Glórias do Passado: Chauray

 

Chauray


Com o objectivo de reforçar o posto de guarda-redes no plantel principal, o Vitoria SC contratou nos escalões secundários do futebol francês o guardião Chauray, no inicio da temporada de 2002/03. A vinda deste ilustre desconhecido atleta francês, juntamente com a presença do titularíssimo Jerome Palatsi e o português Vítor Nuno, guardiões do clube na época anterior, completava o lote dos três guarda-redes do plantel principal a nova temporada.

Ghislain Regis Laurent Chauray, nasceu na localidade francesa de Rochelle no dia 29 de Março de 1972. Começou a jogar futebol federado na temporada de 1987/88, com 15 anos de idade, nos escalões jovens do INF Clairefontaine.

Pelo potencial demonstrado logo na época seguinte ingressou numa das melhores escolas juvenis do futebol francês, o centro de formação do FC Nantes. Nas equipas de base deste clube realizou todo o percurso de formação até que, na temporada de 1990/91, integrou o plantel principal do FC Nantes da Ligue 1, principal escalão do futebol francês, embora continuasse a jogar pela equipa de juniores.

Posteriormente ingressou na equipa do Le Havre ACF, onde também alinhou na Ligue 1, na temporada de 1993/94. Já a partir de 1996/97 passou a jogar pela formação do USF Fécamp, do Campeonato Nacional da 1ª Divisão francesa, o correspondente à 2ª Divisão “B” portuguesa.

Nessa equipa actuou também na época de 1997/98, embora disputando a CFA, o campeonato francês de amadores, divisão que corresponderá à nossa 3ª Divisão Nacional, escalão para o qual foi relegado o USF Fécamp no final da temporada de 1996/97.

Na época de 1998/99 voltou a jogar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão francesa, escalão que se assemelha à nossa 2ª Divisão “B”, desta feita, representando a formação do Olympique Noisy-le-See Banlieue 93, colectividade em que jogou três temporadas consecutivas, portanto, desde 1998/99 até 2000/01.
.

(Equipa do Olympique Noisy-le-See Banlieue 93)

(Ao serviço da equipa do Olympique Noisy-le-See Banlieue 93)
.
Depois da grande temporada realizada em 2000/01 ao serviço do Olympique Noisy-le-See Banlieue 93, o guardião Chauray ingressou no AS Angoulême, da mesma divisão, na época de 2001/02, onde também foi titularíssimo, realizando mais de 40 jogos oficiais, e pelas boas exibições protagonizadas foi mesmo considerado o 3º melhor guarda-redes naquele escalão do futebol francês.

É precisamente ao serviço do AS Angoulême na época de 2001/02 que os desempenhos de Chauray despertam o interesse do Vitoria SC. Os responsáveis da equipa vimaranense decidiram enviar emissários, concretamente Jacinto João e Neno, adjuntos do treinador Augusto Inácio, para observar várias vezes in loco os desempenhos do guardião Chauray. As boas indicações fornecidas pelo atleta motivaram a contratação de Chauray pelo Vitoria SC na época de 2002/03.
.

(Plantel do Vitoria SC na época de 2002/03)

(Em pleno centro histórico da cidade de Guimarães, Chauray na apresentação oficial do palntel do Vitoria SC na temporada de 2002/03)

Ghislain Chauray era um guarda-redes muito alto, pelo que sobressaia, sobretudo, no jogo aéreo. Era um jogador experiente e bem credenciado nos escalões secundários do futebol francês e chegou a Guimarães rubricando com o Vitoria SC um contrato valido por 3 temporadas e disposto a fazer concorrência ao seu compatriota Palatsi.

Contudo, o guarda-redes vitoriano Palatsi, mais uma vez, não deu qualquer hipótese à concorrência deixando consecutivamente no banco de suplentes, alternadamente, o português Vítor Nuno e o seu compatriota Chauray.

Por isso, Chauray não realizou qualquer jogo oficial com a camisola do Vitoria SC, resumindo-se a sua presença em Guimarães à participação em alguns jogos de carácter amigável e ao banco de suplentes em nas partidas oficiais.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 2002/03)

(Chauray no Vitoria SC na época de 2002/03)

Tapado pelo extraordinário guardião Palatsi, no final da época de 2002/03, Chauray e o Vitoria SC rescindiram amigavelmente o contrato que os vinculava e dessa forma o o jogador francês acabou regressar ao seu país.

Assinou pelo Brest Stade Brestois 29, clube francês a militar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o escalão correspondente à nossa 2ª Divisão “B”, na época de 2003/04 e foi um elemento fundamental no sucesso da equipa que se classificou na 2ª posição e conquistou a subida de divisão à Ligue 2, o segundo escalão do futebol francês.

(Plantel do Brest Stade Brestois 29 na temporada de 2003/04)
.
(Chauray no Brest Stade Brestois 29 na temporada de 2003/04)
.
(Chauray ao serviço do Brest Stade Brestois 29)

(Plantel do Brest Stade Brestois 29 na época de 2003/04)

(Representando o Brest Stade Brestois 29, Chauray uma defesa nas alturas)

(Chauray na baliza do Brest Stade Brestois 29)
.
(Chauray no Brest Stade Brestois 29 no dia da apresentação da temporada de 2003/04)
.

(Em acção ao serviço do Brest Stade Brestois 29)

(Plantel do Brest Stade Brestois 29 na época de 2004/05)

(Representando o Brest Stade Brestois 29)

(Um defesa nas alturas aos serviço do Brest Stade Brestois 29)
.
(Brest Stade Brestois 29)
.
(Chauray no Brest Stade Brestois 29)
.
(Em voo ao serviço do Brest Stade Brestois 29)
.
Ainda iniciou a época de 2004/05 ao serviço do Brest Stade Brestois 29, mas já em 2005 rumou à Belgica para mais uma experiencia no estrangeiro. Foi representar o RAA Louvieroise da 1ª Divisão belga.

Em 2006, já com 34 anos de idade, regressou a França, para jogar pelo La Roche VF da CFA, o campeonato francês de amadores, divisão que corresponderá à nossa 3ª Divisão Nacional, e aí encerrar a sua carreira de futebolista.
.
(O guarda redes Ghislain Chauray)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter