Glórias do Passado: Ibraim

 

Ibraim


Ibraim, actualmente um empresário no ramo da restauração, surgiu nos escaparates futebolísticos nacionais no início da década de 70, ao serviço do Vitoria SC. Natural de Vila Praia de Ancora, jogou nos juniores do Vitoria SC, notabilizou-se, muito jovem, na equipa principal e chegou a internacional português, transferindo-se, mais tarde, para o SL Benfica. Também jogou futebol no continente norte-americano. Teve uma fugaz passagem pelo Varzim SC e terminou, prematuramente, a carreira na Académica de Coimbra, já nos inícios dos anos 80, por causa de uma grave lesão.

Nasceu no dia 29 de Setembro de 1953, como se disse, em Vila Praia de Ancora. A prática do futebol iniciou-a no Ancora Praia Futebol Clube, onde era a grande promessa da terra. Mas, com apenas 16 anos de idade, rumou à cidade de Guimarães para integrar as equipas de formação jovem do Vitoria SC e definitivamente desabrochar toda a sua qualidade como futebolista.

Não foi fácil, todavia, o ingresso de Ibraim no Vitoria SC. É que, na verdade, estava tudo praticamente definido para o jovem ancorense ingressa-se no FC Porto depois de o celebre treinador da formação portista Artur Baeta o ter avaliado e aprovado.

Para a contratação de Ibraim pelo Vitoria SC foi decisiva a intervenção do Sr. Damião Silva, naquela altura o Chefe do Departamento de Futebol na Direcção do Vitoria SC, que acabou por convencer o pai e acolheu o jovem jogador em sua casa.

De resto, não terá sido indiferente também o facto de José Carlos, defesa central dos quadros do Vitoria SC - embora naquela altura no ultramar a cumprir serviço militar - ser irmão de Ibraim, o que naturalmente pesou na decisão tomada.

Apesar de ainda ter idade de juvenil, Ibraim foi imediatamente integrado na equipa de juniores do Vitoria SC logo no início da temporada de 1969/70. O seu futebol era verdadeiramente prodigioso e depressa causou sensação a todos aqueles que acorriam a assistir aos treinos e jogos dos escalões mais jovens da equipa vimaranense.
.

(Equipa de Juniores do Vitoria SC em 1969/70)

No início da temporada de 1970/71 integrava-se com bastante regularidade nos trabalhos da equipa principal do Vitoria SC treinada pelo brasileiro Jorge Vieira, então de regresso ao clube, depois da brilhante passagem na época de 1968/69.

Esta época do clube vimaranense em 1970/71 ficou marcada, é certo, pelos maus resultados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, mas também, por uma onda de lesões que apoquentou muitos dos principais jogadores da equipa principal.

É na sequência de muitos desses impedimentos no Vitoria SC que o jovem Ibraim vai surgir pela primeira vez como titular na equipa principal, concretizando, assim, a sua estreia oficial na primeira equipa vitoriana.

(Plantel do Vitoria SC na época de 1970/71)

Essa estreia oficial verificou-se no dia 8 de Novembro de 1970, numa partida entre o Vitoria SC e a Académica de Coimbra a contar para a 8ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, desafio este disputado no Estádio 28 de Maio na cidade Braga, recinto actualmente denominado como Estádio 1º de Maio.

O Vitoria SC teve que jogar este encontro fora do seu reduto porque tinha o Estádio Municipal de Guimarães interditado na sequência de incidentes verificados no final de uma partida contra o Vitoria de Setúbal

O Estádio 28 de Maio em Braga registou uma grande afluência de público, numa tarde solarenga de Outono. Entre o publico que assistiu ao desafio, destaque para a presença de muitos adeptos do SC Braga – clube minhoto a militar na 2ª Divisão Nacional - que apoiaram freneticamente a equipa da Académica de Coimbra, o que causou naturalmente grande revolta nos adeptos vimaranenses, que chegaram, tempos depois, a propor em assembleia geral que o Vitoria SC nunca mais jogasse na cidade de Braga quando o seu estádio estivesse interdito.

(Em 1970/71 no Vitoria SC)

Quanto ao jogo, diga-se que o Vitoria SC, certamente fruto das ausências, apresentou-se nesta partida especialmente desorganizado, incapaz de ultrapassar a bem montada defesa conimbricense. A Académica de Coimbra alem de se revelar extremamente segura a defender, conseguiu com sucesso criar óptimas oportunidades de golo, sempre em jogadas de contra ataque, engendradas por Gervásio e Vítor Campos a municiar os atacantes António Jorge e Manuel António.

A Académica de Coimbra venceu o Vitoria SC por 1-2, com António Jorge a apontar os dois golos da equipa conimbricense e o Gouveia a ser o autor do tento de honra da formação vimaranense.

(Ibraim nas alturas no jogo de estreia frente à Academica de Coimbra)
.
Na época em que Ibraim estreou-se na equipa principal, o Vitoria SC conseguiu a manutenção – objectivo que se tornou prioritário com o desenrolar da temporada – a muito custo e forma manifestamente sofrida, quer pelos atletas e técnicos, quer pelos responsáveis directivos do clube e a massa associativa.

Na ponta final da temporada já o jovem Ibraim era praticamente titular na equipa do Vitoria SC. Os números individuais do jovem ancorense demonstram que na época de 1970/71 alinhou em 11 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sem ter apontado qualquer tento.

Relembremos, contudo, o jogo decisivo para a manutenção onde Ibraim esteve presente na equipa titular. O Vitoria SC deslocou-se ao Estádio das Antas para defrontar o FC Porto. Os vimaranenses, secundados por enorme falange de apoio, foram nesta partida verdadeiramente estóicos na conduta, aguentando com brio e determinação uma igualdade a 0-0, resultado suficiente para garantir a manutenção.

Apelidou-se como um verdadeiro milagre a salvação da equipa do Vitoria SC, principalmente, quando umas semanas antes tudo parecia definitivamente perdido. Envolvidos em muita fé nas suas capacidades e no apoio das suas gentes, os jogadores do Vitoria SC conseguiram - com muito custo é verdade - garantir a manutenção e evitar o grande desgosto que seria a descida de divisão para todos os vimaranenses.

Mas foi na época seguinte de 1971/72, com o treinador Mário Wilson no comando técnico do Vitoria SC, que o jovem Ibraim evidenciou-se manifestamente, conquistando um espaço de indiscutível na equipa vimaranense, formando uma celebre frente de ataque com Tito e Jorge Gonçalves.
.

(Plantel do Vitoria SC na época de 1971/72)

(Em 1971/72 no Vitoria SC)

(Equipa do Vitoria SC na época de 1971/72)

Ibraim tratava-se de um excelente avançado, sobretudo actuando na posição de extremo. Era um jogador de fino recorte técnico, extremamente veloz, muito inteligente e com uma boa compleição física em termos de estatura, apesar de uma aparência de franzino.

Na área era um jogador bastante temido, incisivo e com uma capacidade de discernimento notável na hora de finalizar. Mas as desmarcações e as assistências para golo eram verdadeiramente o seu ponto forte.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1971/72)

(Ibraim no Vitoria SC)
.
Quanto ao Vitoria SC de 1971/72, com uma equipa bastante remodelada em relação à temporada anterior, realizou uma prova acima média, sempre próxima dos lugares da frente o que superou todas as expectativas. Terminou posicionado no 6º lugar da tabela geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, numa competição que veio a ser vencida pelo SL Benfica e cuja grande sensação foi a CUF que acabou classificado no 4º posto.

Quanto ao jovem Ibraim, alinhou em 25 jogos da principal competição portuguesa, tendo apontado 2 golos, os primeiros tentos que marcou na sua carreira de futebolista profissional.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1971/72)
.
Na época seguinte de 1972/73 o Vitoria SC repetiu o 6º lugar final na classificação geral, num Campeonato Nacional da 1ª Divisão em que o SL Benfica revalidou o título e onde, desta feita, o Vitoria de Setúbal foi a sensação da prova com o 3º lugar alcançado. Era o reflexo da pujança do tecido industrial da zona sul do Tejo.

A frente de ataque continuou a ter Jorge Gonçalves, Tito e Ibraim, como principais personagens. Todavia, desta feita, teve ainda a companhia do jovem Romeu, primo de Ibraim, que chegou ao Vitoria SC para substituir o luso-brasileiro Jorge Gonçalves que se lesionou com gravidade.

Na época de 1972/73, o avançado Ibraim Tito alinhou em 26 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontando 4 golos no decurso da principal competição nacional.
.

(Ibraim no Vitoria SC)

A temporada de 1973/74 foi a ultima época de Ibraim ao serviço do Vitoria SC. A equipa vimaranense repetiu o 6º lugar na principal prova nacional que teve o Sporting CP como Campeão Nacional e na qual o jovem ancorense alinhou em 19 jornadas da prova, concretizando apenas 3 golos.

Com a revolução ocorrida em Portugal no dia 25 de Abril de 1974, verifica-se, também uma mudança fundamental na relação laboral entre os clubes e os jogadores de futebol. Uma das primeiras consequências é a liberdade contratual e nessa oportunidade, o jovem Ibraim deixa o Vitoria SC e ingressou no SL Benfica, sem qualquer contrapartida financeira.

(Plantel do Vitoria SC na época de 1973/74 no pelado do Campo da Unidade em Guimarães)

(Ibraim no Vitoria SC na época de 1973/74(

(Equipa do Vitoria SC na época de 1973/74)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1973/74)
.
Atentemos também à carreira de Ibraim na Selecção Nacional. Se o brilhantismo do desempenho deste jogador ao serviço do Vitoria SC era notório, o mesmo acontecia nas alturas em que representava as selecções de Portugal nos escalões mais jovens.

Desde cedo que Ibraim integrou os trabalhos das selecções de Portugal figurando mesmo na historia do Vitoria SC como o segundo jogador internacional jovem das escolas de formação do clube vimaranense. Ibraim fez um percurso desde a Selecção de juniores até à equipa nacional de Esperanças, sendo sempre considerado como o jogador mais importante.
.
(Selecção Nacional da Juniores portuguesa no inicio da decada de 70)
.

(Em 1971 equipa de Juniores de Portugal)

(Selecção Nacional de Esperanças na decada de 70)

Como se disse, Ibraim ingressou no SL Benfica no início da temporada de 1974/75. A equipa encarnada, treinada por Milorad Pavic, sagrou-se campeã nacional, com o jovem ancorense a participar em 14 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontado 2 golos na prova.

O jovem Ibraim, com apenas 21 anos de idade, não era, naturalmente, considerado um titular indiscutível na equipa benfiquista. Contudo, também é certo que a linha avançada do SL Benfica incorporava jogadores da muita qualidade como por exemplo Nené, V. Baptista, Moinhos ou Moía, e como tal as oportunidades para Ibraim jogar não seriam assim tantas.

Ainda assim o ex jogador vitoriano foi bastantes vezes utilizado e contribuiu modestamente para a conquista do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1974/75 por parte da formação do SL Benfica.

(SL Benfica na época de 1974/75)
.
(Plantel do SL Benfica na temporada de 1974/75)
.
Na época seguinte no SL Benfica foi menos positiva para Ibraim no aspecto individual. Se o SL Benfica voltou a sagrar-se novamente campeão nacional, agora sob o comando técnico de Mário Wilson, já o jovem Ibraim simplesmente não alinhou em qualquer desafio do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

A sua época de 1975/76 resumiu-se a participar em alguns jogos amigáveis e de reservas da equipa do SL Benfica. A pouco utilização de Ibraim no SL Benfica, versão 1975/76, conduziu à sua saída do clube.
.
(Plantel do SL Benfica na época de 1975/76)
.

(Ibraim no SL Benfica)

Acabou seduzido pela célebre expansão do futebol ou “soccer” em terras americanas na década de 70 e acabou por ingressar em 1976 no Rochester Lancers de Nova Iorque. Naquela equipa dos Estados Unidos da América, Ibraim jogou 5 Campeonatos Nacionais e tornou-se num dos jogadores mais importantes da história daquele clube.

À excepção do último ano, em 1980, o avançado Ibraim foi sempre titular indiscutível na equipa nova-iorquina do Rochester Lancers, durante os cinco anos que jogou naquele clube. Esteve no auge do futebol naquele país, mas também viveu o declínio da modalidade, com a falência de vários clubes que compunham o principal campeonato nacional, incluindo o seu Rochester Lancers.

(Plantel do Rochester Lancers em 1977)

(Ibraim com a camisola n.º 11 ao serviço do Rochester Lancers em 1977)
.
A época desportiva nos Estados Unidos da América resumia-se inicialmente a seis meses de competição, e por esse motivo, permitiu a Ibraim ainda participar na ponta final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão em Portugal na temporada de 1976/77 ao serviço do Varzim SC.

Nesta época realizou 9 jogos e apontou 1 golo na principal competição portuguesa, onde a equipa poveira, treinada pelo mítico António Teixeira, conquistou uma brilhante 7ª posição na classificação geral.

Depois de representar o Varzim SC regressou novamente à América do Norte e ao clube da cidade de Nova Iorque, o Rochester Lancers. Naquele continente, Ibraim terá ainda representado do Manchester, o San José, já em 1980, e o First Portuguese Canadian Club.
.

(Plantel do Rochester Lancers no ano de 1978)

(Com o n.º 11 Ibraim festeja mais um golo da sua equipa)

(Plantel do Rochester Lancers no ano de 1979)

No início da época de 1981/82, Ibraim, com 27 anos de idade, regressou definitivamente ao futebol português. Seduzido pelo técnico Mário Wilson ingressou na equipa da Académica de Coimbra no começo desta temporada, com o objectivo de novamente afirmar-se no futebol português e ajudar, desta feita, a briosa a regressar à 1ª Divisão Nacional.

Na primeira temporada em Coimbra, Ibraim foi titular indiscutível, formando uma frente de ataque temível, com Eldon e Camarin, responsável por uma enorme quantidade de golos. Os números individuais do avançado Ibraim apontam para uma utilização em 29 jogos do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Zona Centro, apontando 6 golos na sua conta pessoal.

(Equipa da Academica de Coimbra em 1981/82)

(Ibraim ao serviço da Academica de Coimbra)
.

(Equipa da Academica de Coimbra na temporada de 1981/82)

A Académica de Coimbra não conseguiu subir à 1ª Divisão Nacional, quedando-se apenas no 2º lugar da tabela geral. Classificação que repetiu na temporada seguinte de 1982/83 falhando novamente o objectivo de regressar ao primeiro patamar do futebol português.

Mário Wilson continuou a ser o treinador da Académica de Coimbra na época de 1982/83. Ibraim até começou bem a temporada, realizou 8 jogos e marcou 1 golo, até ao momento em que sofreu um grave lesão que o afastou da equipa conimbricense e, afinal., também do futebol.

(Ibraim com a camisola da Academica de Coimbra)

Com apenas 28 anos de idade Ibraim decidiu colocar um ponto final na sua carreira de futebolista profissional. Lançou-se no mundo dos negócios, mas ainda voltou ao futebol para treinar a equipa do CCD Ancorense.

Actualmente, Ibraim é proprietário de um dos mais famosos restaurantes de Vila Praia de Ancora, “A Tasquinha”, situado num espaço bem rústico e tradicionalmente conhecido pela tasquinha do Ibraim, onde se serve, especialmente, pratos de peixe e marisco. As especialidades da casa são, sobretudo, os cozinhados feitos com a própria água do mar.

(Ibraim lendo o Jornal Vitoria em 2000)

(Ibraim, presentemente, no seu restaurante em Vila Praia de Âncora)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Com satisfação relembrei o passado do Ibraim, com admiração e agradecimento pelo bom trabalho do autor deste artigo.

Bem haja.

Familiar do Ibraim
 
Será que é possivel efectuar um artigo idêntico ao do Ibraim referente ao seu irmão José Carlos que por sinal chegou a ser capitão do Guimarães.

Frank.
 
Caríssimo Frank:

Agradeço a visita ao blogue "Glórias do Passado" e os comentários que gentilmente expressou.

Quanto ao José Carlos, naturalmente, que também será recordado neste espaço.

Saudaçoes Vitorianas,

Alberto de Castro Abreu
 
Homenagem bem merecida!
Homem bom, bom jogador!
Parabéns Ibraím.


Uma admiradora.
 
comemtarios de qualidade para um Homem de qualidades,parabens Ibrim
abraço
paulno carrelo
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter