Glórias do Passado: Temporada de 1975/76 - 2ª Parte

 

Temporada de 1975/76 - 2ª Parte


O Campeonato Nacional da 1ª Divisão prosseguiu com a realização da 6ª jornada onde a equipa do Vitoria SC iria visitar o Estádio do Bessa para defrontar o Boavista FC. Anteviam-se bastantes dificuldades para a equipa da cidade berço que, contudo, deixou bem vincado, neste jogo, que tinha capacidade suficiente para enfrentar qualquer tipo de adversário.

O jogo resumiu-se numa boa partida de futebol, disputada por duas das melhores equipas da competição e que terminaria igualada a 1-1, com golos da autoria do brasileiro Pedrinho, para o Vitoria SC, e do irrequieto avançado Salvador, para os axadrezados.
.
(Estádio do Bessa completamente lotado para assistir à partida entre o Boavista FC e o Vitoria SC. Aqui um lance muito disputados entre os jogadores de ambas as equipas)
.
O Vitoria SC, alem do golo apontado, dispôs de varias ocasiões para levar de vencida a equipa boavisteira, todavia, as intervenções do guardião axadrezado Botelho e algum imperícia dos avançados vitorianos impediram o triunfo dos vimaranenses.

Alias, ao longo da segunda metade da contendo, o Vitoria SC realizou mesmo uma magnifica exibição, dominando completamente os acontecimentos e superando em todos os aspectos a formação do Boavista FC.
.

(A defesa do Vitoria SC, com Osvaldinho e José Carlos, impedem o ataque da equipa boavisteira onde se destaca, ao fundo, João Alves)
.
Após o bom resultado obtido no Estádio do Bessa, o Vitoria SC levou de vencida a equipa do Leixões SC, no Estádio Municipal de Guimarães, por 4-1. O Vitoria SC conseguia assim o seu primeiro triunfo em casa neste Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1975/76.

Mais uma vez, rezam as crónicas, o resultado poderia sem bem mais avolumado, não fosse a considerável quantidade de lances de golo desperdiçados pelos homens de Guimarães.

Apesar do bom resultado, os vimaranenses não realizaram uma boa exibição, muito longe disso, limitando-se a vencer, confortavelmente, é certo, pela manifesta diferença qualitativa entre as equipas.

Para o Vitoria SC apontaram os golos, o avançado Abel, em duas ocasiões, o centrocampista Abreu e Rui Lopes. Para a equipa leixonense marcou o defesa português Raul.
.

(Lance disputado pelo vimaranense Abreu, com o defesa do Leixões SC a tentar impedir o progresso do jogador vitoriano)
.
Com este resultado, o Vitoria SC subia ao 5º lugar da classificação geral, superando o FC Porto que havia sido derrotado em casa pelo Sporting CP, ficando somente a dois pontos dos líderes SL Benfica, Boavista FC e CF Belenenses.

O primeiro nulo da época aconteceu na jornada 8ª do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, aquando da visita ao Estádio Mário Duarte, em Aveiro, para defrontar o SC Beira Mar.

Para o resultado de 0-0 muito contribuiu o esquema montado pelo novo treinador aveirense, Fernando Vaz, que do ponto de vista defensivo aniquilou os pontos fortes da turma vitoriana, redundando naquela que terá sido a melhor exibição do SC Beira Mar até ao momento.

Por outro lado, também as inacreditáveis oportunidades perdidas pelo experiente avançado do Vitoria SC Abel acabaram por ser decisivas no desfecho da partida e para não ter havido alteração no marcador.

Voltando a jogar em casa, o Vitoria SC ganhou, novamente, com uma goleada, desta vez por 5-0, ao Atlético CP. Os vimaranenses deram mesmo um autêntico festival de futebol ofensivo, jogado com muita rapidez e acutilância e transformando em golos as oportunidades criadas.

Os cinco golos sem resposta dos vitorianos foram apontados pelos avançados Tito e Abel, pelos centrocampistas Pedroto e a “gazela” Almiro, e por ultimo, pelo defesa Ramalho.

Numa altura em que o Vitoria SC estava bem encaminhado para se fixar no topo da tabela classificativa no final do primeiro terço da prova, seguem-se dois resultados negativos, um deles inesperado, numa derrota no terreno do GD Estoril Praia, e outro, tido como normal, ao perder no Estádio da Luz frente ao SL Benfica.

A derrota do Vitoria SC, no Estoril, à 10ª jornada, por 2-1 teve, porém, outras condicionantes que justificaram, em parte, o resultado averbado. A equipa estorilista foi bafejada pela sorte durante todo o encontro, mas também beneficiou da ausência de Rui Rodrigues no centro da defesa vitoriana e de uma arbitragem infeliz do árbitro Marques dos Santos da A.F. de Setúbal.

O experiente defesa central e baluarte da defensiva vitoriana Rui Rodrigues lesionou-se durante a semana de preparação para o jogo contra o GD Estoril Praia, ao serviço da Selecção Nacional de Portugal.

A verdade é que o Vitoria SC ressentiu-se bastante com a ausência deste indispensável jogador, entrando em campo muito retraído e demasiadamente receoso de errar na defesa. Com isso, atacou pouco e acabou por cometer irremediáveis lapsos que redundaram nesta inesperada derrota.

Referencia para os autores dos golos desta partida entre o GD Estoril Praia e o Vitoria SC, disputada no Campo da Amoreira. Para os estorilistas marcaram Norberto e Clesio, enquanto que para a turma de Guimarães marcou o inevitável Tito.

Quanto ao jogo da 11ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1975/76, o Vitoria SC foi derrotado no Estádio da Luz, por 2-0, pelo SL Benfica, com golos de Nené e Rui Jordão.
.
(Jogo no Estádio da Luz entre o SL Benfica e o Vitoria SC. Neste lance é Chalana quem tenta ultrapassar o defensor vitoriano)
.
Os lances de golo surgiram, novamente, em erros defensivos inadmissíveis, numa defesa a jogar literalmente sobre brasas na ausência da voz de comando de Rui Rodrigues que continuava lesionado.

No recomeço da segunda parte há ainda um lance que poderia ter mudado a sorte do jogo. Numa altura em que o SL Benfica vencia por 1-0, o arbitro Mário Luís, da A.F. de Santarém, não assinalou uma grande penalidade a favor do Vitoria SC, a qual, sendo convertida, igualava o marcador.
.
(Com os pitons da chuteira bem à mostra, o defesa vitoriano José Carlos vai intervir, com virilidade, no lance em que Rui Jordão conduz o esférico, enquanto Artur acompanha de perto a jogada)
.
De todo o modo, o Vitoria SC não demonstrou ambição nenhuma e o resultado foi considerado justo. Mesmo a perder, o Vitoria SC nunca soltou as apertadas amarras defensivas que Fernando Caiado construiu para o jogo no Estádio da Luz.

Passadas duas jornadas sem conquistar qualquer ponto, o Vitoria SC caiu então para o 7º lugar da classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sendo ultrapassado pelo FC Porto e pelo surpreendente GD Estoril Praia.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter