Glórias do Passado: Temporada de 1975/76 - 1ª Parte

 

Temporada de 1975/76 - 1ª Parte


Depois da enorme frustração vivida no final da época de 1974/75, o Vitoria SC lançou-se na nova temporada de 1975/76 com consideráveis alterações na equipa principal. Desde logo, houve mudança no comando da equipa técnica do Vitoria SC, com a saída de Mário Wilson, que foi treinar o SL Benfica, e o regresso de Fernando Caiado a Guimarães.

Relativamente ao lote de jogadores que compunham o plantel principal, o grande destaque vai para as saídas de Jeremias, Romeu e Custodio Pinto. O avançado brasileiro Jeremias, depois da sensacional temporada realizada ao serviço do Vitoria SC, foi transferido para o Espanhol de Barcelona contra uma excelente compensação financeira para os cofres vimaranenses.

Romeu, aproveitando a liberdade contratual, transferiu-se para o SL Benfica, enquanto o veterano Custodio Pinto, em final de carreira, foi representar o FC Paços de Ferreira. Em relação à época transacta, saíram ainda do Vitoria SC do defesa brasileiro Brito, também para o FC Paços de Ferreira, os médios Germano para a AD Fafe, Cartucho para o FC Famalicão e Ernesto para o SC Salgueiros. Nas saídas referencia ainda para o brasileiro Jorge Gonçalves que também deixou o Vitoria SC no final da temporada de 1974/75.

No plano das contratações, o Vitoria SC optou pela aquisição de jogadores jovens com margem de progressão, em detrimento de reforços conceituados. Do FC Porto vieram Abel e Ferreira da Costa, embora este ultimo estivesse emprestado ao SC Espinho. Do SL Benfica vieram Rui Lopes, que havia estado cedido ao SC Olhanense, e o jovem avançado angolano José Pedro, emprestado ao Vitoria SC durante a temporada de 1975/76.

O Vitoria SC contratou ainda o defesa central brasileiro Celton ao Gil Vicente FC, fez regressar o médio José Romão, jogador que esteve emprestado ao FC Vizela, e subir à equipa principal os jovem guarda-redes Barreira.
.
O Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1975/76 começou com um Vitoria SC – CF Belenenses logo na 1ª jornada. Jogando em casa o Vitoria SC deliciou os seus adeptos com uma excelente exibição que infelizmente não se traduziu num bom resultado.

Perante um adversário de qualidade, que partia com enormes expectativas para a nova época e que recentemente havia vencido uma série da Taça Intertoto e alguns importantes torneios disputados em Espanha, o Vitoria SC foi manifestamente superior e apenas por falta de sorte não venceu confortavelmente.

A equipa vitoriana dispôs de bastantes ocasiões de golo, sucessivamente desperdiçadas, pelas intervenções do guardião belenense Melo, ou pela falta de pontaria dos avançados do Vitoria SC.
.
A partida acabou por terminar empatada a 2-2, num jogo bem disputado, com emoção e golos de belo efeito. Para a equipa do Vitoria SC marcaram Tito e o brasileiro Almiro, enquanto para o CF Belenenses marcaram Gonzalez e Godinho.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1975/76)
.
Na jornada seguinte o Vitoria SC voltou a realizar uma soberba exibição derrotando o SC Farense em pleno Estádio S. Luís, na cidade de Faro, por claros 0-3. Tito, Ramalho e Abreu foram os autores dos golos vimaranenses.

No regresso a Guimarães, à 3ª jornada, a primeira grande desilusão da temporada. A partida opunha o Vitoria SC ao SC Braga, no regresso do velho derby do Minho ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O SC Braga consumava na temporada de 1975/76 o regresso ao principal escalão do futebol português após cinco anos na 2ª Divisão Nacional.

O jogo foi disputado numa tarde muito solarenga de final de verão e com o Estádio Municipal de Guimarães lotado por adeptos de ambos os conjuntos. O Vitoria SC entrou vigorante na partida, com um futebol de grande qualidade, superiorizando-se facilmente aos arsenalistas.

Cedo chegou ao primeiro golo, por Tito, numa excelente jogada fantasticamente finalizada pelo “Muller” de Guimarães. Após o primeiro golo o Vitoria SC dispôs ainda de mais 3 ou 4 ocasiões soberanas para aumentar a vantagem mas, infelizmente, equipa teimava em desperdiçar.

Este começava a ser a grande pecha da equipa do Vitoria SC, precisamente, no capítulo da finalização, onde a ausência de um instinto matador, como tinha anteriormente no brasileiro Jeremias, era notória.

O certo é que o Vitoria SC não marcou e contra a corrente do jogo o SC Braga chegou à igualdade através do avançado Chico Gordo. Os vimaranenses acusaram sobremaneira o tento sofrido e perderam totalmente o norte à partida.
.
O SC Braga acreditou nas suas capacidades e superando-se a si próprio acabou por tomar conta do jogo e com alguma felicidade chegou ao tento da vitoria por 1-2, com um golo apontado por Marconi.
.
(Jogo entre o Vitoria SC e o SC Braga, em Guimarães. Na jogada o capitão do Vitoria SC Rui Rodrigues tenta impedir o avanço do jogador bracarense com a ajuda do n.º 7, o brasileiro vitoriano Pedrinho)
.
O desfecho deveras surpreendente deste jogo frente ao SC Braga colocou um sabor amargo nas hostes vimaranenses, refreando os ânimos dos adeptos do Vitoria SC que já acreditavam numa época sensacional.

Contudo, à derrota em casa frente aos bracarenses, o Vitoria SC respondeu com um triunfo sobre o GD Cuf, no Barreiro, por 0-2. Com golos de Ferreira da Costa e Tito o Vitoria SC vencia um jogo tradicionalmente difícil para quem quer que jogasse em casa da equipa cufista.

Quanto ao triunfo vimaranense por 0-2, rezam as crónicas que apenas pecou por escasso, tal foi a ascendência da equipa do Vitoria SC que ainda assim, apesar do magnífico êxito, mais uma vez, desperdiçou um punhado de claras ocasiões de golo.

À 5ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão foi a vez de o Sporting CP jogar no Estádio Municipal de Guimarães. As equipas chegavam a esta altura da época igualadas na classificação e assim permaneceram depois desta partida da 5ª ronda.
.
Vitoria SC e o Sporting CP empataram a 1-1, resultado bem lisonjeiro para a equipa de Alvalade, já que os vimaranenses, pelo que jogaram, fizeram por merecer os dois pontos em disputa naquele jogo.

(Lance disputado por Rui Lopes do Vitoria SC, frente ao Sporting CP, com a imagem do antigo peão do Estádio Municipal de Guimarães ao fundo)

A equipa vitoriana voltou a revelar o mesmo defeito. Muitas oportunidades de golo criadas, sobretudo, pela excelência do futebol produzido, mas com um índice de aproveitamento bastante medíocre.

Para o Vitoria SC marcou Pedroto, enquanto para a equipa leonina marcou Chico. Nota ainda para a magnífica exibição do guardião sportinguista Damas que executou uma mão-cheia de grandes defesas.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter