Glórias do Passado: Otacílio

 

Otacílio



Em Janeiro de 2006, concretamente, nos meados da época desportiva de 2005/06, o Vitoria SC contratou o brasileiro Otacílio, um jogador de características marcadamente defensivas, que chegou a Guimarães para reforçar uma equipa que vinha realizando uma péssima campanha na competição da 1ª Liga.

Sobretudo pela idade com que chegava a Guimarães, com 33 anos, a contratação de Otacílio criou imensas desconfianças junto da massa associativa do Vitoria SC. Contudo, essencialmente, durante a temporada de 2006/07, em que o Vitoria SC disputou o Campeonato Nacional da 2ª Liga, o médio defensivo brasileiro foi um jogador muito importante na concretização do rápido regresso do clube da cidade berço ao primeiro escalão do futebol português.

Otacílio José Gomes Lima, natural da cidade brasileira do Rio de Janeiro, nasceu, concretamente, no dia 14 de Novembro de 1972. A carreira de futebolista começou-a nas escolas de formação do Campo Grande AC, clube da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Foi precisamente ao serviço deste modesto clube carioca que Otacílio se tornou profissional de futebol, com apenas 18 anos de idade, em 1990. Antes de ingressar no Fluminense FC em 1995 - um dos maiores clubes do futebol brasileiro - Otacílio jogou pelo Campo Grande AC até ao final do ano de 1993, e posteriormente, também nos modestos Bom Sucesso FC e Rio Pardo FC, durante o ano de 1994/95.

O Fluminense FC, acabado de conquistar o Campeonato Estadual do Rio Janeiro em 1995, contrata o desconhecido Otacílio, como uma jovem promessa, para reforçar a equipa carioca na disputa do Brasileirão de 1995.
.
É, portanto, ao serviço do clube tricolor que Otacílio faz a sua estreia na principal competição futebolística brasileira. Jogou 17 jogos, apontado 1 golo, numa competição onde a equipa do Fluminense FC foi eliminada nas meias finais pelo Santos FC.
.
(Equipa do Fluminense FC no ano de 1995)
.
No ano de 1996, depois de uma curta passagem pelo América FC do Rio Janeiro onde jogou o Campeonato Estadual Carioca, Otacílio ingressou na formação Botafogo FR, o campeão em título brasileiro, conquistado em 1995.

Ao serviço do Botafogo FR começou logo por vencer o prestigiante Troféu Teresa Herrera, disputado na cidade espanhola da Corunha. A equipa brasileira superiorizou-se ao Ajax de Amesterdan, Desportivo da Corunha e também a fortíssima Juventus de Itália, formação que derrotou na final, através do desempate na transformação de grandes penalidades.

No Campeonato Nacional Brasileiro Série A - o popular Brasileirão – do ano de 1996, a formação do Botafogo FR não foi além de um 17º lugar na classificação geral, enquanto Otacilio participou somente em 16 desafios, sem marcar qualquer golo.

No início de 1997 assina contrato com Grémio FPA, outro dos grandes clubes do futebol brasileiro. Vai permanecer durante quase três anos ao serviço da equipa gremista, onde conquistará os primeiros grandes títulos nacionais brasileiros.
.

(Plantel do Gremio FPA no ano de 1997)
.
Logo no ano de 1997 o Grémio FPA vence a Taça do Brasil, derrotando na final disputada a duas mãos o CR Flamengo. O jogo decisivo daquela importante prova foi disputado em pleno Estádio do Maracanã, o reduto flamenguista, lotado com mais de 100.000 espectadores e onde o CR Flamengo nunca tinha perdido, até então, qualquer decisão de uma grande competição.

Todavia, daquela vez, o CR Flamengo perdeu. O jogo terminou empatado a 2-2, resultado suficiente para o Grémio FPA conquistar o título, pois na partida da 1ª mão o resultado final cifrou-se também numa igualdade a 0-0. O Otacílio integrava a jovem equipa do Grémio FPA e foi titular nesse celebre jogo do Maracanã.
.
(Juntamente com os companheiros Paulo Nunes e Carlos Miguel, festejando a conquista da Taça do Brasil em 1997)
.
(Equipa do Grémio FPA no ano de 1997 no Estádio Maracanã)
.
Pela formação do Grémio FPA, Otacilio jogou ainda o Campeonato Estadual, o popular Gauchão, e o Campeonato Brasileiro da Série A de 1997. No estadual a formação gremista foi 2º classificado, acabando superado pelo grande rival SC Internacional.

Já no Brasileirão de 1997, a principal competição brasileira de futebol, o Grémio FPA foi o 15º classificado na geral, tendo o médio Otacílio alinhado em 16 encontros, onde apontou 1 golo.
.
(Festejos da conquista da Taça do Brasil de 1997)
.
No ano de 1998, depois de realizar um mau Campeonato Estadual, o Grémio FPA chegou aos quartos de final do Brasileirão, sendo eliminado pelo SC Corinthians. Nesta competição, Otacilio jogou 17 jogos, sem apontar qualquer golo.

Iniciou a época de 1999 ainda ao serviço do Grémio FPA, vencendo, finalmente, pela única vez durante o período em que representou aquele clube, o Gauchão, derrotando na final o grande rival SC Internacional.
.
(Equipa do Grémio FPA no ano de 1999)
.
Mas durante o ano de 1999 foi contratado pelo EC Vitoria da Bahia. Esta equipa baiana, depois de vencer o Campeonato Estadual, conquistou a Taça do Nordeste de 199, já com o contributo de Otacílio, derrotando o rival EC Bahia.

Alem disso, a equipa vitoriana foi ainda a grande sensação do Brasileirão de 1999, chegando, surpreendentemente, às meias-finais da prova onde foi eliminado pelo Clube Atlético Mineiro. Otacílio foi um elemento importante na sensacional equipa do EC Vitoria da Bahia, actuando em 20 partidas da competição, não tendo marcado qualquer golo.
.
(Equipa do EC Vitoria da Bahia em 1999)
.
(Novamente em 1999 a equipa do EC Vitoria da Bahia)
. (Equipa do EC Vitoria da Bahia em 1999)
.
Em seguida ingressou no Guarani FC para disputar o Brasileirão do ano de 2000, onde a equipa de Campinas foi o 13º classificado. Otacílio, nesta prova, jogou 18 encontros e marcou 1 golo.
.
(No Guarani FC em 2000)
.
No ano de 2001, Otacílio foi contratado por outro colosso do futebol sul americano, o SC Corinthians. No Campeonato Nacional, a equipa corintiana realizou uma péssima prova, terminando classificado somente na 18ª posição. O médio Otacílio jogou 17 jogos na competição, sem apontar qualquer golo.
.
(Equipa do CS Corinthians em 2001)
.
(Festejando um golo do CS Corinthians em 2001)
.
(Equipa corintiana no ano de 2001)
.
Já no ano seguinte de 2002, Otacílio, integrando a equipa do SC Corinthians, venceu novamente a Taça do Brasil, a segunda competição mais importante do futebol brasileiro, e ainda a Taça Rio/São Paulo, outra prova bastante relevante.
.
(Equipa do SC Corinthians em 2002)
.
Apesar das várias oportunidades ao serviço do SC Corinthians, a verdade é que Otacílio nunca se afirmou definitivamente. Por isso, a meio do ano de 2002, foi cedido ao Guarani FC, clube pelo qual jogou o Brasileirão 2002, onde terminou classificado na 16ª posição, com Otacílio a participar em 18 partidas sem ter marcado qualquer golo.

Em 2003, ainda com contrato em vigor com o SC Corinthians até final de 2004, Otacílio ainda fez a pré-temporada na equipa paulista, contudo, é novamente cedido a título de empréstimo. Desta vez, regressa ao futebol baiano, mas agora, para representar o EC Bahia.
.
(Apresentação de Otacílio e Paulo Sérgio no EC Bahia em 2003)
.
(Otacílio no EC Bahia em 2003)
.
(No Brasileirão 2003, em acção, ao serviço do EC Bahia)
.
(Otacílio com a camisola do EC Bahia)
.(Otacílio no EC Bahia em 2003)
.
(Em acção no Brasileirão 2003 ao serviço do EC Bahia)
.
Otacílio foi um jogador importante na equipa baiana. Durante o ano de 2003 realizou 34 jogos, sem apontar qualquer golo. Contudo, este foi um ano aziago na história do EC Bahia, pois pelo 24º lugar no Brasileirão de 2003, o clube foi despromovida à Série B, nunca mais regressando, desde então, ao principal escalão do futebol brasileiro.

Terminando o período de empréstimo ao EC Bahia, Otacilio não retornou ao SC Corinthians. Finalizada a temporada de 2003 do futebol brasileiro, Otacílio decidiu experimentar o futebol europeu, ingressando na equipa portuguesa do UD Leiria em Janeiro de 2004.
.
(Equipa da UD Leiria na época de 2003/04)
.
A equipa leiriense que disputava a 1ª Liga Nacional da época de 2003/04 foi reforçada com a presença de Otacílio, jogador experiente, que acabou por dar maior consistência ao meio campo.

Chegado com a temporada em andamento, Otacílio ainda jogou 12 jogos da 1ª Liga Nacional de 2003/04. A UD Leiria, treinada pelo jovem técnico Vítor Pontes, realizou uma prova mediana, terminando classificado no 10º lugar.

Permaneceu ao serviço do UD Leiria na temporada seguinte de 2004/05, assumindo-se, então, como titular indiscutível no meio campo leiriense, fazendo uma dupla de qualidade com o ex jogador vitoriano Paulo Gomes.

Otacílio jogou 33 jogos da 1ª Liga Nacional de 2004/05, não apontado qualquer golo, numa temporada muito complicada para a formação leiriense orientada por Vítor Pontes, pois, na verdade, com o 15º lugar na classificação geral a UD Leiria teve bastantes dificuldades em manter-se no primeiro escalão do futebol português.
.
(Otacílio o n.º 8 da UD Leiria na temporada de 2004/05)
.
Terminada a época desportiva de 2004/05, Otacílio regressou ao Brasil. Apesar dos 33 anos de idade, Otacilio ainda recebeu vários convites para jogar, desde clubes brasileiros, do Japão ou do Dubai.

Ficou sem clube durante quase 5 meses, treinando apenas para manter a forma, até que em Janeiro de 2006, é contratado pelo Vitoria SC, então treinado por Vítor Pontes, o seu antigo treinador na UD Leiria.

De resto, é manifesta a influência exercida pelo jovem técnico português na aquisição de Otacílio pelos vimaranenses. O Vitoria SC vivia uma enorme instabilidade, com a equipa de futebol a realizar uma péssima campanha na 1ª Liga Nacional de 2005/06.

Objectivamente, a temporada de 2005/06 tinha sido muito mal preparada e a equipa vitoriana, inicialmente, treinada por Jaime Pacheco, necessitava urgentemente de reforços. No mercado de transferências de Inverno os vitorianos contrataram Dário, Antchouet, Paito, Wesley, Gallardo e Otacílio.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 2005/06)
.
Otacílio e Paíto foram aqueles que atingiram ainda alguma importância na equipa do Vitoria SC. O jogador brasileiro chegou a Guimarães, essencialmente, para colmatar a lacuna deixada pela ausência, por lesão, do defesa central Dragoner.

Contudo, foi jogando no meio campo que Otacilio afirmou-se no Vitoria SC. Em 2005/06 participou em 13 jogos na 1ª Liga Nacional, sem apontar qualquer golo.

Estreou-se oficialmente com a camisola vitoriana na noite do dia 13 de Fevereiro de 2006, num encontro da 22ª jornada da 1ª Liga Nacional de 2005/06, disputado no Estádio dos Barreiros no Funchal, entre o CS Marítimo e o Vitoria SC.

Nesse desafio, o Vitoria SC venceu os maritimistas por 0-1, com um golo do avançado polaco Saganowsky. Quanto a Otacílio, não foi titular naquele jogo na equipa vitoriana, porém, no decurso da partida entrou, concretamente aos 76 minutos de jogo, para substituir o compatriota Wesley.
.
(Otacílio no Vitoria SC na época de 2005/06)
.
Quanto à equipa vitoriana, apesar dos reforços no período de Inverno, não conseguiu alterar o rumo dos acontecimentos e os maus resultados continuaram a verificar-se. No final da competição, o Vitoria SC foi despromovido, depois de quase 50 anos consecutivos na 1ª Divisão Nacional do futebol português.

A queda no “inferno” da 2ª Liga Nacional provocou uma imensa revolução no plantel no Vitoria SC para a época de 2007/08. Otacílio foi dos poucos jogadores vitorianos a renovar contrato com os vimaranenses.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 2006/07)
.
(Otacílio no Vitoria SC na temporada de 2006/07)
.
Norton de Matos foi o treinador escolhido inicialmente para comandar a equipa vimaranense na caminhada de regresso à 1ª Liga Nacional. Desde logo, Otacílio assumiu-se como titular indiscutível no meio campo do Vitoria SC ao lado de Flávio Meireles.

Mesmo depois, com a chegada de Manuel Cajuda para o lugar de Norton de Matos, Otacilio, manteve a condição de imprescindível no Vitoria SC de 2007/08. Ao longo da época, realizou 28 jogos pelos vimaranenses e marcou um golo, no desafio entre o FC Trofense e o Vitoria SC, na 2ª volta da 2ª Liga, em que os vimaranenses venceram por 0-1 numa fase decisiva da época.
.
(Jogo FC Trofense - Vitoria SC na época de 2006/07)
.
Durante a segunda metade desta competição, o Vitoria SC recuperou do atraso pontual e conseguiu, de forma manifestamente sensacional, chegar ao 2º lugar e assim concretizar o ansiado regresso ao principal escalão do futebol português.

Otacílio desempenhava varias posições no terreno de jogo, sobretudo no sector defensivo, onde actuava quer como trinco, ou médio volante, quer na posição de defesa central ou lateral.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2006/07)
.
Alem da polivalência, Otacilio reveleva ser um jogador bastante sereno, experiente e de bom carácter. Do ponto de vista ofensivo era um jogador que conduzia razoavelmente o esférico, com classe e com bons predicados ao nível do passe, impulsionando, muitas vezes, o primeiro toque da equipa para o ataque.

Mas era, sem dúvida, no aspecto defensivo que o brasileiro Otacílio mais se destacava. Inteligente na leitura de jogo, cobria muito bem os espaços defensivos, dobrando com acuidade os restantes companheiros.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 2006/07)
.
(Otacílio no terreno de jogo no Vitoria SC na época de 2006/07)
.
Fisicamente Otacílio era rápido, bastante possante e forte no poder de choque. Nos primeiros anos de carreira era conhecido no Brasil como sendo um jogador muito duro e, por vezes, excessivamente faltoso.

O médio Otacílio, perto dos 35 anos de idade, não renovou contrato com o Vitoria SC e regressou ao Brasil. O clube vitoriano não deixou de prestar a devida homenagem ao jogador, fazendo constar publicamente o agradecimento pelo contributo prestado durante a época de 2006/07.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 2006/07)
. (Otacílio festeja um golo do Vitoria SC com os companheiros)
.
Em final de carreira, Otacílio ainda jogou durante o ano de 2008 o Campeonato Estadual da 2ª Divisão Gaúcha, pelo Porto Alegre FC, um clube brasileiro da cidade de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul, administrado por Assis, antigo jogador do Sporting CP e irmão do Ronaldinho Gaúcho.
.
(Equipa do Porto Alegre FC no ano de 2008)
.

(Otacílio em 2008 com a camisola do Porto Alegre FC)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Este comentário foi removido pelo autor.
 
GOSTARIA DE SABER NOTICIAS DO MEU
AMIGO OTACILIO JOGAMOS JUNTOS NO
CAMPO GRANDE RJ 90/91 MEU NOME E
LUCIANO MAIS ERA CONHECIDO COMO
MAGALHAES HOJE ESTOU EM PORTUGAL
TRABALHANDO AKI COM JOGADORES GOSTARIA DE SABER ONDE ELE ESTA
MEU E-MAIL lupaxavier@hotmail.com
 
Opa...TATA, faz tempo desde o corinthias de 2002, grande pessoa, parceiro mmo, gostaria de forma de contato, email ou cel, meu nome é Gilmar, nossa turma Schidth, Tata, Ricardinho, Rogério e Dida...eita turma boa..meu email gilgiesias@globo.com
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter