Glórias do Passado: União Desportiva Oliveirense

 

União Desportiva Oliveirense



A União Desportiva Oliveirense, o maior embaixador desportivo do concelho de Oliveira de Azeméis, é uma colectividade desportiva fundada no dia 25 de Outubro de 1922 por um conjunto de personalidades dissidentes do Sport Clube Oliveirense.

O futebol foi desde a fundação a principal modalidade praticada no clube. Não obstante isso, na UD Oliveirense praticam-se outras vertentes desportivas, de onde se destacam, sobretudo, o hóquei em patins e o basquetebol, modalidades onde o clube de Oliveira de Azeméis conquistou importantes títulos.
.
(UD Oliveirense no ano de 1922)
.
No futebol o UD Oliveirense venceu inúmeros títulos de cariz regional em competições organizadas pela A.F. de Aveiro. Após sagrar-se Campeão Distrital na época de 1945/46 o UD Oliveirense conquistou o direito em participar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão dessa mesma temporada.

Por este facto de grande relevo, a União Desportiva Oliveirense é o primeiro clube filiado na Associação de Futebol de Aveiro a participar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Equipa da UD Oliveirense na época de 1945/46)
.
Até ao presente, essa participação, é a única presença deste popular clube de Oliveira de Azeméis na principal competição futebolística nacional. Nessa prova registam-se os encontros oficiais entre o Vitoria SC e a UD Oliveirense.

O primeiro ocorreu em Oliveira de Azeméis no dia 20 de Janeiro de 1946, em jogo a contar para a 7ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com a equipa da UD Oliveirense a vencer, surpreendentemente, o Vitoria SC por 1-0. Aliás, foi uma das poucas vitórias alcançadas pela formação oliveirense ao longo da prova.
.
(UD Oliveirense na temporada de 1945/46)
.
No jogo da 2ª volta, em Guimarães, verificou-se o mesmo resultado de 1-0, mas desta feita a favorecer a equipa do Vitoria SC. O jogo realizou-se em 8 de Abril de 1946 no recentemente inaugurado Campo da Amorosa.

Neste Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1945/46, a equipa da UD Oliveirense não foi além do ultimo lugar na competição, saldando-se a sua participação em 3 vitorias, todas obtidas em casa, frente ao Vitoria SC, Vitoria de Setúbal e Boavista FC, e 2 empates, ambos frente ao Atlético CP, por 1-1, sendo o obtido em Alcântara, o único ponto conquistado pelo clube fora do seu reduto.
.
(Equipa da UD Oliveirense na época de 1945/46)
.
Registam os números da única participação da UD Oliveirense na 1ª Divisão Nacional que foi a equipa menos realizadora da prova, isto é, apenas marcou 22 golos, contra os 73 tentos consentidos, sobretudo, fruto de alguns goleadas infligidas.

(UD Oliveirense na temporada de 1945/46)

O primeiro troféu conquistado a nível nacional pela UD Oliveirense foi o Campeonato Nacional da 3ª Divisão na temporada de 1957/58. Depois da primeira e única participação na 1ª Divisão Nacional em 1945/46, esta é a primeira conquista de relevo nacional a figurar no palmarés do clube oliveirense.

(A equipa da UD Oliveirense na época de 1957/58)
.
Desde então a vida deste clube tem passado essencialmente por presenças nos campeonatos nacionais da 3ª e 2ª Divisão. Destaca-se, particularmente, a conquista do Campeonato Nacional da 2ª Divisão “B” na temporada de 2000/01, depois de vencer a Zona Centro.
.
(UD Oliveirense na época de 1963/64)
.
(Equipa da UD Oliveirense na temporada de 1972/73)
.
(UD Oliveirense na época de 1973/74)
.
(Novamente a formação da UD Oliveirense na época de 1973/74)
.
(Equipa da UD Oliveirense na temporada de 1974/75)
.
(Plantel da UD Oliveirense na época de 1975/76)
.
(Equipa da UD Oliveirense na temporada de 1976/77)
.
(Plantel da UD Oliveirense na época de 1979/80)
.
(Equipa da UD Oliveirense na temporada de 1979/80)
.
(Equipa da UD Oliveirense na época de 1980/81)
.
(Equipa da UD Oliveirense na época de 1980/81)
.
(Plantel da UD Oliveirense na temporada de 1981/82)
.
Na temporada seguinte participou pela primeira vez na sua história no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra. Contudo, foi uma presença efémera pois ao longo da competição de 2001/02 a equipa da UD Oliveirense não conseguiu alcançar a manutenção naquele escalão acabando por ser relegado novamente à 2ª Divisão “B”.
.
(Plantel da UD Oliveirense na temporada de 2001/02)
.
Entretanto, na época de 2005/06 o Vitoria SC e a UD Oliveirense realizaram mais um jogo de carácter oficial. Foi uma partida a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal realizada na noite do dia 8 de Fevereiro de 2006 no Estádio D. Afonso Henriques em Guimarães.

O Vitoria SC venceu o encontro por 2-0 e eliminou a equipa de Oliveira de Azeméis da competição. Os tentos vimaranenses foram apontados por Antchouet, logo aos 8 minutos de jogo, e por Moreno, aos 87 minutos, na transformação de uma grande penalidade.

Todavia, rezam as crónicas, que o jogo pendeu a favor do Vitoria SC, mas que a equipa da UD Oliveirense terá tido uma excelente prestação e terá vendido bem cara a derrota e a consequente eliminação da prova.

Alem de ter realizado uma boa exibição, a equipa da UD Oliveirense dispôs mesmo de óptimas oportunidades para marcar. Destaca-se, naturalmente, um remate de Joel para uma grande intervenção do guardião brasileiro do Vitoria SC Nilson, um outro remate a embater na trave, executado pelo oliveirense Oliveira e, a maior de todas as chances, a grande penalidade desperdiçada quando a equipa vimaranense apenas vencia por 1-0.

A UD Oliveirense tem permanecido na 2ª Divisão “B” até à presente temporada, em que está de regresso ao segundo escalão do futebol português, depois de na época passada, a temporada de 2007/08, sob o comando técnico de Pedro Miguel, ter sido o brilhante vencedor da competição, vencendo com grande vantagem sobre o SC Espinho a 1ª fase da Série B e também a fase final de promoção.

Deste modo, a União Desportiva Oliveirense participará pela segunda vez no seu historial no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra, actualmente, designada por Liga Vitalis.
.
http://www.udoliveirense.pt/

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter