Glórias do Passado: Temporada de 1971/72 - 4ª Parte

 

Temporada de 1971/72 - 4ª Parte


Na 23ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC alcançou um surpreendente triunfo sobre o FC Porto, em pleno Estádio das Antas, por 1-2, com uma memorável e gloriosa exibição do avançado luso brasileiro Jorge Gonçalves, da equipa vimaranense, autor dos dois golos daquela inesquecível vitoria.

O resultado conquistado pela equipa da cidade berço no terreno do FC Porto teve o condão de colocar o Vitoria SC, inesperadamente, na luta pelos lugares de acesso às competições europeias. Esse era um objectivo que nunca esteve nas expectativas iniciais dos responsáveis vitorianos, sobretudo, pelo facto de o Vitoria SC ter uma equipa praticamente nova. O certo é que, o bom desempenho protagonizado ao longo da competição, essencialmente após o resultado obtido na 23ª jornada, colocou o clube nessa disputa.
.

(O jogador vitoriano Rodrigo em acção na partida que opôs o FC Porto ao Vitoria SC no Estádio das Antas)

(Imagem do encontro entre o FC Porto e o Vitoria SC, com Helder Ernesto e Cubilhas a disputar a jogada enquanto mais atrás Rodrigo observa o lance)

As esperanças de atingir esse lugar europeu esmoreceram logo nas duas jornadas seguinte. O Vitoria SC recebia na ronda 24 do Campeonato Nacional da 1ª Divisão o GD Cuf, também um potencial candidato aos lugares europeus. Naquele jogo, a equipa vimaranense tudo fez para levar de vencida a bem organizada formação fabril, todavia, não conseguiu abrir o marcador, terminando o jogo com um empate a 0-0.

Na jornada seguinte uma dificílima deslocação à cidade de Setúbal para disputar a 25ª jornada contra uma equipa que também buscava alcançar um lugar nas competições internacionais de clubes. O Vitoria de Setúbal, de resto, terminaria a classificação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na 2ª posição da tabela, sagrando o vice-campeão nacional.

Neste encontro disputado no Estádio do Bonfim que terminou com a vitória da equipa sadina pela margem mínima de 1-0, o Vitoria SC bateu-se com extrema galhardia, merecendo da crítica desportiva os mais rasgados elogios.

O Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1971/72 entrava então na recta final. A decisão quanto ao título de campeão nacional estava praticamente decidida tendo em contra a vantagem que o SL Benfica levava dos demais concorrentes.

Vitória de Setúbal e Sporting CP tinham também praticamente garantidos os apuramentos para as competições internacionais de clubes. Restava apenas apurar mais dois clubes. Na luta por essas duas vagas em aberto estava o FC Porto, GD Cuf, CF Beleneneses e, com os dois resultados que se seguiram, o Vitoria SC.

Na 26ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria SC recebeu no Estádio Municipal de Guimarães a equipa do SC Beira Mar e venceu por concludentes 5-1, numa grande exibição, recheada de golos, perante um dos aflitos na luta pela manutenção.

(Jogo entre o Vitoria SC e o SC Beira Mar no Estádio Municipal de Guimarães)

Seguiu-se uma viagem ao vizinho FC Tirsense para um jogo importantíssimo para as duas equipas. Enquanto que o Vitoria SC acalentava as remotas, mas legitimas esperanças em alcançar um lugar nas competições europeias, por outro lado, o FC Tirsense, queimava os últimos cartuchos na luta pela sobrevivência.

Foi um jogo tremendamente disputado no campo do FC Tirsense que terminou com a vitória dos vimaranenses por 1-2. O Vitoria SC continuava a perseguir o seu sonho, enquanto o FC Tirsense dizia definitivamente adeus à 1ª Divisão Nacional.

Casa cheia em Guimarães para a partida da 28ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão entre o Vitoria SC e o SL Benfica, já virtualmente campeão nacional. Os vimaranenses não conseguiram vencer a poderosa formação encarnada acabando por ser derrotados por 1-3.

A derrota caseira frente ao SL Benfica hipotecou praticamente as esperanças dos vimaranenses em chegar ao lugar que permitisse o acesso as provas internacionais na época seguinte. Esse hipotecar transformou-se em certeza com a derrota sofrida na jornada seguinte em Tomar na penúltima jornada da principal competição nacional.

O UFC Tomar venceu o Vitoria SC por 3-2, num jogo verdadeiramente impróprio para cardíacos. A luta pela sobrevivência estava ao rubro e com esta vitória sobre a equipa da cidade berço o conjunto do UFC Tomar garantiu praticamente a manutenção na 1ª Divisão Nacional.

Na derradeira 30ª jornada da prova o jogo Vitoria SC – Boavista FC, disputado no Estádio Municipal de Guimarães, seria apenas um derby de despedida para ambas as equipas da edição de 1971/72 do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Para historia fica apenas o resultado final deste encontro que patenteou uma vitoria dos vimaranenses por 2-1.

A classificação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1971/72 terminou então com o SL Benfica, como campeão nacional, seguido na classificação pelo Vitoria de Setúbal (2º), Sporting CP (3º), GD Cuf (4º), FC Porto (5º) e Vitoria SC, em 6º lugar, com 30 pontos amealhados, decorrente de 11 vitorias, 8 empates e 11 derrotas. A turma de Guimarães sofreu 47 golos e marcou 49.

Resta somente focar as estatísticas finais individuais dos atletas que compuseram o plantel do Vitoria SC na temporada de 1971/72. Na posição de guarda-redes o Vitoria SC utilizou Gomes (20 jogos) e Rodrigues (10 jogos). A defesa normalmente utilizada era composta por Costeado (30 jogos), José Carlos (25 jogos), Manuel Pinto (30 jogos) e Osvaldinho (30 jogos). Como defesas jogaram ainda Joaquim Jorge (7 jogos) e Leal (3 jogos).
A linha intermediária foi normalmente composta por Hélder Ernesto (30 jogos), Custódio Pinto (30 jogos) e Silva (19 jogos). O Vitoria SC utilizou ainda no meio campo Artur (4 jogos), Manafá (6 jogos), Romão (7 jogos) e Ribeiro (4 jogos).

Na frente de ataque o Vitoria SC jogou normalmente com o luso-brasileiro Jorge Gonçalves (25 jogos), Tito (30 jogos) e Ibraim (23 jogos). Jogaram ainda Cartucho (14 jogos), Zé Carlos (4 jogos) e Rodrigo (13 jogos).
.
Quanto aos golos apontados pelo Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1971/72 foram assim distribuídos: Jorge Gonçalves marcou 15 golos e foi o melhor marcador da equipa, Tito apontou 14, Manuel Pinto marcou 5 golos, Custódio Pinto 4, Hélder Ernesto 3, Silva e Ibraim 2 golos cada e José Carlos, Joaquim Jorge e Cartucho marcaram 1 golo cada um. O Vitoria SC beneficiou ainda de 1 auto golo apontado por Barrigana do FC Tirsense.

Finalmente, resta referir a participação do Vitoria SC na edição de 1971/72 da Taça de Portugal. Nesta prova, depois de um auspicioso inicio, eliminando a equipa da Académica de Coimbra no seu terreno, o Vitoria SC afastado na ronda seguinte pelo CF Belenenses.

Nos 16/avos de final o Vitoria SC defrontou a equipa da Académica de Coimbra no Estádio Municipal da cidade dos estudantes. A Académica de Coimbra entrou melhor no encontro e logo aos 6 minutos adiantou-se no marcador por intermédio de Raul Aguas.

Imediatamente após o Vitoria SC chegou à igualdade por intermédio do avançado português Tito, aos 11 minutos, para ainda no decorrer da primeira parte, concretamente aos 36 minutos de jogo, o luso brasileiro Jorge Gonçalves completar a reviravolta no marcador, que redundou no resultado final de 1-2 a favor dos vimaranenses.

Na eliminatória seguinte o Vitoria SC jogou novamente fora do seu reduto. Deslocou-se ao Estádio do Restelo onde foi derrotado pelo CF Belenenses por 1-0 e consequentemente eliminado da Taça de Portugal, que viria a ser conquistada pelo SL Benfica, consumando assim a tradicional dobradinha.

Por fim, realce para as conquistas protagonizadas pelas equipas mais jovens do Vitoria SC. A 2ª equipa sénior do Vitoria SC venceu o Campeonato Regional de Reservas da A.F. de Braga, enquanto as equipas dos escalões de juvenis e juniores, sagraram-se, respectivamente, vencedoras dos Campeonatos Distritais da 1ª Divisão da A.F. de Braga na categoria de juvenis e juniores.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Gostei do Blog. Já agora o blog 'Glórias do Passado' foi linkado ao 'Leão Rampante'.

http://leaorampante.blogspot.com/

Saudações.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter