Glórias do Passado: Alexandre

 

Alexandre



Ao longo da sua história foram vários os campos utilizados pelo Vitoria SC como a sua casa de jogos na condição de visitado. Entre eles, destaca-se, naturalmente, o celebre Campo da Amorosa, aquela que foi a casa do Vitoria SC durante cerca de 20 anos, um recinto inaugurado, concretamente, no dia 13 de Janeiro de 1946, numa partida do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, frente ao Boavista FC, e que sobreviveu, praticamente, até finais da década de 70, embora, é certo, a partir de 1965 fosse utilizado mais como campo de treinos ou de jogos das camadas mais jovens, pois a equipa principal passou a apresentar-se no Estádio Municipal de Guimarães.

Inaugurado sem qualquer cerimónia solene, é comum recordar-se, naquele histórico jogo, o triunfo do Vitoria SC sobre a turma axadrezada por 3-1 e o autor do primeiro golo oficial marcado no Campo da Amorosa. O protagonista desse memorável episódio da vida do Vitoria SC é o avançado Alexandre, um jogador vimaranense de naturalidade e vitoriano de gema.

Alexandre da Costa Rodrigues, nascido no ano de 1922, estreou-se pela equipa principal do Vitoria SC com apenas 17 anos de idade, concretamente, no inicio da temporada de 1939/40, e foi, a partir de então, titular no ataque vitoriano, ficando o seu nome ligado a muitos momentos históricos da vida do clube.

Começou desde miúdo a jogar nas equipas mais jovens do Vitoria SC até integrar-se na formação de reservas. Foi de forma algo surpreendente que o jovem Alexandre surge na primeira equipa do Vitoria SC, lançado pelo treinador húngaro Genecy, no arranque da época de 1939/40.

O lugar de avançado centro na primeira equipa do Vitoria SC estava em aberto com a saída de Clemente, um jogador altamente querido pela massa associativa. Para a frente de ataque o Vitoria SC, tentando suprir a saída daquele valioso jogador, contratou vários atletas com experiência, como foram o caso de Arlindo e Tavares vindos do FC Porto e Oliveira do Académico do Porto.

Mas seria no jovem Alexandre a grande aposta para a frente de ataque do Vitoria SC. Terá surgido pela primeira vez como titular na equipa principal num jogo particular, que antecedia o início das competições oficiais, frente ao Leça FC, jogado na cidade de Guimarães e que a turma vimaranense venceu por 5-1.

Um dos golos apontados pelo Vitoria SC nesse desafio foi da autoria, precisamente, do jovem vimaranense Alexandre, finalizando, com eficácia, num pequeno toque um cruzamento a concluir uma jogada individual de Bravo.

Apesar de algumas criticas iniciais vindas da exigente massa associativa do Vitoria SC, com fundamento, sobretudo, na inexperiência e, como se dizia naquela altura, na falta de físico do jogador, o certo é que Alexandre acabou por convencer todos os vitorianos com a qualidade do seu futebol e, essencialmente, com os seus golos.

Acabou por fazer a estreia oficial com a camisola da principal equipa do Vitoria SC na jornada inaugural do Campeonato Distrital de 1939/40, disputada no dia 8 de Outubro de 1939, no Campo do Benlhevai, num encontro em que os vimaranenses receberam e golearam, inapelávelmente, por 14-0 a frágil formação do FC Braga, clube que naquela época sucedia ao extinto Comercial de Braga.

Recordando, concretamente, aquele jogo, diz-se que o Campo do Benlhevai teve uma boa moldura humana a assistir à partida inicial da competição distrital. Alexandre surgiu como titular na frente de ataque do Vitoria SC que, ao intervalo, já vencia a turma bracarense por 6-0.

Sem grandes surpresas o Vitoria SC conseguiria um resultado bem mais volumoso, chegando ao “score” final de 14-0. O jovem Alexandre foi o autor do 12º golo do Vitoria SC, portanto, já no decorrer da segunda metade, e sobre o seu desempenho referiu-se que foi uma exibição manchada pelas inúmeras oportunidades desperdiçadas.

Obviamente tudo justificava-se pela juventude do jogador, pois a verdade, como de resto demonstrou ao longo da carreira, é que Alexandre era uma futebolista de grande qualidade, bastante técnico, inteligente, movimentado e muito oportuno.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1939/40)
.
(Alexandre no Vitoria SC)
.
Ao longo da primeira época na equipa principal do Vitoria SC, a temporada de 1939/40, o jovem avançado Alexandre marcou 16 golos em todas as competições oficiais, Campeonato Distrital, 2ª Liga Nacional e jogos particulares.

Na época de estreia salienta-se ainda a conquista do Campeonato Distrital da A. F. de Braga - titulo que se tornou habitual na carreira de Alexandre – e também do Campeonato do Minho após uma intensa disputa com o Sporting de Fafe.

Em 1940/41, a temporada seguinte, já Alexandre é peça fundamental na equipa do Vitoria SC. Esta época marca o regresso a Guimarães do treinador Alberto Augusto, técnico que marcará vincadamente a evolução do jovem Alexandre como do próprio Vitoria SC.

O Campeonato Distrital da A. F. de Braga foi novamente vencido pelo Vitoria SC ao qual se juntou, uma vez mais, o triunfo no Campeonato do Minho de 1940/41. O troféu distrital era o quinto consecutivo, enquanto que a competição da região minhota representava a terceira vez consecutiva.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1940/41)
.
(Lino, Alexandre, Oliveira, João Bom e Laureta, todos jogadores do Vitoria SC, num campo de futebol na cidade de Barcelos)
.

Nesta temporada de 1940/41 o Vitoria SC alcança um novo feito sobejamente reconhecido a nível nacional. Nos quartos de final da Taça de Portugal os vimaranenses tiveram que defrontar o FC Barreirense, campeão distrital da A.F. de Setúbal e a militar na 1ª Divisão Nacional, um conjunto recheado de jogadores internacionais portugueses.

No jogo da 1ª mão o Vitoria SC obtém um surpreendente nulo no Barreiro. Contudo, é no jogo da 2ª mão, disputado em Guimarães, que acontece o imprevisto e que causa grande espanto e repercussão a nível nacional.

A provincial equipa do Vitoria SC cilindra o FC Barreirense por 6-1, eliminando a reputada equipa da margem sul do Tejo da edição da Taça de Portugal. Dos seis golos apontados pelo Vitoria SC destacam-se dois tentos apontados pelo avançado Alexandre, numa grande exibição do ataque vimaranense.

Seguiram-se depois as meias finais da prova onde o Vitoria SC, naturalmente, sucumbiu ao imenso poderio do Sporting CP, acabando eliminado da Taça de Portugal, apesar da honrosa participação.
.

(Grupo de jogadores do Vitoria SC na época de 1940/41)

Vem depois a época de 1941/42, aquela que fica marcada na história do clube como a temporada em que o Vitoria SC disputou pela primeira vez o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ainda nessa mesma época alcançou, também, outro feito notável quando se apurou, pela primeira vez na sua história, para a final da Taça de Portugal, a segunda mais importante prova do calendário futebolístico nacional.

A temporada de 1941/42 iniciou, novamente, com o título de Campeão Distrital da A. F: de Braga. Essa conquista permitia ao Vitoria SC disputar com o campeão do distrital da A.F. de Aveiro o acesso à 1ª Divisão Nacional.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1941/42)
. (O avançado Alexandre no Vitoria SC)
.
Era um jogo decisivo e importante para o clube, mas também e, essencialmente, para as gentes de Guimarães que sonhavam com a participação do Vitoria SC na mais alta prova desportiva nacional.

Esse jogo histórico realizou-se no Campo da Constituição na cidade do Porto no dia 11 de Janeiro de 1942, onde o Vitoria SC defrontou o União de Lamas. O Vitoria SC venceu aquele decisivo encontro por 6-4. Alexandre, embora titular na equipa vimaranense, não marcou qualquer golo.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1941/42)
.
(Equipas do Vitoria SC e do União de Lamas na celebre decisão de 1941/42)
.
Estava assim concretizado o grande sonho e o Vitoria SC participaria no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1941/42, competição que se iniciava em Janeiro de 1942, com a participação dos maiores clubes nacionais da altura.

O primeiro jogo do Vitória SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão ocorreu, concretamente, no dia 18 de Janeiro de 1942, no Campo do Benlhevai, frente ao SC Olhanense, numa partida em que os vimaranenses venceram, de forma concludente, por 4-0. Alexandre, titular, fica novamente em braço, sobretudo devido às magníficas intervenções do guardião Abraãodo SC Olhanense.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1941/42)
.
(Alexandre no Vitoria SC)
.
Numa prova disputada por 12 clubes, o Vitoria SC terminou classificado no 11º lugar do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Esta época de 1941/42 teve ainda outro ponto alto, quando a equipa vitoriana atingiu a final da Taça de Portugal depois de eliminar o Sporting CP nas meias finais.

A final disputou-se no dia 12 de Julho de 1942 no Campo do Lumiar em Lisboa, com a equipa do CF Belenenses, uma grande potência do futebol luso naquela época, a vencer o Vitoria SC por 2-0, conquistando assim a Taça de Portugal. Registe-se a presença de Alexandre na equipa principal neste histórico jogo do Vitoria SC.

Relativamente a esta época de 1941/42, Alexandre foi totalista no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, alinhando em todos os 22 jogos do Vitoria SC e sendo o autor de 10 golos na prova, figurando, atrás de Ferraz, como o 2º melhor marcador da equipa.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1941/42)
.
(Alexandre em acção, conduzindo o esferico, no desafio de 1941/42 entre o Vitoria SC e o SL Benfica)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1941/42)
. (Remate de Alexandre numa encontro frente ao Unidos FC de Lisboa)
.
Entre a temporada de 1942/43 e a de 1946/47 o Vitoria SC participou sempre no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, pois sagrou-se consecutivamente Campeão Distrital da A.F. de Braga.

O clube vimaranense assumia uma hegemonia total na nossa região passando o seu principal rival na disputa daquelas competições a ser o FC Famalicão e já não o SC Braga como tinha acontecido ate então.

Na época de 1942/43 o Vitoria SC continuava a ser treinado por Alberto Augusto, sagrando-se, uma vez mais, campeão distrital da A. F. de Braga com apenas uma derrota em toda a competição.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1942/43)
.
(Alexandre juntamente com outros jogadores vitorianos)
.
Apurado para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Vitoria SC terminou a prova na 8ª posição, tendo como ponto alto do seu desempenho a goleada infligida ao campeão nacional SL Benfica, no Campo do Benlhevai, por 5-1.

Neste jogo em particular destaca-se a excepcional exibição de Alexandre, autor do quarto do golo do Vitoria SC, logo no inicio da segunda metade, e protagonista da jogada que levou ao primeiro golo vimaranense da autoria de Miguel, companheiro que se limitou a encostar a bola para o funda das redes benfiquistas.

Alexandre jogou 16 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1942/43 tendo apontado 9 golos na prova, ocupando, novamente, o segundo lugar na lista de melhores marcadores do Vitoria SC, mais uma vez, atrás de Ferraz.
.
(Equipas do Vitoria SC e do SC Olhanense em 1942/43)
.
Na época seguinte de 1943/44, o Vitoria SC, sem qualquer dificuldade, sagrou-se novamente Campeão Distrital da A. F. de Braga, enquanto que no Campeonato Nacional da 1ª Divisão realizou uma má época fruto, essencialmente, da interdição que foi alvo o Campo do Benlhevai.

Apesar de tudo, o Vitoria SC foi novamente o 8º classificado na competição. Quanto a Alexandre, diga-se, actuou em 18 encontros do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontado 6 golo, sendo assim, a par de Miguel, o melhor marcador do Vitoria SC na prova.

Seguiu-se a temporada de 1944/45, continuando o Vitoria SC a ser treinador por Alberto Augusto. Esta não terá sido uma época – individualmente falando - muito famosa para Alexandre, pois apenas alinhou em 5 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde marcou somente 1 golo..

Relativamente aos resultados da época de 1944/45 registe-se o novo título de campeão distrital da A.F. Braga apesar de novamente ter sido derroto na cidade de Famalicão por 3-2.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1944/45)
.
(Alexandre no Vitoria SC)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria SC terminou novamente na 8ª posição. Dos triunfos vimaranenses na prova salienta-se a goleada obtida contra o FC Porto, por 4-0, no Campo do Benlhevai, onde Alexandre, jogando, surpreendentemente, como extremo esquerdo fez uma excelente exibição.

A temporada de 1945/56 trás ao comando técnico do Vitoria SC um novo treinador, o conceituado Alexandre Peics.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1945/46)
.
Mais uma vez o Vitoria SC sagra-se campeão da região, mas desta vez intitulado como Campeão do Minho devido à extinção da A. F. de Viana do Castelo o que levou à junção numa só prova das equipas do distrito de Braga e de Viana do Castelo.

O Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1945/46 inicia-se com o impedimento do Vitoria SC utilizar o Campo do Benlhevai pois, dizia-se na imprensa daquela época, que os maus resultados alcançados pelo Selecção Nacional de futebol deviam-se, sobretudo, ao facto de na máxima prova nacional utilizar-se campos com pequenas dimensões como o do Benlhevai era exemplo.
.

(Equipa do Vitoria SC na época de 1945/46)
.
Decretado aquele impedimento urgente tornou-se a construção de um novo campo de futebol na cidade de Guimarães. É assim que vai nascer o Campo da Amorosa, inaugurado, como dissemos, a 13 de Janeiro de 1946 num jogo frente ao Boavista FC, que Vitoria SC venceu por 3-1 com avançado Alexandre a ser o autor do primeiro golo oficial naquele recinto.

Num campeonato já disputado por 12 equipas o Vitoria SC terminou, novamente, no 8º lugar da classificação geral. Alexandre voltou às grandes temporadas, actuou em 19 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo apontado 10 golos, afirmando-se como melhor marcador da equipa na competição.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1945/46)
. (Equipa do Vitoria SC na época de 1945/46)
.
Segue a época de 1946/47, a ultima época em que a participação no Campeonato Nacional da 1ª Divisão dependia do título de campeão distrital. Há novo treinador no Vitoria SC, o português Artur Baeta.

O Campeonato Distrital da A. F. de Braga foi de novo conquistado pela formação de Guimarães. Todavia a conquista deste título já não foi o passeio que havia sido nos anos anteriores. O Vitoria SC teve de ultrapassar inúmeras dificuldades e puxar de todos os seus galões e classe para conquistar o ceptro.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1946/47)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria SC fica, mais uma vez, classificado na 8ª posição, numa prova agora disputada por 14 clubes e garantindo assim um lugar na mesma prova na época seguinte.

Esta temporada de 1946/47 foi a ultima época em que o avançado vimaranense Alexandre foi titular. Jogou 19 jogos da principal competição nacional tendo apontado então apenas 3 golos.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1946/47)
.
A partir da época de 1947/48 o Campeonato Nacional da 1ª Divisão disputa-se nos moldes que conhecemos actualmente com a prova a ser realizada no sistema de acesso e descidas mediante a classificação obtida e não já fruto de vitórias alcançadas em campeonatos distritais.

Na temporada de 1947/48 chega a Guimarães um novo treinador que vem substituir Artur Baeta. No caso é Alfredo Valadas o escolhido para comandar os destinos da equipa do Vitoria SC, técnico que permanecerá no cargo durante 2 temporadas.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão dessa época o Vitoria SC classificou-se na 7ª posição, precisamente a meio da tabela de uma competição disputada por 14 clubes. O Vitoria SC realizou, diga-se, uma prova extremamente tranquila, garantindo a permanência no escalão – que era o primordial objectivo – com muita facilidade.

Quanto a avançado Alexandre já pouco jogava pela equipa principal. Nesta época de 1947/48, a ultima ao mais alto nível no Vitoria SC, Alexandre alinhou somente em 3 jogos do nacional maior, tendo apontado, ainda assim, 1 golo.

Terminada a carreira de futebolista, Alexandre continuou sempre ligado ao clube, ao menos como ferrenho adepto e um verdadeiro apaixonado pelo desporto e pelo Vitoria SC.
.
Personalidade sempre presente na vida associativa do Vitoria SC, destaca-se o facto de Alexandre Rodrigues, eleito em 1955, passar a integrar e durante alguns anos exercer o cargo de vogal da Direcção nos órgãos sociais do Vitoria SC, no elenco presidido pelo Dr. João Mota Prego.

Autor: Alberto de Castro Abreu

O meu nome é Ricardo da Cunha Reis e tenho muita honra de ser "primo" do Alexandre...
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter