Glórias do Passado: Simões

 

Simões


Simões é o baluarte da defesa do FC Porto durante a década de 70, altura em que a formação portista conquistou dois campeonatos nacionais consecutivos, colocando ponto final num jejum que durara 19 anos. Juntamente com o defesa Freitas formou umas das duplas de centrais mais sensacionais e completas do futebol português.

Na sua carreira de futebolista foram 18 anos a jogar na 1ª Divisão Nacional, ao serviço da Académica de Coimbra, do FC Porto, onde esteve 9 temporadas consecutivas e o Portimonense SC.

Carlos António Fonseca Simões é natural da cidade de Coimbra. Nasceu em 28 de Julho de 1951 e foi no principal clube daquela cidade, a Associação Académica de Coimbra, que Simões começou a jogar futebol oficialmente, concretamente, na época de 1966/67.

Apesar de uma curta passagem pelas camadas jovens do Sporting CP, foi na Académica de Coimbra que o jovem Simões cumpriu a maior parte do seu percurso no futebol juvenil, até que na temporada de 1969/70 chega à equipa principal conimbricense.
.
Naquela época estreou-se na 1ª Divisão Nacional, lançado pelo técnico academista Juca. As duas primeiras temporadas na equipa principal da Académica de Coimbra foram de aprendizagem e evolução como futebolista. Jogou poucos jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1969/70 e 1970/71, passando este período como suplente da dupla de centrais da Académica de Coimbra formada por Alhinho e Rui Rodrigues.
.
(Plantel da Academica de Coimbra na época de 1970/71)
.
(Simões na Academica de Coimbra)
.
Muito embora Simões também desempenhasse funções de lateral, foi na posição de defesa central que efectivamente se tornaria num sonante jogador de futebol. Com a saída de Rui Rodrigues, Simões começou a aparecer com maior assiduidade na equipa principal da Académica de Coimbra.

Na temporada de 1971/72 formou dupla com Alinho no centro da defesa academista na maior parte dos jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Todavia, esta época foi nefasta colectivamente para o clube conimbricense que acabou relegado à 2ª Divisão Nacional.
.

(Equipa da Academica de Coimbra na época de 1971/72)

(Simões na Academica de Coimbra na época de 1971/72)
.
Foi, porém, efémera a passagem da Académica de Coimbra pelo segundo escalão do futebol português. Logo na temporada seguinte a briosa conseguiu regressar à 1ª Divisão Nacional, vencendo primeiramente a Zona Norte e na final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, da temporada de 1972/73, derrotando a equipa do SC Olhanense, sagrou-se campeão nacional daquele escalão.

De regresso à 1ª Divisão Nacional na época de 1973/74, Simões já se havia afirmado definitivamente no centro da defesa da Académica. As suas exibições começaram a despertar atenções e os maiores clubes portugueses passaram a seguir bem de perto os seus desempenhos.
.

(Equipa da Academica de Coimbra na temporada de 1973/74)

(Caricatura de Simões com o negro da Academica de Coimbra)

Era considerado então um jogador com enorme futuro, como de resto, se viria a confirmar. Em 1974/75, com apenas 23 anos de idade, o defesa Simões é contratado pelo FC Porto.

Ao longo dos 9 anos que passará vestido de azul e branco, o defesa Simões vai tornar-se a referência no sector defensivo do clube ao longo de toda a década de 70, conquista importantes títulos nacionais e, finalmente, chega à Selecção Nacional de Portugal.

Na primeira época nas Antas, Simões forma a dupla defensiva ora com Rolando ora com Adelino Teixeira. Não será titular indiscutível, mas afirma-se, desde logo, como elemento importante no plantel portista que irá sagrar-se vice campeão nacional.

(Plantel do FC Porto da temporada de 1974/75)


(Simões no FC Porto na época de 1974/75)
.
(FC Porto na época de 1974/75)
.
(A caricatura de Simões no FC Porto)
.
Já na temporada seguinte, em 1975/76, conquista a titularidade no FC Porto, ao lado de Alhinho – antigo companheiro na Académica de Coimbra - mas a formação portista realiza uma época bem medíocre, classificando-se, apenas, em 4º lugar na 1ª Divisão Nacional.
.
(Equipa do FC Porto na época 1975/76)
.
(Em 1975/76 no FC Porto)
.
(Equipa do FC Porto na temporada de 1975/76)
.
(Simões no FC Porto na época de 1975/76)
.
Em 1976/77 dá-se o regresso de José Maria Pedroto ao FC Porto, numa temporada altamente conflituosa no futebol nacional. O FC Porto acabou apenas em 3º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a 10 pontos do SL Benfica que foi o Campeão Nacional.

Pedroto deu a Simões a titularidade na equipa do FC Porto, ao lado de Adelino Teixeira, inicialmente, e depois com imponente Freitas. Nesta época destaca-se o primeiro título alcançado por Simões ao serviço do FC Porto. Foi titular no desafio da final frente ao SC Braga em que o FC Porto venceu por 1-0, conquistando a Taça de Portugal.

A presença do FC Porto na final da Taça de Portugal de 1976/77 foi a primeira de cinco finais que os portistas jogaram no período em que Simões representou o clube. Foi porem a única final da Taça de Portugal que Simões venceu, já que em 1977/78 o FC Porto perdeu para o Sporting CP e em 1979/80, 1980/81 e 1982/83, foi derrotado ciclicamente pelo SL Benfica, embora Simões já não tivesse actuando na final da Taça de Portugal da temporada de 1982/83.
.
(Plantel do FC Porto na época de 1976/77)
.
(Simões no FC Porto na época de 1976/77)
.
(Equipa do FC Porto na temporada de 1976/77)
.

(Caricatura de Simões no FC Porto)
.
As duas épocas seguintes de 1977/78 e 1978/79 serão, por certo, as melhores de toda a carreira de Simões. Com o guarda-redes Fonseca, os laterais Gabriel e Alfredo Murça, e o fiel parceiro Freitas, Simões integra a memorável e fantástica defesa do FC Porto, clube vencedor do Campeonato Nacional da 1ª Divisão das temporadas de 1977/78 e 1978/79.

Formava com Freitas, uma dupla verdadeiramente imbatível. Ao lado combativo, aguerrido e contundente de Freitas, aliava-se a clarividência, técnica e eficiência de Simões. De facto, era inquestionável que Freitas e Simões armavam uma dupla de centrais perfeita.
.
(Equipa do FC Porto na época de 1977/78)
.
(Simões no FC Porto na época de 1977/78)
.
(Equipa do FC Porto na temporada de 1977/78)
.
(Simões no FC Porto na temporada de 1977/78)
.
(Equipa do FC Porto na época de 1978/79)
.
(Simões no FC Porto)
.
(Simões como um simbolo do FC Porto)
.
(A dupla Freitas e Simões num jogo frente ao SL Benfica no Estádio da Luz)
.
(Simões no FC Porto)
.
Em 1979/80 o FC Porto não conseguiu renovar o título de campeão nacional. Desta vez, o FC Porto de José Maria Pedroto perdeu o ceptro de campeão para o Sporting CP, ficando no 2º lugar do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, somente a 2 pontos dos leões de Alvalade.

Nesta época de 1979/80, alias, o FC Porto perdeu todas as competições onde esteve envolvido. Alem do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e da Taça de Portugal, a equipa das Antas também perdeu a recém criada Supertaça para vizinho Boavista FC.
.

(Equipa do FC Porto na época de 1979/80)
.

(Em 1979/80 no Estádio das Antas)
.

(Simões no FC Porto na época de 1979/80)
.

(Caricatura de Simões no FC Porto)
.
Depois do FC Porto perder o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1979/80, não conquistando o tri, José Maria Pedroto foi afastado do cargo de treinador principal do azuis e brancos pelo Presidente Américo Sá que se dizia farto das polémicas e conflitos gerados pela dupla Pinto da Costa e Pedroto.
.
(Equipa do FC Porto na temporada de 1979/80)
. (Simões no FC Porto na temporada de 1979/80)
.

(Em 1979/80 no FC Porto)
.
Cabe aqui referir a passagem de Simões pela Selecção Nacional de Portugal. Depois de contabilizar 4 presenças na Selecção Nacional de Juniores, Simões realizou 13 jogos pela principal selecção portuguesa.

A sua estreia oficial com a camisola das quinas da Selecção “A” portuguesa aconteceu no dia 1 de Novembro de 1979, no Estádio Nacional no Jamor, numa partida entre Portugal e a Noruega a contar para o apuramento para o Campeonato da Europa de 1980.
.
(Selecção Nacional de Portugal na temporada de 1979/80)
.
(Simões na Selecção de Portugal)
.
(Selecção Nacional em 1979)
.
Simões foi lançado para a primeira internacionalização A pelo seleccionador nacional Mário Wilson, formando dupla de defesas centrais com Humberto Coelho. Referencia histórica para o resultado favorável a Portugal por 3-1 nesse encontro de estreia de Simões.

O defesa central Simões esteve na Selecção Nacional durante as fases de apuramento para o Campeonato da Europa de 1980 e para o Campeonato do Mundo de 1982. Durante esse período partilhou o centro da defesa portuguesa com jogadores da craveira de Humberto Coelho, Laranjeira, Eurico Gomes, ou mesmo Freitas, seu companheiro no FC Porto.
.
(Selecção de Portugal em 1979, preparando o jogo contra a Noruega)
.
(Simões com a camisla do Portugal)
.
O último jogo de Simões com a camisola das quinas ocorreu no Estádio Hascovo, na capital búlgara, Sofia, num encontro particular entre Portugal e a Bulgária. A equipa portuguesa era então comandada por Juca que nesse jogo fez alinhar no centro da defesa portuguesa os jogadores Lima Pereira, Simões e o jovem Dito.

A equipa de Portugal acabou amplamente derrotada por 5-2, sendo Simões um dos jogadores que viria a ser substituídos durante o encontro, cedendo o seu lugar ao jovem Carlos Xavier.
.
(Portugal na época de 1981/82)
.
(Equipa de Portugal frenteà Rep. Irlanda em 1981)
.
A saída de José Maria Pedroto e de Pinto da Costa do FC Porto foi conturbada originando o celebre verão quente de 1980, quando 14 jogadores do FC Porto, onde constavam nomes como o de Costa, Oliveira, Octávio, Sousa, Frasco, Gomes, e também Simões, entre outros, fizeram uma autêntica rebelião não comparecendo aos trabalhos no arranque da temporada de 1980/81.

O Presidente do FC Porto, Américo Sá, deixava o nome de Pinto da Costa fora das listas concorrentes aos órgãos sociais. Em forma de protesto e demonstrando estar ao lado do actual presidente portista, 14 jogadores não compareceram aos trabalhos de preparação para a nova época sob os comandos do austríaco Herman Stessl, entretanto escolhido para suceder a José Maria Pedroto.
.
(Equipa do FC Porto na época de 1980/81)
.
(Simões no FC Porto)
.
Esses 14 jogadores trabalhavam no Pinhal de Santa Cruz do Bispo às ordens de Hernâni Gonçalves, preparador físico de José Maria Pedroto, enquanto que os jogadores do FC Porto, os apelidados de “alinhados”, prosseguiam a sua preparação em Leiria.

Mais tarde, o período conturbado vivido nas Antas amainou e os jogadores acabaram por regressar ao seio do clube. Na primeira época de Stessl no FC Porto, em 1980/81, Simões manteve a condição de titular indiscutível, ainda ao lado de Freitas.
.
(Simões em acção pelo FC Porto)
.
(Simões no FC Porto em 1980/81)
.
O FC Porto foi o 2º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1980/81 e 3º colocado na época seguinte. Contudo, nesta temporada de 1981/82, Simões perdeu o estatuto de titular, passando, na maioria da época, a dupla de centrais portistas a ser formada por Adelino Teixeira e Freitas.

Na fase inicial da época de 1981/82, ainda Simões era peça fundamental na equipa portista, o FC Porto venceu a Supertaça Cândido de Oliveira. Derrotado na 1ª mão no Estádio da Luz por 2-0, com dois golos da autoria de Nené, um sensacional FC Porto venceu por 4-1 o SL Benfica, no Estádio das Antas, num jogo onde o grande herói foi o avançado portista Jacques, autor de 3 golos.
.
(Equipa do FC Porto na temporada de 1981/82)
.(Simões no FC Porto na época de 1981/82)
.
(Com Carlos Manuel em jogo frente ao SL Benfica)
. (Simões no FC Porto)
.
(Equipa do FC Porto na época de 1981/82)
.
(Simões no FC Porto na temporada de 1981/82)
.
A temporada de 1982/83 fica marcada pelo regresso às Antas da dupla José Maria Pedroto e Pinto da Costa, altura em que certamente começaram a lançar-se os alicerces do FC Porto que na década de 80 iria conquistar os títulos de Campeão Europeu e do Mundo.

Esta época de 1982/83 fica também marcada como a ultima temporada de Simões ao serviço do FC Porto. Ultrapassada a barreira dos 30 anos de idade, Simões passou a ser preterido em relação a novos valores que iriam afirmar-se no FC Porto como Eurico e Lima Pereira.
.
(Plantel do FC Porto na época de 1982/83)
.
(Simões no FC Porto na temporada de 1982/83)
.
(Simões na época de 1982/83 no FC Porto)
. (Simões no FC Porto)
.
(Em 1982/83 no FC Porto)
.
Pouco utilizado no FC Porto nas últimas duas épocas, Simões entendia, todavia, que a sua carreira não estava terminada, estando bem ciente das suas capacidades e utilidade ao futebol português. Depois de mais uma época na condição de suplente, pouco utilizado no FC Porto de 1981/82, vice campeão nacional, Simões decidiu dar um novo rumo à sua carreira, ingressando no sensacional Portimonense SC, do treinador Manuel José, na época de 1983/84.

Um verdadeiro muro defensivo formou com Balacó e novamente Freitas, agora no Portimonense SC, durante a temporada de 1983/84. Com um 10º lugar na classificação final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a equipa algarvia cumpriu os seus objectivos e manteve-se no principal escalão do futebol português.
.
(Portimonense SC na época de 1983/84)
.
(Simões no Portimonense SC na época de 1983/84)
. (Caricatura de Simões com as cores do Portimonense SC)
.
(Equipa do Portimonense SC na temporada de 1983/84)
. (Simões no Portimonense SC na época de 1983/84)
.
(Em 1983/84 no Portimonense SC)
.
Pela sua experiência, personalidade e liderança assumiu a condição de capitão do Portimonense SC e integrou, como titular indiscutível, certamente a mais sensacional e inesquecível equipa da história do clube.

Ainda com Manuel José no comando técnico dos algarvios, o Portimonense SC conquistou um inolvidável 5º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1984/85, alcançando assim o único e histórico apuramento do clube para as competições internacionais.
.
(Equipa do Portimonense SC na temporada de 1984/85)
.
(Simões em 1984/85 no Portimonense SC)
. (Simões no Portimonense SC)
.
(Equipa do Portimonense SC na temporada de 1984/85)
.
(Na época de 1984/85 no Portimonense SC)
.
Simões jogaria em Portimão ainda mais duas épocas, com sucessos colectivos, mas com índices de utilização bem menores. Se em 1985/86 foi normalmente titular, já na temporada de 1986/87 foi a maior parte das vezes um suplente.
.
(Portimonense SC na temporada de 1985/86)
.
(Simões no Portimonense SC na época de 1985/86)
.
(Equipa do Portimonense SC na temporada de 1985/86)
.
(Simões no Portimonense SC)
.
(Plantel do Portimonense SC na época de 1986/87)
.
Finalizou 4 anos consecutivos ao serviço do Portimonense SC para regressar, já com 36 anos de idade, ao seu primeiro clube, a Académica de Coimbra. Integrou a formação da briosa que jogou na 1ª Divisão Nacional na temporada de 1987/88.

Apesar da veterania, Simões foi várias vezes titular na Académica de Coimbra da época de 1987/88, dividindo o centro da defesa com Tomas ou Porfírio. A Académica de Coimbra acabou por realizar uma temporada medíocre acabando por descer à 2ª Divisão Nacional.

A época de 1987/88 foi assim a ultima temporada da longa carreira de futebolista de Simões. Foram mais de 20 anos a jogar futebol, escrevendo a história particular de um jogador que deixou o seu nome vincado no futebol português.
.
(Plantel da Academica de Coimbra na época de 1987/88)
.
É obvio que ao longo da sua carreira o defesa Simões defrontou dezenas de vezes o Vitoria SC. Dos vários episódios na sua carreira que estarão ligados ao clube da cidade berço, podemos escolher e recordar aquele que terá sido o ultimo jogo de Simões contra o Vitoria SC.

Decorreu no dia 3 de Janeiro de 1988, no Estádio Municipal de Coimbra, sob a arbitragem do árbitro lisboeta Pinto Correia. A Académica de Coimbra recebeu e venceu o Vitoria SC por 1-0.

A equipa conimbricense apresentou na formação inicial uma esquema defensivo composto por Vítor Nóvoa na baliza, Mota e Dimas como laterais, Porfírio e Simões ao centro. Simões acabou sendo substituído por Tomas aos 80 minutos de jogo.

A defensiva conimbricense, que integrava Simões, teve pela frente os avançados vitorianos Ademir, Caio Júnior e o zairense Kipulo, que não causaram dificuldades de monta ao último reduto da Académica de Coimbra, razão pela qual, Simões e seus pares, tiveram um tarde tranquila.

O Vitoria SC acabou por perder o jogo com um golo marcado pelo avançado academista Pedro Xavier, no último minuto de jogo, tento que permitiu à Académica de Coimbra vencer e recuperar da situação complicada que vivia na tabela classificativa.

O jogo decorreu de forma bastante equilibrada. Nos períodos em que a Académica de Coimbra teve um ligeiro ascendente não criou grandes oportunidades de golo, o mesmo sucedendo com o Vitoria SC.
.
(Simões na Academica de Coimbra na temporada de 1987/88)
.
Terminada a carreira de futebolista, Simões enveredou pela função de treinador. Treinou o CF União de Coimbra, o Oliveira do Bairro SC, o Anadia FC, entre outros, tendo trabalhado também como adjunto de Eurico Gomes, por exemplo, no FC Tirsense em 1996/97.

Entretanto, conclui o curso de fisioterapia, razão pela qual, actualmente, continua muito próximo do desporto exercendo a actividade de fisioterapeuta. Mas, também, nunca perde a oportunidade de integrar uma peladinha de futebol, designadamente, em equipas de veteranos da Académica de Coimbra.
.
(Equipa de Veteranos da Académica de Coimbra em 2007)
.
(Em 2008 numa equipa de velhas guardas da Académica de Coimbra)
.
(Carlos Simões)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Sr Simões Gostava de falar consigo
miguelpsc@hotmail.com
 
Sr Simões precisava de ajuda, a identificar uma camisola. Pode entrar em contacto comigo pf?

Flaviofcp2@hotmail.com

E muitos parabéns pelo o Blog, Visito muitas vezes.

Cumps
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter