Glórias do Passado: Miguel

 

Miguel



Miguel Diogo Gonçalves, natural da Trafaria, em Almada, foi um dos bons jogadores que passou pelo Vitoria SC durante a década de 50. Apenas duas temporadas ao serviço dos vimaranenses foram suficientes para deixar o seu registo, manchado, apenas, pela descida à 2ª Divisão Nacional no final da época de 1954/55, alias, por certo, o motivo decisivo que levou Miguel a deixar o Vitoria SC.

Como sénior começou a jogar na equipa do GD Pescadores da Costa da Caparica, na temporada de 1950/51, nos distritais da Associação de Futebol de Setúbal. Na época seguinte, rumou a Elvas, para representar o Elvas CAD, na 2ª Divisão Nacional, concretamente, disputando a Zona D.

Jogou duas temporadas na equipa elvense, em 1951/52 e 1952/53, sempre no segundo escalão do futebol português, repetindo, em ambas as épocas, o 4º lugar na classificação da sua série.

Mas as exibições de Miguel despertaram a cobiça dos clubes do primeiro escalão do futebol português. Cândido Tavares, o treinador do Vitoria SC naquele tempo, profundo conhecedor e explorador de jovens talentos, percebeu em Miguel toda a capacidade para singrar ao mais alto nível do futebol em Portugal.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1953/54)
.
(Miguel no Vitoria SC)
.
É assim que o jovem Miguel chega ao Vitoria SC no início da época de 1953/54. Terá sido a contratação menos sonante dos vitorianos, mas, apesar de ser um ilustre desconhecido, afirmou-se com muita categoria na equipa principal do Vitoria SC, tornando-se um jogador fundamental na frente de ataque.

Interior esquerdo por excelência, Miguel, formou a frente de ataque do Vitoria SC durante a temporada de 1953/54 com Silveira (ainda jogava como avançado), Caraça, José da Costa e o extremo Rola.

Miguel tinha um pé esquerdo fabuloso. Muito tecnicista, rápido e batalhador, o jovem Miguel terá sido a grande surpresa da equipa do Vitoria SC durante aquela época, revelando-se uma mais valia para o futebol vitoriano e uma jovem promessa do futebol nacional.

Foi praticamente um titular indiscutível na equipa do Vitoria SC ao longo da temporada de 1953/54. Actuou em 23 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sendo o autor de 10 golos, o segundo melhor marcador da equipa, atrás do possante avançado Caraça.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1953/54, o Vitoria SC alcançou a 8ª posição na tabela classificativa, numa prova disputada por 14 emblemas, que decorreu sem grandes sobressaltos para os vimaranenses que, com tranquilidade, atingiram o objectivo de garantir a permanência no principal escalão do futebol português.
.
Já na segunda época em Guimarães, Miguel continuou a ser um jogador determinante no conjunto vimaranense, apesar da entrada de um novo treinador no Vitoria SC, o conceituado inglês Randolph Galloaway. Todavia, os repetidos insucessos do clube, que redundaram na descida ao segundo escalão, acabaram por manchar a passagem de Miguel pelo Vitoria SC.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1954/55)
.
(Miguel com uma camisola do equipamento alternativo do Vitoria SC)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1954/55)
.
Nesta temporada, Miguel actuou em 25 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Sagrou-se o melhor marcador da equipa do Vitoria SC, a par do avançado extremo Rola, com 6 golos apontados.

Alem do renomado técnico, nesta época também chegaram jogadores de inegável qualidade ao clube. Não obstante tão profunda aposta, a verdade é que os resultados foram uma verdadeira desilusão e o Vitoria SC acabou por ser o ultimo classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1954/55.
.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1954/55)
.
Com a descida à 2ª Divisão Nacional, Miguel optou por não permanecer ao serviço do Vitoria SC. Tendo atingido expressão nacional, logo surgiram vários convites para continuar a jogar no primeiro escalão do futebol português.

Miguel ingressou no Vitoria de Setúbal e no clube sadino jogou durante varias temporadas. Alias, sobretudo nas primeiras épocas, Miguel foi o grande destaque da formação setubalense, proporcionando-lhe mesmo a presença, com regularidade, nos trabalhos da Selecção Nacional.
.
(Equipa do Vitoria de Setubal na decada de 50)
.

(Miguel no Vitoria de Setubal)
.
(Equipa do Vitoria de Setubal na temporada de 1956/57)
.
Depois de uma grande temporada do Vitoria de Setúbal na época de 1958/59, conquistando um honroso 6º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Miguel voltou a conhecer o agro sabor da descida de divisão.

Aconteceu na época de 1959/60 quando a equipa setubalense foi relegada ao segundo escalão do futebol português, não conseguindo ir alem do 13º posto na tabela classificativa.
.
(Equipa do Vitoria de Setubal na decada de 50)
.
Contudo, Miguel voltaria a jogar na 1ª Divisão Nacional, desta feita, ao serviço do Lusitano GC de Évora, na época de 1961/62. O técnico uruguaio Humberto Buchelli, seu antigo treinador no Vitoria de Setúbal, não hesitou em convencer Miguel a ingressar no clube eborense e fazer uso de toda a sua experiência a favor da equipa.
.
(Miguel no Lusitano GC de Evora)
.
Não sendo decisivo, Miguel acabou por desempenhar um papel importante na manutenção conseguida pelo Lusitano GC de Évora na 1ª Divisão Nacional naquela temporada de 1961/62. Neste que seria o seu último registo no primeiro escalão do futebol português, o esquerdino Miguel alinhou em 14 partidas, tendo apontado somente 1 golo.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter