Glórias do Passado: Clube de Futebol União de Coimbra

 

Clube de Futebol União de Coimbra



O Clube de Futebol União de Coimbra é a segunda colectividade mais representativa da cidade de Coimbra. Foi fundado no dia 2 de Julho de 1919 com o nome original de União Foot-ball Coimbra Clube e filiou-se oficialmente na Associação de Futebol de Coimbra em 17 de Junho de 1924. Adoptou como as suas cores distintivas o calção e a camisola azul, e as meias vermelhas.

No início da sua história de vida o CF União de Coimbra rivalizou com a Associação Académica de Coimbra, o principal clube da cidade, protagonizando acalorados despiques, intensamente vividos pelas gentes da cidade dos estudantes.
.
Com o passar da história, não se perdendo a rivalidade local e regional, a mesma não se espelhava nas competições de cariz nacional, já que o CF União de Coimbra nunca atingiu o mesmo patamar da Associação Académica de Coimbra.
.

(CF União de Coimbra na temporada de 1920/21)

(Equipa do CF União de Coimbra no ano de 1928)

(Equipa do CF União de Coimbra na decada de 30)

Participou no Campeonato de Portugal em seis ocasiões, concretamente nas épocas de 1925/26, 1926/27, 1928/29, 1929/30, 1932/33 e 1933/34. A melhor classificação de sempre nesta extinta competição obteve-a nas temporadas de 1925/26 e 1928/29 quando alcançou os oitavos de final. Destaque ainda, na década de 30, para as presenças do clube, em duas ocasiões, no Campeonato da 2ª Liga, concretamente nas temporadas de 1934/35 e 1936/37.




(Precioso documento video de um encontro entre a Associação Académica de Coimbra e o CF União de Coimbra em 1930 no Campo do Arnado)

(Equipa do CF União de Coimbra na temporada de 1931/32)

Ao longo da sua história o CF União de Coimbra utilizou como campo de jogos vários locais. Actualmente utiliza o Estádio Sérgio Conceição. Em 1972/73, aquando da sua única presença no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, jogava no Estádio Municipal de Coimbra nos encontros disputados na condição de visitado.

Mas o recinto que mais se identifica com a vida do clube é, sem dúvida, o popular Campo da Arregaça, na cidade de Coimbra. Aquele campo de futebol, historicamente a casa do CF União de Coimbra, foi inaugurado a 14 de Outubro de 1928 com a realização de duas partidas de futebol, uma entre o SC Conimbricense e o Santa Clara de Coimbra, e outra entre o CF União de Coimbra e o SC Espinho.

Durante as décadas de 30, 40 e 50, o CF União de Coimbra contou com varias participações no Campeonato da 2ª Liga, inicialmente, e 2ª Divisão Nacional. Em 1945/46 venceu a Série 5 do Campeonato Nacional da 2ª Divisão e disputou a fase final da competição.

Na temporada de 1943/44, o CF União de Coimbra, defronta pela primeira vez na sua história a formação do Vitoria SC numa das principais competições nacionais. Foi na eliminatória dos quartos de final da Taça de Portugal.

Coube ao Vitoria SC visitar a cidade de Coimbra, em 30 de Abril de 1944, na partida da 1ª mão da eliminatória. O jogo disputou-se no Campo da Arregaça, repleto de público, terminando empatado a 1-1, resultado que deixava tudo em aberto para o jogo da 2ª mão que seria disputado na cidade de Guimarães.

(Partida da Taça de Portugal da época 1943/44 em Coimbra)

No jogo de Coimbra - afinal o primeiro importante desafio da história entre as duas colectividades – o CF União de Coimbra alinhou com o seguinte onze inicial: Cameirão; Curado e Carlos Santos; Bernardino, Miranda e Gabião; Ezequiel, Laborinho, Alberto, França e Ezequiel. Por seu lado, os vimaranenses apresentaram a seguinte equipa: Machado; Lino e João; Dias, Zeferino e José Maria; Arlindo, Miguel, Brioso, Ferraz e Alcino. A partida foi arbitrada por Domingos Miranda do Porto.

No primeiro tempo, a equipa local, galvanizada pelo seu publico, dominou a contenda, criando oportunidades suficientes para se adiantar no marcador. A inoperância atacante do CF União de Coimbra resultou numa igualdade a 0-0 ao intervalo.

Na segunda parte, a equipa do Vitoria SC, mais dotada e experiente, tomou conta do jogo, praticando, a espaços, um futebol bem delineado. Foi neste período que surgiram os golos que levaram ao resultado final de 1-1.

Marcou primeiro o Vitoria SC, aos 55 minutos de jogo. O golo do empate chegou mesmo no final do jogo, no último lance da partida, na cobrança de livre, Bernardino cruzou com conta, peso e medida, para a área vitoriana, onde surgiu França, de cabeça, a introduzir a bola no fundo das redes e a restabelecer a igualdade no marcador.

Nesta partida destaque para as duas grandes penalidades desperdiçadas. Uma delas a favor do Vitoria SC, punindo uma mão na área do defesa Curado, atleta que mais tarde fez historia em Guimarães. Encarregado de transformar o penalty, Brioso, avançado vitoriano, atirou ao lado da baliza.

A grande penalidade que favoreceu o CF União de Coimbra foi polémica. José Maria, médio vimaranense, tocou com a mão na bola fora da grande área. Os jogadores unionistas reclamaram com vigor e o árbitro principal, depois de consultar o seu auxiliar, marcou penalty, quando na primeira análise nada assinalou. Na conversão do castigo máximo, o avançado conimbricense França atirou à figura de Machado, guardião do Vitoria SC, que defendeu com facilidade aquele remate.

(Outra imagem da partida da Taça Portugal da temporada de 1943/44)

O jogo da 2ª mão em Guimarães, disputado durante o mês de Maio de 1944, acabou por ser uma partida sem história. A superioridade vimaranense foi manifesta, reflectida no resultado final de 7-1 a favor do Vitoria SC.
.

(Equipa do CF União de Coimbra da época 1946/47)
.

(Equipa de juniores do CF União de Coimbra da temporada 1946/47)

(CF União de Coimbra na época de 1948/49)

Nas temporadas de 1949/50, 1950/51 e 1951/52, o CF União de Coimbra venceu sempre a sua Série na 2ª Divisão Nacional. Porém, nas fases finais nunca conseguiu alcançar uma classificação que lhe permitisse o acesso à 1ª Divisão Nacional.

(Equipa do CF União de Coimbra na temporada de 1949/50)

(Também da temporada de 1949/50 mais um equipa de juniores do CF União de Coimbra)

(CF União de Coimbra na temporada de 1951/52)
.
No final da época de 1956/57 a equipa conimbricense desceu à 3ª Divisão Nacional, regressando somente ao segundo escalão do futebol português no final da temporada de 1958/59.
.
(Equipa de juniores do CF União de Coimbra na época de 1956/57)
.
(CF União de Coimbra na temporada de 1958/59)
.
Na temporada de 1960/61 voltou a defrontar o Vitoria SC num desafio a contar para os 32/avos de final da Taça de Portugal. Ainda disputada no sistema de uma eliminatória a duas mãos, os vimaranenses venceram as duas partidas, em Guimarães por 3-1 e em Coimbra por 0-4.

Entretanto, o CF União de Coimbra voltou a descer à 3ª Divisão Nacional no final da época de 1960/61. Só voltaria à 2ª Divisão Nacional na temporada de 1969/70, onde depois de vender a Série B da 3ª Divisão Nacional, se sagrou vice campeão nacional daquele escalão. Com este regresso à 2ª Divisão Nacional, o CF União de Coimbra iniciou aqui o caminho que levou a colectividade ao mais alto patamar do futebol português.
.
(CF União de Coimbra na temporada de 1965/66)
.
(Equipa do CF União de Coimbra na época de 1969/70)
.
Chegou a época de 1971/72, na qual o CF União de Coimbra venceu a Zona Norte da 2ª Divisão, depois de uma luta titânica com o GD Riopele e o Marinhense, garantindo, assim, a subida histórica à 1ª Divisão Nacional.

Na temporada de 1971/72 o CF União de Coimbra sagrou-se ainda campeão nacional da 2ª Divisão, conquistando assim o primeiro título nacional do seu palmarés. A final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão entre o CF União de Coimbra e o CD Montijo, vencedor da Zona Sul, disputou-se no dia 11 de Junho de 1972 no Estádio Municipal de Tomar, com arbitragem de Fernando Leite da A.F. do Porto.

A equipa conimbricense venceu aquela decisiva partida por 2-1 e para a história fica a constituição inicial do CF União de Coimbra: Melo; Leopoldo, Seabra, Carlos e Baptista; Niza, Rui Silva e Luís Carlos; Zeca, João Machado e Congo. Joagram ainda José Vítor e Cândido, que entraram no decurso da partida. Destaque na equipa do CF União de Coimbra para o jogador Niza, centrocampista, autor dos dois golos da final.
.
(Plantel do CF União de Coimbra na época de 1971/72)
.
(CF União de Coimbra na temporada de 1971/72)
.
Foi fugaz a passagem do CF União de Coimbra pela 1ª Divisão Nacional. Os resultados alcançados na temporada de 1972/73 foram medíocres e a zona de despromoção esteve sempre presente. Apenas 17 pontos em 30 jogos da competição, com somente 5 vitorias e 7 empates.

Ficou classificado na 14ª posição da tabela geral e por isso foi obrigado a disputar no final da época de 1972/73 o denominado Torneio da Competência com clubes da 2ª Divisão Nacional, para tentar a manutenção no primeiro escalão. Não conseguiu atingir esse objectivo e acabou definitivamente relegado à 2ª Divisão Nacional.

Recordemos os encontros realizados entre o Vitoria SC e o CF União de Coimbra durante a temporada de 1972/73. Alem dos jogos referentes ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão - a única vez que estes clubes se defrontaram nesta competição – o Vitoria SC e o CF União de Coimbra voltaram a encontrar-se na Taça de Portugal.

Para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC venceu em Guimarães por 3-1, enquanto em Coimbra, a vitória sorriu ao CF União de Coimbra por 1-0. Já na partida a contar para os dezasseis avos de final da Taça de Portugal na edição de 1972/73 a formação da cidade berço eliminou a turma conimbricense, vencendo o único jogo da eliminatória, disputado em Guimarães, por 3-0.
.
(Equipa do CF União de Coimbra na época de 1972/73)
.
Tentou o regresso ao convívio dos grandes logo na temporada seguinte de 1973/74, mas não conseguiu. Nesta época, destaca-se a conquista pelo clube da Taça Disciplina, troféu instituído pelo extinto jornal O Mundo Desportivo, destinado a premiar a equipa mais disciplinada das três divisões do futebol nacional.

Pior que o falhado retorno à 1ª Divisão Nacional, seria a descida à 3ª Divisão no final da época de 1974/75. Regressou ao segundo escalão português logo na época seguinte, sagrando-se, vice campeão nacional da 3ª Divisão na temporada de 1975/76.
.
(CF União de Coimbra na temporada de 1975/76)
.
(CF União de Coimbra na época de 1976/77)
.
(Plantel do CF União de Coimbra na temporada de 1977/78)
.
(Equipa do CF União de Coimbra na temporada de 1977/78)
.
(CF União de Coimbra na temporada de 1979/80)
.
No final da década de 70 início da década de 80 foi novamente relegado à 3ª Divisão Nacional. Todavia, na época de 1980/81 regressou ao segundo escalão, venceu a Série C da 3ª Divisão Nacional com larga vantagem sobre o 2º classificado, venceu a 2ª fase Zona Norte e no final da competição venceu o CAD Elvas por 3-1 e sagrou campeão nacional da 3ª Divisão.

Nesta temporada de 1980/81 venceu a Taça Capital, troféu instituído pelo jornal A Capital, premio que se destinava a distinguir o clube com melhor regularidade durante a época.
.
(CF União de Coimbra na época de 1980/81)
.
(Equipa do CF União de Coimbra na temporada de 1980/81)
.
(Em 1980/81 a equipa do CF União de Coimbra)
.
(CF União de Coimbra na temporada de 1981/82)
.
(Equipa do CF União de Coimbra na época de 1981/82)
.
(CF União de Coimbra em 1984/85)
.
Já em finais da década de 80, concretamente no final da temporada de 1987/88, novo retrocesso no clube, descendo novamente à 3ª Divisão Nacional. Em 1990/91, pelo alargamento das competições nacionais, jogou na 2ª Divisão “B”, mas no final da época desceu à 3ª Divisão Nacional.

Em 1992/93 venceu a Série C da 3ª Divisão Nacional, subindo à 2ª Divisão “B”. Venceu depois a Zona Norte da competição, sempre sem derrotas, até que na final da competição, frente ao Odivelas, perdeu no desempate pela transformação de grandes penalidades. Sagrou-se assim, de novo, vice-campeão nacional da 3ª Divisão.
.
(CF União de Coimbra na temporada de 1992/93)
.
(CF União de Coimbra na época de 1996/97)
.
(CF União de Coimbra na temporada de 199/00)
.
Durante a década de 90 e a primeira década do novo século o CF União de Coimbra viveu com subidas e descidas entre a 2ª Divisão “B” e a 3ª Divisão Nacional. Rude golpe foi a descida aos distritais de Coimbra no final da época de 2006/07. De então para cá o CF União de Coimbra tem disputado a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra.

Pior de tudo é que o popular clube da cidade dos estudantes vive uma grave crise financeira, mergulhado em dívidas, sobretudo à Segurança Social e ao Fisco, e que já provocou a venda judicial de bens do clube.
.
(CF União de Coimbra na temporada de 2007/08)
.
Com muito sacrifício o clube vai sobrevivendo, com grande expectativa em melhorar desportivamente como também financeiramente. A viabilização financeira passa por um projecto de construção no Campo da Arregaça de habitações e lojas para comércio, mas também de um complexo desportivo.


Autor: Alberto de Castro Abreu

sou um unionista "doente" e adorei pois fiquei a saber muito mais acerca do meu clube do coração,parabéns e obrigado.viva o uniao!já agora viva o vitória e quando vierem a coimbra jogar com os sintéticos lá estarei a apoiar.uma sugestão:era bom que falassem da académica,não que eles mereçam,mas para esclarecer que a verdadeira AAC está nos distritais,subiu este ano á div.honra da AFcoimbra,a outra foi uma criação moderna que só me dá vontade de rir quando vejo escrito "briosa" e "estudantes" e ninguém fala que na altura ficaram na 1ªdivisão,prejudicando outros,administrativamente com a criação do académico de coimbra.mais uma vez parabéns!Marco Pinto,Coimbra
 
Lembrei-me de mais uma do clube dos doutores:o célebre caso N`dinga,mais uma tentativa de conseguir fora de campo o que deveria ser feito no relvado.
 
ao que parece nenhun dos dois sabe o que fala, muito embora eu esteja desligado dos dois clubes da minha cidade a muitos anos,por nao viver ai,mas acho que o que eses senhores falam ai nao e correto,
gosto muito do uniao de coimbra mas por favor so conseguiram estar uma vez entre os chamados grandes
jogos esses a que assisti,n'dingas e outros casos provou-se quem tinha razao a ACADEMICA,este sim o clube da cidade.........
 
Hoje, dia 20-11-2009 será um dia histórico do nosso clube. Só desejo que os sócios estejam em peso no Pavilhão.
Biba o Ónião, vai tudo.

CPinho
 
O C.F.U.C. FOI FUNDADO EM 2 DE JUNHO (não Julho)DE 1919
VIVA O UNIÃO DE COIMBRA
 
Não quero ser maçador, mas continuo a afirmar que a verdadeira Académica está na divisão de honra da AFCoimbra.Representa a academia,os estudantes e a universidade.A AAC tem imensas secções, sendo mesmo a colectividade ou instituição mais eclética do país, uma dessas secções é a secção de futecol(AAC/SF).A AAC/OAF é uma Sad desportiva com um protocolo com a academia para utilizar a designação e o equipamento e cores da AAC, acordo esse celebrado em 84/85, pondo fim ao Clube Académico de Coimbra(CAC) que existiu entre 1975 e 1984, e revisto recentemente(uma pesquisa no google, onde pode-se mesmo consultar o protocolo,será esclarecedor).Saudações vitorianas.Ass:Vitoriano coninbricense
P.S.-Que roubo descarado de que fomos vitimas na pedreira!!!Querem prejudicar descaradamente.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter