Glórias do Passado: Veloso

 

Veloso


Veloso é um dos míticos jogadores e capitães de equipa da longa história do SL Benfica. Num verdadeiro exemplo de longevidade clubistica, Veloso representou a turma benfiquista durante quinze épocas consecutivas, foi capitão de equipa durante oito temporadas e realizou mais de seis centenas de jogos, terminando a carreira de futebolista já com 38 anos de idade. Atrás do lendário Mário Coluna, Veloso é o segundo jogador na história do SL Benfica que mais vezes envergou a braçadeira de capitão de equipa.

Construiu uma carreira recheada de êxitos e importantes troféus, sobretudo ao serviço do SL Benfica, contando ainda na sua trajectória como futebolista com passagens, no início, pelas equipas da AD Sanjoanense e o SC Beira Mar.

Foi internacional português, representando a Selecção Nacional “A” de Portugal em 42 ocasiões. Conquistou sete Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão, seis Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira, preenchendo um impressionante curriculum individual.

O momento mais negro da sua carreira foi, inquestionavelmente, a grande penalidade falhada na final da Taça dos Campeões Europeus da época de 1987/88, no Neckerstadion, em Estugarda, na Alemanha, que deu a vitoria à equipa holandesa do PSV Eindhoven.

António Augusto da Silva Veloso nasceu no dia 31 Janeiro de 1957, em São João da Madeira. A sua longa carreira de futebolista começou-a, precisamente, na AD Sanjoanense, inicialmente nas camadas jovens, mas, bem cedo, com apenas 17 anos de idade na equipa principal, naquela altura, uma das melhores equipas da Zona Centro da 2ª Divisão Nacional.

Paralelamente, desde muito novo e antes de tornar-se profissional de futebol, Veloso seguiu a arte da região. Desde os 11 anos de idade que trabalhava numa fabrica de calçado.

As suas exibições no segundo escalão do futebol português despertaram a cobiça dos clubes primodivisionários. Apesar da concorrência, o vizinho SC Beira Mar conseguiu a contratação de Veloso na época de 1978/79, com apenas 21 anos de idade.
.
(Plantel do SC Beira Mar na época de 1978/79)
.
(Veloso no SC Beira Mar na temporada de 1978/79)
.
(Equipa do SC Beira Mar na época de 1978/79)
. (Veloso no SC Beira Mar)
.
É na equipa beiramarense que Veloso fará a estreia no principal campeonato português, lançado pelo técnico Fernando Cabrita, e é naquele clube onde começará a evidenciar-se como um grande jogador. Realiza duas temporadas de grande nível ao serviço do SC Beira Mar e à sua volta começa a gerar-se uma intensa luta pela sua contratação.

Na época de 1978/79 o SC Beira Mar estava de regresso à 1ª Divisão Nacional depois de uma breve passagem pelo segundo escalão. Terminou a temporada classificado no 12º lugar da geral assegurando a manutenção.

(Equipa do SC Beira Mar na decada de 70)

(Veloso no SC Beira Mar)

(Caricatura de Veloso no SC Beira Mar)

Veloso foi titularíssimo na equipa do SC Beira Mar, jogando no meio campo, numa equipa onde pontificava, essencialmente, o centrocampista Sousa, que se transferiria no final dessa temporada para o FC Porto.

Após uma excelente primeira época no SC Beira Mar e depois da saída do aveirense Sousa para as Antas, o jovem Veloso assumiu toda preponderância na manobra da equipa. Com todo o brio e muita sabedoria, Veloso tornou-se no patrão da equipa do SC Beira Mar.

(Equipa do SC Beira Mar na época de 1979/80)

(Veloso no SC Beira Mar na temporada de 1979/80)

(Veloso no SC Beira Mar)
.
FC Porto, Sporting CP e SL Benfica, esgrimiram todos os argumentos tentando a contratação do valoroso jovem. A paixão de Veloso pelo SL Benfica falou mais alto, como que realizando um sonho, assinou pela formação encarnada e no inicio da temporada de 1980/81 apresentou-se no Estádio da Luz, como uma das grandes esperanças do futebol português.

No arranque da época de 1980/81, o jovem Veloso seguiu com a equipa do SL Benfica, treinada pelo hungaro Lajos Baroti, para Toronto, no Canada, onde consumou a sua estreia com a camisola benfiquista, numa partida amigável frente ao Pannellenie, clube da comunidade grega no Canada.

Entrou no início da segunda parte desse desafio, que o SL Benfica venceu por 4-0, tendo apontado o quarto golo dos encarnados, num excelente remate desferido fora da área.

A partir de então Veloso tornou-se numa peça fundamental na equipa do SL Benfica. Embora não sendo titular indiscutível na primeira época na Luz, Veloso era regularmente utilizado em virtude da sua polivalência.

A estreia oficial de Veloso com a camisola do SL Benfica deu-se no Estádio do Bessa, numa partida a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1980/81, que os encarnados venceram por 0-1. Já no decurso do 2º tempo, Veloso entrou em campo para dar maior consistência à equipa que tentava segurar a magra vantagem.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1980/81)
.
(Veloso no SL Benfica)
.
(Com a camisola vermelha e branca do SL Benfica)
.

Logo na primeira temporada do resto da sua vida futebolística, o jovem Veloso começou a rechear o seu palmares, vencendo o Campeonato Nacional da 1ª Divisão a Supertaça Cândido de Oliveira e a Taça de Portugal, derrotando na final a equipa do FC Porto por 3-1.

Na temporada de 1981/82 o SL Benfica não conseguiu revalidar o título de campeão nacional. Mas, desta feita, Veloso garantiu a titularidade na equipa encarnada, que ficou em 2º lugar a dois pontos do Sporting CP, campeão nacional.

Depois de uma má pré-temporada o SL Benfica teve inesperadas derrotas fora de casa, como por exemplo, contra o Rio Ave FC, FC Amora e o Vitoria SC, todas por 1-0, resultados negativos que acabaram por afastar o clube do título.
.

(Equipa do SL Benfica na decada de 80)

(Veloso no Estádio da Luz)


(No SL Benfica na temporada de 1981/82)
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1981/82)
.

(Veloso no SL Benfica na época de 1981/82)
. (Veloso no SL Benfica)
.
(Veloso em acção pelo SL Benfica)
.
A titularidade na equipa do SL Benfica deu-lhe a oportunidade de chegar à Selecção Nacional “A” de Portugal. O seu percurso de formação já contava com varias presenças nos escalões mais jovens da selecção portuguesa, em juniores ou esperanças.

Na equipa principal de Portugal contabilizou 40 internacionalizações e marcou presença no Euro 84 disputado em França onde o seleccionado luso ficou brilhantemente em 3º lugar. Nesse Campeonato Europeu de 1984 disputado em terras gaulesas, Veloso actuou na partida frente à Republica Federal Alemã, substituindo Frasco.
.
(Selecção Nacional de Portugal em 1984)
.
(Veloso com a camisola da Seleçcão Nacional)
.
A estreia pela Selecção Nacional “A” de Portugal aconteceu no dia 18 de Novembro de 1981, em pleno Estádio da Luz, numa partida a contar para o apuramento para o Campeonato do Mundo de 1982.

Portugal recebeu e venceu a congénere da Escócia por 2-1, com golos do avançado sportinguista Manuel Fernandes. Juca, o seleccionado nacional, lançou Veloso já no decorrer da partida para substituir, curiosamente, o jogador vitoriano Gregório Freixo.
.
(Equipa de Portugal em 1985/86)
.
(Veloso com a camisola da Seleçcão Nacional de Portugal)
.
A partir daí Veloso tornou-se numa presença quase constante nos convocados da selecção nacional portuguesa. Como lateral direito foi suplente do mítico capitão portista João Pinto, de tal forma que, a maioria das internacionalizações realizadas por Veloso foi actuando na posição de lateral esquerdo.

Teve também a oportunidade de participar noutra grande competição mundial de selecções, quando Portugal apurou-se para o Campeonato do Mundo de 1986 no México. Veloso foi inicialmente seleccionado para integrar a comitiva nacional que iria disputar aquela competição, mas, uma análise anti doping positiva ditou-lhe o afastamento e a sua substituição pelo portista Bandeirinha.
.
(Equipa de Portugal no Estádio do Jamor em 1987)
.
(Seleçcão Nacional de Portugal)
.
Mais tarde, já após a contra analise, Veloso veio a ser completamente ilibado das acusações que impendiam sobre, contudo, já não foi a tempo de integrar a lista oficial dos jogadores de Portugal que iriam participar no México 86.

Veloso ficou fora da selecção naquela competição, mas voltou a envergar as quinas de Portugal, assumindo-se mesmo, após o caso Saltillo, como um dos jogadores mais influentes.
.
(Equipa de Portugal em 1991)
.
(Veloso com a camisola das quinas)
.
(Equipa da Selecção Nacional de Portugal em 1993)
.
(Portugal em 1991)
.
Na época de 1982/83 voltou a sagrar-se campeão nacional pelo SL Benfica, conquistando novamente a Taça de Portugal, já sob o comando do consagrado treinador sueco Sven Goran Eriksson.

Ao longo da carreira, Veloso actuou em varias posições. Começou como avançado na AD Sanjoanense, foi centrocampista, onde revelou qualidades e se projectou, mas afirmou-se como defensor. Actuava em qualquer lugar da cortina defensiva.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1982/83)
.
(Veloso no SL Benfica na época de 1982/83)
.
Preferencialmente, Veloso era um lateral direito. Mas durante vários anos alinhou como defesa lateral esquerdo, quer no SL Benfica, quer na Selecção Nacional de Portugal, naquele estilo “à moda antiga”, intransponível a defender, mas sem propensão ofensiva. Também alinhou algumas vezes como defesa central, por exemplo frente à Holanda de Gullit, Rijkaard e Van Basten, a libero, ou mais adiantado no terreno jogando como trinco.

Em conclusão, Veloso queria mesmo era jogar, independentemente da posição que lhe incumbia cumprir dentro do terreno de jogo. Com enorme espírito de sacrifício e versatilidade adaptava-se a qualquer circunstancia do jogo.

Esta polivalência fazia de Veloso um jogador imprescindível para qualquer treinador. Não era um portento de técnica, é certo, mas tinha um conjunto de virtudes defensivas verdadeiramente impar.
.
(Veloso no SL Benfica)
.
Desde logo, destaca-se, pela serenidade e um sentido posicional perfeito. Parecia que adivinhava onde a bola ia cair ou como o adversário ia executar. Depois a capacidade de luta, a raça e o espírito competitivo eram aditivos importantes na forma de jogar do esforçado Veloso.

Era um jogador muito seguro, disciplinado e regular. Tacticamente era quase perfeito, cumprindo com mestria todas as indicações do técnico. Alem disso, era um atleta na pura acepção da palavra, como de resto comprova a idade com que terminou a carreira e possuía uma fibra, um arreganho e uma vontade de vencer notável.
.
(Veloso no SL Benfica na época de 1982/83)
.
Transportava também consigo a mística do clube, aquele fervor clubista que tão raro se tornou no futebol da actualidade e o qual fazia questão de contagiar junto dos colegas de equipa. Era também um profissional exemplar e humilde o quanto baste.

Retornando à carreira do futebolista Veloso, referencia para a presença na final da Taça Uefa na temporada de 1982/83 frente aos belgas do Anderlecth. Foi a primeira de três participações de Veloso em finais europeias que, lamentavelmente, o SL Benfica perdeu.
.
(Veloso no SL Benfica na temporada de 1982/83)
.

A época de 1983/84 representou mais um título de campeão nacional da 1ª Divisão. Esta época, bem como a seguinte, não terão sido as melhores de Veloso no SL Benfica. Apesar de varias vezes utilizado, Veloso não era considerado como titular na equipa dos encarnados.
.
(Plantel do SL Benfica na época de 1983/84)
.
(Caricatura de Veloso no SL Benfica)
.
A temporada de 1984/85 não foi de grande sucesso para a equipa do SL Benfica no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde não foi alem do 3º lugar. Todavia, a equipa benfiquista redimiu-se vencendo a Taça de Portugal, numa final contra o FC Porto, por 3-1. Era mais um troféu para o palmarés de Veloso.
.
(Equipa do SL Benfica em Guimarães na época de 1984/85)
.
(Veloso no SL Benfica na época de 1984/85)
.
Na época de 1985/86, Veloso assume-se, novamente, como titular indiscutível na equipa benfiquista treinada pelo britânico John Mortimore.

Todavia, a equipa da Luz volta a perder o título de campeão nacional para o FC Porto, quedando-se, desta vez, no 2º lugar da principal competição nacional. Contudo, revalida o título de vencedor da Taça de Portugal, derrotando, desta feita, o CF Belenenses por 2-0.

O SL Benfica viria a vencer, posteriormente, a Supertaça Cândido de Oliveira da época de 1985/86, derrotando o FC Porto, numa repetição da decisão da época transacta, onde a prova havia sido vencida pelos portistas.
.
(Equipa do SL Benfica, novamente em Guimarães, agora na época de 1985/86)
.
Finalmente, na temporada de 1986/87, o SL Benfica e Veloso tornam a conquistar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Nesta época o SL Benfica concretiza a denominada dobradinha ao vencer, novamente, a Taça de Portugal, triunfando, desta feita, sobre o Sporting CP por 2-0.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1986/87)
.
(Veloso no SL Benfica na temporada de 1986/87)
.
(Veloso em acção pelo SL Benfica)
.
(No SL Benfica na época de 1986/87)
.
(Com o sportinguista Silvinho na final da Taça de Portugal)
.
(Veloso no SL Benfica na época de 1986/87)
.
(Com a camisola n.º 2 do SL Benfica num desafio frente ao FC Porto)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1987/88 o SL Benfica ficou no 2º lugar da classificação, onde Veloso, após a saída do guardião Bento da equipa titular após a lesão no México, já é o capitão de equipa.

Nesta temporada de 1987/88 há ainda uma especial referencia para a chegada do SL Benfica à final das Taça dos Campeões Europeus, onde a equipa encarnada perdeu para os holandeses PSV após o desempate através da marcação das grandes penalidades.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1987/88)
.
(Veloso no SL Benfica na época de 1987/88)
.
No final do prolongamento daquela famosa final de Estugarda, resistia um 0-0 no marcador. Após a concretização dos cinco penaltys da série inicial para cada um das equipas, chegou o fatídico momento em que Veloso é chamado a executar o derradeiro remate.

Veloso remate mal, frouxo e sem colocação para uma defesa fácil do guardião holandês. O SL Benfica perdia, novamente, uma final da Taça dos Campeões Europeus, enquanto Veloso foi continuadamente sacrificado por alguns adeptos benfiquistas.
.

(Os penaltys da final da Taça dos Campeões Europeus)
.
Com a força de poucos, Veloso conseguiu recuperar daquele maldito momento e voltou aos seus melhores dias no SL Benfica. Venceu mais competições e jogou ainda durante muitos mais anos de águia ao peito.
.
(Caricatura de Veloso no SL Benfica)
.
(Veloso com a Supertaça Candido de Oliveira)
.
Na temporada de 1988/89 o SL Benfica voltou a sagrar-se campeão nacional, arrebatando também a Supertaça Cândido Oliveira. Veloso foi titularíssimo nesta época do regresso às conquistas a nível nacional.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1988/89)
. (Veloso capitão do SL Benfica)
.
(Veloso na época de 1988/89 no SL Benfica)
. (Veloso no SL Benfica)
.
(No SL Benfica)
.
(Veloso no Estádio da Luz com a camisola do SL Benfica)
.
Em 1989/90 regressa ao SL Benfica o treinador sueco Sven Goran Eriksson, grande admirador das qualidades de Veloso. No Campeonato Nacional da 1ª Divisão o SL Benfica foi 2º classificado perdendo o título nacional para o FC Porto.

O grande feito desta época nos encarnados seria mesmo a presença na final da Taça dos Campeões Europeus frente ao AC Milan. Nessa edição das Taças dos Campeões Europeus, o SL Benfica eliminou as equipas do Derry City da Republica da Irlanda, o Honved da Hungria, o Dniepre da antiga URSS, e por fim, nas meias finais, o sensacional Marselha.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1989/90)
.
(Veloso no SL Benfica na época de 1989/90)
.
Certamente, outro dos momentos mais tristes da carreira de Veloso foi o desafio da 2ª mão das meias-finais, precisamente, frente à equipa do Marselha. Nesse encontro Veloso viu um cartão amarelo que o afastou do decisivo jogo da final da Taça dos Campeões Europeus disputada no Estádio do Prater, em Viena de Áustria.

Com Veloso ausente da equipa do SL Benfica, os italianos do AC Milan acabaria por conquistar o mais importante troféu europeu de clubes com um golo de Rijkkard, triunfando assim por 1-0.
.
(No SL Benfica na época de 1989/90)
.
Segue-se a temporada de 1990/91 em que o SL Benfica volta a conquistar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o sexto para o benfiquista Veloso que apesar dos 34 anos de idade foi um jogador verdadeiramente fundamental.
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1990/91)
. (Veloso no SL Benfica na época de 1990/91)
.
(Jogo entre o SL Benfica e o Boavista FC no Estádio da Luz)
.
(Oceano e Veloso dois miticos jogadores dos clubes de Lisboa)
.
Em 1991/92 Veloso é titular indiscutível no SL Benfica, mantendo, surpreendentemente, dada a sua veterania, a mesma bitola qualitativa evidenciada na temporada anterior. Todavia, esta é uma época sem títulos nacionais.
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1991/92)
.
(Veloso com a Taça do Campeonato Nacional da 1ª Divisão)
.
Já na época de 1992/93 volta a conquistar um troféu ao serviço da formação encarnada. Venceu a Taça de Portugal, a última da sua carreira de futebolista, numa final disputada frente ao Boavista FC no Estádio do Jamor, em que os encarnados golearam por 5-2 a equipa da cidade invicta.
.
(Equipa do SL Benfica vencedora da Taça de Portugal de 1992/93)
.
(Veloso no SL Benfica na temporada de 1992/93)
.
(Festejos dos jogadores benfiquistas em 1992/93)
.
(Veloso no SL Benfica na época de 1992/93)
.
Novamente com Toni a treinador voltou a ser campeão nacional pelo SL Benfica na época de 1993/94. Foi o último título que conquistou na sua longa carreira de futebolista.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1993/94)
.
(Veloso no SL Benfica na temporada de 1993/94)
.
A época seguinte de 1994/95 foi a sua última temporada da carreira de futebolista do internacional Veloso, já com 38 anos de idade, completando assim um ciclo de 15 anos consecutivos ao serviço do SL Benfica.

Ao longo da sua carreira Veloso defrontou dezenas de vezes a equipa do Vitoria SC em jogos a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão ou na Taça de Portugal. Quer ao serviço do SC Beira Mar, quer no SL Benfica, o Vitoria SC foi um adversário que Veloso encontrava consecutivamente.

Dessas dezenas de jogos que Veloso interveio frente ao Vitoria SC vamos recordar precisamente aquele que foi o ultimo jogo em que o veterano internacional português defrontou a equipa da cidade berço.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1994/95)
.
Aconteceu, naturalmente, na última época da sua carreira, em pleno Estádio da Luz, em jogo a contar para a 26ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1994/95.

Veloso foi titular na equipa benfiquista comandada por Artur Jorge, jogando como lateral direito, num sector composto por Preud´Homme na baliza, Dimas no lado esquerdo e Paulo Madeira e Hélder no centro da defesa.
.
(Veloso em 1994/95 no SL Benfica)
.
Numa tarde de sol do mês de Março de 1995, o SL Benfica teria pela frente uma excelente equipa do Vitoria SC superiormente comandada por Quinito e onde pontificavam jogadores como José Carlos, Tanta, Quim Berto, N´Dinga ou Zahovic, alem do ausente daquele desafio Pedro Barbosa.

E no Estádio da Luz assistiu-se a uma maravilhosa e memorável exibição do Vitoria SC, que venceu justamente a equipa do SL Benfica por 1-3. Os vimaranenses adiantaram-se muito cedo no marcador, logo aos 5 minutos, por intermédio de Quim Berto, num remate indefensável do jovem lateral.
.
(Veloso no SL Benfica na temporada de 1994/95)
.
Em desvantagem, o técnico benfiquista Artur Jorge decide retirar precisamente o defesa Veloso, apenas aos 17 minutos, lançando o jovem avançado angolano Akwa. O SL Benfica ainda empatou aos 23 minutos pelo brasileiro Edilson, mas os vitorianos Gilmar aos 45 e José Carlos aos 64, fixaram o resultado final a favor da equipa do Vitoria SC.

No último ano da sua carreira continuou a ser titular no SL Benfica. Esta foi, contudo, uma época que não correu bem ao clube lisboeta. É que, entretanto, os dirigentes benfiquistas haviam substituído o treinador campeão Toni por Artur Jorge que iniciou um processo de razia completa dos emblemáticos jogadores encarnados.
.
(Veloso em acção na temporada de 1994/95)
.
Não se poderá dizer que Veloso foi um dos contemplados nesse processo, pois, pela idade, era perfeitamente natural que colocasse um ponto final no brilhante percurso de futebolista. Todavia, a sua saída acabou por ser encarada com alguma surpresa já que, apesar da idade, tinha sido titular durante toda a temporada.

Acabou por deixar o SL Benfica sem uma justa homenagem e o brilho que o passado de um jogador como Veloso merecia, não só pela eterna dedicação ao longo de 15 anos, mas também, acima de tudo, pela inegável contribuição pessoal para muitos dos sucessos alcançados pelo clube.

Terminada a carreira de jogador de futebol, naturalmente, António Veloso abraçou imediatamente cargos técnico. Logo em 1995/96 assumiu a função de secretário técnico do FC Alverca. Neste clube ribatejano foi depois treinador principal na equipa de juniores e treinador adjunto da equipa principal.

Na temporada de 2000/01 foi o treinador principal do Atlético CP para na época seguinte, rumar com Toni para o SL Benfica e tornar-se treinador adjunto da equipa principal dos encarnados. Era o ansiado regresso ao Estádio da Luz, agora na condição de técnico. Foi ainda treinador principal da equipa “B” do SL Benfica na época de 2001/02.
.
(António Veloso treinador do Atlético CP)
.
Em 2006/07 até meados da época de 2007/08 foi o treinador da equipa do AC Malveira na Divisão de Honra da A. F. de Lisboa. Ainda no decurso da temporada de 2007/08 assume o comando da formação da AD Oeiras, no mesmo escalão, clube que hoje continua a ser orientado por António Veloso.

António Veloso, pai do actual futebolista do Sporting CP, Miguel Veloso, tem também uma forte ligação ao futebol de formação, nomeadamente, como um dos principais impulsionadores e formador na Escola de Futebol FootStars em Oeiras e Talaíde.

Hoje, curiosamente, António Veloso completa 52 anos de idade, registando-se, pois, esta justa homenagem.
.
(António Veloso com o filho Miguel Veloso)
.
(António Veloso na sua sala de troféus)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Boa tarde Senhor de Castro Abreu.

Um grande resumo de um grande jogador, que apresenta aqui! Os meus parabéns.
Acabei de encontrar uma neste artigo do Veloso, da Seleccao de 1984. Por acaso nao tem essa foto em melhor resolucao ou apenas maior?
É que eu sou coleccionador de camisolas da Seleccao e do Benfica e encontrei nessa foto uma camisola que tenho aqui, mas nunca tinha visto numa imagem.
Gostaria também deixar aqui o convite de visitar o meu blogue sobre as camisolas da minha coleccao. http://benfica-portugal-shirts.blogspot.com
cumprimentos
Alfredo Marques
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter