Glórias do Passado: Afonso Martins

 

Afonso Martins


Terá sido um dos primeiros jogadores portugueses a fazer um percurso inverso àquele que, normalmente, fazem os jovens futebolistas nacionais. Afonso Martins fez a formação e destacou-se como futebolista, muito jovem, jogando no exterior e, só posteriormente, veio jogar para Portugal.

No primeiro escalão do futebol português representou o Sporting CP, o Moreirense FC e o Vitoria SC, e nos escalões secundários teve uma curta passagem, em final de carreira, FC Lixa, além de ter actuando pela equipa “B” sportinguista na 2ª Divisão “B”.

Afonso Paulo Martins de Agra, nasceu na cidade da Povoa de Varzim, no dia 11 de Abril de 1973. Ainda criança emigrou com a família para França e nesse país começou a jogar futebol.
.
Começou a ganhar destaque na equipa do AS Nancy, clube onde se estreou na 1ª Divisão francesa na temporada de 1991/92, com apenas 18 anos de idade, num desafio disputado no dia 17 Agosto de 1991, frente ao Rennes FC. Nesta época, no primeiro escalão do futebol francês, realizou somente 2 jogos, sem ter apontado qualquer golo.
.

(Afonso Martins no AS Nancy)
.
Esta equipa gaulesa acabou por ser relegada à 2ª Divisão francesa precisamente nesta temporada, contudo, mesmo jogando no segundo escalão do futebol francês, Afonso Martins conseguiu evidenciar-se e despertar o interesse dos clubes portugueses.

Todavia, antes de ingressar no Sporting CP no início da época de 1995/96, Afonso Martins jogou mais 3 temporadas na equipa principal do AS Nancy, sempre na 2ª Divisão francesa.
.
(Plantel do AS Nancy na época de 1992/93)
.
Em 1992/93 jogou somente duas partidas da competição nacional, mas a partir da época de 1993/94 passou a jogar com maior regularidade, afirmando-se mesmo como titular na formação do AS Nancy. Na temporada de 1993/94 actuou em 30 partidas do Campeonato Nacional da 2ª Divisão e na época de 1994/95 realizou 21 jogos, tendo marcado 2 golos.
.
Nesta ultima temporada ao serviço do AS Nancy destaca-se ainda o facto do treinador de Afonso Martins ter sido o romeno Laszlo Boloni, técnico que época depois viria a ser seu treinador também no Sporting CP.
.
(Plantel do AS Nancy na temporada de 1994/95)
.
Um facto importante e que acabou por ditar o interesse de vários clubes portugueses na sua contratação foi a chamada aos trabalhos da Selecção Nacional de Esperanças. Na verdade, Nelo Vingada, o seleccionador português daquele escalão, estava bem atento às exibições do jovem luso-descendente Afonso Martins.

Tornou-se, então, um dos mais promissores jogadores portugueses, até porque, fixou-se como peça importante na equipa de esperanças nacionais e, posteriormente, na Selecção Olímpica de Portugal.

Carlos Queirós, o treinador do Sporting CP no início da temporada de 1995/96, apercebendo-se das qualidades do jovem Afonso Martins e da grande margem de progressão, aconselhou vivamente a sua contratação.

É assim que Afonso Martins é um dos principais reforços da equipa sportinguista para a nova época de 1995/96. Apesar da época conturbada que se vive em Alvalade, com constantes mudanças na equipa técnica, Afonso Martins acaba por realizar uma temporada bastante boa, fixando-se, regularmente, como titular na equipa do Sporting CP.

(Plantel do Sporting CP na época de 1995/96)

(Afonso Martins no Sporting CP na temporada de 1995/96)

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a equipa leonina não vai alem da 3ª posição na tabela classificativa da competição. Afonso Martins realiza 21 jogos na prova, marcando 2 golos.

A sua estreia oficial com a camisola do Sporting CP dá-se no dia 27 de Agosto de 1995, no encontro da 2ª jornada da principal competição nacional, na partida que opunha a equipa de Alvalade ao Boavista FC e que terminaria empatada a 0-0.

(Frente ao SL Benfica na época 1995/96)
.
O primeiro golo marcado ao serviço do Sporting CP, na 1ª Divisão Nacional, foi apontado apenas à 22ª jornada, no dia 10 de Fevereiro de 1996, num encontro que a equipa sportinguista venceu o SC Farense por 5-0. Afonso Martins marcou aquele que seria o 2-0, logo aos 8 minutos, batendo Rufai, o guardião do clube algarvio.

Se no Campeonato Nacional da 1ª Divisão a prestação da equipa leonina não foi nada famosa, também na Taça de Portugal, apesar de jogar a final da competição, a equipa do Sporting CP acabou por ser derrotada pelo grande rival SL Benfica, por 1-3, num encontro onde Afonso Martins foi titular.
.
(No Sporting CP na temporada de 1995/96)
.
Contudo, a chegada do Sporting CP à grande decisão frente ao SL Benfica, no Estádio Jamor, ficou a dever-se, em grande medida, à prestação individual de Afonso Martins, o autor dos dois golos com que a equipa leonina eliminou o FC Porto nas meias finais da competição, vencendo por 2-0.

Na época de 1995/96 o único êxito do Sporting CP seria mesmo a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, vencendo esta competição ao derrotar o FC Porto, no jogo desempate disputado no Parque dos Príncipes, em Paris, por 3-0. Afonso Martins foi titular e realizou uma excelente exibição neste encontro que decidiu a atribuição daquele conceituado troféu.
.

(Afonso Martins com a Supertaça Cândido de Oliveira)

(Jogo da final da Taça Portugal na época de 1996/96, com Afonso Martins, Sá Pinto e Bruno Caires)

O momento alto desta temporada de 1995/96 para o jovem Afonso Martins foi mesmo a presença, em representação da Selecção de Portugal, nos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos da América.

Até então, o jovem Afonso Martins fez parte da equipa de esperanças que jogava a qualificação para o europeu da categoria e, simultaneamente, o apuramento para os Jogos Olímpicos, a final, o grande objectivo.

(Equipa de Esperanças de Portugal na época de 1995/96)

Ao longo da sua carreira de futebolista nunca foi internacional “A” por Portugal, mas nas selecções de esperanças e olímpica, Afonso Martins somou varias internacionalizações bem como a autoria de alguns golos.

Vestiu pela primeira vez a camisola das quinas num encontro entre as equipas de esperanças de Portugal, liderado por Nelo Vingada, e da Republica da Irlanda, disputado em Dublin, no dia 25 de Abril de 1995. Esse jogo, a contar para a fase de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria, terminaria empatado a 1-1.

(Afonso Martins com a camisola de Portugal)

Desde então, Afonso Martins era peça praticamente imprescindível na manobra do seleccionado luso, destacando-se também pelos golos apontados, sobretudo, aquele que deu o apuramento de Portugal para a 2ª fase da prova, apontado numa vitoria frente à Áustria por 1-0.

Este jogo, disputado no mês de Outubro de 1995, foi marcado pelo intenso nevoeiro que diminuía bastante a visibilidade. No meio daquele breu, Afonso Martins, surpreendendo o guardião austríaco, aponta um magnífico golo, com um remate desferido desde a linha do meio campo.

Mas, efectivamente, o momento mais alto do futebolista Afonso Martins em representação de Portugal, foi mesmo a presença e a obtenção do 4º lugar nos Jogos Olímpicos de 1996.

(Selecção Olimpica de Portugal em 1996)

Nelo Vingada atribui a Afonso Martins as funções de organizador do ataque português. O jovem luso assume muito bem as funções de n.º 10 e carrega a Selecção de Portugal a uma brilhante participação na competição.

Afonso Martins joga em todas as partidas da prova, à excepção do último jogo da fase de grupos. No primeiro jogo frente à Tunísia é mesmo o elemento em destaque na equipa portuguesa, apontando os dois golos com que Portugal vence a selecção tunisina.

(Selecção Olimpica de Portugal em 1996 nos E. U. A.)

Entretanto, arranca a nova época de 1996/97. Ao Sporting CP chega um novo treinador, o belga Robert Waseige. Todavia, o grande objectivo do Sporting CP é o saneamento financeiro, deixando de lado a vertente desportiva e o reforço da equipa de futebol.

Mesmo assim a equipa leonina obtém um 2º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e assegura uma presença na Liga dos Campeões, classificação que muito fica a dever ao momento ascensional que o Sporting CP passa após a saída do técnico belga e a passagem de Octávio Machado para o cargo de treinador principal. Afonso Martins joga 23 encontros do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1996/97, marcando 3 golos ao longo desta competição.

(Plantel do Sporting CP na época de 1996/97)
.
(Afonso Martins em 1996/97 no Sporting CP)
.
(Em acção pelo Sporting CP na época de 1996/97)
.
(Em 1996/96 no Sporting CP)
.
(Tentando ultrapassar um adversário em 1996/97)
.
Apesar de tudo a verdade é que Afonso Martins não convence definitivamente os adeptos e responsáveis sportinguistas. A concorrência é forte, é certo, contudo, as oportunidades sucedem-se mas o jogador não agarra a titularidade. Esta situação agrava-se na época seguinte de 1997/98 e de forma definitiva ficará arredado da titularidade da equipa principal nas temporadas seguintes.

No início da época de 1997/98, com a contratação milionária do brasileiro Carlos Miguel, esperava-se poucas oportunidades para Afonso Martins. Chega a aventar-se a saída do jogador para reforçar os quadros do Vitoria SC, envolvido no negócio da transferência de Quim Berto para Alvalade, mas o treinador leonino Octávio Machado não abre mão do atleta.
.
(Plantel do Sporting CP na época de 1997/98)
. (Afonso Martins no Sporting CP na temporada de 1997/98)
.
(Afonso Martins no Sporting CP)
.
Afonso Martins acaba por permanecer no plantel do Sporting CP, numa temporada verdadeiramente horrível para os leões de Alvalade que terminam no 4º lugar do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, atrás do Vitoria SC, e numa época viram passar pelo comando técnico da equipa 4 treinadores diferentes.

O mau desempenho do Sporting CP ao longo da temporada de 1997/98 legitimou uma verdadeira renovação do plantel leonino, registando-se a saída e entrada de vários jogadores. Com a chegada do novo técnico, Mirko Jozic, um dos jogadores a integrar a lista de dispensas do Sporting CP é precisamente Afonso Martins.
.
(Afonso Martins e o seu autografo no Sporting CP)
.
Contudo, o jogador torna-se intransigente nas negociações para uma rescisão contratual ou uma cedência temporária a outro clube, não aceitando sair sem ser devidamente compensado por isso.

Abrigado por um longo contrato com o Sporting CP e auferindo, alegadamente, um elevado salário, poucos são os clubes que tem capacidade para contratar Afonso Martins.

Dispensado da equipa principal, Afonso Martins permanece vinculado ao Sporting CP, mas a treinar à parte do grupo. Durante uma temporada inteira, a época de 1998/99, Afonso Martins limita-se a treinar sem competir oficialmente.

Na época seguinte a situação matem-se inalterada, com Afonso Martins votado a um ostracismo atroz, mesmo com a entrada de um novo treinador para o Sporting CP em 1999/00, o técnico italiano Giuseppe Materazzi. Nesta altura, vive-se um verdadeiro braço de ferro entre a Direcção do Sporting CP e o jogador.

Só com a chegada de Augusto Inácio no decurso da época de 1999/00, substituindo o técnico italiano, é que Afonso Martins volta a ter uma oportunidade na equipa principal do Sporting CP.
.

(Afonso Martins no Sporting CP)
.
Inácio chama o jogador para o plantel principal e dá-lhe uma oportunidade para jogar, fazendo-o regressar à equipa num jogo da Taça de Portugal frente ao GD Peniche, mais de um ano e meio depois de ser afastado.

Esta nova oportunidade em Alvalade deu-lhe o primeiro título de campeão nacional pelo Sporting CP. Dezanove anos depois, pela mão de Augusto Inácio, o Sporting CP voltava a conquistar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o médio Afonso Martins a actuar em 2 partidas da competição.

É, porém, curta esta passagem pela equipa principal. Logo na época seguinte de 2000/01 Afonso Martins vai para a equipa “B” do Sporting CP, na temporada de arranque da segunda equipa leonina.

É nessa formação de retaguarda à equipa principal que Afonso Martins permanece durante mais duas épocas no Sporting CP. Desde a temporada de 1999/00 que Afonso Martins não realiza mais qualquer jogo pela equipa leonina na principal competição portuguesa.

Naturalmente, com muita experiência, Afonso Martins torna-se no jogador mais importante na equipa “B” do Sporting CP. Na época de 2001/02, enquanto a equipa principal do Sporting CP voltava a sagrar-se campeã nacional, pela mão do romeno Laszlo Boloni, antigo treinador de Afonso Martins no AS Nancy, este jogador deslumbrava, com excelentes exibições e muitos golos, no Campeonato Nacional da 2ª Divisão “B”.

No final de sete anos de ligação ao Sporting CP, Afonso Martins rumou à Moreirense FC, treinador por Manuel Machado, no início da época de 2002/03, reforçando assim a modesta equipa minhota que subia à 1ª Divisão Nacional. Afonso Martins é mesmo considerado como a principal e mais mediática aquisição da equipa de Moreira de Cónegos.
.

(Equipa do Moreirense FC na época de 2002/03)
.
(Afonso Martins no Moreirense FC na temporada de 2002/03)
.
Afonso Martins, perante tais exigências e responsabilidades não vacila nem um pouco. Assume o comando da equipa minhota e realiza uma sensacional temporada, realizando 26 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, marcando 7 golos e ajudando assim o Moreirense FC a garantir a manutenção.

Perto dos 30 anos de idade, Afonso Martins estava de regresso ao futebol do mais alto nível, demonstrando, ao serviço do Moreirense FC, que todas as suas qualidades continuavam intactas.
.
(Afonso Martins ao serviço do Moreirense FC na época de 2002/03)
.
Os desempenhos de Afonso Martins despertaram a cobiça de clubes com outras ambições. No final da época de 2002/03 chega o convite para ingressar no Vitoria SC, clube liderado tecnicamente por Augusto Inácio, o treinador que o havia ressuscitado em Alvalade.

Afonso Martins era o primeiro reforço do Vitoria SC para a época de 2003/04 e a sua contratação visava, sobretudo, suprir a saída do centrocampista Pedro Mendes para o FC Porto.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 2003/04)
.

(Afonso Martins no Vitoria SC)
.
(Afonso Martins em acção pelo Vitoria SC contra o CF Belenenses)
.
As características de Afonso Martins definiam-no como um centrocampista de pendor ofensivo. Esquerdino de raiz, era um jogador muito tecnicista, com uma extraordinária visão de jogo e uma qualidade de passe invejável.
.
Actuava, preferencialmente, como organizador de jogo a médio ofensivo. Por vezes, tendo em conta a sua polivalência e necessidades da equipa, também jogava junto a banda esquerda, como defensor ou médio, não obstante, em tais posições, o seu futebol não atingisse o mesmo quilate.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2003/04) .
(Afonso Martins no Vitoria SC)
.

(Caricatura de Afonso Martins no Vitoria SC)
.
Tacticamente era um jogador muito disciplinado e muito perigoso nas zonas de remate. Alias, rematava com uma facilidade impressionante de qualquer lugar e aquele pé esquerdo era bastante habilidoso na finalização. A Afonso Martins competia-lhe também, sempre com conta, peso e medida, conversão dos lances de bola parada.

Outra especial característica de Afonso Martins era a forma como conseguia conservar a bola em seu poder - essencial para a posse de bola da equipa - mas também como tabelava e desmarcava os colegas em lances de pé para pé.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2003/04)
.
(Afonso Martins)
.
O ponto negativo de Afonso Martins era claramente a capacidade física. De baixa estatura e bastante leve, Afonso Martins perdia no despique homem a homem e quando marcando de muito perto, o seu futebol, não tinha fulgor.

No Vitoria SC ficou longe da preponderância que teve no Moreirense FC. Actua apenas em 12 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sem ter apontado qualquer golo pelos vimaranenses.

Registemos aquele que foi o jogo de estreia de Afonso Martins, oficialmente, com a camisola do Vitoria SC. Verificou-se no dia 18 de Agosto de 2003, na partida da 1ª jornada do Campeonato Nacional de 2003/03, disputada no renovado Estádio D. Afonso Henriques, frente à UD Leiria.

O Vitoria SC venceu aquele desafio por 1-0, com um golo de Fangueiro, apontado aos 61 minutos. Quanto a Afonso Martins foi titular na equipa vitoriana, tendo sido substituído aos 55 minutos, precisamente, pelo autor do golo.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2003/04)
.
Não fez esquecer, de forma alguma, a ausência de Pedro Mendes, e o seu rendimento, como de quase toda a equipa, ficou muito aquém das expectativas criadas, depois da sensacional época que o Vitoria SC realizou na temporada de 2002/03, jogando em Felgueiras.

Os vimaranenses efectuaram uma prestação bastante medíocre ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 2002/03, garantindo a manutenção, apenas, na última e decisiva jornada da prova.
.
(Afonso Martins no Vitoria SC na época de 2003/04)
.
No final da temporada de 2002/03 o Vitoria SC viveu dias de profundas mudanças. Chega um novo Presidente à Direcção do clube e também um novo treinador. Afonso Martins é dos poucos jogadores com contrato com o Vitoria SC, mas acaba por ser dispensado pelo clube.

Manuel Machado, o novo treinador do Vitoria SC e antigo técnico de Afonso Martins no Moreirense FC, não contava com o jogador e decidiu colocá-lo na lista de dispensas. A sua saída não foi, contudo, nada pacífica, acabando com o jogador a reclamar judicialmente o pagamento de determinadas quantias em débito.

O certo é que Afonso Martins deixou o Vitoria SC, rumando, novamente, ao Moreirense FC, clube que se mantinha no primeiro escalão do futebol português e agora era treinado por Vítor Oliveira.
.
Volta a realizar uma boa temporada ao serviço do Moreirense FC, mas sem atingir a notoriedade da primeira passagem pela formação de Moreira de Cónegos. Jogou 24 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 2004/05, apontando somente 2 golos.
.
(Plantel do Moreirense FC na época de 2004/05)
.
(Afonso Martins no Moreirense FC na temporada de 2004/05)
.
(Afonso Martins no Moreirense FC)
.
(Afonso Martins)
.
No final da época de 2004/05 coloca um ponto final da carreira de futebolista, mas não de forma definitiva. Em 2006/07 regressa ao activo para actuar novamente no Campeonato Nacional da 2ª Divisão “B”, desta feita, ao serviço do FC Lixa, na Série “A”, onde a equipa duriense se classificou no 8º lugar.

O médio Afonso Martins ainda realizou 16 jogos ao serviço do FC Lixa, nesta que seria definitivamente a ultima época da sua carreira, tendo marcado 2 golos durante a temporada de 2006/07 na Série “A” do Campeonato Nacional da 2ª Divisão “B”.


Autor: Alberto de Castro Abreu

o seu trabalho é notável e venho consultá-lo muitas vezes peca pela tamanho das fotos que nao dao um bom relevo dos jogadores ou das coisas que focam. É talvez o unico senao..
Mil parabéns pelo seu belo trabalho
 
TRES BELLE CARRIERE D'AFONSO,je jouais avec lui quand nous avions 10 ans avec l'équipe de remiremont, c'était déja le meilleur. je suis très fier de sa carrière et très fier d'avoir joué avec lui. bravo afonso. je te salue, je suis gerome, si tu te souviens j'avais marqué un but gràce a toi, tu avais tiré et le ballon avait tapé dans mes fesses et il y avait eu but. c'était un but cucul. salut et encore bravo pour ta jolie carrière
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter