Glórias do Passado: Paulo Jorge

 

Paulo Jorge


Paulo Jorge Roque Marques, natural de Fanhões, concelho de Loures, nasceu no dia 22 de Fevereiro de 1963. Jogou durante 7 épocas consecutivas na 1ª Divisão Nacional do futebol português, representando as formações do CF Estrela da Amadora, Vitoria SC e CF União da Madeira. Como futebolista alinhou ainda em algumas formações dos escalões secundários, categorias onde exerceu também funções de treinador após o término da sua carreira de jogador profissional.

A vida futebolística de Paulo Jorge iniciou-se aos 13 anos de idade no GS Loures na temporada de 1976/77. Jogou ainda pelo SL Fanhões, clube da sua terra natal, pelo Olivais e Moscavide e pelo GD Vialonga, de Vila Franca de Xira.

Em 1986/87 alinhou na formação do GD Samora Correia, da localidade com o mesmo nome no concelho de Benavente. Na altura esta formação militava na 2ª Divisão Nacional, Zona Sul.

Com objectivo de subida à 1ª Divisão Nacional, reforçou a equipa do CF Estrela da Amadora na temporada de 1987/88, iniciando aí um percurso de 4 épocas consecutivas ao serviço do clube da Reboleira.

Com o 1º lugar na classificação, a equipa do CF Estrela da Amadora superou o CD Nacional da Madeira na Zona Sul da 2ª Divisão e alcançou o feito de ascender pela primeira vez na sua historia ao principal escalão do futebol português.

Na primeira participação do clube tricolor na 1ª Divisão Nacional, Paulo Jorge foi um elemento importante no sucesso da equipa liderada por João Alves. Foi titular indiscutível, alinhando em 33 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, marcando 4 golos na prova.
.
A equipa do CF Estrela da Amadora foi mesmo a grande sensação da temporada, alcançado um estupendo 8º lugar na classificação final, assegurando tranquilamente a manutenção no principal escalão português.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 1988/89)
.
(Paulo Jorge no CF Estrela da Amadora na temporada de 1988/89)
.
(Novamente na equipa do CF Estrela da Amadora na época de 1988/89)
.
Na época seguinte de 1989/90, o CF Estrela da Amadora terminou o Campeonato Nacional classificado na 13ª posição, realizando o extremo Paulo Jorge 26 jogos oficiais e anotando 3 golos na competição.

O extremo português manteve a condição de titular na equipa tricolor que continuava a ser liderada por João Alves. Todavia, o ponto alto daquela época para o CF Estrela da Amadora foi a conquista da Taça de Portugal.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 1989/90)
.
(No CF Estrela da Amadora na temporada de 1989/90)
.
(Paulo Jorge no CF Estrela da Amadora na época de 1989/90)
.
Após terem eliminado o Vitoria SC nas meias-finais, o CF Estrela da Amadora encontraria o SC Farense na final da competição. Depois de um empate no primeiro jogo da final, foi necessário recorrer a uma finalíssima, para encontrar o vencedor da edição de 1989/90 da Taça de Portugal. Paulo Jorge foi titular no jogo da final, mas já não jogou no jogo da finalíssima que decidiu a competição a favor do CF Estrela da Amadora.
.
(Equipa do CF Estrela da Amadora na temporada de 1989/90)
.
(No CF Estrela da Amadora na época de 1989/90)
.
(Jogo entre o CF Estrela da Amadora - Boavista FC na época de 1989/90)
.
(Equipa do CF Estrela da Amadora na temporada de 1989/90)
.
(Em 1989/90 no Estadio do Restelo ao serviço do CF Estrela da Amadora)
.
(Paulo Jorge no CF Estrela da Amadora)
.
(Na final da Taça de Portugal em pleno Estádio do Jamor)
.
Entretanto o treinador João Alves, o técnico que lançou Paulo Jorge na 1ª Divisão Nacional, abandonaria o CF Estrela da Amadora. Para o suceder no cargo de técnico da equipa para a temporada de 1990/91 foi escolhido Manuel Fernandes.

No início da época, Paulo Jorge no CF Estrela da Amadora, perderia a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira para o FC Porto, que havia sido campeão nacional na época anterior. Depois de uma vitoria dos amadorenses no jogo da 1ª mão, por 2-1, em partida disputada no Estádio José Gomes, com golos de Baroti e Miranda, o FC Porto levaria de vencida o troféu ao golear a equipa da Reboleira por 3-0 na cidade do Porto.

No Estrela da Amadora, Paulo Jorge disputando 28 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1990/91. Contudo, a época foi aziaga para o conjunto da Amadora pois fruto de um 18º lugar na classificação, num Campeonato disputado por 20 clubes, acabaria por ser relegada à 2ª Divisão de Honra.
.
(CF Estrela da Amadora na época de 1990/91)
.
(Paulo Jorge no CF Estrela da Amadora na temporada de 1990/91)
.
Na época de 1991/92 o treinador do Vitoria SC, João Alves, chamou a si a responsabilidade de escolher o lote de jogadores que iriam compor o plantel vimaranense que iria disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o claro objectivo de atingir o acesso às competições internacionais de clubes.

Um dos jogadores escolhidos por João Alves para incorporar o plantel do Vitoria SC foi precisamente Paulo Jorge, um jogador bem conhecido do carismático técnico português. O plantel vitoriano carecia urgentemente de extremos, sobretudo para o lado esquerdo, lacuna que a contratação de Paulo Jorge visava colmatar. Rubricou um contrato com o clube da cidade berço valido por três temporadas.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1991/92)
.
(Em 1991/92 no Vitoria SC)
.
Não se pode dizer que Paulo Jorge tenha sido um titular indiscutível na equipa do Vitoria SC, mas ainda realizou bastantes jogos na época de 1991/92. Actuou em 19 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo apontado 2 golos na competição.

A estreia oficial com a camisola do Vitoria SC, ocorreu à 7ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1991/92, no Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro, na cidade do Porto, na partida que opôs o SC Salgueiros a equipa vimaranense.
.
Nesse jogo da estreia oficial de Paulo Jorge, o treinador do Vitoria SC João Alves, chamou o extremo português à condição de titular. O Vitoria SC, suportado por uma enorme falange de apoio, que contribuiu massivamente para uma assistência a rondar os 10.000 espectadores, venceu a equipa salgueirista por 0-1, continuando assim com a boa campanha que vinha realizando na prova.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1991/92)
.
(Paulo Jorge no Vitoria SC na temporada de 1991/92)
.
Quanto aos golos apontados por Paulo Jorge ao serviço do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1991/92, foram apontados nos triunfos vitorianos sobre o Gil Vicente FC e sobre o SC Salgueiros, no jogo da segunda volta.

O seu primeiro golo ao serviço do Vitoria SC foi marcado na partida disputada no Estádio Adelino Ribeiro Novo, em Barcelos, no jogo da 9ª jornada da principal competição portuguesa. Numa tarde cinzenta, sem chuva, mas com um vento forte e uma moldura humana que praticamente encheu o estádio gilista, o Vitoria SC venceu por 0-2 a formação do Gil Vicente FC.
.
Os golos vitorianos naquela partida foram apontados pelo avançado tunisino Ziad, logo aos 5 minutos de jogo, e pelo extremo Paulo Jorge, que assim fechou a contagem à passagem do minuto 73, selando o triunfo do Vitoria SC.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1991/92)
.
(Caricatura de Paulo Jorge com as cores do Vitoria SC)
.
O segundo golo apontado por Paulo Jorge na época de 1991/92 aconteceu na vitória tangencial dos vimaranenses sobre o SC Salgueiros por 1-0, numa partida disputada no Estádio Municipal de Guimarães, numa tarde de sol com algum calor, à passagem da 24ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O golo decisivo de Paulo Jorge foi apontado aos 50 minutos de jogo.

No final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1991/92, o Vitoria SC classificou-se no 5º lugar da tabela geral. Não foi mais longe, essencialmente, devido aos maus resultados alcançados em jogos disputados na cidade de Guimarães, onde com alguns empates cedeu variadíssimos pontos. Contudo, esse 5º lugar final, permitiu ao clube mais um apuramento para provas internacionais de clubes.

Paulo Jorge tratava-se de um jogador tecnicista, com garra e um forte espírito de equipa. Esquerdino nato, jogava essencialmente sobre o corredor esquerdo, na posição de médio/extremo.
.
Apesar dos objectivos cumpridos, o Vitoria SC substitui o treinador João Alves pelo bem amado da massa associativa Marinho Peres. Na temporada de 1992/93, Paulo Jorge perdeu alguma da importância que tinha na equipa do Vitoria SC, pois raramente foi utilizado, umas vezes por simples opção técnica, outras por lesões que o impediam de dar o contributo à equipa.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1992/93)
.
(Paulo Jorge no Vitoria SC na temporada de 1992/93)
.
Na edição do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC classificou-se na 11ª posição, com uma alteração no comando técnico a meio da prova quando Marinho Peres apresentou a demissão de treinador principal e foi substituído no cargo pelo seu adjunto Bernardino Pedroto. Paulo Jorge realizou somente 12 jogos, sem ter apontado qualquer golo na principal prova nacional.

Na temporada de 1992/93 o Vitoria SC participou na edição da Taça Uefa. Essa presença ficou marcada, essencialmente, pelo excelente jogo realizado e o resultado alcançado frente aos espanhóis do R. Sociedad no jogo da 1ª mão da 1ª eliminatória da competição.

Foi de facto uma retumbante vitória por 3-0 dos vimaranenses que desta forma poucas hipóteses deixaram a equipa basca de na 2ª mão, em Atocha, conseguirem dar a volta ao resultado.
.
Quanto a Paulo Jorge foi titular no encontro da 1ª mão em Guimarães e suplente utilizado no jogo da 2ª mão realizado em Espanha. Nesta decisiva partida que o Vitoria SC perdeu por 2-0, Paulo Jorge entrou aos 55 minutos para o lugar de Pedro Barbosa.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1992/93)
.

(Paulo Jorge na partida frente à R. Sociedad em Guimarães)
.
O Vitoria SC foi apurado para a 2ª eliminatória onde viria a encontrar os holandeses do Ajax de Amesterdan, um colosso do futebol europeu, cheio das estrelas cintilantes. Copiosa derrota no Estádio Municipal de Guimarães por 0-3, e meritória exibição no Estádio Olímpico de Amesterdan, onde o Vitoria perderia apenas por 2-1, com o golo do Vitoria a ser apontado por Ndinga aos 59 minutos.

Em ambos os encontros frente aos holandeses, Paulo Jorge foi titular na equipa do Vitoria SC. No jogo de Guimarães foi substituído por Pedro Oliveira aos 70 minutos, enquanto na partida disputada na Holanda o extremo Paulo Jorge actuou os 90 minutos.
.
No final da temporada de 1992/93 o Vitoria SC decide dispensar os serviços do extremo português. Paulo Jorge rescinde amigavelmente o contrato com a equipa da cidade berço e vai reforçar a turma do CF União da Madeira, que na época de 1993/94 estava de regresso à 1ª Divisão Nacional.
.
(Plantel do CF União da Madeira na época de 1993/94
.

(Paulo Jorge no CF União da Madeira na temporada de 1993/94)

Sob o comando do brasileiro Ernesto Paulo, o CF União da Madeira da época de 1993/94 chegou mesmo a ser a sensação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo terminado a prova na 12ª posição da geral, cumprindo com tranquilidade o objectivo da manutenção. Recheado, porem, de atletas estrangeiros, principalmente oriundos do Brasil ou da antiga Jugoslávia, Paulo Jorge era um dos poucos portugueses.

A estreia de Paulo Jorge no Campeonato Nacional da 1ª Divisão representado o clube insular, aconteceu logo na 1ª jornada da competição, no desafio entre o CF União da Madeira e o FC Paços de Ferreira, jogado no Funchal, que a formação madeirense venceu por 2-0. Paulo Jorge entrou aos 46 minutos de jogo para substituir Jovo.

Paulo Jorge não era titular na equipa madeirense, alinhando apenas em 13 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sem ter apontado qualquer tento, situação que de resto se repetiria na temporada seguinte.

(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 1993/94)

(Paulo Jorge no CF Estrela da Amadora)

(Paulo Jorge)

Na sua segunda época no CF União da Madeira, concretamente a temporada de 1994/95, o extremo português Paulo Jorge apenas alinhou em 8 partidas da principal competição nacional, mantendo assim a sua condição de suplente.

As coisas não correram de feição também para ao clube insular, comandada inicialmente por Ernesto Paulo, posteriormente substituído pelo também brasileiro Arthur Bernardes, pois no final da competição o CF União da Madeira terminou classificado em 16º lugar e por via disso desceu à 2ª Divisão de Honra. A equipa madeirense realizou um péssima 1ª volta e não conseguiu recuperar a tempo de se salvar da descida de divisão.

(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 1994/95)
.
(Paulo Jorge no CF União da Madeira)
.
(Equipa do CF União da Madeira na temporada de 1994/95)
.
Deixou a Madeira no final da temporada de 1994/95 e regressou ao continente, concretamente ao norte do país, ingressando no Varzim SC, colectividade nortenha a militar, naquela época, na 2ª Divisão “B”, Zona Norte.

A equipa poveira, tecnicamente liderada por Horácio Gonçalves, venceu a sua série, concretizando o objectivo de subir à 2ª Divisão de Honra, e na fase final conquistou ainda o título de campeão nacional da 2ª Divisão “B”. O extremo Paulo Jorge, um experiente jogador com 32 anos de idade, ainda prestou um importante contributo para o sucesso do Varzim SC.
.
(Equipa do Varzim SC na época de 1995/96)
. (Outra equipa do Varzim SC na temporada de 1995/96)
.
Finalizada a carreira de futebolista profissional, Paulo Jorge abraçou a carreira de técnico. Nesta vertente, o seu percurso tem sido feito em clubes das divisões secundárias. Treinou o SL Fanhões em 1997/98 e 1998/99 na 2ª Divisão “B” e o GD Vialonga, na 3ª Divisão Nacional, na temporada de 2000/01.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Visite

http://cfuniaomadeira.queroumforum.com/index.php?

http://cfuniao.synthasite.com
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter