Glórias do Passado: Paulo Monteiro

 

Paulo Monteiro


Paulo Monteiro é um futebolista português que tem o seu nome bem ligado à história do CF Belenenses, a colectividade que representou durante sete temporadas consecutivas e onde desabrochou para os grandes palcos do futebol nacional. Esteve ligado a inesquecíveis momentos da história do clube da Cruz de Cristo, quer pela positiva, como a conquista da Taça de Portugal na temporada de 1988/89 ou o 3º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1987/88, ou pela negativa, como a descida à 2ª Divisão de Honra no final da temporada de 1990/91.

Além do CF Belenenses, o Paulo Monteiro, na sua carreira, jogou no Almada AC, no Atlético CP, antes de ingressar no clube do Restelo. Posteriormente, representou o SC Salgueiros e SC Braga, ainda na 1ª Divisão Nacional, e finalmente, o Estrela de Portalegre, o Atlético CP e o GD Pescadores da Costa da Caparica, clube onde terminou a carreira de futebolista.

Iniciou-se no Almada AC, clube da sua cidade natal. Na verdade, Paulo Jorge Côncio Monteiro, nasceu na cidade Almada no dia 14 de Junho de 1964. Pelo Almada AC jogou na equipa sénior a militar na 3ª Divisão Nacional durante duas temporadas.

Transferiu-se no início da época de 1984/85 para o Atlético CP que disputava a Zona Sul da 2ª Divisão Nacional. Na equipa de Alcântara revelou-se como um dos melhores e mais promissores jogadores, rapidamente, despertando a atenção dos clubes de maior dimensão.
.
É assim que ingressa no CF Belenenses no início da temporada de 1985/86 com apenas 22 anos de idade. No clube do Restelo depressa ganhou o seu espaço na equipa principal e tornou-se um dos jogadores mais promissores do CF Belenenses e do futebol português.
.

(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1985/86)

O seu estatuto no futebol jovem português cimentou-se ainda mais com as presenças nas convocatórias das Selecções Nacionais. Na sua carreira, Paulo Monteiro contabilizou 5 internacionalizações, quatro pela equipa de Esperanças e uma pela Selecção Olímpica de Portugal.

O Paulo Monteiro era um jogador rápido que actuava preferencialmente pela banda direita. Ora na posição de lateral ou como médio ala ou interior, Paulo Monteiro tinha uma excelente capacidade de chegar a linha de fundo e cruzar com perigo para a área.

Era jogador humilde, trabalhador e com espírito de sacrifício, características que lhe concediam alguma versatilidade em jogar noutras posições do terreno de jogo. Ao longo da sua carreira em algumas ocasiões também actuou no centro do terreno, com competências mais defensivas.

Logo na primeira temporada no CF Belenenses, lançado pelo treinador inglês James Melia, o jovem Paulo Monteiro surpreendeu tudo e todos, conquistando um lugar de titular no meio campo da equipa principal.

Revelou-se, também, na temporada de estreia, como um bom goleador. Com seis golos apontados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1985/86 foi mesmo o melhor marcador do CF Belenenses na competição, em que o clube do Restelo terminou na 8ª posição.

(Paulo Monteiro no CF Belenenses na época de 1985/86)

Na época seguinte, já com o treinador belga Henry Depireux, que havia substituído ainda na temporada anterior o inglês James Melia, o médio Paulo Monteiro pouco jogou. Era quase sempre suplente – normalmente utilizado, é certo – na equipa do CF Belenenses que foi a 6ª classificada no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1986/87.

(Plantel do CF Belenenses na época de 1986/87)

(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1986/87)

(Paulo Monteiro como simbolo do CF Belenenses)
.
(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1986/87)
.
(Equipa do CF Belenenses na época de 1986/87)
.
(Caricatura de Paulo Monteiro com as cores do CF Belenenses)
.
Em 1987/88, já com o treinador brasileiro Marinho Peres, o ainda jovem Paulo Monteiro, adquire a sua condição de titularíssimo, numa equipa do CF Belenenses que realizou um espantoso Campeonato Nacional da 1ª Divisão, competição que terminou posicionado num fantástico 3º lugar, garantindo, dessa forma, um lugar nas competições internacionais de clubes.
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 1987/88)
.
(No CF Belenenses na época de 1987/88)
.
(Paulo Monteiro em acção pelo CF Belenenses)
.
(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1987/88)
.
(Paulo Monteiro em 1987/88 no CF Belenenses)
.
A temporada de 1988/89, digamos, terá sido repartida. Entre titular, a suplente utilizado, Paulo Monteiro foi um jogador bastante utilizado, quer por John Mortimore, o treinador que iniciou a época no CF Belenenses, quer por Marinho Peres que regressou ao clube e substituiu o técnico inglês.

Neste ano, o CF Belenenses terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão na 7ª posição. Todavia, conseguiu conquistar a Taça de Portugal, vencendo na final do Estádio do Jamor, o SL Benfica, por 1-0. Nesta partida da final da Taça de Portugal, Paulo Monteiro não foi utilizado pelo técnico Marinho Peres.
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 1988/89)
.
(Paulo Monteiro no CF Belenenses na época de 1988/89)
.
(Ao serviço do CF Belenenses)
.
(Nos festejos da conquista da Taça de Portugal de 1988/89)
.
(No CF Belenenses em 1988/89)
.
Seguiu-se a época de 1989/90, onde a equipa do CF Belenenses foi 6º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e o jogador Paulo Monteiro perdeu o estatuto de titular e passou para a condição de suplente utilizado.
.
(Plantel do CF Belenenses na temporada de 1989/90)
.
(Em 1989/90 no CF Belenenses)
.
(No Estadio do Restelo representando o CF Belenenses)
.
(Paulo Monteiro no CF Belenenses na época de 1989/90)
.
A época de 1989/90 foi o fatídico ano da despromoção do CF Belenenses à 2ª Divisão de Honra. Tratou-se de uma temporada turbulenta para os lados do Estádio do Restelo com constantes mudanças de treinador principal e sem resultados consentâneos com os anseios e pergaminhos do clube.

Paulo Monteiro foi regularmente utilizado na equipa do CF Belenenses que acabou por descer à 2ª Divisão de Honra, alternando, é certo, jogos em que era titular, com outros onde passava para a condição de suplente, nem sempre utilizado.
.
(Plantel do CF Belenenses na temporada de 1990/91)
.
(No CF Belenenses na época de 1990/91)
.
(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1990/91)
.
(Equipa do CF Belenenses na época de 1990/91)
.
A última época de Paulo Monteiro ao serviço do CF Belenenses viveu-a na 2ª Divisão de Honra, lutando e liderando a equipa que haveria de recolocar os azuis do Restelo de novo na 1ª Divisão Nacional.

Paulo Monteiro foi titular e pedra fundamental no sucesso da equipa que acabou a época a ser treinada pelo brasileiro Abel Braga que substituiu o também brasileiro Moisés Andrade. O CF Belenenses terminou o Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra no 2º posto da tabela classificativa, conseguindo, dessa forma, regressar ao primeiro escalão do futebol português.
.
(Plantel do CF Belenenses na temporada de 1991/92)
.
(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1991/92)
.
(Equipa do CF Belenenses na época de 1991/92)
.
Estava terminada assim a ligação de sete anos de Paulo Monteiro ao CF Belenenses. Ingressou no SC Salgueiros na época de 1992/93 para disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Foi efémera a passagem de Paulo Monteiro pelo SC Salgueiros, pois ali jogaria apenas uma temporada, precisamente a de 1992/93. Mas a verdade é que realizou uma grande época ao serviço do popular clube de Paranhos e relançou novamente a sua carreira.
.
(Plantel do SC Salgueiros na época de 1992/93)
.
(Paulo Monteiro no SC Salgueiros)
.
(Equipa do SC Salgueiros na temporada de 1992/93)
.
(Plantel do SC Salgueiros na época de 1992/93)
.
(No SC Salgueiros na temporada de 1992/93)
.
(Caricatura de Paulo Monteiro com as cores do SC Salgueiros)
.
Na época seguinte rumou ao SC Braga. Foi mesmo uma das últimas contratações do SC Braga, treinado por António Oliveira, para a época de 1993/94. Iniciou então um período de três anos consecutivos ao serviço dos arsenalistas e ali terminou a sua carreira na 1ª Divisão Nacional.

O ano de estreia no SC Braga, a temporada de 1993/94, terá ate sido a melhor a nível individual para Paulo Monteiro. Jogou com alguma regularidade, apesar de não ser um jogador considerado fundamental. Ao nível colectivo é que não foi nada agradável pois o SC Braga salvou-se de descer de divisão in extremis, já numa altura em que o Prof. Neca era o treinador principal dos bracarenses.
.
(No SC Braga na época de 1993/94)
.
Em 1994/95 dá-se a entrada de Manuel Cajuda no SC Braga. O clube da cidade dos arcebispos atravessava uma grave crise financeira e os investimentos na equipa de futebol era reduzidos ao mínimo indispensável.

Com Manuel Cajuda no SC Braga, o médio Paulo Monteiro, na primeira época, ainda jogou algumas partidas, apesar de ser mais vezes suplente. Contudo, a segunda época com Manuel Cajuda, na temporada de 1995/96, o centrocampista praticamente não era utilizado, tendo uma participação reduzidíssima.
.
(Plantel do SC Braga na época de 1994/95)
.
Nestes dois últimos anos de Paulo Monteiro no SC Braga foram porém bem mais sossegados em termos classificativos. Em 1994/95 o SC Braga foi o 10º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, enquanto na temporada de 1995/96 protagonizou uma prova bem tranquila, da qual o 8º lugar é bom reflexo.
.
(Plantel do SC Braga na temporada de 1995/96)
.
(Paulo Monteiro no SC Braga na época de 1995/96)
.
Foram 10 épocas de Paulo Monteiro a jogar na 1ª Divisão Nacional. É certo que, quando surgiu como titular na primeira equipa do CF Belenenses, muitos esperavam dele uma carreira bem mais além daquilo que efectivamente conseguiu. No entanto, Paulo Monteiro foi sempre um dos bons jogadores do futebol português.

Quando deixou o SC Braga, Paulo Monteiro tinha já 32 anos de idade. Prosseguiu a sua carreira de futebolista no Estrela de Portalegre, na 3ª Divisão Nacional, na temporada de 1996/97.

Em 1997/98 regressou ao Atlético CP, treinado por Vítor Moía e a disputar a Zona Sul da 2ª Divisão “B”. E por último, terminou a carreira, com 35 anos de idade, no GD Pescadores da Costa da Caparica, jogando na 3ª Divisão Nacional.

Ao que se sabe, o Paulo Monteiro, antigo internacional esperança e olímpico português, jogador do CF Belenenses e SC Braga, entre outros, deixou completamente de lado o futebol, dedicando-se, actualmente, à actividade de agente imobiliário.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter