Glórias do Passado: Estádio Municipal José Bento Pessoa

 

Estádio Municipal José Bento Pessoa



Desde a temporada de 2005/06 que o Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, é um dos palcos dos jogos da 1ª Liga Nacional, concretamente, quando a Naval 1º de Maio joga na condição de visitado. A “casa” da Naval 1º de Maio é propriedade da Câmara Municipal da Figueira da Foz, tendo sido construída em 1954.

Actualmente, com capacidade para cerca de 10.000 espectadores, o Estádio Municipal José Bento Pessoa é composto por bancadas de pequena dimensão que circulam todo o terreno de jogo.
.

(Bancada Central do Estádio Municipal José Bento Pessoa)
.
(Jogo nocturno no Estádio Municipal José Bento Pessoa)
.
Hoje, poderá dizer-se que é uma infra-estrutura ultrapassada no tempo e que, eventualmente, não corresponde aos maiores anseios do clube, mas fica o registo que já nos inícios da década de 80, quando a maioria dos campos de futebol dos escalões secundários em Portugal eram pelados, o Estádio Municipal Jose Bento Pessoa estava dotado de um terreno relvado.

Antigamente, alem do campo de futebol relvado, o Estádio Municipal José Bento Pessoa possuía uma pista de atletismo em brita, mas que actualmente se encontra desactivada. Em tempos, foi projectada a construção de uma pista de atletismo em tartan, uma valência necessária para o desporto figueirense, mas que nunca veio a ser concretizada.
.

(Aspecto geral do actual Estádio Muncipal José Bento)
.
(Bancada Lateral do Estádio Municipal José Bento Pessoa)
.
Hoje, pensa-se sim na construção de um novo estádio, com as necessárias condições e que sirva as exigências do principal clube da cidade, essencialmente, pelo facto de actualmente ser uma colectividade da 1ª Liga Nacional.

Adjacente ao estádio situa-se ainda um campo de futebol em terreno pelado onde as equipas jovens e outras associações desportivas da cidade treinam e jogam as suas partidas oficiais. Também aquele equipamento esta algo degradado necessitando de varias obras de melhoramento.
.

(Visão aerea do Estádio Municipal José Bento Pessoa e terrenos adjacentes)
.

(Bancada central coberta do Estádio Municipal José Bento Pessoa)
.
O Estádio Municipal José Bento Pessoa esta actualmente cedido pelo Município da Figueira da Foz à Naval 1º de Maio, e nesse espaço encontra-se presentemente instalada, provisoriamente há mais de 10 anos, a sede social do clube, depois do trágico incêndio que em 1997 que destruiu totalmente o edifício onde se encontra a sede da colectividade, inclusivamente, todo o património cultural e documental daquela centenária associação desportiva.

A formação do Vitoria SC jogou oficialmente naquele recinto apenas quando a equipa da Naval 1º de Maio ascendeu à 1ª Liga Nacional. E a verdade é que a equipa do Vitoria SC nunca saiu derrotada daquele estádio, contabilizando, em duas jogos ali disputados, um vitoria e um empate.
.

(Uma das bancadas de topo do Estádio Municipal José Bento Pessoa)
.

(Entrada principal do Estádio Muncipal José Bento Pessoa)
.
O primeiro jogo oficial do Vitoria SC no Estádio Municipal José Bento Pessoa remonta à temporada de 2005/06, quando na 18ª jornada os vimaranenses ali empataram a 0-0 contra a Naval 1º de Maio. Este jogo disputou-se, concretamente, na tarde do dia 15 de Janeiro de 2006, sobre a arbitragem do portuense Rui Costa.

A equipa da Naval 1º de Maio alinhou com Taborda; Fernando, China, Carlitos e Franco; Gilmar, Solimar, Pedro Santos; Bruno Fogaça, Lito e Saulo. O técnico Manuel Cajuda fez jogar ainda Nelson Veiga, Fajardo e Bruno Cazarine.
.
(Dentro do terreno de jogo visão da Bancada Lateral)
.
(Do exterior imagem do Estádio Municipal José Bento Pessoa)
.


(Visão geral do Estádio Municipal José Bento Pessoa)
.
Já a equipa do Vitoria SC apresentou-se naquele encontro como seguinte onze inicial: Nilson; Mário Sérgio, Dragoner, Cleber e Paito; Svard, Neca, Flávio Meireles e Gallardo; Dário e Antchouet. Vítor Pontes, o treinador do Vitoria SC fez jogar ainda o extremo portugues Paulo Sérgio, Moreno e o avançado polaco Marek Saganowsky.

Fruto da passagem do Vitoria SC pela 2ª Liga Nacional na temporada de 2006/07, apenas na época transacta de 2007/08 é que os vimaranenses voltaram a jogar no Estádio Municipal José Bento Pessoa.
.

(Em dia de diluvio o terreno do Estádio Municipal José Bento Pessoa)
.

(Imagem do exterior do estádio)
.
A noite de 21 de Setembro de 2007 marcou o primeiro e único triunfo vitoriano, altura em que a Naval 1º de Maio recebeu o Vitoria SC no jogo a contar para a 5ª jornada da 1ª Liga Nacional.

A equipa navalista apresentou-se com Wilson Júnior; Mário Sérgio, Paulão, China e Gaúcho; Gilmar, Delfim, João Ribeiro e Davide; Godemeche e Marcelinho. Dudu, Bruno Lazaroni e Saulo foram os jogadores suplentes utilizados.
.
(Tambem do exterior outro aspecto do Estádio José Bento Pessoa)
.
Por seu turno, a equipa do Vitoria SC, agora com Manuel Cajuda no comando técnico dos minhotos, alinhou com Nilson; Andrezinho, Sereno, Geromel e Luciano Amaral; Flávio Meireles, João Alves e Fajardo; Alan, Desmarets e Miljan Mrdakovic. Jogaram ainda Ghilas, Márcio Martins e Moreno.

A Naval 1º de Maio adiantou-se bem cedo no marcador, com um golo do defesa Paulão, logo aos 13 minutos de jogo. Porem, o Vitoria SC, reagiu bem e no ultimo quarto de hora do primeiro tempo virou o marcador a seu favor, marcando primeiro por Flávio Meireles, depois por Fajardo.
.
(Golo da Naval 1º de Maio, por intermédio de Paulão)
.
(Primeiro golo do Vitoria SC, apontado por Flávio Meireles)
.
(Fajardo marca o segundo tento do Vitoria SC)
.
Já depois do intervalo, o Vitoria SC marcou mais dois golos e fixou o resultado final em 1-4 a favor dos vimaranenses. Marcou novamente aos 48 minutos por intermédio do avançado Miljan Mrdakovic, para estabelecer o resultado final, aos 77 minutos de jogo, através de um tento apontado pelo franco argelino Ghilas.
.
(Terceiro golo do Vitoria SC)
.
(O 4º golo vimaranense apontado por Ghilas)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter