Glórias do Passado: Temporada de 1974/75 - 2ª Parte

 

Temporada de 1974/75 - 2ª Parte


A 8ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, reservava um jogo de líderes da competição, no Estádio das Antas, onde o FC Porto recebia o sensacional Vitoria SC. Numa partida muito bem jogada e bastante equilibrada, onde o único ponto negativo foi as lesões de Jeremias e Cubillas, os vimaranenses impuseram um empate a 1-1 e mantiveram-se na liderança da prova a par do FC Porto.

Na ronda seguinte, a segunda jornada consecutiva a jogar fora de casa, o Vitoria SC foi ao Estádio da Luz defrontar o SL Benfica, o perseguidor mais próximo na tabela classificativa. Os encarnados recebiam o líder da prova e obrigatoriamente teria de vencer. O que, de facto, veio a acontecer, triunfando o SL Benfica por 3-0.

Regressando à condição de visitado, o Vitoria SC recebeu e venceu por 3-2 o sempre difícil Vitoria de Setúbal, na 10ª jornada do nacional maior. De seguida, de visita ao Estádio da Tapadinha, o Vitoria SC goleou o Atlético CP por 1-4.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1974/75)
.
A equipa vimaranense continuava em grande estilo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Apresentava um futebol ofensivo e espectacular que fazia “temer” os mais modestos adversários. Por força das circunstâncias, as equipas de menor valia competitiva, começaram a apresentar, sobretudo nos jogos em Guimarães, um estilo de jogo bastante defensivo, com muitos homens a povoar as zonas próximas da sua baliza.

Esses sistemas tácticos, bastante em voga no futebol português até finais da década de 80, começaram a criar muitíssimos problemas à equipa do Vitoria SC. Ora porque a equipa denotava dificuldades em fugir às apertadas marcações individuais feitas aos seus melhores executantes, ora porque o aglomerado de jogadores, montado em frente à grande área pelo adversário, não deixava espaço de manobra, ou ainda, em alguns jogos, pelas péssimas condições do terreno de jogo, sobretudo no período de Inverno, a verdade é que começaram a surgir alguns maus resultados em jogos com equipas manifestamente mais fracas.

Desta situação, o primeiro grande exemplo da época aconteceu logo na 12ª jornada, quando o Vitoria SC, jogando em casa, não conseguiu desfazer a igualdade a 0-0 frente ao União de Tomar.

Nesta ronda, infelizmente, com o empate consentido em casa frente ao União de Tomar, o Vitoria SC não aproveitou os deslizes do SL Benfica e Sporting CP e assim ganhar vantagem à concorrência.

Por outro lado, nas partidas disputadas extramuros, quando as equipas adversárias se apresentavam mais afoitas, o Vitoria SC aproveitava a evidente supremacia e ganhava, na maior parte das vezes, de forma categórica. Assim aconteceu, no encontro da 13ª jornada, em que o Vitoria SC visitando o SC Farense, triunfou, segundo as crónicas de forma notável, por 2-5.

Novo desaire em casa, desta feita, contra o Leixões SC. A equipa do Vitoria SC volta a claudicar quando é claramente superior ao adversário, consentindo, novamente, um comprometedor empate a 0-0, no Estádio Municipal de Guimarães.
.
(Jogo em Guimarães entre o Vitoria SC e o Leixões SC)
.
(Novo lance disputado no Vitoria SC - Leixões SC)
.
A última jornada da 1ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1974/75, impõe-se a realização do encontro entre o Boavista FC e o Vitoria SC no Estádio do Bessa. A equipa boavisteira, que vinha realizando uma bela carreira, vence o Vitoria SC por 3-0.

Por isso, finda a 1ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC estava classificado em 4º lugar, atrás de FC Porto e SL Benfica, e diante do Sporting CP. Era, de facto, uma excelente posição, mas acima de tudo, o futebol praticado pelos vimaranenses era merecedor dos mais rasgados elogios e a massa associativa vitoriana começava a acreditar piamente no apuramento para as competições internacionais de clubes.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Alberto, quem é o último em pé na primeira fotografia, com as meias em baixo e o nº 11? Jorge Félix? Ontem estava a ver o blogue com um rapaz meu amigo, uma autêntica enciclopédia ambulante das décadas de 60 a 80, e ficámos os dois na dúvida.
Um abraço
 
Meu caro Sloct:

O n.º 11 desta equipa do Vitoria SC é a gande coqueluche dos vitorianos nesta época de 1974/75. Trata-se do avançado brasileiro Jeremias, a grande sensação da temporada.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
Jeremias claro, imperdoável não nos termos lembrado dele.
Obrigado.
Um abraço
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter