Glórias do Passado: Temporada de 1971/72 - 2ª Parte

 

Temporada de 1971/72 - 2ª Parte


Ao cabo das primeiras seis jornadas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1971/72, a equipa do Vitoria SC vinha realizando uma prova um pouco acima das expectativas, sobretudo, face à entrada de inúmeros elementos novos no plantel que cria sempre naturais dificuldades de entrosamento.

Se inicialmente esses inconvenientes nem se sentiram, a partir da 7ª jornada, principalmente no período dos cinco desafios imediatamente seguintes, o certo é que a equipa do Vitoria SC denotou uma ligeira quebra de produção que se reflectiu obviamente nos resultados conseguidos.

No encontro da 7ª jornada o Vitoria SC defrontou o SC Farense, numa tradicionalmente difícil deslocação ao Algarve. A equipa do Vitoria SC até deu bem conta de si neste encontro, não criando muitas oportunidades de golo, é certo, mas apresentando um futebol vistoso e do agrado da assistência.

Desde o início da partida a equipa vimaranense lançou-se no ataque e as poucas oportunidades de golo que dispôs foram sendo consecutivamente desperdiçadas pelos avançados do Vitoria SC.

A verdade é que as ausências de Ibraim e do luso-brasileiro Jorge Gonçalves, ambos por lesão, limitavam bastante a necessária eficácia ofensiva do ataque da formação vitoriana.

Por outro lado, as fífias da defensiva vitoriana não eram irradicadas definitivamente e mais uma vez, neste encontro, o Vitoria SC sofreu um golo nessas condições, que acabou por significar a derrota, por sinal, imerecidíssima.

A derrota por 1-0, foi um resultado tremendamente injusto face ao que as duas equipas apresentaram no terreno do Estádio de S. Luís em Faro. O Vitoria SC poderá também queixar-se da falta de sorte, nos resultados e nas lesões em elementos importantes da equipa, mas neste desafio, poderá ainda lamentar a infeliz arbitragem de Fernando Gomes da A.F. Lisboa que sonegou duas evidentes grandes penalidades ao Vitoria SC.

O desânimo causado nos adeptos e também na equipa do Vitoria SC pelo mau resultado alcançado no jogo de Faro, seria, todavia, suplantado pela derrota consentida no Estádio Municipal de Guimarães, à 8ª jornada, por 0-4 frente ao FC Porto. A equipa vimaranense foi batida sem apelo nem agravo no seu recinto pela equipa portista.
.

(Vitoria SC - FC Porto no Estádio Municipal de Guimarães)

(José Romão em acção numa partida entre o Vitoria SC e o FC Porto no Estádio Municipal de Guimarães)

No encontro da 9ª jornada o Vitoria SC voltou a perder. Desta feita na deslocação ao Barreiro para defrontar o GD Cuf, a equipa fabril que sempre colocava grandes dificuldades aos adversários, sobretudo nos seus jogos em casa. Os vimaranenses ainda disputaram o desafio, contudo, acabaram derrotados por 5-3.

(Lance de um golo do Vitoria SC no encontro GD Cuf - Vitoria SC)

(O mesmo lance de outra perspectiva no jogo GD Cuf - Vitoria SC)

Em dois jogos a equipa do Vitoria SC consentia 9 golos, decorrentes de muitos erros infantis no sector defensivo. É certo que agora o Vitoria SC era uma equipa bem mais atrevida no ataque, mas quem sofre tantos golos, normalmente, não pode ter êxito.

A 10ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1971/72 voltou a ser uma desilusão para os apaniguados vimaranenses que começavam a duvidar das qualidades da equipa. O Vitoria SC não conseguiu ir alem de um empate a 1-1 com a formação do Vitoria de Setúbal no Estádio Municipal de Guimarães.

(Jogo entre o Vitoria SC e o Vitoria de Setubal no Estádio Municipal de Guimarães)

(O "gigante" José Torres escapa-se aos defensores do Vitoria SC, neste lance do encontro entre o Vitoria SC e o Vitoria de Setubal no Estádio Municipal de Guimarães)

E à 11ª jornada da principal competição portuguesa, uma nova derrota do Vitoria SC contra a modesta equipa do SC Beira Mar, em Aveiro, desta feira, por 2-1.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Caro amigo, diariamente devoro os artigos que publica, todos, sem excepção de uma qualidade excelente. Faço-lhe um grande pedido. Para quando a publicação da equipa e Estádio do Portimonense. Abraço e continuação do excelente trabalho.

Pedro Custódio (Blog do Portimonense)
 
Ola Pedro,

Agradeço, obviamente, o facto de ser um visitante assiduo desde blogue e fico tremendamente satisfeito que o mesmo seja do seu agrado.

Relativamente ao Portimonense SC, ao seu estadio ou equipa de futebol, certamente que serão recordados um dia neste espaço tambem, mas a verdade é que tenho adoptado um critério proprio na selecção desses temas.

Fica no entanto a garantia que serão recordados, tal como alguns jogadores que tiveram passagem pela equipa algarvia.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
Cá fico à espera. Grande abraço.
 
devo dizer que sou um benfiquista, com alma vimaranense da forma que vocês vivem o clube, isso já desapareceu da Luz ao muito tempo, tenho inveja de vocês pela positiva , quero que o Benfica Ganhe, mas logo a seguir tenho dois vitórias de grande classe, mas vocês DEVEM SER ÚNICOS PARABÉNS DO FUNDO DO CORAÇÃO
 
GOSTAVA DE SABER ONDE PÁRA MENDES O PÉ _ CANHÃO; ALGUÉM ME PODE AJUDAR
 
Caro António Rodrigues:

Agradeço a visita que faz ao blogue "Glórias do Passado" e os comentários que fez questão de deixar aqui expressos.

Registo, com agrado, as palavras de reconhecimento e apreço ao Vitoria SC. De facto, a forma como os adeptos vitorianos se dedicam ao clube é impar em Portugal, pena é que nem todos os adeptos do futebol percebam essa faceta.

Quanto ao saudoso Mendes "Pé Canhão", sei apenas que reside na zona de Lisboa, deslocando-se, de vez enquando, de visita à cidade de Guimarães, onde salvo erro deixou familia.

Saudações Vitorianas,

Alberto de Castro Abreu
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter