Glórias do Passado: Toni

 

Toni



Actualmente treinador de futebol, António Conceição foi, enquanto futebolista, simplesmente conhecido por Toni. Como jogador passou pelo SC Braga, clube onde se formou e nasceu para o futebol, mas também pelas formações do GD Riopele, FC Vizela, a equipa onde despontou para a 1ª Divisão Nacional, e ainda pelo FC Porto, o clube onde, abrupta e inesperadamente, acabou por encerrar a carreira.

António da Conceição Silva Oliveira nasceu em Maximinos, Braga, no dia 6 de Dezembro de 2008. Foi na cidade dos arcebispos que começou a pratica do futebol junto das camadas jovens do SC Braga, clube onde foi inscrito oficialmente pela primeira vez na temporada de 1975/76, no escalão de iniciados.

Concluído o percurso nos escalões de formação foi integrado na equipa principal do SC Braga na época de 1980/81. Pouco utilizado por Mário Lino, o treinador bracarense que o lançou na 1ª Divisão Nacional, Toni apenas fez 2 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1980/81, na condição de suplente utilizado.
.

(Plantel do SC Braga na época de 1980/81)
.
Ainda inexperiente e tapado na equipa principal do SC Braga pelo consagrado defesa lateral direito Artur, o jovem Toni acabou cedido pelos arsenalistas ao GD Riopele na temporada de 1981/82.

Jogou na 3ª Divisão Nacional na época de 1981/82 e ao serviço da equipa fabril do GD Riopele classificou-se em 2º lugar na disputadíssima Série A, subindo à 2ª Divisão Nacional. O vencedor da Série A da 3ª Divisão Nacional foi a formação do FC Vizela que imediatamente tentou o empréstimo do jovem defesa Toni.

A equipa do SC Braga admitiu nova cedência do jogador, desta feita, ao FC Vizela durante a temporada de 1982/83. A verdade é que enquanto Toni tinha o seu lugar tapado no SC Braga foi rodando com bastante brilhantismo ao serviço do FC Vizela.
.

(Toni no FC Vizela na época de 1982/83)
.
Na época de 1982/83 o FC Vizela ficou muito perto de ascender à 1ª Divisão Nacional. Depois de um sensacional 2º lugar na Zona Norte da 2ª Divisão, a equipa vizelense qualificou-se para a Liguilha, mas aí, quedando-se pelo 2º lugar, não garantiu direito a subir ao primeiro escalão do futebol português.

Mas logo na temporada seguinte de 1983/84 foi possível concretizar o sonho da equipa do FC Vizela e, finalmente, subir pela primeira e única vez à 1ª Divisão Nacional do futebol português.

O FC Vizela, com o lateral Toni em grande destaque, venceu a Zona Norte da 2ª Divisão de 1983/84, depois de uma luta intensa com o GD Chaves, 2º classificado na série.

Previu-se o regresso de Toni ao SC Braga, porém, no clube arsenalista permanecia o lateral Artur e as oportunidades para o jovem jogador seria certamente escassas. Não haveria melhor oportunidade do que permanecer em Vizela, a jogar na 1ª Divisão Nacional, para Toni definitivamente afirmar-se no futebol nacional.
.
A modesta equipa vizelense, treinada pelo jovem treinador José Romão, viveu dias difíceis ao longo da temporada de 1984/85 e, naturalmente, não conseguiu a manutenção na 1ª Divisão Nacional, terminando a prova classificada no 16º e ultima posto da tabela geral.
.
(Plantel do FC Vizela na temporada de 1984/85)
.
(Toni no FC Vizela na época de 1984/85)
.
Quanto a Toni foi, durante toda a época, um titular indiscutível no FC Vizela na 1ª Divisão Nacional. Jogou 27 jogos da principal competição portuguesa, sem ter apontado qualquer golo, facto que, aliás, foi a regra durante a sua carreira já que nunca apontou qualquer golo.

Obviamente que o defesa lateral Toni defrontou varias vezes o Vitoria SC ao longo da sua carreira de futebolista e agora também na qualidade de treinador. Desde dos célebres e disputadíssimos jogos nos escalões mais jovens entre os rivais minhotos até ao jogos oficias, já como sénior, longa será, certamente, a lista de confrontos de Toni com o Vitoria SC.
.
(Plantel do FC Vizela na época de 1984/85)
.
(No FC Vizela na temporada de 1984/85)
.
Há porem um que podemos recordar como sendo o primeiro em que Toni defrontou o Vitoria SC na 1ª Divisão Nacional. Aconteceu com o defesa Toni a envergar a camisola do FC Vizela durante a época de 1984/85.

Corria a 3ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e o FC Vizela jogou na condição de visitado frente ao Vitoria SC. Toni como titular, ocupando o lado direito, numa defesa composta pelo guardião Sérgio, o lateral esquerdo José Carlos e os centrais M. Correia e Russo, defrontou os vimaranenses e coube-lhe marcar, naquele jogo, o brasileiro do Vitoria SC Da Silva.
.
(Equipa da FC Vizela na temporada de 1984/85)
.

(Toni no FC Vizela na época de 1984/85)

O jogo em si, rezam as crónicas, foi bastante mal jogado por ambas as equipas, com o Vitoria SC a vencer devido à natural superioridade em relação ao adversário. O FC Vizela até entrou melhor no jogo, marcando logo aos 5 minutos por intermédio de Fernando Jorge.

A equipa do Vitoria SC, contudo, conseguiu dar a volta ao marcador, mas apenas no decurso do 2º tempo e revelando sempre imensas dificuldades. Igualou ao 51 minutos através da conversão de uma grande penalidade por Gregório Freixo e chegou ao golo da vitória já no minuto 78, por intermédio de Laureta.

(Equipa do FC Vizela na época de 1984/85)
.
(Toni no FC Vizela na época de 1984/85)
.
No final da época de 1984/85, depois de quatro anos a rodar, o SC Braga decidiu fazer regressar o defesa Toni ao clube. Ao longo da época de 1985/86, o lateral Toni, já com 24 anos de idade, conseguiu destronar o conceituado Artur da função de lateral direito da equipa arsenalista.

Com Henrique Calisto e posteriormente Fernando Passos no cargo de treinador do SC Braga, Toni assumiu a condição de titular, realizando ao longo da temporada de 1985/86 um total de 22 jogos na 1ª Divisão Nacional, numa equipa bracarense que se classificou num tranquilo 9º lugar.
.

(Plantel do SC Braga na temporada de 1985/86)

Na mesma linha permaneceu ao longo da época de 1986/87. Titular praticamente indiscutível na defesa do SC Braga, realizou 27 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

A equipa bracarense voltou a fazer uma temporada bastante medíocre, bem abaixo do objectivo do clube, não passando do 11º lugar no final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1986/87.

(Plantel do SC Braga na época de 1986/87)
.

(Toni no SC Braga na época de 1986/87)


(Equipa do SC Braga na temporada de 1986/87)
.
Seguiu-se aquela que terá sido, certamente, a melhor época de Toni a nível individual. As suas exibições foram sempre bastante elogiadas ao longo da temporada de 1987/88. Apesar do insucesso colectivo do SC Braga, o lateral Toni foi sempre um dos melhores jogadores da equipa e da competição, pelo menos, no que aquela posição diz respeito.

O seu nome começou mesmo a ser cogitado para a Selecção Nacional de Portugal que vivia os tempos conturbados que se seguiram ao Campeonato do Mundo de Futebol do México em 1986.

Alem das grandes exibições ao serviço do SC Braga, Toni foi, naturalmente, titularíssimo ao longo da época de 1987/88. Realizou 36 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde a equipa arsenalista repetiu a 11ª posição na tabela classificativa.
.
(Plantel do SC Braga na temporada de 1987/88)
.

(Em 1987/88 no SC Braga)
.
(Caricatura de Toni no SC Braga)
.
(No SC Braga na temporada de 1987/88)
.
Seguiu-se a temporada de 1988/89 e Toni entrava no último ano de contrato com o SC Braga. Assediado por vários clubes, o SC Braga tentou, varias vezes, renovar contrato com o defesa Toni, contudo, as negociações nunca chegaram a bom porto e o jogador acabou mesmo por ser votado ao ostracismo.

Apenas jogou 16 encontros do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1988/89, sobretudo, durante a fase inicial da temporada, deixando a titularidade na equipa do SC Braga a Chico Silva. A equipa arsenalista melhorou bastante de produção nesta temporada, muito por influência do técnico Vítor Manuel, terminando a principal competição nacional na 6ª posição.
.
(Plantel do SC Braga na temporada de 1988/89)
.
(Toni no SC Braga na época de 1988/89)
.
(Toni no SC Braga na época de 1987/88)
.
Foi nesta temporada de 1988/89, concretamente, no dia 12 de Novembro de 1988, que Toni concretizou o sonho de jogar pela Selecção Nacional. Fez a sua primeira e única internacionalização “A” num particular disputado por Portugal contra a Suécia, no Estádio Ullevi em Gotemburgo, que terminou empatado a 0-0.

Nesse desafio, o seleccionador nacional Juca entregou o lugar de lateral direito a Toni, compondo o resto do sector defensivo com o jovem lateral esquerdo Fernando Mendes e os defesas centrais Morato e Oliveira.
.
(Equipa do SC Braga na temporada de 1988/89)
.
(Em 1988/89 no SC Braga)
. (Toni no SC Braga na temporada de 1988/89)
.
Contratualmente livre, Toni foi ingressou no FC Porto na época de 1989/90, treinado por Artur Jorge. É verdade que a concorrência do histórico capitão portista João Pinto lhe fecharam muito as portas da equipa titular do FC Porto, todavia, uma grave lesão acabaria por o afastar completamente da actividade.

Ainda se sagrou campeão nacional em 1989/90 pelo FC Porto, pois actuou em um jogo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Esse seria, lamentavelmente, o ultimo jogo da sua carreira de futebolista no primeiro escalão do futebol português.
.
(Plantel do FC Porto na temporada de 1989/90)
.
Ainda integrou o plantel do FC Porto para a época de 1990/91, mas desta feita não jogou qualquer partida oficial. A lesão que o vitimou acabou por interromper irremediavelmente a sua carreira de futebolista.

Assumiu, posteriormente, a função de treinador de futebol. Inicialmente como treinador nas camadas jovens da Associação de Futebol de Braga e, mais tarde, integrando as equipas técnicas do SC Braga.
.
Começou em 1994/95 até ao final da época de 1996/97 por ser um dos adjuntos de Manuel Cajuda. Em 1997/98 foi também treinador adjunto do técnico espanhol Fernando Castro Santos e na temporada de 1998/99 do português Vítor Oliveira.
.
(Plantel do SC Braga na época de 1994/95)
.
(Plantel do SC Braga na época de 1995/96)
.
(Plantel do SC Braga na temporada de 1996/97)
.
(Plantel do SC Braga na época de 1997/98)
.
(Plantel do SC Braga na temporada de 1998/99)
.
(Plantel do SC Braga na época de 1999/00)
.
No início da época de 1999/00 assume o projecto de condução, como treinador principal, da equipa “B” do SC Braga. Nesse cargo permanece 3 temporadas, sempre com resultados bem satisfatórios na classificação do Campeonato Nacional da 2ª Divisão “B”, mas também projectando alguns jovens jogadores que viriam a consagrar-se na equipa principal.

Trabalhou pela última vez na condição de treinador adjunto na época de 2002/03, novamente coadjuvando o espanhol Fernando Castro Santos. A partir da temporada de 2003/04 efectivou-se, definitivamente, na carreira de treinador principal.
.
Assume o comando da equipa da Naval 1º de Maio na sua primeira experiência na 2ª Liga Nacional. Depois do excelente trabalho realizado na equipa “B” do SC Braga, esta não deixava, contudo, de ser uma aposta bastante arrojada da formação figueirense.
.
(Treinador da Naval 1º de Maio em 2003/04)
.
(Ao lado do Presidente Aprigio Santos na Naval 1º de Maio em 2003/04)
.
A verdade é que não terminou a época à frente dos destinos da Naval 1º de Maio, mas logo na época seguinte é convidado pelo CF Estrela da Amadora, a militar também na 2ª Liga Nacional, onde irá alcançar o seu primeiro grande feito como treinador, atingindo o 3º lugar na classificação ascendendo assim à 1ª Liga Nacional.

Faz a estreia como treinador da 1ª Liga Nacional comandando os destinos do CF Estrela da Amadora na época de 2005/06. Não resiste aos maus resultados e é demitido do comando da equipa tricolor.
.
(António Conceição treinador do CF Estrela da Amadora)
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 2005/06)
. (António Conceição treinador do CF Estrela da Amadora na temporada de 2005/06)
.
(António Conceição no CF Estrela da Amadora)
.
Com a temporada de 2006/07 em andamento, assume novamente a orientação técnica de uma equipa da 1ª Liga Nacional, desta vez, treinando o Vitoria de Setúbal. Mais uma vez os resultados não aparecem e ainda no decurso da época é demitido e substituído por Carlos Cardoso na função de treinador da equipa setubalense.
.
(António Conceição no Vitoria de Setubal)
.
Na época de 2007/08 volta aos sucessos, assumindo os destinos da equipa do CD Trofense que consegue, pela primeira vez na sua história, subir ao principal escalão do futebol português. A este feito inédito ainda adiciona o título de campeão nacional da 2ª Liga.
.
(Plantel do CD Trofense na temporada de 2007/08)
.
(António Conceição treinador do CD Trofense na época de 2007/08)
.
(Festejos da subida de Divisão na época de 2007/08)
.
Em 2008/09, o técnico António Conceição, mantém-se à frente da equipa principal do CD Trofense, agora na 1ª Liga Nacional. Não resiste durante muito tempo e poucas jornadas depois de começar a prova é demitido por causa dos maus resultados.
.

(Treinador do CD Trofense na época de 2008/09)

Actualmente, António Conceição, com 47 anos de idade, é um treinador que esta no mercado aguardando alguma oportunidade para voltar ao activo. Entretanto, também esta envolvido nos mundos dos negócios, pois também é sócio numa empresa de equipamentos desportivos.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Este rapaz teve má sorte em alguns aspectos e sorte noutros, ms sempre será o nosso Toni...grande abraço do Carlitos...
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter