enquanto que as instâncias desportivas, puniram, em 23 de Julho de 1998, o Leça FC com a descida de divisão.
.
(Equipa do Leça FC na temporada de 1997/98)
.
A partir de então o Leça FC entrou em declive que quase levou o clube à sua extinção. Relegado disciplinarmente à 2ª Liga Nacional, o Leça FC falhou, redondamente, o regresso ao primeiro escalão.

Do objectivo de subida na época de 1998/99, o Leça FC passou a lutar desesperadamente pela manutenção na 2ª Liga Nacional, sobretudo, ocasionado pelas enormes dificuldades financeiras que o clube atravessava.
.
(Plantel do Leça FC na época de 1998/99)
.
Tudo iria culminar com a descida à 2ª Divisão “B” no final da temporada de 2002/03. Nesta época, com o clube mergulhado em dívidas às Finanças, Segurança Social e aos jogadores, foi no limite do prazo que o Leça FC conseguiu inscrever-se na 2ª Liga.

Todavia, a falta de jogadores conduziu o clube à descida de divisão, situação que se repetiria na época seguinte, ao ser relegado à 3ª Divisão Nacional no final da temporada de 2003/04.
.

(Plantel do Leça FC na época de 1999/00)

(Plantel do Leça FC na temporada de 2000/01)

(Equipa do Leça FC na época de 2001/02)
.

(Plantel do Leça FC na temporada de 2001/02)
.(Equipa do Leça FC na época de 2002/03)
.

(Plantel do Leça FC na temporada de 2003/04)
.
(Equipa do Leça FC na temporada de 2003/04)
.
Em 2006/07 conseguiu regressar à 2ª Divisão Nacional “B” ao vencer a Série B da 3ª Divisão Nacional. Foi, contudo, efémera essa passagem pois no final da temporada transacta o clube leceiro voltou a ser relegado ao terceiro escalão nacional.
.
(Plantel do Leça FC na época de 2006/07)
.
(Equipa do Leça FC na temporada de 2006/07)
.
(Plantel do Leça FC na época de 2006/07)
.
(Equipa do Leça FC na temporada de 2007/08)
.
Actualmente, o Leça Futebol Clube encontra-se a disputar a Série B da 3ª Divisão Nacional.


Autor: Alberto de Castro Abreu

bom trabalho
 
excelente trabalho
Já agora quem era o presidente do Leça FC, na época do "Guímarogaite" e dos "quinhentinhos" ?
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter