Glórias do Passado: Temporada de 1975/76 - 5ª Parte

 

Temporada de 1975/76 - 5ª Parte


Envolvido na luta pelo apuramento para as competições internacionais de clubes, o Vitoria SC jogou um importantíssimo jogo, frente ao SL Benfica, a contar para a 26ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, no Estádio Municipal de Guimarães.

O recinto vitoriano apresentou-se completamento lotado, proporcionando uma receita verdadeiramente record, com o encaixe a rondar os 10.000 contos. Aquele desafio era também bastante importante para a equipa que viajou da capital na sua disputa pela conquista do título de campeão nacional.

O Vitoria SC começou o jogo da melhor forma, jogando bem, atacando sempre e criando muitas oportunidades de golo, embora sem conseguir concretizar. A equipa do SL Benfica, encurralada na sua zona defensiva, ia tentando a todo o custo sair daquela teia ofensiva verdadeiramente alucinante orquestrada pela formação vimaranense.

Apenas nos primeiros 10 minutos de jogo, logo se destacou o guarda-redes benfiquista Bento que, pelo menos em duas ocasiões, protagonizou excelentes defesas. Num outro lance, completamente batido, viu a bola embater com estrondo na trava da baliza benfiquista.
.
(Depois de a bola embater na trave, o defesa benfiquista retira a bola sobre o risco da baliza, enquanto o avançado vitoriano já estava a festejar)
.
Num momento em que o Vitoria SC dominava completamente e estava próximo do golo, o SL Benfica, na primeira vez que chegou a baliza vitoriana, marcou, por intermédio de Nené, aproveitando um lance realmente infantil da defensiva da equipa da cidade berço.

Este golo encarnado perturbou a turma do Vitoria SC, fustigada pela falta de sorte, mas que, contudo, não deixou de buscar a igualdade. Até ao final do primeiro tempo o Vitoria SC dispôs de, pelo menos, mais duas gritantes ocasiões para marcar, com os avançados vimaranenses a atirar, novamente, a bola aos ferros da baliza defendida por Bento.
.

(Completamente cheio o Estádio Municipal de Guimarães neste Vitoria SC - SL Benfica da época de 1975/76. Neste lance, um remate acrobático de Rui Lopes que vai embater na trave da baliza benfiquista)

(A sequência do lance com a bola a embater na trave da baliza do SL Benfica, enquanto o guardião Bento, apesar do espectacular voo, não desvia a trajectória da bola)

Infelizmente, na sequência de um desses lances de bola na trave, o SL Benfica voltou a marcar, agora por autoria de Vítor Batista, aumentando a vantagem para 0-2. Indesmentivelmente, a sorte nada quis com o Vitoria SC naquele dia de Lazaro de 1976, data que tradicionalmente não costuma ser feliz para a equipa vitoriana.

O desânimo abateu-se então sobre a formação do Vitoria SC e o SL Benfica passou então a dominar os acontecimentos. Ainda antes do intervalo os benfiquistas elevaram mesmo a contenda para 0-3, agora com um golo apontado por Jordão.

(Jogadores do SL Benfica protestam em bloco com o árbitro do encontro o leiriense António Espanhol)

Com o resultado feito e a vitoria atribuída a segunda parte do desafio foi jogada sem qualquer interesse. Os vitorianos, visivelmente abatidos, perderam a forma de bem jogar, enquanto o SL Benfica limitou-se a gerir os acontecimentos e aguardar pelo apito final.

Com esta derrota em casa o Vitoria SC atrasou-se na luta pela conquista de um lugar europeu, já que o Sporting CP e o FC Porto venceram os seus encontros, respectivamente, contra o SC Farense e o Atlético CP. Apenas a formação do CF Belenenses não aproveitou pois também foi derrotada pelo Boavista FC.

Seguiu-se a difícil deslocação a Setúbal, onde a derrota sofrida pela Vitoria SC terá comprometido de forma definitiva o apuramento europeu. Na verdade só a vitoria interessava ao conjunto de Guimarães mas, uma vez mais, a deficiente pontaria dos jogadores do Vitoria SC e alguma falta de sorte, impediram o sucesso.

O Vitoria SC jogou, efectivamente, bem melhor que o adversário, dominando o encontro e criando inúmeras chances para marcar. Por seu turno, o Vitoria de Setúbal, incapaz de suster a manifesta superioridade vimaranense, limitou-se a defender e procurar o contra ataque.

Sobretudo durante a primeira parte do encontro, o futebol colectivo e ofensivo apresentado pelo Vitoria SC deliciou todos os espectadores presentes no Estádio do Bonfim.

Foi completamente contra a corrente do jogo que os setubalenses chegaram ao golo da vitória, no início da segunda parte, por intermédio do seu avançado Arcanjo, que finalizou uma jogada ofensiva de belo efeito.

Após o golo, como era de esperar, o Vitoria SC lançou-se ferozmente na busca do empate, contudo, a bem montada defensiva do Vitoria de Setúbal, agora bem mais intensa, e o guarda-redes Torres foram impedindo o tento do empate.

Perto do final do jogo foi a vez de destacar-se o trio de arbitragem liderado por Lopes Martins da A.F. Lisboa que, inexplicavelmente, anulou um golo ao Vitoria SC mesmo em cima do minuto 90.

Foi de assim de forma inglória que a equipa vitoriana viu fugir-lhe, pelo menos, o empate, resultado que por si só seria já bastante lisonjeiro para a formação do Vitoria de Setúbal.

Depois da derrota em casa frente ao SL Benfica, este jogo da 27ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, contra o Vitoria de Setúbal, terá sido um dos momentos chave que desviou o Vitoria SC da rota europeia.

Perdendo na cidade sadina, o Vitoria SC não aproveitou os deslizes do FC Porto que empatou em casa frente ao GD Estoril Praia, e do Sporting CP que, na cidade dos arcebispos, foi derrotado pelo SC Braga por 2-1.

Seguia-se, ainda, o jogo decisivo para a caminhada do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1975/76. O Vitoria SC – FC Porto da 28ª ronda era o jogo mais importante pois estava em causa a luta pelo 5º lugar na classificação.

A equipa portista entrou na partida bastante receosa, demonstrando enorme respeito pela formação vitoriana. Jogando com muitos jogadores perto da sua grande área e com Ademir e Cubillas na frente, o FC Porto jogava com o intuito, primeiramente, de defender e, se possível, contra atacar com velocidade.

(Estrela do FC Porto Cubillas em disputa com um jogador vitoriano)

Ora, o golo do FC Porto, marcado cedo por Cubillas, mais acentuou esta toada portista na partida, forçando a equipa do Vitoria SC a lançar mão de todos os predicados para conseguir dar a volta aos acontecimentos.
O Vitoria SC conseguiu reagir bem ao golo e não se deixou cair na esparrela montada pela turma portista. Fez marcação directa aos jogadores mais avançados do FC Porto, povoou bem o meio campo e a partir daí lançou-se em bloco no ataque.

O golo do empate surgiu assim com toda a naturalidade, dada a enorme superioridade do Vitoria SC, e o golo do triunfo logo depois, ambos apontados por Rui Lopes, avançado vitoriano autor de uma brilhante exibição.

Vitoria bem merecida da equipa da cidade berço num jogo de boa qualidade, onde o colectivo vitoriano foi bastante superior ao individualismo do futebol apresentado pela turma do FC Porto.

Com este triunfo o Vitoria SC subia ao 5º lugar da classificação geral por troca com o FC Porto, enquanto o Sporting CP e o CF Belenenses, vencendo os seus jogos, respectivamente, a equipa sportinguista, em Alvalade, sobre o GD da Cuf e os do Restelo, em Aveiro, frente ao SC Beira Mar.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter