Glórias do Passado: Temporada de 1972/73 - 1ª Parte

 

Temporada de 1972/73 - 1ª Parte


A preparação da temporada de 1972/73 iniciou-se com a renovação de contrato com o treinador Mário Wilson que dessa forma mantinha à frente do comando técnico do Vitoria SC. Já quanto ao plantel da equipa principal não houve grandes inovações, transitando para a nova época praticamente todos os jogadores.

De maior nomeada saíram o guarda-redes Gomes, o defesa central, já um veterano, Joaquim Jorge, Hélder Ernesto, emprestado pelo FC Porto e regressado ao clube de origem, o médio Ribeiro, o avançado brasileiro Zé Carlos, e os jovens, Leal e Cartucho.

O reforço do plantel do Vitoria SC passou, essencialmente, pela forte aposta na juventude. O meio campista Ernesto, vindo do FC Tirsense, foi a única aquisição de relevo. Ingressaram ainda na equipa principal do Vitoria SC, nesta temporada, os jovens José Maria, um guarda-redes, Germano, os vimaranenses Alfredo e Abreu e, de Vila Praia Ancora, veio o primo de Ibraim, o avançado Romeu.

O Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1972/73 iniciou com uma fantástica goleada do Vitoria SC sobre o Boavista FC, por 4-0, em Guimarães. Nesta jornada inaugural da competição, a equipa vimaranense apresentou-se num ritmo bastante elevado e mostrando capacidade suficiente para atingir os lugares cimeiros da tabela classificativa.

Infelizmente, esta temporada, fica mais uma vez marcada pelo infortúnio em alguns jogadores do Vitoria SC, vitimas de graves lesões, o que, de certa forma, influenciou o rendimento da equipa. O talentoso avançado do Vitoria SC, o luso-brasileiro Jorge Gonçalves, sofreu novamente uma grave lesão. O defesa central e capitão de equipa, Manuel Pinto, também lesionou-se com bastante gravidade, o que obrigaria Mário Wilson a colocar Manafá a jogar na posição de defesa central.

Na 2ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC baqueou em Aveiro, sofrendo a primeira derrota da competição frente ao SC Beira Mar por 1-0. Regressando a Guimarães levou de vencida o União de Coimbra por 3-1, clube estreante no primeiro escalão do futebol português.

Seguiu-se uma natural derrota frente ao Sporting CP, em Lisboa, por 2-0, mas logo na ronda seguinte, o Vitoria SC regressou às vitórias, desta feita por 3-1, em Guimarães, frente à equipa do FC Barreirense.

Na 6ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria SC perdeu no Estádio do Restelo com o CF Belenenses por 2-1 e na jornada seguinte, no Estádio Municipal de Guimarães, levou de vencida a fortíssima equipa do Vitoria de Setúbal por 1-0.
.

(Manuel Pinto, o capitão, Torres e José Carlos, todos jogadores do Vitoria SC, rodeando José Torres, o "Bom Gigante" do futebol português, aqui ao serviço do Vitoria de Setubal, no Estádio Municipal de Guimarães)

A carreira do Vitoria SC até aquele momento na competição reflectia dificuldades em jogar longe de casa, contabilizando com derrotas as três deslocações que efectuara, mas demonstrava ser intransponível jogando em Guimarães, vencendo categoricamente todos os adversários.

Esta toada apresentada até à 7ª jornada - perdendo fora e ganhando em casa - foi interrompida na 8ª ronda do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, quando a equipa do Vitoria SC foi a verdadeira sensação da competição, ao derrotar, novamente, o FC Porto em pleno Estádio das Antas por 1-2.

Depois do espectacular resultado alcançado na cidade invicta veio uma semi-desilusão, quando o Vitoria SC consentiu um surpreendente empate a 3-3 com a equipa do União de Tomar.

Este resultado frente aos tomarenses acabou por ser corrigido logo na jornada seguinte, precisamente a 10ª ronda da prova, quando o Vitoria SC foi empatar 2-2 com o SC Farense, jogando num estádio muito difícil, acrescido do imenso desgaste sempre provocavam as deslocações ao Algarve.


Autor: Alberto de Castro Abreu

muito bom todo este material
e para quando um dossier sobre o guarda-redes SOUSA?
obrigado
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter