Glórias do Passado: Temporada de 1972/73 - 3ª Parte

 

Temporada de 1972/73 - 3ª Parte


Na recta final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1972/73, o Vitoria SC mantinha-se no primeiro terço da tabela classificativa, mas consideravelmente distanciado dos lugares que permitiam o acesso às competições internacionais de clubes. Tanto mais que as equipas do Vitoria de Setúbal e do CF Belenenses estavam bem posicionados para garantir o apuramento deixando de fora, por exemplo, a equipa do FC Porto.

A 26ª jornada da principal competição portuguesa marcou o encontro entre o Vitoria SC e o GD Cuf. Nesta partida disputada na cidade de Guimarães, os vimaranenses consentiram um empate a 1-1.
.

(Vitoria SC - GD Cuf disputado no Estádio Municipal de Guimarães, neste lance, o avançado dos vimaranenses Tito, o n.º 10, introduz a bola no fundo da baliza cufista)

Seguiu-se, então, aquele que terá sido o pior jogo da equipa do Vitoria SC ao longo de todo o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1972/73. Perante o SL Benfica, já virtualmente campeão nacional, o Vitoria SC foi copiosamente derrotado no Estádio da Luz por 8-0, resultado inesperado pelos números, mas cuja a explicação se encontrava, possivelmente, nas poucas aspirações da equipa naquela altura da temporada.

No regresso a Guimarães, à passagem da 28ª jornada, verificou-se uma nova igualdade a 0-0, desta feita, frente ao Atlético CP. Resultado que se repetiria, agora por 1-1, no desafio da penúltima jornada no Montijo, no encontro entre a equipa montijense e o Vitoria SC.

Este encontro, realizado nos inícios de Junho de 1973, ficou marcado pela estreia oficial de Abreu, um jovem vimaranense que se tornaria num dos jogadores mais importantes da história do clube. Produto das escolas de formação do clube, o jovem Abreu tornou-se também, neste ano, internacional júnior pela Selecção de Portugal.

(Distinção do Vitoria SC ao jovem internacional Abreu)

A última jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão decorreu no dia 10 de Junho de 1973. O Vitoria SC realizou a ultima partida da prova em Guimarães, triunfando a formação do Leixões SC por 2-1.

O Vitoria SC terminou a competição classificado na 6ª posição, a colocação mais repetida da década de 70, contabilizando um total de 33 pontos, decorrentes de 11 vitórias e 11 empates, contra 8 derrotas. O goal-avarage cifrou em 38 golos apontados e o mesmo número de golos sofridos.

O Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1972/73 foi vencido pelo SL Benfica, com larga vantagem sobre a concorrência. Nos restantes lugares do pódio classificaram-se o CF Belenenses e o Vitoria de Setúbal respectivamente, apurando-se ambos para a disputa da Taça Uefa na temporada seguinte. Além do SL Benfica, do CF Belenenses e do Vitoria de Setúbal, coube ao Sporting CP o lugar na Taça das Taças, pela conquista da Taça de Portugal.

Na Taça de Portugal o percurso do Vitoria SC não foi longo. Na primeira eliminatória que participou derrotou o União de Coimbra por 3-0. Na ronda seguinte, correspondente aos oitavos de final, o Vitoria SC foi eliminado pelo Vitoria de Setúbal por 2-0. A equipa sadina chegou mesmo a final da competição onde acabou por ser derrotada pelo Sporting CP.

Deixemos registados ainda os números individuais de cada um dos jogadores do Vitoria SC ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1972/73. Antes disso, alistemos o onze base do Vitoria SC ao longo da época, constituído da seguinte forma: Rodrigues; Costeado, José Carlos, Manuel Pinto e Osvaldinho; Ernesto, Custodio Pinto e Silva; Ibraim, Tito e Nino.

Ao longo da principal competição portuguesa, o treinador Mário Wilson utilizou os seguintes jogadores: Como guarda-redes jogaram Rodrigues (19 jogos) e José Maria (12 jogos). Na defesa utilizou Costeado (30 jogos), José Carlos (29 jogos), Manuel Pinto “capitão” (22 jogos), Osvaldinho (30 jogos) e Manafá (7 jogos).

No meio campo, jogaram Artur (6 jogos), Ernesto (30 jogos), Custódio Pinto (29 jogos), Silva (30 jogos), Alfredo (1 jogo), José Romão (5 jogos), Abreu (2 jogos) e Rodrigo (19 jogos). No sector ofensivo o Vitoria SC utilizou os seguintes atletas: Ibraim (26 jogos), Tito (30 jogos), Nino (20 jogos), Romeu (8 jogos), Jorge Gonçalves (16 jogos) e Germano (1 jogo).


Os 38 golos apontados pelos vimaranenses no Campeonato Nacional da 1ª Divisão ficaram assim divididos: Custódio Pinto marcou 8, sagrando-se o melhor marcador da equipa do Vitoria SC. Seguiram-se Tito com 7, Nino e Jorge Gonçalves ambos com 6, Manuel Pinto, Silva e Ibraim, todos com 3 golos, Rodrigo com 1, e o Vitoria SC beneficiou ainda de um auto golo apontado por Américo do GD Cuf.

Durante a época de 1972/73 há ainda a registar a condecoração que o clube foi alvo. O Vitoria SC recebeu a Medalha dos Bons Serviços Desportivos, entregue em cerimónia oficial por Valadão Chagas, o Director Geral dos Desportos.Realce-se ainda, no final da temporada de 1972/73, para a digressão da equipa principal do Vitoria SC ao Canada, onde disputou alguns jogos de carácter amigável, prestigiando o país e a cidade de Guimarães com a sua actuação.

(Entrega de prémios na digressão do Vitoria SC ao Canadá)

Resta, por fim, evocar o triunfo das equipas do Vitoria SC nos Campeonatos Distritais da A.F. Braga ma categoria de juniores e também em juvenis. Em juniores os jovens vitorianos conquistavam o bi-campeonato, enquanto na categoria de juvenis significava o quarto título consecutivo.

(Equipa de Juniores do Vitoria SC na época de 1972/73)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter