Glórias do Passado: Temporada de 1972/73 - 2ª Parte

 

Temporada de 1972/73 - 2ª Parte


O Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1972/73 prosseguiu com a realização da 11ª jornada, deslocando-se a equipa do Vitoria SC ao terreno do GD Cuf, no Barreiro, onde foi derrotada por 3-1.
.
Esta partida na margem sul antecedia a recepção ao SL Benfica no Estádio Municipal de Guimarães. Frente à turma encarnada o Vitoria SC consentiu a primeira e única derrota no seu reduto na época de 1972/73. O SL Benfica venceu os vimaranenses por 1-2.
.
(Vitoria SC - SL Benfica, no Estádio Municipal de Guimarães. No lance está o vimaranense Osvaldinho conduzindo o esférico, perseguido pelos benfiquistas Eusébio e Rui Jordão)
.

(Neste lance, o jogador do Vitoria SC Osvaldinho tenta impedir o cruzamento de Jaime Graça do SL Benfica)

Nesta altura da temporada o Vitoria SC já não vencia há quatro jogos para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Depois desta fase seguiram-se cinco jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota.

Esse ciclo foi iniciado com um triunfo por 0-1 na Estádio da Tapadinha, em Lisboa, frente ao Atlético CP, no jogo a contar para a 13ª jornada da principal competição portuguesa.

Pelo mesmo resultado, a equipa do Vitoria SC venceu o CD Montijo, no Estádio Municipal de Guimarães na ronda seguinte. Já na última jornada da 1ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, os vimaranenses foram arrancar um precioso empate no terreno do Leixões SC, por 1-1.

A equipa vitoriana, com aspirações a classificar-se no primeiro terço da tabela classificativa, terminou a primeira metade do Campeonato Nacional da 1ª Divisão posicionada no 5º lugar.

A 2ª volta da principal competição nacional iniciou-se com um empate, novamente a 1-1, na cidade invicta, frente ao Boavista FC, no último jogo oficial realizado no ano de 1972.

O novo ano de 1973 começou com uma vitória em Guimarães sobre o Beira-Mar SC, por 2-0. Este período de cinco jogos consecutivos sem perder para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão foi interrompido, em Coimbra, de forma algo surpreendente, na partida frente ao União de Coimbra, que no Campo da Arregaça, derrotou o Vitoria SC por 1-0.

Na 19ª jornada o Vitoria SC recebeu no seu reduto o Sporting CP, candidato ao título, mas que vinha realizando uma temporada muito abaixo das suas aspirações. Também em Guimarães a equipa verde e branca do Sporting CP não conseguiu ir alem de um empate a 1-1.

O mesmo resultado verificou-se na jornada seguinte, no regresso do Vitoria SC ao Barreiro, desta feita, para defrontar a forte equipa do FC Barreirense.

(FC Barreirense - Vitoria SC)

Também cifrou-se num empate, desta vez a 0-0, o desafio que opôs o Vitoria SC ao CF Belenenses, a formação da cruz de Cristo a realizar nesta temporada uma excelente prestação, consubstanciada no 2º lugar alcançado no final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1972/73.

Este jogo do Estádio do Restelo, na 21ª jornada do nacional maior, disputado no dia 18 de Fevereiro de 1973, marca a estreia do jovem Romeu Silva, um avançado que se tornaria um dos melhores jogadores do futebol português.

Na deslocação à cidade de Setúbal, na 22ª jornada da prova, o Vitoria SC saiu derrotado pelo resultado de 2-1. E na ronda 23ª, verificou-se uma nova igualdade, a 1-1, em Guimarães, no desafio entre o Vitoria SC e o FC Porto. Mais uma vez a equipa portista não conseguiu derrotar a formação da cidade berço.

(Cubillas do FC Porto, Romeu e Osvaldinho do Vitoria SC)

No inicio de Abril de 1973 o Vitoria SC visitou a equipa do União de Tomar, vencendo por 1-2 e no regresso ao Estádio Municipal de Guimarães, na partida a contar para a 25ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC derrotou a equipa do SC Farense por 1-0.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter