Glórias do Passado: Temporada de 1975/76 - 4ª Parte

 

Temporada de 1975/76 - 4ª Parte


O último terço do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1975/76 iniciou-se com um Vitoria SC – Boavista FC jogado no Estádio Municipal de Guimarães. Aguardado com enorme expectativa, o jogo foi presenciado por mais de 20.000 espectadores interessados em assistir a um encontro entre duas das melhores equipas da competição.

O Boavista FC de José Maria Pedroto, a realizar uma óptima campanha, partilhava a liderança com o SL Benfica, enquanto o Vitoria SC discutiam com o Sporting CP, FC Porto e CF Belenenses um lugar de acesso às competições internacionais de clubes.

O jogo correspondeu na íntegra às enormes expectativas geradas, com uma partida onde o bom futebol, o entusiasmo do muito público e a emoção estiveram sempre presentes. A partida viria a terminar com um empate a 1-1, com os golos a serem apontados por Tito, para os vimaranenses, e Zezinho, antigo jogador do Vitoria SC, para a equipa da cidade invicta.
.
Seguiu-se a 22ª jornada do nacional maior com a deslocação da equipa do Vitoria SC à cidade de Matosinhos para enfrentar a difícil formação do Leixões SC. O Vitoria SC apresentou-se, no Estádio do Mar, demasiado cauteloso, não demonstrando a ambição necessária para ganhar a partida, optando sempre por um futebol bastante calculista e muito ponderado no aspecto ofensivo.
.
(Jogo entre o Leixões SC e o Vitoria SC no Estádio do Mar. Entre a defensiva vitoriana está o leixonense Albertino que é desarmado numa entrada impetuosa do n.º 4 vitoriano, o defesa central Torres)
.
Demasiada reverência ao adversário, de basta qualidade, é certo, mas evidentemente desnecessária, já que o Vitoria SC possuía argumentos mais que suficientes para discutir a partida e procurar o triunfo, redundaram, naturalmente, numa igualdade a 1-1. O golo vitoriano foi apontado pela “gazela” Almiro, enquanto que o tento leixonense foi marcado por Eliseu.

Com este empate o Vitoria SC alcançou o FC Porto na tabela classificativa, já que nesta jornada a turma das Antas foi goleada em Alvalade, pelo Sporting CP, por 5-1. Todavia, distanciou-se na classificação dos sportinguista e do CF Belenenses que foi ao Algarve vencer a equipa do SC Farense por 1-3.
.

(Novamente o leixonense Albertino em acção, agora acompanhado pelo defesa vdo Vitoria SC Osvaldinho)


O jogo da 23ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão frente ao SC Beira Mar foi jogado no relvado do Estádio Municipal de Guimarães completamente alagado pelas chuvas torrenciais que fustigaram a cidade berço.

Obviamente que o estado do terreno de jogo, impróprio para a pratica do futebol, causou bastantes dificuldades a equipa vimaranense, uma formação mais técnica e a única interessada na vitoria.

Os beiramarenses marcaram primeiro, por Laurindo, num lance de grande infelicidade da defensiva da equipa da casa, causado, sobretudo, pelo estado lamacento do terreno de jogo.

Contudo, o Vitoria SC, totalmente superior ao adversário, conseguiu refazer-se rapidamente igualando logo a seguir com um golo do avançado Rui Lopes. Poucos minutos depois, Ferreira da Costa, colocou o Vitoria SC a vencer por 2-1, estabelecendo aquele que seria o resultado final.

Na posição de vencedor, a equipa da cidade berço não deixou de procurar o golo, todavia, alguma infelicidade na hora da finalização e as condições agravadas do relvado com o desenrolar do jogo prejudicaram o Vitoria SC.

Garantidos os dois pontos em disputa o Vitoria SC mantinha-se em igualdade pontual com o FC Porto e acercava-se do CF Belenenses que, em casa, cedeu, nesta jornada, um empate a 0-0 com o SC Braga.

Seguiu-se uma nova deslocação difícil, desta feita, ao Estádio da Tapadinha, em Alcântara, na cidade de Lisboa, para defrontar a equipa do Atlético CP. Era um teste sempre muito complicado para qualquer equipa que visitasse a briosa formação alcantarense.

O Vitoria SC, porém, revelou-se bastante superior ao adversário, justificando perfeitamente o triunfo alcançado por 0-1. O golo vitoriano foi apontado pelo avançado goleador Rui Lopes.

Garantida a vantagem no marcador, a equipa vimaranense controlou facilmente as investidas da equipa da casa, mais atrevida após ficar a perder. Sustendo o ímpeto do Atlético CP, o Vitoria SC, jogando mais em contra ataque, dispôs de soberanas oportunidades para ampliar marcador. Na verdade, esteve sempre mais próximo o golo do Vitoria SC do que propriamente a igualdade.

Este triunfo confirmou, efectivamente, que a equipa do Vitoria SC era um sério candidato aos lugares europeus. De resto, esta jornada, foi favorável a equipa da cidade berço, que igualou o CF Belenenses na tabela classificativa e aproximou-se do Sporting CP, em virtude dos empates cedidos por ambos, os do Restelo frente ao GD Cuf por 1-1 e os sportinguistas, jogando em Alvalade, por 3-3 frente à Académica de Coimbra.

Mais favorável seria a jornada 25 do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O Vitoria SC, derrotando em casa o GD Estoril Praia por 3-1, aproveitou o facto de o Sporting CP ser derrotado no Estádio do Restelo pelo CF Belenenses por 1-0, enquanto o FC Porto cedeu uma igualdade a 0-0, em pleno Estádio das Antas, frente ao modesto SC Beira Mar.

(Lance da partida Vitoria SC - GD Estoril Praia em 1975/76)
.
Assim, após esta 25ª ronda, o Vitoria SC partilhava o 4º lugar da classificação geral com o CF Belenenses, ambos com 33 pontos, mais um que o FC Porto, com 32, e somente a um ponto do Sporting CP, o 3º classificado, com 34 pontos.

Quanto ao jogo do Vitoria SC contra o GD Estoril Praia, referencia para a enorme superioridade demonstrada pela equipa da cidade berço que, jogando em casa, cedo ganhou confortável vantagem no marcador.

Apenas com meia hora de jogo, já a equipa do Vitoria SC vencia por 2-0 e muitas oportunidades de golo havia desperdiçado. Os vimaranenses chegaram ainda ao terceiro golo, após o que, limitou-se a gerir a vantagem e esperar pelo término da partida.
.

(Debaixo de uma verdadeira tempestade os jogadores do Vitoria SC festejam mais um golo da equipa vimaranense sobre a formação do GD Estoril Praia na época de 1975/76)

Neste período a equipa estorilista, o 7º classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, conseguiu reduzir o marcador para 3-1, aquele que seria o resultado final. Por ultimo, referencia para os autores dos golos do Vitoria SC, apontados por Tito, em duas ocasiões, e pelo centrocampista Pedroto.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter