Glórias do Passado: Temporada de 1975/76 - 3ª Parte

 

Temporada de 1975/76 - 3ª Parte


Depois de duas derrotas consecutivas nas anteriores jornadas, o Vitoria SC voltou aos triunfos e as boas exibições no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1975/76. No Estádio Municipal de Guimarães, recebeu e venceu o Vitoria de Setúbal por concludentes 4-0.

A equipa vimaranense realizou uma fantástica exibição, sobretudo, no decurso do primeiro tempo, onde realmente aniquilou completamente a equipa setubalense, incapaz de suster a avalanche ofensiva do Vitoria SC.

Os quatro golos Vitoria SC neste triunfo sobre o Vitoria de Setúbal foram apontados pelo avançado Tito, em duas ocasiões, pelo brasileiro Pedrinho e Rui Lopes, com um golo cada.

Somente a um ponto de distância sobre o FC Porto, o Vitoria SC deslocou-se ao Estádio das Antas para defrontar a equipa portista no desafio da 13ª jornada da principal competição nacional.
.
(Lance disputado entre Oliveira do FC Porto e Osvaldinho do Vitoria SC em pleno relvado do Estádio das Antas, na cidade do Porto)
.
Durante a primeira parte a equipa do FC Porto foi superior e realizou uma exibição excelente. Contudo, a formação portista encontrou pela frente um adversário a jogar, colectivamente, muito bem fechado na rectaguarda e com propósito de atacar em rápidos contra ataques, tentando surpreender o último reduto do FC Porto.

Já no segundo tempo o desenrolar dos acontecimentos foi bem diferente, com a equipa da cidade berço, demonstrando toda a sua categoria, a dominar completamente a partida, jogando um futebol rápido, apoiado e de pé para pé.

O jogo terminaria igualado a 1-1, com o tento do FC Porto a ser apontado por Oliveira, enquanto que o golo vitoriano foi marcado por Rui Lopes. No cômputo geral, diga-se, aquele empate a uma bola foi um resultado justo, numa partida muito bem jogada no plano técnico e táctico.
.

(Novamente os mesmos protagonistas no mesmo local. O criativo médio portista Oliveira e o batalhador defesa do Vitoria SC, Osvaldinho)
.
Regressando a Guimarães, o Vitoria SC cumpriu a sua obrigação e venceu a modesta equipa do União de Tomar por 3-1. Todavia, a modesta equipa tomarense criou inesperadas complicações ao Vitoria SC, já que apresentou-se em Guimarães com as tradicionais cautelas defensivas, embora, neste caso, elevadas ao seu expoente máximo.

A turma vimaranense, a muito custo, acabou por conseguir furar a apertada muralha defensiva do União de Tomar e venceu merecidamente. Para o Vitoria SC marcaram Tito, Abreu e Ferreira da Costa, enquanto que para o União de Tomar marcou o avançado Bolota.

A primeira volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão terminou com a deslocação do Vitoria SC à cidade de Coimbra, onde defrontou a equipa da Académica de Coimbra que se encontrava na última posição da tabela classificativa.

A equipa do Vitoria SC não foi, de modo algum, brilhante, mas com muito realismo assumiu a dificuldade do desafio, priorizando o resultado à exibição, e assim com toda a justiça venceu a Académica de Coimbra por 1-2.
.
Os golos do encontro foram marcados por Gregório Freixo para a turma conimbricense, enquanto os tentos do Vitoria SC foram apontados pelo avançado Tito e pela “Gazela” Almiro.
.
(Jogo no Estádio Municipal de Coimbra entre a Académica de Coimbra e o Vitoria SC. Joaquim Rocha, mais tarde jogador vitoriano, aqui representando a equipa conimbricens, enquanto um defensor vimaranense tenta impedir a saida do esférico)
.
O Vitoria SC encerrou assim a primeira metade da competição classificado no 5º lugar da tabela, à frente do FC Porto, que nesta ultima jornada da primeira volta foi derrotado, em casa, pelo SL Benfica por 2-3.

Na viragem para o segundo turno, o Vitoria SC defrontou o CF Belenenses - precisamente o 4º colocado - no Estádio do Restelo, na cidade de Lisboa. E neste jogo, alguns deslizes imperdoáveis, quer no aspecto defensivo, como no plano ofensivo, o Vitoria SC sofreu de uma manifesta infelicidade.

A equipa de Belém venceu por 2-0 através de um bis do avançado Artur Jorge, em golos apontados com oportunismo, é certo, mas também de enorme fortuna. O primeiro surgiu depois de a bola embater na trave da baliza vimaranense e cair gratuitamente a seus pés, enquanto o segundo golo surgiu na conversão de um livre indirecto.

O Vitoria SC refez-se imediatamente do resultado negativo no Estádio do Restelo, vencendo o SC Farense, no Estádio Municipal de Guimarães, por 3-0. O triunfo vimaranense foi, obviamente, naturalíssimo, mas uma vez mais careceu de um enorme empenho e arte para ultrapassar a barreira ultra defensiva da turma algarvia.

Rui Lopes abriu o activo para o Vitoria SC, Tito ampliou a vantagem para dois golos e o defesa algarvio Sério, marcando na própria baliza, foi o autor do terceiro golo vimaranense.

Vitoria SC e FC Porto seguiam empatados na classificação ao cabo de 17 jornadas. Contudo, à 18ª jornada, o Vitoria SC ganhou novamente vantagem, conseguindo um ponto, enquanto a equipa portista era derrotada pelo CF Belenenses.

O ponto conquistado pelo Vitoria SC foi conseguido no Estádio 1º de Maio, na cidade de Braga, em mais um histórico derby minhoto. Este ponto conquistado em Braga agradou aos responsáveis e até aos adeptos vitorianos, mas a exibição e o estilo apresentado foi completamente desaprovado por todos.

Fernando Caiado, o treinador do Vitoria SC, montou um esquema de contenção e sem qualquer ambição à conquista do triunfo. Mesmo numa altura em que a equipa bracarense quebrou fisicamente, o Vitoria SC manteve a mesma toada, substituindo um avançado, Tito, por um defesa, Alfredo.

A mesma toada assumiu o SC Braga e assim, num jogo onde se esperava grande emoção, tornou-se num autêntico desconsolo para os adeptos minhotos. Terminou empatado tal como começou, num 0-0 que terá satisfeito as duas partes.

O Vitoria SC – GD Cuf a contar para a 19ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão jogou-se num verdadeiro lamaçal em que se transformou o relvado do Estádio Municipal de Guimarães.

Numa luta titânica e em condições manifestamente adversas a um futebol mais técnico e ofensivo, o Vitoria SC vestiu o “fato de macaco” e venceu a turma cufista por 2-0, com golos de Tito e Almiro, num jogo onde, evidentemente, escassearam as oportunidades.

O segundo terço da competição foi encerrado com a visita ao Estádio de Alvalade, onde o Vitoria SC conseguiu um precioso empate a 1-1. Quer a equipa do Vitoria SC como a formação sportinguista apresentaram-se desfalcadas de algumas pedras basilares.
.
(Fraguito do Sporting CP em fervuroso dispique com o brasileiro do Vitoria SC Pedrinho, enquanto o vitoriano Tito segue a jogada de perto)
.
(Numa especie de bailado a luta dos n.º 7. Abreu pelo Vitoria SC tenta escapar ao jogador do Sporting CP na partida do Estádio José de Alvalade)
.
Ainda assim, este Sporting CP – Vitoria SC, foi um jogo bem jogado, com a equipa vimaranense a demonstrar, claramente, ter condições para ombrear com as melhores equipas nacionais e lutar por um lugar de acesso as competições internacionais.

Apesar do empate a uma bola para cada lado, ambos os golos da partida foram apontados por homens de Guimarães. A favor do Vitoria SC marcou o médio brasileiro Almiro, enquanto o golo do Sporting CP foi apontado, desastrosamente, pelo defesa vitoriano Ramalho.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Sem duvidas muitos PARABÉNS
continua com este trabalho espétacular.
VITÓRIA ATÉ MORRER
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter