Glórias do Passado: Temporada de 1971/72 - 3ª Parte

 

Temporada de 1971/72 - 3ª Parte


Depois de um período negativo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1971/72, onde no cômputo das seis jornadas anteriores a equipa apenas conseguiu um empate, contra cinco derrotas, o Vitoria SC voltou a encarreirar num bom desempenho na prova, tendo em contra, sobretudo, o facto de ser uma equipa praticamente nova.

Na 12ª jornada teve lugar a maior goleada da época, quando o Vitoria SC cilindrou por 7-1, no Estádio Municipal de Guimarães, a frágil equipa do FC Tirsense, comandada pelo jovem técnico António Medeiros.

Depois dessa contundente vitoria sobre um clube vizinho, o Vitoria SC deslocou à 13ª jornada à capital portuguesa para defrontar o SL Benfica. Nessa partida, naturalmente, os encarnados venceram a equipa vitoriana por 3-0. No regresso aos jogos em casa o Vitoria SC venceu por 2-0, sem surpresa, a equipa do U. Tomar.

Seguiu-se então duas jornadas em que os vimaranenses jogariam fora da cidade berço, exactamente na rodagem da 1ª para a 2ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1971/72.

O último jogo da 1ª metade da prova jogou no Campo do Bessa, alcançado a equipa vitoriana uma preciosa vitória por 0-1. Deste modo, o Vitoria SC terminou a 1ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão classificado exactamente a meio da tabela, ou seja, no 8º lugar da classificação.
.

(Boavista FC - Vitoria SC)

A entrada para a 2ª volta aconteceu no Barreiro, com o Vitoria SC a conseguir um precioso empate a 2-2 frente à turma do FC Barreirense, formação sempre difícil de defrontar no seu terreno.

(FC Barreirense - Vitoria SC)

Na 17ª jornada, em Guimarães, um resultado menos esperado com o empate a 1-1, frente ao Atlético CP, ao qual se seguiu, na ronda imediata, uma magnífica vitoria sobre o Leixões SC, em Matosinhos, por 0-1.

Teve lugar depois uma jornada dupla realizada em Guimarães. Era um momento decisivo para que a equipa do Vitoria SC pudesse, efectivamente, candidatar-se a voos mais altos na edição de 1971/72 do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Todavia, em pleno Estádio Municipal de Guimarães, o Vitoria SC não foi além do empate, com a Académica de Coimbra a 0-0, na 19ª jornada, e com o CF Belenenses, por 1-1, na ronda n.º 20.

(A equipa do Vitoria SC durante um treino no Estádio Municipal de Guimarães)

A 21ª jornada marcava o regresso da equipa do Vitoria SC à capital portuguesa, agora, para defrontar o Sporting CP. Tal como aconteceu frente aos encarnados do SL Benfica, o Vitoria SC voltou a perder, também por 3-0, frente à equipa leonina.

No regresso à cidade berço, O Vitoria SC, recebeu e venceu, sem contemplações, a equipa do SC Farense por 5-1, na 22ª jornada. A equipa vimaranenses realizou uma excelente exibição sobre o tapete verde do Estádio Municipal de Guimarães, transformando em golo - como os próprios números dizem – toda a superioridade evidenciada.


Autor: Alberto de Castro Abreu

SOMOS OS MAIORES PAAAH!~
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter