Glórias do Passado: Temporada de 1973/74 - 3ª Parte

 

Temporada de 1973/74 - 3ª Parte


Na 23ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1973/74 o Vitoria SC continuou o bom período e venceu o Beira Mar SC, em Aveiro, por 0-1. Entretanto, a partir de Março de 1974, a colectividade vimaranense passou a ser liderada pelo novo presidente da Direcção, António Manuel Rodrigues, que sucedeu a Antero Júnior.

Seguem-se duas partidas frente aos denominados grandes da capital, deslocando-se primeiramente à casa do SL Benfica, na jornada n.º 24, onde o Vitoria SC é derrotado inaplavelmente por 5-1, e posteriormente, em Guimarães, frente ao Sporting CP, onde perde novamente por 0-1.
.

(SL Benfica - Vitoria SC, lance disputado entre Eusébio e Romeu)

.
Este jogo da 25ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1973/74 fica, no entanto, rodeado de forte polémica. Naquela altura o Sporting CP era isolado líder da competição, ligeiramente distanciado de SL Benfica, Vitoria de Setúbal e FC Porto, os principais perseguidores.

Este jogo da equipa leonina em Guimarães era encarado como um teste muito difícil e onde os mais directos perseguidores esperavam que o Sporting CP perdesse pontos, já que a competição estava perto do seu epílogo e as hipóteses do líder perder terreno começavam a esgotar-se. O Sporting CP acabou por vencer o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1973/74.

O Sporting CP venceu por 0-1, com um golo da autoria de Nelson Fernandes. Foi, porém, um golo obtido em clara posição de fora de jogo, como as crónicas da época atestam, cuja validação terá espantado mesmo o próprio autor do golo.

Naturalmente que o publico afecto ao Vitoria SC revoltou-se, com os ânimos exaltados, contra a decisão do arbitro da partida, Inácio de Almeida e o seu fiscal de linha, e manifestou-se veementemente, destruindo parcialmente a vedação do estádio e os painéis publicitário, e forçando mesmo uma invasão de campo.

No final do encontro, também os intervenientes manifestaram a sua revolta e decepção. O capitão do Vitoria SC, o defesa Manuel Pinto, afirmou que: “com estas vantagens também nós seriamos campeões. Uma barbaridade a validade do golo. E, mais do que a decisão, lamento que o fiscal de linha me tenha ofendido impunemente”.

Mário Wilson, treinador do Vitoria SC, afirmou na altura que: “não se admite que no futebol, onde existem profissionais dignos, haja um árbitro que realize um trabalho lastimável, validando um golo tão falso”.

Por outro lado, Mário Lino, o treinador do Sporting CP, comentando o lance, simplesmente afirmou que: “como é sabido não comento o trabalho do árbitro. Foi golo e é tudo”.

Estas duas derrotas consecutivas, frente ao SL Benfica e o Sporting CP, deixaram o Vitoria SC sem qualquer esperança de atingir um lugar de acesso às competições europeias, objectivo evidentemente difícil de alcançar, mas que antes daquelas derrotas era ainda possível.

Na deslocação a Coimbra no jogo da 26ª jornada, o Vitoria SC foi mais uma vez derrotado pela Académica de Coimbra por 2-1. O Vitoria SC venceu posteriormente o SC Olhanense por 3-1, concretamente no dia 21 de Abril de 1974.
.
(Tito, n.º 10, na partida Vitoria SC - SC Olhanense)
.
(Extremo vimaranense Rodrigo no Vitoria SC - SC Olhanense)
.
(Custódio Pinto escapa-se a um defensor do SC Olhanense)
.
Depois deste jogo frente à equipa de Olhão, deu-se em Portugal um acontecimento marcante na história do país e que de alguma forma teve bastante influência no futebol português. Aconteceu o 25 de Abril de 1974, a denominada Revolução de Abril, derrubando-se a ditadura para a implementação da democracia.

Depois desse dia 25 Abril, o futebol nacional entre clubes, na divisão maior portuguesa, apenas regressou no dia 5 de Maio de 1974. O Vitoria SC foi nesse dia jogar ao Barreiro, onde empatou 1-1 com a formação do FC Barreirense em jogo a contar para a 27ª jornada.

Desde o triunfo sobre o SC Olhanense, o Vitoria SC não venceu mais nenhuma vez neste Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1973/74. Na penúltima jornada foi amplamente derrotado, na condição de visitado, pelo Vitoria de Setúbal por 1-4. Com esta vitória a equipa setubalense carimbou o passaporte para a Taça Uefa, superando na classificação o FC Porto.
.
(Manuel Pinto e Jacinto João no Vitoria SC - Vitoria de Setubal)
.
Na derradeira jornada da principal competição portuguesa, o Vitoria SC e o Boavista FC, ambos tranquilamente classificados na tabela geral, empataram a 1-1 numa partida disputada no Campo do Bessa.

O Vitoria SC terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1973/74 na 6ª posição, com o total de 31 pontos, decorrentes de 10 vitórias, 11 empates e 9 derrotas. A equipa vimaranense marcou 36 golos e consentiu 34.

O Sporting CP sagrou-se campeão nacional com dois pontos de vantagem sobre o SL Benfica, vice-campeão. O 3º classificado foi o Vitoria de Setúbal e o 4º o FC Porto, apurando-se ambos para a disputa da Taça Uefa. No 5º lugar ficou o CF Belenenses com 40 pontos, não concretizando o objectivo do acesso europeu. Atrás do Vitoria SC, o 6º classificado, ficou a equipa do SC Farense, na 7ª posição, com 26 pontos, portanto, bem distanciado da equipa vimaranense.

Quanto aos números individuais da participação do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1973/74, refira-se que os guarda-redes foram Rodrigues (29 jogos) e Sousa (2 jogos).

Na defesa, actuaram o lateral Costeado (27 jogos), José Carlos (20 jogos), Manuel Pinto (23 jogos), Osvaldinho (29 jogos); Manafá (6 jogos), Torres (2 jogos) e Artur (22 jogos).

No meio campo, jogaram Ernesto (29 jogos), Custódio Pinto (30 jogos), Abreu (30 jogos), Silva (17 jogos), Manuel Fernandes (1 jogo), Rodrigo (15 jogos). No ataque, o Vitoria SC actuou com Ibraim (19 jogos), Tito (30 jogos), Romeu (26 jogos); Rui Baptista (7 jogos) e Germano (2 jogos).

No tocante a golos marcados, os 36 tentos da equipa do Vitoria SC foram divididos entre Custódio Pinto e Tito, que marcaram 11 cada um, Manuel Pinto, Ibraim e Romeu que apontaram 3 golos cada, e depois, Ernesto, Abreu, Rodrigo e Rui Baptista marcaram 1 golo cada. O Vitoria beneficiou ainda de 1 autogolo de José Manuel do Clube Oriental de Lisboa.

Relativamente à Taça de Portugal, diga-se que o Vitoria SC foi eliminado logo na 1ª eliminatória em que participou. Foi a grande surpresa dos 16 avos de final da Taça de Portugal, a vitória do FC Famalicão, formação a militar na 2ª Divisão Nacional, Zona Norte, sobre o primodivisionário Vitoria SC por 2-1, num jogo disputado na cidade de Famalicão.

No final da temporada de 1973/74, o Vitoria SC foi convidado a participar na Taça Intertoto. A Taça Intertoto era uma competição internacional de clubes que foi originalmente criada no ano de 1961, tendo como objectivo gerar dinheiro para as empresas de apostas durante o período de verão, altura em que a grande maioria das competições oficiais estavam paradas. A Taça Intertoto apenas passaria para a alçada da Uefa no ano de 1995, pelo que as realizações anteriores couberam a entidades externas aos organismos oficiais do futebol.

O Vitoria SC participou então durante os meses de Junho e Julho de 1974 na Taça Intertoto. O grupo do Vitoria SC era formado pelos alemães do Hamburger SV, Djurgardens IF, da Suecia, e pelos suíços do Neuchatel Xamax FC.

Em Guimarães, o Vitoria SC venceu todos os desafios. Goleou os suecos do Djurgardens IF por 5-0 e a equipa suíça do Neuchatel Xamax FC por 5-2. Frente aos alemães do Hamburger SV, a equipa vimaranense venceu por 3-1.

Fora de casa, o Vitoria SC apenas venceu na Suiça por 0-1, perdendo na Alemanha, com o Hamburger SV por 2-0 e na Suécia, contra o Djurgardens IF, por 3-1.

Por último, refira-se que o Vitoria SC venceu na temporada de 1973/74 o Campeonato Regional da A. F. de Braga nas categorias de juvenis e de juniores.
.

(Equipa de velhas guardas do Vitoria SC na decada de 70)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter