Glórias do Passado: Joaquim Murça

 

Joaquim Murça


Joaquim é o irmão mais novo do clã Murça, um sobrenome famoso do nosso futebol, sobretudo, durante a década de 70 e até meados da década de 80. Juntamente com o seu irmão mais velho, o defesa internacional Alfredo Murça, entretanto já falecido, escreveram uma reconhecida historia no futebol português.

O mais novo dos “Murças”, o Joaquim Fernando Ferreira Murça, nasceu no dia 7 de Outubro de 1954 na Costa da Caparica. Foi no clube dessa localidade do litoral português, o GD Pescadores da Costa da Caparica, que o jovem Joaquim Murça iniciou, oficialmente, em 1970/71 a sua carreira de futebolista, temporada à qual remonta a sua primeira inscrição federativa.

Na época de 1976/77 jogou na 2ª Divisão Nacional, Zona Sul, ao serviço do FC Barreirense, clube onde se destacou com pouco mais de 22 anos de idade, ao ponto de despertar a cobiça do Sporting CP, clube onde foi inscrito na temporada de 1977/78, estreando-se, assim, no primeiro escalão do futebol português.
.

(Equipa do FC Barreirense na época de 1976/77)

Na equipa de Alvalade, certamente pela sua juventude, Joaquim Murça teve pouquíssimas oportunidades e não conseguiu vingar. Na época de 1977/78 apenas alinhou em 4 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, numa equipa sportinguista, treinada inicialmente pelo brasileiro Paulo Emílio (substituído mais tarde por Rodrigues Dias) que não foi além do 3º lugar na classificação geral da prova.

(Plantel do Sporting CP na temporada de 1977/78)
.

(Equipa do Sporting CP no Estádio de Alvalade na época de 1977/78)
.
O mesmo insucesso classificativo do Sporting CP foi repetido na temporada seguinte de 1978/79, com um novo 3º lugar na principal competição nacional. Os leões de Alvalade foram nesta época tecnicamente liderados por Milorad Pavic, treinador que também não apostou em Joaquim Murça.

Nesta temporada de 1978/79 o defesa Joaquim Murça, posição que alinhou nos dois anos que representou o Sporting CP, apenas jogou 5 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Da ligação entre o clube leonino e o jovem Joaquim Murça resulta ainda que o jogador não apontou qualquer golo nas duas edições da mais importante prova nacional.
.
(Plantel do Sporting CP na temporada de 1978/79)
.
O seu primeiro golo seria apontado já com a camisola do Portimonense SC, clube que se seguiu na carreira de Joaquim Murça durante 4 épocas consecutivas e onde, inquestionavelmente, este futebolista terá atingido maior notoriedade, ao ponto de chegar a representar a Selecção Nacional portuguesa.

Pela ausência de oportunidades no clube de Alvalade, Joaquim Murça ingressou no início da época de 1979/80 no Portimonense SC - equipa que nesta temporada regressava à 1ª Divisão Nacional – rubricando um contrato valido para 3 temporadas.

Apesar das inconstâncias na liderança da equipa técnica, onde passaram três treinadores durante a época de 1979/80 (António Medeiros, Mirobaldo e Manuel Oliveira), a equipa algarvia realizou uma temporada meritória, alcançado um tranquilo 8º lugar na classificação final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
Joaquim Murça, actuando na posição de lateral direito, foi praticamente durante toda a temporada um titular indiscutível na equipa do Portimonense SC, realizando um total de 23 jogos na principal competição portuguesa, sem apontar qualquer golo nesta época.
.
(No Portimonense SC na época de 1979/80)
.
Em 1980/81, o Portimonense SC repetiu o 8º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com Joaquim Murça a jogar em 29 partidas, apontando nesta época dois golos, os primeiros golos da sua carreira na competição.
.
(Plantel do Portimonense SC na época de 1980/81)
.
(Joaquim Murça no Portimonense SC)
.
(Jogo entre CF Belenenses e Portimonense SC no Estádio do Restelo).

(Equipa do Portimonense SC na época de 1980/81)

(Joaquim Murça no Portimonense SC na temporada de 1980/81)

(Joaquim Murça em acção aos serviço do Portimonense SC)
.
(Equipa do Portimonense SC na época de 1980/81)
.
(Joaquim Murça com a camisola do Portimonense SC)
.
(Em 1980/81 no Portimonense SC)
.
(Equipa do Portimonense SC na época de 1980/81)
.

(Portimonense SC na temporada de 1980/81)
.
(Joaquim Murça no Portimonenses SC na época de 1980/81)
.
Na liderança da equipa algarvia manteve-se Manuel Oliveira, conceituado técnico português, que realizou um excelente e reconhecido trabalho à frente do Portimonense SC, estabilizando o clube no principal escalão português e atingindo uma das melhores classificações de sempre na temporada seguinte de 1981/82, com um 6º posto na geral.

De resto, a formação de Portimão apostou forte na época de 1981/82, apetrechando a equipa com jogadores de inegável qualidade, acabando mesmo por ser apontada pela comunicação social como um dos favoritos aos lugares europeus.

Na época de 1981/82 Joaquim Murça realizou uma das melhores temporadas da sua carreira. Titularíssimo na equipa do Portimonense SC, actuou em 28 jogos e anotou um golo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Plantel do Portimonense SC na época de 1981/82)
.
(Joaquim Murça no Portimonense SC)
.
(Joaquim Murça à civil no Estádio 1º de Maio em Braga)
.
(Equipa do Portimonense SC na temporada de 1981/82)
.
(Portimonense SC na temporada de 1981/82)
.
(Joaquim Murça no Portimonense SC)
.
(Em 1981/82 ao serviço do Portimonense SC)
.
(Equipa do Portimonense SC na época de 1981/82)
.
(Joaquim Murça no Portimonense SC)
.
(Equipa do Portimonense SC na época de 1981/82)
.
(Joaquim Murça)
.
Renovando contrato com o clube por mais uma temporada, Joaquim Murça permaneceu ao serviço do Portimonense SC na época de 1982/83. Com o novo treinador - o jovem Artur Jorge a iniciar a carreira de técnico – o defesa Joaquim Murça passou a jogar como médio direito.

Aproveitando a sua qualidade de tecnicista e a facilidade com que chegava à linha de fundo, Joaquim Murça passou a actuar preferencialmente na posição de médio ala direito. Na temporada de 1982/83, em que o Portimonense SC foi 9º classificado no Campeonato Nacional, Joaquim Murça actuou em 21 jogos da prova, sendo que apenas em 4 durante os 90 minutos.
.
(Plantel do Portimonense SC na época de 1982/83)
.
(Em 1982/83 no Portimonense SC)
.
(Na temporada de 1982/83 no Portimonense SC)
.
(Equipa do Portimonense SC na época de 1982/83)
.
(Joaquim Murça)
.
(Equipamento alternativo do Portimonense SC)
.
(CF Belenenses - Portimonense SC na época de 1982/83)
.
(Joaquim Murça no Portimonense SC na temporada de 1982/83)
.
Foi entre o ano de 1982 e 1983 que Joaquim Murça chegou à Selecção Nacional de Portugal. Convocado pelo seleccionador nacional Juca, a estreia oficial e a concretização da primeira internacionalização de Joaquim Murça, ocorreu no dia 5 de Maio de 1982, no Estádio João Castelo, em S. Luís do Maranhão, no Brasil. Nessa ocasião, Portugal disputou uma partida amigável com o Brasil, com a selecção canarinha a derrotar o conjunto luso por 3-1. Joaquim Murça, jogador do Portimonense SC, foi titular na banda direita do meio campo da Selecção Nacional de Portugal.

A segunda e última internacionalização “A” do futebolista Joaquim Murça, aconteceu no dia 23 de Fevereiro de 1983, no Estádio do Restelo em Lisboa. Portugal, liderado por Otto Gloria, um seleccionador que se encontrava em risco de sair, venceu surpreendentemente a Alemanha por 1-0, com um espectacular golo do defesa central Dito aos 56 minutos.

Neste desafio, Joaquim Murça não foi titular, entrando no decorrer da partida a substituir Festas, que juntamente com Jaime Pacheco e Paris estreavam-se na Selecção Nacional.
.
Alem das duas internacionalizações pela Selecção Nacional “A” de Portugal, registe-se ainda que Joaquim Murça conta no seu curriculum com 4 presenças na Selecção Olímpica portuguesa.
.
(Selecção Olimpica de Portugal na época de 1982/83)
.
Depois de uma boa carreira realizada ao longo de 4 anos serviço do Portimonense SC, e terminada a sua ligação contratual com o clube algarvio, Joaquim Murça reforçou o plantel do Vitoria SC no início da temporada de 1983/84, onde já se encontrava o seu irmão mais velho, Alfredo Murça. Foi a única vez que os irmãos Murça jogaram juntos.

Joaquim Murça foi uma das principais aquisições do Vitoria SC para a época de 1983/84, juntamente com os avançados Júlio, vindo do FC Porto, Da Silva, ex Vitoria de Setúbal e o brasileiro Eldon, chegado da Académica de Coimbra.

Esta época marca o regresso do Vitoria SC às competições europeias de clubes, disputando a Taça Uefa. Joaquim Murça está no onze titular do Vitoria SC que disputa as duas mãos da 1ª eliminatória da Taça Uefa frente aos ingleses do Aston Villa, na estreia internacional deste jogadores em provas internacionais de clubes.

Para esta temporada, o Vitoria SC contratou o técnico austríaco Hermann Stessl que substituía o jovem português Manuel José. No panorama interno o desempenho da equipa é irregular terminando o Vitoria SC classificado na 7ª posição.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1983/84)
.
Realiza pelo Vitoria SC versão 1983/84 apenas 19 jogos, tendo apontado 4 golos ao longo da temporada no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Desses 19 jogos disputados pelos vimaranenses na principal liga nacional, 13 deles foram na condição de titular e 6 como suplente utilizado, pelo que se deduz que Joaquim Murça não foi um titular indiscutível. Jogou ainda 7 partidas com a camisola do Vitoria SC na edição da Taça de Portugal de 1983/84.

Contudo, não sendo titular na equipa vitoriana, foi porém o segundo melhor marcador da equipa com 4 golos apontados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o seu melhor registo individual como goleador.

O ponto alto da passagem de Joaquim Murça pelo Vitoria SC ocorreu logo à 6ª jornada do nacional maior, no Estádio Municipal de Guimarães, aquando da recepção dos vimaranenses ao Sporting CP.

O Vitoria SC venceu por 2-1, com dois golos apontados por Joaquim Murça, ou Murça II, como era conhecido na época, dada a presença do seu irmão Alfredo no conjunto vimaranense.

Perante cerca de 25.000 espectadores que lotavam por completo o Municipal de Guimarães, originando uma receita para os cofres do Vitoria SC a rondar os 5.500 contos, os vitorianos adiantaram-se no marcador logo aos 25 minutos do 1º tempo por intermédio de Joaquim Murça.
.
Jordão, avançado leonino, aos 50 minutos – já na 2ª parte – igualou a contenda, para sensivelmente 9 minutos depois, aos 59, novamente Joaquim Murça bater o guardião do Sporting CP Bella Katzira e estabelecer o resultado final em 2-1.
.
(Caricatura de Joaquim Murça com as cores do Vitoria SC)
.
Marcou mais um golo importante ao serviço do Vitoria SC no derby minhoto frente ao SC Braga em Guimarães. Num dia invernoso, o jogo foi disputado sob um relvado em mau estado, encharcado pela chuva miudinha que não parava de cair. O Vitoria SC venceu por 2-0. O vitoriano Paquito deu a vantagem aos 63 minutos e numa altura em que os bracarenses tentavam reagir à desvantagem e cercavam a baliza do Vitoria SC, o médio Joaquim Murça deu a estocada final, apontado à passagem do minuto 80 o segundo golo dos vimaranenses.

Joaquim Murça era um jogador rápido, de baixa estatura e muito versátil. Tinha boa técnica e muita facilidade em incorporar-se nas acções ofensivas. Defensivamente era um jogador forte na marcação, abnegado e com uma entrega ao jogo notável. Por isso, conjugando todas as virtudes, Joaquim Murça fez carreira como defesa lateral e médio ala.
.
Alem do futebol, Joaquim Murça era um verdadeiro amante da pesca, entretenimento que não dispensava nos tempos livres. Brincalhão por natureza, a Joaquim Murça todos lhe reconheciam a sua boa disposição.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1983/84)
.
Permaneceu em Guimarães apenas durante a temporada de 1983/84, rumando, na época seguinte a outro e derradeiro amor, o CF Belenenses. Na formação da cruz de Cristo jogou 4 temporadas consecutivas e, já depois de terminada a carreira de futebolista, regressou como técnico.

O CF Belenenses regressava à 1ª Divisão Nacional na época de 1984/85, depois de duas temporadas no segundo escalão. Joaquim Murça, experiente jogador, com 30 anos de idade, deu maturidade à equipa e foi uma das principais aquisições do CF Belenenses.
.
Com Jimmy Melia, técnico dos azuis de Belém naquela temporada, Joaquim Murça voltou a actuar preferencialmente na posição de lateral direito. Jogou 23 jogos e apontou 2 golos durante o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1984/85, onde a equipa do CF Belenenses foi sensacionalmente o 6º classificado.
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 1984/85)
.
(Joaquim Murça no CF Belenenses na temporada de 1984/85)
.
(Equipa do CF Belenenses em Guimarães na época de 1984/85)
.
(m 1984/85 no CF Belenenses)
.
(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1984/85)
.
(Joaquim Murça no CF Belenenses na época de 1984/85)
.
(Na temporada de 1984/85 no CF Belenenses)
.
Em 1985/86, Joaquim Murça continuou como titular indiscutível na equipa do CF Belenenses, 8ª classificada na principal competição portuguesa. Actuou em 24 jogos e marcou no decurso da prova apenas 1 golo, apontado, precisamente, na vitoria sobre o Portimonense SC por 2-1.
.
(Plantel do CF Belenenses na temporada de 1985/86)
.
(Joaquim Murça em acção na época de 1985/86)
.
(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1985/86)
.
(Joaquim Murça)
.
(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1985/86)
.
(Joaquim Murça e Norton de Matos numa entrevista à Revista Foot)
.
Na época de 1986/87, com o belga Henry Depireux no comando técnico do CF Belenenses, Joaquim Murça jogou 16 jogos, sem apontar nenhum golo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. A equipa do Restelo repetiu o 6º lugar na classificação final da prova.
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 1986/87)
.
(No CF Belenenses na temporada de 1986/87)
.
(Plantel do CF Belenenses na temporada de 1986/87)
.
(Joaquim Murça)
.
(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1986/87)
.
Por fim, na temporada de 1987/88, a ultima de Joaquim Murça no CF Belenenses como futebolista, somente actuou em 4 jogos do nacional maior. Com 33 anos de idade, Joaquim Murça já denotava alguma veterania e como tal, sem prescindir na sua importância no seio do grupo, pouco vezes foi utilizado pelo treinador brasileiro Marinho Peres.
.
(Equipa do CF Belenenses na época de 1987/88)
.
(Joaquim Murça no CF Belenenses na temporada de 1987/88)
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 1987/88)
.
Esta época de 1987/88 foi um ano de ouro para a equipa do Restelo, fruto essencialmente do 3º lugar na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Antes de terminar a sua carreira de futebolista profissional de futebol, Joaquim Murça jogou na formação do Gil Vicente FC na temporada de 1988/89, disputando o Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte.

Posteriormente enveredou pela carreira de treinador, especializando-se na função de técnico de guarda-redes. Foi integrado na estrutura profissional do CF Belenenses e, há mais de 15 anos, tem pertencido, sucessivamente, as equipas técnicas do plantel principal dos azuis do Restelo, trabalhando com inúmeros treinadores que passaram pelo clube.
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 1990/91)
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 1991/92)
.
(Plantel do CF Belenenses na temporada de 1992/93)
.
(Plantel do CF Belenenses na temporada de 1993/94)
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 1994/95)
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 1995/96)
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 1996/97)
.
(Plantel do CF Belenenses na temporada de 1997/98)
.
(Plantel do CF Belenenses na temporada de 1998/99)
.
(Plantel do CF Belenenses na temporada de 2002/03)
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 2003/04)
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 2005/06)
.
(Joaquim Murça treinador do CF Belenenses)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Um sujeico que conheço aqui nos EUA, natural da Costa da Caparica, contou-me que foi colega de equipa do Joaquim Murça nas equipas de formação do clube Pescadores da Costa da Caparica. Isto, claro, antes do Joaquim Murça ter ingressado no FC Barreirense.
 
Grande Jogador mas acima de tudo enorme a nivel pessoal
 
Além de uma estrela fantástica, é o melhor pai do mundo.... Adoro-te
 
Sem Duvida... um grande homem... Jaquim... és o maior :)))
 
Procuro-o ou familiar. Compro camisolas do Portimonense.
miguelpsc@hotmail.com
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter