Glórias do Passado: Nunes

 

Nunes



Nunes é um histórico jogador leixonense que jogou no Vitoria SC durante a época de 1961/62. Formado no Leixões SC, foi no clube de Matosinhos que Nunes realizou praticamente toda a sua carreira de futebolista, durante mais de uma década até transferir-se para a cidade de Guimarães.

Militou inicialmente nos escalões secundários do futebol português - onde Nunes já se notabilizava – mas seria integrado na famosa equipa que regressou à 1ª Divisão Nacional na época de 1958/59 e venceu a Taça de Portugal na temporada de 1960/61 que este jogador ficou mais vincadamente ligado à historia do Leixões SC.
.

(Equipa de juniores do Leixões SC na época de 1951/52)
.
Joaquim Dias Nunes era o nome completo deste jogador que, preferencialmente, gostava de jogar sobre a ala esquerda. Na verdade, foi como ponta esquerda que Nunes atingiu notoriedade e para essa concreta posição foi contratado pelo Vitoria SC.

A partir de 1952/53 Nunes passou a fazer parte da equipa principal do Leixões SC e consecutivamente buscaram o sonho de fazer regressar a popular equipa de Matosinhos à 1ª Divisão Nacional.
.
(Equipa do Leixões SC na temporada de 1952/53)
.
Em 1953/54 ainda venceram a Série A da 2ª Divisão Nacional. Contudo, na fase final que decidia o acesso à 1ª Divisão Nacional o Leixões SC quedou-se no último lugar a viu assim adiado o grande objectivo.

Seguiram-se então cinco épocas consecutivas em que o Leixões SC não conseguiu sequer chegar à fase final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Até que, finalmente, na temporada de 1958/59 o grande sonho tornou-se realidade.
.
(Equipa do Leixões SC na época de 1958/59)
.
(Nunes no Leixões SC)
.
(Plantel do Leixões SC na temporada de 1958/59)
.
Leixões SC venceu a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional e assim conseguiu voltar a disputar a principal competição futebolística portuguesa, depois de duas anteriores participações no final da década de 30 e início da década de 40.

Para o feito conseguido pelo Leixões SC muito contribuiu o extremo esquerdo Nunes, um dos melhores jogadores matosinhenses. Entrando na 1ª Divisão Nacional a equipa leixonense iria escrever uma época de ouro na historia do clube ao longo de toda a década de 60.
.
(Equipa do Leixões SC na época de 1958/59)
.
Disputando o primeiro escalão do futebol português, conseguindo fantásticas classificações e projectando grandes jogadores nacionais, o Leixões SC tornou-se num dos mais conceituados clubes do nosso país.

Nunes jogou duas temporadas com o Leixões SC na 1ª Divisão Nacional, precisamente, as épocas de 1959/60 e 1960/61. Dois brilhantes oitavos lugar na classificação geral da competição lançaram o clube numa década esplêndida.
.
(Equipa do Leixões SC na temporada de 1959/60)
.
(Nunes no Leixões SC)
.
O grande feito, contudo, foi a conquista da Taça de Portugal na temporada de 1960/61. Nunes, consagrado jogador matosinhense, integrava o plantel do Leixões SC que venceu aquela importante competição, a mais valiosa no palmarés do clube leixonense.

A equipa do Leixões SC, comandada pelo técnico Filipe Nunes, venceu a final da Taça de Portugal frente ao FC Porto, por 2-0, numa partida com tanto de inesquecível como sensacional.

Porem, naquele decisivo jogo para a conquista do mais importante troféu da galeria leixonense, o recordado extremo esquerdo Nunes não foi utilizado. A época de 1960/61 seria mesmo a ultima temporada de Nunes ao serviço do Leixões SC.

No final da época de 1960/61 o Vitoria SC procedeu a uma substancial alteração no quadro de jogadores que compunham o seu plantel principal. Saíram jogadores com passado no clube, como os brasileiros Edmur e Ernesto Paraíso, mas também Bártolo e Azevedo.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1961/62)
.
Uma das várias aquisições do Vitoria SC, treinado pelo antigo jogador do CF Belenenses Artur Quaresma, foi o extremo esquerdo Nunes, vindo do Leixões SC juntamente com Silva.

Ao contrário de Silva, que ainda permaneceu vários anos ao serviço do Vitoria SC, Nunes apenas ficou em Guimarães durante uma temporada, pois, na verdade, não conseguiu atingir níveis de utilização conformes àquilo que se esperava.

De resto, também ao nível colectivo a época de 1961/62 foi bastante conturbada e polémica para a equipa vimaranense que correu sérios riscos de descer ao segundo escalão do futebol português.

Nunes não foi um titular indiscutível na equipa vitoriana. Realizou somente 10 jogos não tendo apontado qualquer golo com a camisola do Vitoria SC na 1ª Divisão Nacional.
.
(Nunes no Vitoria SC)
.
Contudo, esteve presente naqueles que seriam considerados os dois jogos mais importantes de toda a época desportiva de 1961/62 para a turma vimarense, concretamente, a partida em que o antigo jogador Rola se estreou como treinador vitoriano, num Leixões SC – Vitoria SC, e no jogo disputado no Campo da Amorosa, em Guimarães, entre o Vitoria SC e o FC Porto.

O Vitoria SC começou muito mal o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, coleccionando uma série de resultados negativos que pintavam de negro o horizonte da equipa na prova.

Devido aos maus resultados - mas também pelas dispensas de jogadores queridos no inicio da temporada - a massa associativa começou a contestar fortemente o Presidente da Direcção e o treinador Artur Quaresma.

É assim que depois de mais uma derrota no Campo da Amorosa, frente ao Sporting CP, por 1-3, o Presidente da Direcção Casimiro Coelho Lima abandona o clube juntamente com o treinador Artur Quaresma que se demite do cargo que ocupava.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1961/62)
.
Nessa altura, paira em Guimarães o espectro da descida à 2ª Divisão Nacional. Um conjunto de personalidades, lideradas por Hélder Rocha, tomam conta dos destinos directivos dos Clube e para o cargo de treinador indicam Joaquim Rola, o veterano jogador do Vitoria SC que já desempenhava funções de técnico na equipa de juniores.

A estreia de Joaquim Rola no comando da equipa dá-se no dia 18 de Março de 1962 num importante desafio a contar para a 19ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, que opunha o Vitoria SC ao Leixões SC, a antiga equipa de Nunes. Neste encontro a equipa vimaranense deslocou-se a Matosinhos e venceu o Leixões SC por 2-3, com Nunes a alinhar como titular.

Inicialmente, a mudança operada na liderança da equipa deu os seus frutos. Os resultados começaram a melhorar e a equipa recuperou algum atraso na tabela classificativa, todavia, um empate em casa frente ao SL Benfica por 2-2 e uma demolidora derrota sofrida no Alentejo frente ao Lusitano de Évora, por 4-1, colocou o Vitoria SC novamente em posição de iminente descida de divisão.
.
(O extremo esquerdo Nunes no Vitoria SC)
.
Aquele que seria o jogo decisivo jogou-se no Campo da Amorosa, frente ao FC Porto, no dia 26 de Maio de 1962. O FC Porto tinha obrigatoriamente que ganhar a partida para conquistar o título de campeão nacional, enquanto que, por seu lado, a equipa do Vitoria SC tinha também que conquistar o triunfo para evitar a descida ao segundo escalão.

O Vitoria SC acabou por vencer aquele célebre e dramático jogo por 1-0, com o golo apontado por Augusto Silva, com o extremo esquerdo Nunes a participar naquela partida como titular.

Com aquele triunfo, o conjunto vimaranense garantiu a manutenção na 1ª Divisão Nacional, enquanto o FC Porto acabou por perder o ceptro nacional para a formação do Sporting CP, que venceu a competição com mais dois pontos que os azuis e brancos. Quanto à equipa da cidade berço, acabou por terminar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1961/62 na 9ª posição da tabela classificativa.
.
(Vários jogadores do Vitoria SC na época de 1961/62)
.
Na sequencia daquela dramática época, o Vitoria SC voltou a remodelar o plantel, agora de forma bem mais profunda do que aquela que tinha sido empreendida no defeso anterior.

O extremo esquerdo Nunes seria um dos muitos jogadores que deixaram o Vitoria SC no final da temporada de 1961/62.

Referencia final para a data do falecimento de Nunes, no dia 1 de Agosto de 1972, vitima de um acidente de viação ocorrido em Espanha.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter