Glórias do Passado: Laureta

 

Laureta



No início da década de 80 despontou na equipa principal do Vitoria SC um jovem jogador que ficou conhecido no futebol português como Laureta. Ele era, afinal, um percursor da dinastia dos “Lauretas”, filho e neto de antigos jogadores do Vitoria SC que ficaram conhecidos também por aquele nome.

Este Laureta tratava-se, efectivamente, de Alfredo Magalhães Silva Rodrigues, natural de Guimarães, nascido no dia 18 de Dezembro de 1961. Fez carreira de futebolista profissional sobretudo ao serviço dos três principais clubes minhotos, jogando primeiro no Vitoria SC, e mais tarde no SC Braga e no Gil Vicente FC. Teve ainda passagens pelo SC Mirandela, FC Porto e Académica de Coimbra.

O seu ingresso oficial na “cantera” vitoriana remonta à época de 1975/76 no escalão de pré-iniciado, com apenas 15 anos de idade. Desde então, foi percorrendo os diversos escalões de formação do clube até fixar-se definitivamente na equipa principal do Vitoria SC já no início da década de 80.
.

(Plantel do Juvenis do Vitoria SC na época de 1976/77)
.
(Juniores do Vitoria SC na temporada de 1978/79)
.
Antes disso, na transição do futebol juvenil para o futebol sénior do Vitoria SC, Laureta, ainda com idade de júnior, teve uma passagem pelo SC Mirandela, na temporada de 1980/81, cedido pelo clube vimaranense a título de empréstimo.

Nessa época, o jovem vitoriano integrou a celebre equipa do SC Mirandela que disputou a Zona Norte do Campeonato Nacional da 2ª Divisão. O modesto clube transmontano não conseguiria a manutenção naquele escalão, todavia, o jovem Laureta alcançou grande relevo, demonstrando muita qualidade e realizando excelentes exibições, motivando mesmo uma chamada para representar à Selecção Nacional de Esperanças de Portugal.
.
(Equipa do SC Mirandela na época de 1980/81)
.
Por esse facto, Laureta continua, até aos dias de hoje, a ser um dos jogadores mais importantes na colectividade de Mirandela. De resto, bem recentemente, aquando da passagem do 81º aniversário do clube, foi alvo de uma justa homenagem por parte do SC Mirandela.

A carreira futebolística de Laureta nos principais palcos do futebol português começa a ser escrita com um importante impulso do mestre José Maria Pedroto. A história, tão simples afinal, conta-se seguidamente.

O Vitoria SC começa razoavelmente bem o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1980/81, estando no 1º lugar da classificação à 3ª jornada. Depois não consegue vencer qualquer jogo até à 7ª jornada o que faz desesperar o Presidente da Direcção vitoriana, o então jovem Pimenta Machado, que decide demitir a dupla de técnicos do clube, constituída por Fernando Peres e Cassiano Gouveia.

Para os substituir o Vitoria SC contrata a mais reputada equipa técnica do futebol português. José Maria Pedroto era o líder, coadjuvado pela dupla Artur Jorge e António Morais.

O mestre José Maria Pedroto abraça o projecto futuro do Vitoria SC e lidera a construção da equipa profissional de futebol. Antes de determinar qualquer aquisição, começa por observar os jovens jogadores da “cantera” vimaranense que se encontravam a rodar, a título de empréstimo, noutros clubes.
.
Nesse sentido, José Maria Pedroto assistiu ao encontro SC Mirandela - GD Chaves, observando propositadamente Laureta e, imediatamente, apercebeu-se das potencialidades do jovem vimaranense. Manifestamente agradado com as aptidões do jogador ordenou o regresso do jovem a Guimarães e incluiu-o no plantel principal do Vitoria SC para a temporada de 1981/82.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1981/82)
.
(Laureta no Vitoria SC na temporada de 1981/82)
.
(Epoca de 1981/82, Laureta ao serviço do Vitoria SC)
.
O Vitoria SC realiza uma época de alto nível nesta temporada de 1981/82, terminando o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da 1ª Divisão no 4º lugar. Contudo, o 4º lugar alcançado na prova, sendo uma das melhores classificações de sempre do Vitoria SC, não foi suficiente para atingir a tão almejada participação nas provas internacionais de clubes.

Laureta, apesar dos seus 19/20 anos de idade, entra com regularidade nas convocatórias do Vitoria SC, numa altura em que o clube era servido por outros jogadores bem mais experientes e de inegável qualidade.
.
(Sporting CP - Vitoria SC em 1981/82, com Laureta e Oliveira no lance, enquanto Abreu e Marinho observam de longe)
.
(Jogo em 1981/82, agora no Estádio do Restelo, na partida entre o CF Belenenses e Vitoria SC. Laureta disputa o lance com o defesa Carlinhos do CF Belenenses)
.
A formação futebolística de Laureta foi feita jogando como avançado, sobretudo, na posição de extremo esquerdo. É nesta altura, com José Maria Pedroto, que começa a inversão posicional de Laureta, passando a ocupar posições bem mais defensivas.

O técnico José Maria Pedroto, como posteriormente o treinador Manuel José, perceberam que as características de Laureta adequavam-se, na perfeição, às exigências de um defesa lateral no futebol moderno. É assim que nasce a verdadeira vocação de Laureta para a função de defesa lateral esquerdo, afinal, a posição onde se celebrizou no futebol português.
.

(Plantel do Vitoria SC na época de 1981/82)
.
(Laureta no Vitoria SC na época de 1981/82)
.
Ao longo da temporada de 1981/82, o jovem Laureta realizou 11 jogos pelo Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, marcando 1 golo. Estreou-se na lista dos 16 convocados do Vitoria SC, no encontro da 4ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Nessa ronda, o Vitoria SC deslocou-se ao Estádio da Luz para defrontar o SL Benfica. Apesar de não utilizado, Laureta esteve no banco de suplentes do Vitoria SC nesse encontro, que os benfiquistas venceram por 1-0.
.
(Laureta pousando com a celebre camisola da selecção do Brasil)
.
(No Estádio Municipal de Guimarães, entrada em campo do Vitoria SC com o equipamento alternativo negro. Enquanto isso, José Maria Pedroto observa a entrada dos seus jogadores, comandados pelo jovem Laureta e o capitão Ramalho)
.
A estreia oficial com a camisola do Vitoria SC ocorreu, porem, logo na jornada seguinte, a 5ª ronda do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1981/82, na partida disputada no Estádio Municipal de Guimarães entre os vimaranenses e o Portimonense SC no dia 20 de Setembro de 1981.

Nesse desafio, o Vitoria SC venceu a equipa algarvia por 2-0, com o jovem Laureta, inicialmente suplente, a entrar aos 88 minutos de jogo para substituir o médio centro vimaranense Pedroto.
.
Referimos acima que Laureta apontou 1 golo do Vitoria SC durante o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época 1981/82. Foi o seu primeiro golo oficial na equipa principal do Vitoria SC, apontado no dia 9 de Maio de 1982, aquando da realização da 28ª jornada, no Estádio Municipal de Guimarães, numa triunfo dos vimaranenses sobre o Académica de Viseu por 3-0.
.
(Jogo entre o Vitoria SC e o Sporting CP disputado na época de 1981/82 no Estádio 1º de Maio em Braga)
.
(Boavista FC - Vitoria SC no lotado Estádio do Bessa na cidade do Porto, na temporada de 1981/82)
.
Foi na época seguinte de 1982/83 que o jovem Laureta afirmou-se, definitivamente, como titular na equipa principal do Vitoria SC. Manuel José, o novo treinador do Vitoria SC, formou um quarteto defensivo na maioria das vezes formado por Gregório Freixo, Amândio, Barrinha e Laureta.

Esta temporada de 1982/83 marcou o regresso do clube às competições europeias de clubes fruto de uma brilhante campanha que guindou o Vitoria SC ao 4º lugar na classificação final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Laureta foi inquestionavelmente uma das grandes revelações da principal competição nacional. Alinhou em 27 jogos sem, contudo, ter marcado qualquer golo.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1982/83)
.
(Em 1982/83 no Vitoria SC)
.
(Jogo entre o Vitoria SC - SL Benfica no Estádio Municipal de Guimarães. No lance Laureta tenta travar o internacional benfiquista Carlos Manuel)
.

(Laureta no Vitoria SC na temporada de 1982/83)
.
Face à grande época realizada, o jovem Laureta despertou imediatamente a cobiça dos clubes portugueses de maior dimensão. Por exemplo, Sven Goram Eriksson, treinador do SL Benfica, insistiu na contratação de Laureta para a nova temporada de 1983/84.

Naquele tempo, o Presidente do SL Benfica, Fernando Martins, ofereceu um contrato fabuloso ao jovem Laureta. Contudo, o Vitoria SC recusou transferência do jogador porque, como contrapartida, exigiu aos encarnados uma avultada quantia em dinheiro que o clube lisboeta não estava disposto a pagar.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1982/83)
.
(Laureta no Vitoria SC na época de 1982/83)
.
(Laureta em acção pelo Vitoria SC)
. (Na temporada de 1982/83 no Vitoria SC)
.
As excelentes exibições protagonizadas por Laureta ao serviço do Vitoria SC mantiveram bem despertas as atenções dos seleccionadores nacionais nos seus desempenhos. Com regularidade era convocado para representar a Selecção Nacional de Esperanças de Portugal.

Esteve em grande destaque no conceituado Torneio de Toulon em 1981 em representação de Portugal. Foi 16 vezes internacional português no escalão de esperanças e por uma vez representou a Selecção Olímpica.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1982/83)
.

(Laureta no Vitoria SC na temporada de 1982/83)
.
Na Selecção Nacional “A” de Portugal, o defesa Laureta apenas jogou uma vez. O longo e auspicioso percurso realizado nas selecções mais jovens de Portugal acabariam por não ter correspondência na selecção principal.

A única internacionalização “A” de Laureta aconteceu no dia 8 de Junho de 1983. Era então seleccionador nacional o brasileiro Otto Gloria, técnico que comandou neste dia, pela última vez, a Selecção de Portugal no jogo particular frente ao Brasil.
.
(Selecção de Esperanças de Portugal em 1982 em Faro)
.
(Festejos no final do jogo de Faro frente à Polonia)
.
Depois deste jogo frente ao Brasil, Otto Gloria acabou substituído pela comissão técnica composta por Fernando Cabrita, Toni, José Augusto e António Morais que levou Portugal à fase final do Europeu de 84 em França.

Nesta partida entre Portugal e o Brasil, disputada no final da temporada de 1982/83 no Estádio Municipal de Coimbra, a equipa lusa foi derrotada por 0-4. Laureta foi suplente utilizado neste desafio, tendo entrado a substituir o médio defensivo Festas.
.
(Laureta na Selecção Nacional de Esperanças em 1982)
.
(Pacheco, Jaime Magalhães, Quinito, Laureta e Jorge Plácido)
.
A época seguinte, marca o regresso do Vitoria SC às competições europeias de clubes, disputando a Taça Uefa na sua edição da temporada de 1983/84. No Campeonato Nacional da 1ª Divisão o objectivo passava pela luta dos lugares cimeiros da tabela classificativa. Para treinador é contratado o austríaco Herman Stessl que substitui Manuel José no cargo.

Na sua experiência internacional ao nível de clubes, o defesa Laureta é titular no onze do Vitoria SC que disputa os jogos das duas mãos da 1ª eliminatória da Taça Uefa frente aos ingleses do Aston Villa.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1983/84)
. (Laureta no Vitoria Sc na época de 1983/84)
.

(Laureta no Vitoria SC)
.
No panorama interno o desempenho da equipa é irregular terminando o Vitoria SC classificado na 7ª posição. Laureta é praticamente um titular indiscutível na defensiva vitoriana, apesar de, qualitativamente, os seus desempenhos não terem atingido a mesma bitola da temporada anterior. Pelo Vitoria SC, versão 1983/84, realiza 23 jogos, não tendo apontando qualquer golo ao longo da temporada no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1983/84)
.
(Laureta)
.
(Caricatura de Laureta)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1983/84)
.
(Laureta no Vitoria SC na época de 1983/84)
.
Na época seguinte de 1984/85 - a ultima de Laureta ao serviço do Vitoria SC - foi novamente mediana para o clube da cidade berço que teve como treinador o famoso técnico belga Raymond Goethals. Porem, ao nível individual, Laureta foi dos protagonistas do Vitoria SC.

O defesa Laureta actuou em 29 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1984/85, marcando um golo, precisamente, no triunfo sobre o FC Vizela por 1-2.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1984/85)
.
(Laureta no Vitoria SC na temporada de 1984/85)
.
(Vitoria SC - Portimonense SC na época de 1984/85)
.
Laureta era um jogador que se destacava, essencialmente, pela capacidade de luta, com uma extraordinária agressividade e resistência dentro de campo. Na marcação era vigoroso e como lutador nato que era tinha muito poder de choque e uma admirável entrega ao jogo, fazendo questão em discutir com afinco cada lance do jogo.

Alem do elevado grau de profissionalismo, Laureta afirmava-se, de forma inata, como um verdadeiro líder dentro do campo. A vontade de vencer e a capacidade de superação contagiava todos os companheiros de equipa.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1984/85)
.
(Em 1984/85 Laureta no Vitoria SC)
.
(Laureta ao lado de Paquito no Vitoria SC)
.
Era também um jogador bem veloz, com boa técnica individual. No plano táctico apresentava algumas deficiências, motivadas, sobretudo, pela forma desenfreada como muitas vezes se lançava no ataque, desguarnecendo o sector defensivo.

Consideravam-no um defesa lateral moderno. Desempenhava muito bem a dupla função defesa/ataque, agregando todas as suas aptidões atacantes de formação, com a valentia e brio que impunha em cada jogada para bem defender.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1984/85)
.
(Laureta no Vitoria SC em 1984/85)
. (Laureta e G. Freixo do Vitoria SC e Mendes guarda redes do Portimonense sC)
.
Radicou-se, definitivamente, como defesa lateral esquerdo, muito embora, em situações pontuais, fosse chamado a desempenhar funções noutras áreas de acção. Pela formação que tinha de base, apesar de ser um defensor, apoiava com facilidade o ataque, integrando sucessivamente as manobras ofensivas da equipa.

Ao longo da época de 1984/85, Laureta esteve, de facto, num elevado plano de destaque, de tal forma que, pelo menos, o Sporting CP e o FC Porto disputaram acerrimamente a sua contratação.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1984/85)
.
(Paquito, P. Ricardo e Laureta no Vitoria SC)
.
Acabou por ingressar no FC Porto treinado pelo português Artur Jorge, antigo treinador adjunto de José Maria Pedroto no Vitoria SC. Caminho idêntico ao do defesa Laureta seguiriam ainda os vitorianos Paulo Ricardo e Paquito, que também reforçaram o FC Porto.

Laureta começou a sua passagem pelo FC Porto como titular. Começou logo por vencer a Supertaça Cândido de Oliveira, jogando como titular na equipa portista que disputou as duas mãos da decisão da competição.
.
(Equipa do FC Porto na época de 1985/86)
.
(Laureta no FC Porto na apresentação)
.
(Laureta no FC Porto)
.
No seu jogo de estreia na Taça dos Campeões Europeus frente ao Ajax Amesterdan, alem da titularidade, Laureta foi mesmo o autor de um dos golos com que os portistas derrotaram a equipa holandesa, no Estádio das Antas, por 2-0 na partida da 1ª mão da 1ª eliminatória.

Em 1985/86, o FC Porto venceu o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Laureta, apesar de um início auspicioso não conseguiu manter a titularidade e cedeu o lugar ao internacional Inácio. Ainda assim, o jovem vimaranense, alinhou em 18 jogos na principal competição nacional, tendo marcado 1 golo, concretamente, um dos tentos da vitória do FC Porto sobre a Académica de Coimbra por 3-0.
.
(Laureta no FC Porto com a faixa de campeão nacional 1985/86)
.
Permaneceu no FC Porto na temporada de 1986/87, integrando o plantel portista que conquistou pela primeira vez a Taça dos Campeões Europeus. Alem desta histórica e importante conquista azul e branca, nesta época, o FC Porto venceu novamente a Supertaça Cândido de Oliveira.

Desta vez, todavia, o FC Porto não revalidou o ceptro nacional. Quanto ao desempenho individual de Laureta diga-se que não foi tão feliz como na temporada anterior. Jogou somente 6 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sem ter apontado qualquer golo.
.
(FC Porto na temporada de 1986/87)
.
(Laureta no FC Porto na época de 1986/87)
.
(Laureta no FC Porto)
.
(Laureta com as quinas nacionais no FC Porto)
.
Jogador determinado e incapaz de se acomodar, Laureta saiu do FC Porto e ingressou no SC Braga na época de 1987/88. A turma bracarense era treinada por Manuel José, seu antigo treinador no Vitoria SC, que tinha como adjunto, Valdemar Custodio, o “professor” de Laureta nas escolas de formação da colectividade vimaranense.

Permaneceu ao serviço do SC Braga durante 4 temporadas consecutivas. Ao longo desse período foi, invariavelmente, titular indiscutível, não concedendo qualquer hipótese aos jogadores do plantel bracarense que jogavam na sua posição.

Durante este período de quatro anos a representar o SC Braga, o clube bracarense não conseguiu alcançar resultados de grande relevância. Na temporada de 1987/88 o clube arsenalista quedou-se pela 11ª posição na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, enquanto Laureta alinhou em 34 jogos da competição sem apontar qualquer golo.
.
(Plantel do SC Braga na época de 1987/88)
.
(Laureta no SC Braga na temporada de 1987/88)
.
(Caricatura de Laureta com as cores do SC Braga)
.(Em 1987/88 no SC Braga)
.
Já na época de 1988/89, sob o comando do técnico Vítor Manuel, os bracarenses realizaram uma boa campanha, chegando ao 6º lugar da classificação da principal competição nacional.

Nesta temporada, os números de Laureta apontam para a realização de 35 jogos pelo SC Braga no nacional maior. Regista-se aqui um auto golo apontado por Laureta no desafio que terminou empatado a 1-1 entre o SC Braga e o Portimonense SC.
.
(SC Braga na época de 1988/89)
.
(Laureta no SC Braga na temporada de 1988/89)
.
(Laureta no SC Braga)
.
(Em 1988/89 no SC Braga)
.
Em 1989/90, o SC Braga voltou a realizar uma época bastante sofrível. Teve algumas dificuldades em garantir a manutenção na 1ª Divisão Nacional, terminando a prova no 12º posto da tabela geral.

Quanto ao defesa Laureta manteve a performance que vinha realizando no SC Braga. Titularissimo, realizou 31 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo apontado 1 golo.
.
(Equipa do SC Braga na temporada de 1989/90)
.(Laureta no SC Braga na temporada de 1989/90)
.
(V. Setubal - SC Braga, com Mladenov e Laureta na época de 1989/90)
.
(Laureta no SC Braga)
.
Terminou a sua ligação ao SC Braga na época de 1990/91. O SC Braga começou por ser comandado por Raul Aguas que viria a ser substituído no cargo por Carlos Garcia. Nesta temporada o clube arsenalista melhorou os seus desempenhos e obteve um 7º lugar na classificação final da principal competição portuguesa.

O defesa Laureta ultrapassou novamente a barreira dos 30 jogos, registando uma utilização em 34 jogos do SC Braga no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1990/91.
.
(Plantel do SC Braga na época de 1990/91)
.
(Laureta no SC Braga na época de 1990/91)
. (Equipa do SC Braga na temporada de 1990/91)
.
(Laureta no SC Braga na época de 1990/91)
.
Perto dos 30 anos de idade, em pleno uso de todas as suas faculdades e sendo um dos jogadores com grande índice utilização no clube, surpreendeu bastante a saída de Laureta do SL Braga no final da época de 1990/91.

Ingressou então no Gil Vicente FC, permanecendo 3 temporadas consecutivas no clube, sempre a militar a 1ª Divisão Nacional. Completou assim o círculo dos 3 principais clubes minhotos.

No Gil Vicente FC realizou uma carreira de sucesso. Primeiro, porque colectivamente o clube atingiu consecutivamente os seus objectivos, depois, porque a nível individual, o defesa Laureta, foi sempre Titularissimo na equipa gilista.

A estreia oficial com a camisola gilista ocorre, curiosamente, contra o seu anterior clube, o SC Braga. Numa partida a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o SC Braga recebeu e venceu no Estádio 1ª de Maio, o Gil Vicente FC, por 2-1.
.
(Equipa do Gil Vicente FC na época de 1991/92)
. (Laureta em 1991/92 no Gil Vicente FC)
.
Em 1991/92, Laureta é treinado no Gil Vicente FC por António Oliveira. O conjunto gilista é uma mescla de jogadores jovens com outros bem experientes. O clube consegue a manutenção na 1ª Divisão Nacional somente a duas jornadas do fim da competição, com uma vitória, em casa, sobre o FC Porto por 1-0, com um golo do experiente defesa central Morato, num jogo muito controverso naquela altura.

Alias, é nos jogos caseiros, aproveitando as particulares condicionantes do velhinho campo Adelino Ribeiro Novo, que o Gil Vicente FC vai amealhando todos os pontos necessários à manutenção.
.
(Equipa do Gil Vicente FC na época de 1991/92)
.(Sacudindo um lance de perigo junto à baliza gilista)
.
O clube minhoto vai melhorar significativamente a sua performance na temporada de 1992/93. Alias, o Gil Vicente FC, desta feita, treinado por Vítor Oliveira, chega mesmo a ser a grande sensação da época.

Terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão num fantástico 9º lugar na classificação final, enquanto o defesa Laureta, com 32 encontros jogados, bastante experiente, foi um dos atletas determinantes no sucesso do clube.
.
(Equipa do Gil Vicente FC na época de 1992/93)
.
(Laureta no Gil Vicente FC na temporada de 1992/93)
.
(Equipa do Gil Vicente FC na temporada de 1992/93)
.
(Caricatura com Laureta no Gil Vicente FC)
.
A temporada de 1993/94 foi a ultima época de Laureta ao serviço do clube gilista. Mais uma vez o Gil Vicente FC conseguiu concretizar o objectivo da manutenção, classificando-se no 10º lugar da tabela geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O defesa Laureta, já com 33 anos de idade, alinhou em 29 encontros da principal competição portuguesa. Termina no final desta temporada de 1993/94, uma carreira de 13 anos consecutivos a jogar na 1ª Divisão Nacional.
.
(Gil Vicente FC na época de 1993/94)
.
(Laureta na época de 1993/94 no Gil Vicente FC)
.
(Equipa do Gil Vicente FC na temporada de 1993/94)
.
(Laureta no Gil Vicente FC)
.
Na sua última temporada enquanto profissional de futebol, Laureta representou a Académica de Coimbra na 2ª Divisão de Honra. Ao longo da época de 1994/95, Laureta participou em 19 jogos da briosa na competição.

O ansiado regresso dos conimbricenses à 1ª Divisão Nacional não foi conseguido nesta época, não tendo a Académica de Coimbra, tecnicamente comandada por Vieira Nunes, ido alem do 7º lugar na classificação final da competição.

Com 34 anos de idade, Laureta encerrou a sua carreira de futebolista profissional. Simplesmente por carolice e amizade, Laureta voltou a jogar em 2000/01 pelo CCD Sande S. Lourenço, dos distritais da Associação de Futebol de Braga, já com 39 anos de idade.
.

(Laureta)

Agora longe dos grandes palcos, Laureta passeou classe nos pelados dos distritais de Braga. Depois de terminada a carreira de futebolista, Laureta fez também uma incursão pelo futebol de praia

Actualmente, está profissionalmente desligado do futebol. Trabalha no ramo do têxtil. Ainda ponderou ficar ligado ao futebol na vertente técnica, ou como empresário, já que chegou a trabalhar com Paulo Futre no agenciamento de jogadores de futebol.

Hoje, com 46 anos de idade, Laureta ainda surge amiúde a jogar nas velhas guardas do Vitoria SC, FC Porto, SC Braga ou SC Mirandela. Faz parte do Clube de Portugal, a selecção de veteranos portuguesa.


Autor: Alberto de Castro Abreu

O irmão mais velho deste jogador, o Joao Laureta tambem deixou a sua grande marca no futebol, passando pelo Vit.guimaraes como o seu irmão Alfredo Laureta, jogou ainda no portimonense, uniao de lamas, famalicao, fafe, felgueiras, lixa, Amarante entre outros. Os Lauretas foram grandes Jogadores de Futebol e que são tbm um Orgulho para a Cidade de Guimarães! ViVA ao Vitoria!
 
viva o Braga !

Quim Preto e filha
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter