Glórias do Passado: Celton

 

Celton


Este típico defesa central brasileiro, neto de um português natural de Trás-os-Montes, jogou no nosso país durante a década de 70, em clubes como o Gil Vicente FC, o primeiro clube em Portugal, o FC Paços de Ferreira, o FC Penafiel, no SC Beira Mar e também no Vitoria SC.

Celton António Nunes nasceu na cidade de Belo Horizonte, no Brasil, em 21 de Novembro de 1945. Começou a jogar futebol oficialmente com 15 anos de idade, destacando-se na carreira que realizou no seu país natal a passagem pelo Cruzeiro de Belo Horizonte.

A Portugal chegou na temporada de 1973/74, já com 28 anos de idade e bastante experiência adquirida no futebol brasileiro, para reforçar a equipa do Gil Vicente FC, treinada pelo celebre Joaquim Meirim, a militar na 2ª Divisão Nacional, Zona Norte, onde havia uma verdadeira colónia de jogadores brasileiros.
.

(Equipa do Gil Vicente FC na época de 1973/74)

(Novamente a equipa do Gil Vicente FC na temporada de 1973/74)
.
Na equipa gilista foi um dos jogadores mais importantes, juntamente com outros jogadores brasileiros que fizeram carreira em Portugal, como por exemplo Pedrinho, meio campista que mais tarde se transferiu para Vitoria SC. Sobretudo, fruto das características do futebol praticado no segundo escalão português, o defesa Celton destacou-se efectivamente ao serviço do Gil Vicente FC.

Realizou duas grandes temporadas ao serviço da turma de Barcelos nas épocas de 1973/74 e 1974/75 e, consequentemente, despertou o interesse e a cobiça de vários clubes do primeiro patamar nacional, entre eles, claro está, o Vitoria SC.
.

(Equipa do Gil Vicente FC na temporada de 1973/74)

(Equipa do Gil Vicente FC na época de 1974/75)

O brasileiro Celton transferiu-se para o Vitoria SC ainda no decurso da temporada de 1975/76. Nesta época, com os vimaranenses sob o comando de Fernando Caiado, o defesa central apenas realizou 1 jogo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Na época seguinte, as expectativas sobre o brasileiro Celton foram crescendo, na medida em que era apontado como o sucessor do valioso capitão do Vitoria SC, o defesa central Rui Rodrigues, que deixou Guimarães para regressar à Académica de Coimbra.

(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1976/77)

(Jogo entre o FC Porto e o Vitoria SC no Estádio das Antas na época de 1976/77)

(Com a camisola do Vitoria SC na época de 1976/77)
.

(Ao fundo na imagem, desta feita no Estádio de Alvalade)

No início da temporada de 1976/77, o treinador do Vitoria SC, o português Fernando Caiado, apostou na titularidade de Celton, ao lado de Torres, no centro da defesa vimaranense.

A equipa do Vitoria SC andou sempre pela metade baixa da tabela classificativa nesta época de 1976/77, apenas garantindo matematicamente a manutenção num jogo decisivo frente ao Leixões SC no Estádio Municipal de Guimarães em que os vimaranenses venceram por 2-0, com ambos os tentos a ser apontados por Tito. O Vitoria SC terminaria a época numa tranquila 9ª posição da tabela geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

(Celton progredindo no terreno, num encontro entre o Vitoria SC e o O. Marselha no Estádio 1º de Maio, no Torneio Internacional de Braga)

(Em 1976/77 no Vitoria SC)

Efectivamente a temporada de 1976/77 não correu de feição às hostes vitorianas. Ao longo da época várias foram as alterações efectuadas na equipa principal com o intuito de alterar o rumo dos acontecimentos.

Um dos sacrificados pelos maus resultados foi precisamente o brasileiro Celton, atleta que nunca conseguiu afirmar-se e fazer esquecer o celebre Rui Rodrigues. Mais tarde, o centro da defesa vitoriana passou a ser composto na maioria das vezes por Torres e Ramalho, relegando Celton para o banco de suplentes.

(Novamente em acção na partida frente aos franceses do O. Marselha, no Estádio 1º de Maio em Braga)
.

(Torres desarma Manuel Fernandes, enquanto Celton vem no encalço da jogada, na partida entre o Sporting CP e o Vitoria SC, em Alvalade, na temporada de 1976/77)
.
Durante a época de 1976/77, o defesa central brasileiro Celton, realizou 13 partidas oficiais pelo Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Alias, em quatro presenças na 1ª Divisão Nacional (três ao serviço do Vitoria SC e uma representando FC Penafiel) o brasileiro Celton não apontou qualquer tento.

O defesa brasileiro Celton, era um central de marcação alto e muito forte. A sua fisionomia era realmente imponente, com um porte atlético impressionante e o seu estilo de jogo duro e incisivo.
.

(É o n.º 3 do Vitoria SC na época de 1976/77)

Forte no jogo aéreo e implacável nas marcações individuais, Celton era, todavia, muito ruim tecnicamente. A sua forma de jogar assentava que nem uma luva ao futebol praticado nos pelados da 2ª Divisão Nacional, mas revelava algumas dificuldades em se impor no futebol mais técnico do primeiro escalão.

Certamente por isso, os clubes onde o brasileiro Celton teve maior sucesso foram nas suas passagens pelo segundo escalão do futebol português, onde efectivamente este impetuoso defesa central se destacava.

(No Estádio da Luz com as cores do Vitoria SC na temporada de 1976/77)

Em 1977/78 dá-se novamente o regresso do treinador Mário Wilson ao comando técnico da equipa do Vitoria SC. Celton mantém-se no plantel vimaranense, mas não muda a sua condição de suplente com o capitão Mário Wilson, situação que, alias, ate se agudizou com a contratação do defesa central Soares ao SC Beira Mar, já que p central brasileiro realizou menos jogos oficiais que na temporada anterior.

Na época de 1977/78, Celton apenas actuou em 8 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde o Vitoria SC foi o 6º classificado. O quarteto defensivo da formação vimaranense era formado, na maioria dos jogos, por Torres e Soares, no centro da defesa, e Alfredo e Ramalho nas faixas laterais daquele sector.

(Plantel do Vitoria SC na época de 1977/78)

(Celton no relvado do Estádio Municipal de Guimarães)

(No Estádio da Luz em 1977/78 no SL Benfica - Vitoria SC)
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1977/78)
.
(O jogador do Vitoria SC, Celton)
.

(Ao fundo ao lado de Torres, enquanto Mario Wilson conversa com Romeu, durante um treino no Estadio Municipal de Guimarães)


(Equipa do Vitoria SC na época de 1977/78)

(Recreando-se com a bola em Guimarães)
.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1977/78)

(No Vitoria SC)


(Equipa do Vitoria SC na época de 1977/78)

(No SL Benfica - Vitoria SC da temporada de 1977/78 no Estádio da Luz, Celton não consegue impedir o remate do jovem benfiquista Cavungui)

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1977/78)
.
(Num treino do Vitoria SC)
.
Celton abandonou a cidade de Guimarães e o Vitoria SC, ingressando no FC Paços de Ferreira na época de 1978/79, formação nortenha a militar na Zona Norte da 2ª Divisão Nacional.
.
(Equipa do FC Paços de Ferreira na temporada de 1978/79)
.
Em 1979/80 reforçou a memorável equipa do FC Penafiel que pela primeira vez na história do clube duriense subiu à 1ª Divisão Nacional. O experiente brasileiro Celton, já com 34 anos de idade, foi um elemento importante na equipa penafidelense, que venceu a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional, numa luta titânica com a AD Fafe, e assim alcançou este inolvidável feito.
.
(Plantel do FC Penafiel na época de 1979/80)
.
(No FC Penafiel na época de 1979/80)
.
(FC Penafiel na temporada de 1979/80)
.
(Celton com a camisola do FC Penafiel)
.
(Equipa do FC Penafiel na época de 1979/80)
.
Integrou ainda o plantel do FC Penafiel na época de 1980/81, pela primeira vez na 1ª Divisão. Treinado por Luís Miguel e posteriormente por António Oliveira, como jogador-treinador da equipa penafidelense, o veterano Celton apenas alinhou em uma partida do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde o FC Penafiel foi brilhantemente o 10º classificado.
.
(Plantel do FC Penafiel na temporada de 1980/81)
.
(Celton no FC Penafiel na época de 1980/81)
.
(Equipa do FC Penafiel na temporada de 1980/81)
.
(No FC Penafiel na época de 1980/81)
.
(A equipa do FC Penafiel na época de 1980/81)
.
(Ficou um simbolo do FC Penafiel)
.
Com 36 anos de idade, praticamente em final de carreira, o defesa brasileiro Celton, ainda representou na temporada de 1981/82 a equipa do SC Beira Mar, desta feita, na Zona Centro da 2ª Divisão Nacional.
.
(Equipa do SC Beira Mar na temporada de 1981/82)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Depois de uma temporada histórica em Guimarães, os espectativas estão altas. Mas com o Vitória a pisar os calcanhares aos três clubes que dominam o futebol português desde sempre, o clube torna-se um alvo apetecível de apitos, sistemas e esquemas afins.

Este blog nasce com o contributo de três bloguers vimaranenses e vitorianos. O nosso objectivo será, durante o próximo campeonato, dissecar online o tema mais discutido do futebol nacional: as arbitragens.

Serão 30 semanas de actividade, analisando os encontros do Vitória. Por aqui vão também passar as noticias da semana no que à arbitragem nacional diz respeito e algumas das novidades internacionais acerca da integração de novas tecnologias, mudanças de regras, etc. No final de cada semana, vamos fazer as contas entre o "deve e o haver" dos jogos do Vitória.

Para que no fim possamos fazer todas contas - com rigor e seriedade.

Visitem www.contabilidadeorganizada.blogspot.com
 
Parabéns pela página dedicada ao Celton!! Ficou perfeita!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter