Glórias do Passado: Estádio S. Miguel (Gondomar)

 

Estádio S. Miguel (Gondomar)


O Estádio de S. Miguel é a casa do Gondomar SC, um clube da região norte do país que ao longo dos últimos anos vem-se afirmando nos campeonatos nacionais portugueses. O Gondomar SC, historicamente, é um clube dos regionais da Associação de Futebol do Porto.

Todavia, sensivelmente desde meados da década de 90 que a formação gondomarense vem trilhando um caminho de sucesso, primeiro, subindo à 3ª Divisão Nacional, passando depois pela 2ª Divisão “B”, até que na época de 2004/05 fez a sua estreia na 2ª Liga, escalão onde milita actualmente.
.
(Bancada Central coberta do Estádio S. Miguel)
.

(A entrada para o Estádio S. Miguel, em Gondomar)
.
Com o crescimento do clube ao nível dos resultados desportivos, deu-se, obviamente, a um melhoramento também do seu recinto de jogos. Desde a data da inauguração do Campo de S. Miguel, concretamente em 27 de Abril de 1970, que o simples campo de futebol pelado, com apenas uma bancada central para o publico, foi sendo sucessivamente melhorado, primeiro com o arrelvamento do piso, e mais tarde com a construção de uma nova bancada num dos topos e balneários novos, dotados de capacidade para os jogos nas competições profissionais.

Naturalmente que o Estádio de S. Miguel, hoje com um capacidade oficial para 2.450 espectadores, é um recinto modesto, mas perfeitamente suficiente para as necessidades do Gondomar SC.
.
(Visão sobre o Estádio de S. Miguel)
.
(A bancada do topo, a mais recente construção, dotada de balneários no piso inferior)
.
Este estádio fica desde a temporada de 2006/07, precisamente no dia 13 de Maio de 2007, ligado à história do Vitoria SC. Foi jogando ali que os vimaranenses conseguiram alcançar o tão desejado regresso à 1ª Liga Nacional.

Naquele dia 13 de Maio de 2007, um domingo à tarde, jogava-se a 29ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional da 2ª Liga. A partida, dirigida pelo árbitro lisboeta Pedro Henriques, jogou-se perante um Estádio de S. Miguel, em Gondomar, completamente repleto de vimaranenses, ansiosos por alcançar a vitoria e concretizar a subida à 1ª Liga Nacional.
.
(Estádio S. Miguel)
.
(Bancada Central coberta do Estádio S. Miguel)
.
O treinador do Vitoria SC, Manuel Cajuda, fez alinhar como titulares os seguintes jogadores para esse decisivo jogo. Nilson, o guarda-redes; na defesa, Rissutt, Danilo, Geromel e Hélder Cabral. No meio campo, alinhou Moreno, Flávio Meireles e Desmarets, e no ataque, Ghilas, Rabiola e Brasília.

Logo aos 40 minutos o jovem avançado Rabiola foi substituído por Tiago Targino e, já no decorrer da 2ª parte, Otacílio entrou aos 75 minutos para o lugar de Moreno e, já me cima dos 90 minutos, Sereno substituiu Rissutt.
.
(Outro aspecto da Bancada Central coberta do Estádio S. Miguel)
.
(Gondomar SC - Vitoria SC, na temporada de 2006/07)
.
A equipa do Gondomar SC, comandada pelo técnico português Nicolau Vaqueiro, apresentou naquela partida a seguinte formaçõa: António Filipe; Robson, Rómulo, Miguel Oliveira e Luís Miguel; Ricardo André, Vladimir, Fernando Aguiar; Fabrício, Nicolas Canales e Tarantini. Pela equipa gondomarense jogaram ainda Rui Manuel, Bragança e Feliciano.

O Vitoria SC entrou decidido a vencer a partida e, logo aos 15 minutos de jogo, o franco argelino Ghilas apontou, de cabeça, o primeiro golo vitoriano. Aquele tento colocou cedo em delírio os milhares de vimaranenses presentes no Estádio S. Miguel.
.

(Os golos do Gondomar SC - Vitoria SC (0-2))
.
(Gondomar SC - Vitoria SC)
.
Ao longo do encontro, o Vitoria SC controlou bem todos os acontecimentos, tentando manter o jogo equilibrado, apesar de deixar as despesas ao adversário para assim, sempre que possível, arrancar em perigosos contra ataques.

É numa dessas jogadas, ao minuto 79, que o Vitoria SC vai chegar ao resultado final de 0-2, com o tento da autoria do extremo brasileiro Brasília que, no interior da aérea gondomarense, desferiu um colocado remate para o fundo das malhas da baliza do guardião António Filipe.
.
(Os vitorianos em grandes festejos no final do desafio)
.
Esse golo foi a sentença final no desfecho da partida e na tensão nervosa que entretanto pairava nas bancadas do Estádio S. Miguel. A partir daí os festejos dos vitorianos foram verdadeiramente impressionantes e para todos memoráveis, desde aquele campo de jogos em Gondomar até à cidade de Guimarães.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter