Glórias do Passado: Temporada de 1974/75 - 3ª Parte

 

Temporada de 1974/75 - 3ª Parte


Na primeira jornada da 2ª metade da principal competição nacional, o Vitoria SC desloca-se à cidade de Espinho, para no dificílimo pelado do Campo da Avenida, vencer por 2-3 a equipa do SC Espinho.

À 17ª jornada vence o GD Cuf, em Guimarães, por 1-0 e na ronda seguinte e novamente surpreendido, agora pelo modesto Clube Oriental de Lisboa, que em Marvila, vence o Vitoria SC por 2-0.

Esta derrota do Vitoria SC em Lisboa, juntamente com o triunfo do Sporting CP frente ao FC Porto em Alvalade, provoca uma profunda reviravolta no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Os portistas perdem a liderança para o SL Benfica, enquanto o Sporting CP ultrapassa a formação vimaranense que assim cai no 4º lugar.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1974/75)
.
Seguia-se, todavia, o confronto entre o Vitoria SC e o Sporting CP. Os vimaranenses vencendo, ultrapassavam a equipa leonina e recolocavam-se, pelo menos, no 3º lugar. O Sporting CP defendeu-se muito bem das ofensivas vitorianas e a partida terminou igualada a 0-0.

Na deslocação ao Estádio do Restelo, o Vitoria SC é, normalmente, derrotado por 2-1 pelo CF Belenenses e, na 21ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, vence em casa, inapelávelmente, o SC Olhanense por 4-0.

No difícil jogo frente à aflita Académica de Coimbra, na cidade dos estudantes, o Vitoria SC empatou a 3-3, em mais um jogo cheio de emoção.
.
(Manifestação dos adeptos do Vitoria SC em virtude da suspensão imposta ao jogador brasileiro Jeremias na época de 1974/75)
.
Entretanto, a equipa do FC Porto tinha literalmente “estourado” e os maus resultados, em jogos decisivos, foram sucedendo. Antes de visitar Guimarães na 23ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o FC Porto era derrotado em casa pelo SL Benfica por 0-3.

Se, naquele derby frente aos encarnados, começou a ficar fora da luta pelo título, definitivamente ficou depois de perder no Estádio Municipal de Guimarães, frente ao Vitoria SC, por 2-0. A equipa vitoriana realizando uma excelente exibição venceu o FC Porto e mantinha-se dentro da luta por um lugar europeu.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter