Glórias do Passado: Teixeira da Silva

 

Teixeira da Silva



Teixeira da Silva é um dos avançados do Vitoria SC nas temporadas de 1948/49 e 1949/50. Proveniente do CF Belenenses, para onde rumou o jogador vitoriano Alcino, Teixeira da Silva é, juntamente com Custodio, as principais aquisições do Vitoria SC para a nova época de 1948/49.

Grandes esperanças eram depositadas neste jogador e nas suas qualidades, as quais, de certa forma, acabaram por ser confirmadas pelos bons desempenhos do atleta ao serviço do Vitoria SC mas, acima de tudo, pelos golos que apontou.

João Luís Teixeira da Silva, nasceu no dia 8 de Dezembro de 1922, ano da fundação oficial do Vitoria SC. A sua carreira ao mais alto nível começou ao serviço do CF Belenenses, quando integrou a equipa principal do clube da cruz de Cristo na temporada de 1944/45, com o treinador Augusto Silva.

.
(Equipa do CF Belenenses na época de 1946/47)
.

(Teixeira da Silva no desafio entre o CF Belenenses e o FC Porto na temporada de 1946/47)

(Teixeira da Silva, a representar o CF Belenenses, incomodando o guarda redes vimaranense Machado, numa partida entre o Vitoria SC e os azuis do Restelo disputada no Campo da Amorosa na cidade de Guimarães)
.
Permaneceu quatro temporadas consecutivas na equipa do CF Belenenses, clube pelo qual sagrou-se campeão nacional da 1ª Divisão na época de 1945/46. Desse período em que representou a formação do Restelo, alem de regularmente lutar pela conquista das principais competições nacionais, Teixeira da Silva venceu, com destaque, o Campeonato Distrital de Lisboa na mesma temporada de 1945/46.
.

(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1947/48)

(Na época de 1947/48, Teixeira da Silva a rematar, actuando pelo CF Belenenses num desafio frente ao FC Barreirense)
.
(Equipa do CF Belenenses na época de 1947/48)
.
Outro momento importante na carreira de Teixeira da Silva foi a presença na final da Taça de Portugal da época de 1947/48, onde a formação do CF Belenenses perdeu no jogo da final por 3-1 para o Sporting CP.

Porém, na última época no CF Belenenses, em 1947/48, já sob a orientação técnica de Alejandro Scopelli, o avançado Teixeira da Silva começou a perder a titularidade regressando mesmo à equipa de reservas.
.
(Equipa de reservas do CF Belenenses na temporada de 1947/48)
.
(Teixeira da Silva vai bater o guardião leonino Azevedo)
.

(Equipa do CF Belenenses na final da Taça de Portugal de 1947/48)
.
Disposto a atingir outros objectivos, Teixeira da Silva não se acomodou e, nessa sequência, aceitou o convite do treinador vimaranense Alfredo Valadas para reforçar o Vitoria SC.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1948/49, a equipa do Vitoria SC conquistou um brilhante 6º lugar, a melhor classificação de sempre até aquela altura. Para esse retumbante êxito muito contribuiu as actuações e os golos de Teixeira da Silva.
.
(Em acção pelo Vitoria SC contra o SL Benfica no Campo da Amorosa)
.
(Teixeira da Silva, disputando este lance aereo ao serviço do Vitoria SC, num jogo frente ao GD Estoril Praia a contar para a Taça de Portugal de 1948/49)
.
Jogando como avançado centro, Teixeira da Silva alinhou em 25 jogos da principal competição portuguesa, anotando na sua conta particular um pecúlio de 11 golos. Foi assim o segundo melhor marcador da equipa vitoriana, apenas suplantado pelo magnífico avançado Franklim que marcou 13 golos.

Recordemos, porém, o dia da estreia oficial de Teixeira da Silva com a camisola do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Foi num jogo disputado a 26 de Setembro de 1948, no Estádio Municipal de Elvas, a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, frente ao “O Elvas” CAD.
.

(No Campo da Ponte na cidade de Braga, o vitoriano Teixeira da Silva cai no pelado em disputa com o guardião Cesário do SC Braga)


(Teixeira da Silva finalizando para golo, de cabeça, num encontro frente ao GD Estoril Praia, na época de 1948/49)

Nessa ocasião o Vitoria SC foi derrotado por 3-2, com os golos a acontecer apenas no decorrer da segunda parte. Vieira e Patalino fizeram os dois primeiros golos da equipa elvense, enquanto Teixeira da Silva, aos 84 minutos, reduziu para 2-1, aproveitando um hesitação do defesa elvense Neves. Logo no minuto seguinte o Vitoria SC igualou por intermédio de Custodio, para apenas a 2 minutos do final, o avançado Patalino, fixar o resultado final a favor do “O Elvas” CAD em 3-2.
.
(Teixeira da Silva disputa nas alturas este lance num desafio entre o Vitoria SC e o Vitoria de Setubal na época de 1948/49)
.

(Jogo da época de 1948/49 entre o Vitoria SC e o SC Olhanense no Campo da Amorosa em Guimarães)
.
Neste jogo de estreia a jogar com a camisola do Vitoria SC e também a marcar, Teixeira da Silva ainda se apresentou muito fora de forma, visivelmente pesado para o ideal. De qualquer forma não deixou de evidenciar toda a sua capacidade técnica, que, de resto, veio a ser decisiva para a turma vimaranense.

Recordemos aqui a principal equipa do Vitoria SC nesta magnifica época de 1948/49, composta por Machado; Ferreira e Francisco Costa; Jorge, Curado e Joaquim Teixeira; Brioso, Miguel, Teixeira da Silva, Custodio e Franklim.

(No Campo da Ponte, SC Braga - Vitoria SC na época de 1949/50)
.

(Teixeira da Silva é o n.º 9 do Vitoria SC neste jogo frente ao SC Olhanense. Neste lance o guardião algarvio Abraão segura com firmeza o esférico perante a entrada do vitoriano)


A época de 1949/50 traz para Guimarães um novo treinador, um húngaro naturalizado português, Janos Biri, técnico com um curriculum vitae cheio de êxitos. Não foi, contudo, muito feliz na cidade berço, pois nesta temporada, bem como na que se seguiria, o Vitoria SC esteve na iminência de descer à 2ª Divisão Nacional.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria SC quedou-se pela 11ª posição, ficando atrás de si apenas o GD Estoril – Praia, o Elvas CAD e o Lusitano de VRSA. O Vitoria SC fez um péssimo campeonato apenas se salvando da descida de divisão na última jornada com uma vitória por 3-1 contra o GD Estoril – Praia.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1949/50)

(No Campo da Amorosa, frente ao CAD Elvas, Teixeira da Silva assiste de perto a este lance entre Franklim e o guardião elvense)


(Teixeira da Silva pelo Vitoria SC e João Brás pela Académica de Coimbra disputam este lance num desafio da época de 1949/50)
.
(Contra o Sporting CP, nesta imagem, Teixeira da Silva tenta importunar a acção do guardião sportinguista Azevedo)
.
Quanto ao desempenho de Teixeira da Silva foi bastante similar à época anterior. Jogou em 23 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e apontou 10 golos, tornando-se, mais uma vez, no segundo melhor marcador da equipa, novamente, atrás do Franklim, que marcou 12 tentos.

No final da época o Vitoria SC manifestou a intenção em continuar a contar com os serviços de Teixeira da Silva. Contudo, fruto de um inusitado regulamente do transferências que previa a possibilidade de os jogadores mudarem de clube desde que obtivessem um emprego ligado à função pública noutras cidades, este avançado acabou por transferir-se para o Lusitano de Évora, ingressando também como funcionário da Câmara Municipal de Évora.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1949/50)
.

(Novamente um encontro entre o GD Estoril Praia e o Vitoria SC)
.

(Aqui novamente frente ao CAD Elvas, no Campo da Amorosa, em Guimarães)
.

(Novamente num desafio frente à Académica de Coimbra)
.
(Na época de 1949/50, Teixeira da Silva, ao serviço do Vitoria SC, frente ao Atlético CP)
.
(Nas alturas neste jogo da temporada de 1949/50 entre o Vitoria SC e o SL Benfica, no Campo da Amorosa, na cidade de Guimarães)
.
(Na mesma temporada, agora frente à equipa sadina do Vitoria de Setubal)
.
Passou a jogar então pelo Lusitano de Évora, mas a sua carreira conta ainda com passagem pelo Clube Oriental de Lisboa, na 1ª Divisão Nacional, e ainda, talvez encerrando a carreira, no FC Serpa, na temporada de 1956/57, onde se sagrou campeão nacional da 3ª Divisão.
.
(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na decada de 50)
.
(Teixeira da Silva no Clube Oriental de Lisboa na decada de 50)
.
(Plantel do FC Serpa na temporada de 1956/57)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Este comentário foi removido pelo autor.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter