Glórias do Passado: Brioso

 

Brioso


Vindos de Vila Real os irmãos José e Alcino Brioso ingressaram no Vitoria SC no início da temporada de 1942/43 para reforçar o sector atacante da equipa, sendo considerados mesmo como as principais contratações do clube para a nova época Tornaram-se, ambos, jogadores imprescindíveis na equipa e fizeram uma bonita carreira ao serviço da colectividade vimaranense.

José Fernandes Brioso jogou durante 10 épocas consecutivas na equipa do Vitoria SC. Era um avançado buliçoso e rápido, com boa técnica, que gostava de actuar nas faixas laterais, sobretudo sobre o lado direito, enquanto o seu irmão Alcino se ocupava do lado esquerdo do ataque. José Brioso jogava então como extremo direito.

Estreou-se oficialmente com a camisola do Vitoria SC em Outubro de 1942, lançado por Alberto Augusto, o treinador da equipa, na partida a contar para a 3ª jornada do Campeonato Regional da A. F. de Braga, entre o os vimaranenses e o Gil Vicente FC.

O Vitoria SC vence o encontro por 5-0, deixando vincada a sua manifesta superioridade. Quanto a Brioso, não realizando uma brilhante exibição, deixou uma boa impressão aos responsáveis e adeptos vitorianos.

Foi mesmo o autor do primeiro golo do Vitoria SC neste seu jogo de estreia, numa recarga vitoriosa, depois de uma defesa do guardião gilista a remate também da sua autoria. No decorrer a segunda parte, de pé esquerdo, marcou mais um golo, finalizando com objectividade após um excelente passe de desmarcação de Ferraz.

José Brioso fez poucos jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1942/43 ao serviço do Vitoria SC. Actuava sobretudo pela equipa de reservas do Vitoria SC, disputando o Campeonato Regional da A. F. de Braga da categoria, onde adquiria maturidade e experiência enquanto seguia como suplente na equipa principal.

Ainda assim, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1942/43, José Brioso alinhou em 7 jogos com a camisola do Vitoria SC, apontado 3 golos. Realizou ainda mais um jogo na Taça de Portugal, no único jogo da equipa do Vitoria SC nesta edição da competição, onde foi derrotado pelo SL Benfica, em Lisboa, por 7-1 e, consequentemente, foi eliminado.

O Vitoria SC sagrou-se Campeão Distrital da A. F. de Braga na temporada de 1942/43 com apenas uma derrota em toda a competição. Só no jogo disputado na cidade de Famalicão é que o clube da cidade berço foi derrotado. Foi assim o primeiro título conquistado por José Brioso ao serviço do Vitoria SC.

Como Campeão Distrital, o Vitoria SC foi apurado a disputar a edição do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. A equipa vimaranense terminou classificada na 8ª posição da classificação final da competição.

Já na época seguinte de 1943/44, José Brioso começou a ganhar o seu espaço na equipa e fixou-se como titular. Conquistou mais um Campeonato Regional da A. F. Braga, novamente apenas com uma derrota em Famalicão.
.

(Equipa do Vitoria SC na época de 1943/44)

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1943/44, o Vitoria SC realizou uma má época fruto essencialmente da interdição que foi alvo o Campo do Benlhevai. Os vimaranenses foram novamente o 8º classificado na competição, onde Brioso actuou em 16 partidas e apontou 6 golos, tornando-se o melhor marcador da equipa.

Já na Taça de Portugal, o Vitoria SC tingiu as meias-finais da prova onde acabou, surpreendentemente, por ser eliminado pelo GD Estoril Praia, perdendo, dessa forma, o acesso à final. Também nesta competição, o avançado José Brioso sagrou-se o melhor marcador da equipa com 5 golos apontados nos 6 jogos em que alinhou.

Na época de 1944/45 a equipa do Vitoria SC continua a ser treinado por Alberto Augusto, contando com um sector atacante, formado por José Brioso, Miguel, Ferraz, Alcino e Arlindo, de grande qualidade e muito elogiado.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1944/45)

Apesar de novamente derrotado na cidade de Famalicão, o Vitoria SC volta a conquistar o ceptro de campeão regional, enquanto no Campeonato Nacional da 1ª Divisão repete o 8º lugar na classificação geral da competição.

Em 1944/45, José Brioso, jogou 13 jogos na principal prova portuguesa, marcando somente 3 golos, enquanto na Taça de Portugal da mesma temporada, jogaria apenas um único jogo, apontado um golo.

(Equipa do Vitoria SC na época de 1944/45)

A temporada seguinte fica inicialmente marcada pela escolha de Alexandre Peics como novo treinador do clube, em substituição de Alberto Augusto.


O Vitoria SC de 1945/46 sagra-se, invariavelmente, campeão da região, mas desta vez intitulado como Campeão do Minho devido à extinção da A. F. de Viana do Castelo, facto que levou à junção numa só prova das equipas da região de Braga e de Viana do Castelo. A competição foi pautada pela enorme superioridade do Vitoria SC em relação a todas a outras formações, de tal forma que, desta vez, até à cidade de Famalicão o Vitoria SC foi vencer.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1945/46)

(No Campo da Amorosa, partida entre o Vitoria SC - SL Benfica, com os irmãos Brioso pelos vimaranenses, enquanto pelos encarnados destacam-se o defesa Cerqueira e o guarda-redes Martins)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1945/46)
.
Quanto ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1945/46, este inicia-se com o impedimento do Vitoria SC utilizar o Campo do Benlhevai pois, dizia-se na imprensa, os maus resultados alcançados pelo Selecção Nacional de futebol devia-se ao facto de na máxima prova nacional utilizar-se campos com pequenas dimensões como o do Benlhevai era exemplo.

Assim sendo, decretado aquele impedimento urgente se tornou a construção de um novo campo de futebol na cidade de Guimarães. Vai nascer o Campo da Amorosa, inaugurado a 13 de Janeiro de 1946, em jogo frente ao Boavista FC, em que o Vitoria SC vence a formação axadrezada por 3-1 com Alexandre a apontar o primeiro golo oficial naquele recinto. Este momento importante na história do clube conta com a presença de José Brioso, que alinhou como titular naquela partida frente ao Boavista FC.

Nesta temporada, repete-se a classificação realizada nas épocas anteriores, com a diferença de a competição ser formada por 12 clubes e não apenas por 10 formações como acontecia até então. O saldo pessoal de José Brioso, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1945/46, ficou pela marcação de 5 golos nos 16 jogos em que actuou.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1945/46)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1945/46)
.
Segue a época de 1946/47, a ultima temporada em que a participação no Campeonato Nacional da 1ª Divisão dependia do título de campeão distrital. Há um novo treinador no Vitoria SC, o conceituado Artur Baeta, o terceiro treinador de José Brioso em Guimarães.

O Campeonato Distrital foi novamente conquistado pela formação de Guimarães. Todavia a consecução deste título já não foi o passeio que havia sido nos anos anteriores. O Vitoria SC teve de ultrapassar inúmeras dificuldades e puxar dos galões e de toda a sua classe para conquistar o ceptro.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1946/47)
.
(Brioso no desafio entre o Vitoria SC - FC Famalicão)
.
(No Campo da Amorosa frente ao Gil Vicente FC em 1946/47)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1946/47, o Vitoria SC ficou mais uma vez classificado na 8ª posição, numa prova agora disputada por 14 clubes. Essa classificação final garantiu ao clube um lugar na prova na época seguinte.

Na edição de 1946/47 da principal competição futebolística portuguesa, José Brioso jogou em 21 partidas, e nessa prova marcou 10 golos, a melhor cifra até então do jogador transmontano ao serviço do clube. Essa marca viria a ser suplantada logo na temporada seguinte, a qual terá sido certamente o melhor ano de sempre para Brioso.
.
(Irmãos Brioso do Vitoria SC e Alfredo do FC Porto em encontro de 1946/47)
.
(De negro, novamente contra o FC Famalicão na época de 1946/47)
.
Na temporada de 1947/48 chega a Guimarães um novo treinador. Para substituir Artur Baeta, ingressa no Vitoria SC o técnico Alfredo Valadas, que permanecerá no cargo durante 2 temporadas.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC classificou-se na 7ª posição, precisamente no meio da tabela de uma competição disputada por 14 clubes. O Vitoria SC realizou uma prova extremamente tranquila, garantindo a permanência no escalão – que era o primordial objectivo – com muita facilidade.

Sagrando-se o melhor marcado da equipa, com 13 golos apontado, destaca-se a magistral exibição de José Brioso no triunfo do Vitoria SC sobre o CAD Elvas, em Guimarães, por 7-1, onde o jogador trasmontano marcou 4 golos. Assinale-se ainda que, nesta época, Brioso jogou 24 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1947/48)
.
(Brioso não chega a tempo a esta bola agarrada pelo guardião do GD Estoril Praia Laranjeira, enquanto Eloi assiste)
.

(José Brioso em 1947/48 no Vitoria SC - SC Braga)
.
(José Brioso no Vitoria SC - Académica de Coimbra na época de 1947/48)
.
(Encontro no Campo da Amorosa em 1947/48 frente ao SL Benfica, desta vez é o guarda-redes Rogério do SL Benfica a socar a bola, enquanto Cerqueira assiste e Brioso, do Vitoria SC, tenta disputar o lance)
.
(Novamente jogo frente ao GD Estoril Praia, com o guardião Laranjeira e José Brioso do Vitoria SC a tentar alcançar o esférico)
.
O Vitoria SC conquistou um brilhante 6º lugar, a melhor classificação de sempre até aquela altura, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1948/49, com José Brioso a disputar 15 jogos e a marcar 2 golos.

Nesta época, José Brioso e o Vitoria SC já não contam com o contributo do irmão Alcino, que se transferiu para o CF Belenenses.

Destaque nesta temporada, ainda, para a prestação de Franklim, avançado do Vitoria SC, que foi o melhor marcador da 1ª Divisão dos clubes nortenhos, sendo que, por via disso, foi alvo de uma justa homenagem pelos jornalistas desportivos da região. Esse desempenho de Franklim mereceu, em muitas ocasiões, o prestimoso contributo de José Brioso.
.
(O guarda-redes Marques do SC Braga disputa com Brioso do Vitoria SC este lance num encontro em Guimarães na época de 1948/49)
.
Em 1949/50, já com Janos Biri ao comando técnico, o Vitoria SC classificou-se na 11ª posição do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O Vitoria SC fez uma péssima prova, apenas salvando-se da descida de divisão no encontro da última jornada com um triunfo por 3-1 sobre o GD Estoril – Praia. No Campeonato Nacional da 1ª Divisão desta temporada, José Brioso alinhou em 19 jogos, registando a importante marca pessoal de 8 golos.
.

(Equipa do Vitoria SC na época de 1949/50)

(António Marques do SC Braga e Brioso do Vitoria SC disputam este lance no pelado do Campo da Ponte na época de 1949/50)

(Brioso surge nesta imagem com a camisola n.º 10 do Vitoria SC, num desafio entre o GD Estoril Praia e o Vitoria SC na Amoreira)

(Brioso tenta escapar-se a um defensor estorilista que tenta o desarme usando um "carrinho" por trás)

(Equipa do Vitoria SC na época de 1949/50)
.
(Jogo entre o Vitoria SC - SL Benfica no Campo da Amorosa em 1949/50)
.
(Briso é o n.º 10 na partida entre o Vitoria SC - CAD Elvas)
.
Segue-se a época de 1950/51, altura em que José Brioso volta a jogar ao lado do seu irmão Alcino, que regressa do CF Belenenses. A temporada de 1950/51 decorreu com imensas dificuldades para o Vitoria SC. Os vimaranenses coleccionaram uma série de resultados negativos, correndo iminente risco de descer ao escalão secundário do futebol português, algo que ainda não tinha ocorrido na história da colectividade até aquela data.

O Vitoria SC terminou a prova classificado na 13ª posição da geral. Tal classificação obrigava o clube a disputar um liguilha para garantir a manutenção no escalão maior. Porem, o Vitoria SC não necessitou de disputar esses jogos pois o Vitoria de Setúbal - que se tinha classificado no 12º lugar - acabou por ser punido pelo ministério governamental que tutelava o desporto, com a descida de divisão por comprovadamente ter subornado jogadores do Clube Oriental de Lisboa, aquando do jogo disputado na cidade de Lisboa entre o clube sadino e popular clube de Marvila.

José Brioso, já veterano, manteve, praticamente, a mesma cadência das épocas anteriores. Jogou 19 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontado 7 golo na sua conta pessoal.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1950/51)
.
(Brioso na partida entre o Vitoria SC - Sporting CP no Campo da Amorosa)
.
(Brioso remata neste desafio frente ao SC Olhanense em 1950/51)
.
(Vitoria SC - SC Covilhã na época de 1950/51)
.

(Irmãos Brioso e Alcino num encontro muito chuvoso disputado no Campo da Amorosa frente ao SC Olhanense na temporada de 1950/51)
.
Contudo, a idade não perdoa ninguém, e assim José Brioso iria encerrar a sua vida desportiva ligado ao Vitoria SC na temporada de 1951/52. Embora integrando a equipa principal, José Brioso já não era titular, actuando somente em um jogo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1951/52.

Nesta edição do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC, então treinado por Alexandre Peics, atravessou algumas dificuldades, quedando-se classificado, no final da prova apenas, na 10ª posição.
.

(Equipa do Vitoria SC na época de 1951/52)

Terminou assim, no final da época de 1951/52, a história futebolística ao mais alto nível do transmontano José, um dos famosos irmãos Brioso, que durante 10 anos representou com brio e inegável valor a equipa do Vitoria SC.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter