Glórias do Passado: Estádio Municipal 22 de Junho

 

Estádio Municipal 22 de Junho


O Estádio Municipal 22 de Junho, situado na cidade de Vila Nova de Famalicão, é propriedade da Câmara Municipal e trata-se do recinto de jogos do principal clube daquela localidade, o FC Famalicão.

Edificado no Campo dos Bargos, o primeiro nome daquele parque de jogos, foi oficialmente inaugurado no dia 21 de Setembro de 1952, com a presença de equipas de futebol do FC Porto, SC Braga, Boavista FC e, claro está, do FC Famalicão, o clube da terra.

Foi assim, desde aquela data, o palco de jogos de futebol do FC Famalicão, mas também de outras actividades desportivas daquele clube e de outras colectividades daquela região.

Antes da construção do Campo dos Bargos – o actualmente denominado Estádio Municipal 22 de Junho - o FC Famalicão utilizou o Campo do Barbeiro, o primeiro campo de futebol do clube, e posteriormente, o Campo de Freião, o recinto onde disputou os seus jogos na condição de visitado durante o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1946/47, na estreia do clube famalicense no primeiro escalão do futebol português.

Aquando da inauguração no ano de 1952, o Campo dos Bargos, estava dotado de um campo de futebol em terra batida ladeado por uma ampla pista de atletismo e uma bancada com lugares sentados

Desde a construção inicial, o popularmente conhecido Campo dos Bargos, sofreu consideráveis melhorias. Em 1963 foi aumentado na sua lotação e dotado de um moderno sistema de iluminação artificial. Naquela altura, estas instalações desportivas teriam uma lotação a rondar os 20.000 lugares, sendo que, na verdade, a esmagadora maioria deles eram em pé.
.
A ampla pista que rodeava o rectângulo de jogo, foi desdobrada em duas, servindo, uma delas, o atletismo enquanto a outra se destinava essencialmente ao ciclismo, modalidade muito importante no clube como em toda a região, que assim passava a dispor de um local apropriado para treinos.
.
(Estádio Municipal 22 de Junho em Famalicão no ano de 1963)
.
A partir do ano de 1977 aquela infra-estrutura desportiva foi objecto de novas e profundas obras de beneficiação. Primeiro foi o arrelvamento do campo de futebol e depois o aumento da bancada coberta, obras necessárias a satisfazer as exigências da 1ª Divisão Nacional, escalão ao qual o clube famalicense regressou na época de 1978/79.

Entretanto, nos inícios da década de 90, período em que o clube da cidade de Famalicão esteve quatro épocas consecutivas no primeiro escalão do futebol português, foi construída e ampliada a bancada na lateral.
.
(Estádio Municipal 22 de Junho em 1988)
.
Naturalmente, pela proximidade existente entre Guimarães e a cidade de Famalicão, os jogos de futebol entre o Vitoria SC e o FC Famalicão, disputados no Estádio Municipal 22 Junho, aconteciam amiúde, não só os de carácter oficial de índole nacional, como o Campeonato Nacional da 1ª Divisão e Taça de Portugal, como os jogos a contar para as provas distritais ou amigáveis.

O primeiro jogo oficial do Vitoria SC naquele recinto desportivo terá acontecido na temporada de 1973/74, numa partida a contar para a 5ª eliminatória da Taça de Portugal, em que surpreendentemente a equipa do FC Famalicão eliminou os vimaranenses vencendo encontro por 2-1.

Em jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Estádio Municipal 22 de Junho em Famalicão, foi sempre, tradicionalmente, um campo que representava uma deslocação difícil para o Vitoria SC, não só devido às aguerridas equipas do FC Famalicão, como uma certa rivalidade tão própria de cidades vizinhas.
.
Em 1978/79 ali perdeu por 2-0 com o FC Famalicão. Na época de 1990/91 voltou a ser derrotado, desta feita, por 2-1. Até que na temporada de 1991/92 conseguiu vencer por um concludente 1-4. Depois desse encontra do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1991/92, o Vitoria SC nunca mais foi derrotado no Estádio Municipal 22 de Junho pelo FC Famalicão, empatando nas duas épocas seguintes, de 1992/93 e 1994/94, por 0-0 e 1-1 respectivamente.
.
(Estádio Municipal 22 de Junho em Famalicão no inicio da decada de 90)
.
Recordemos então esse celebre jogo da temporada de 1991/92 entre o Vitoria SC e o FC Famalicão disputado no Estádio Municipal 22 Junho. O desafio contava para a 1ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e foi arbitrado por Jorge Coroado, numa tarde verdadeiramente escaldante de verão, com a presença de milhares e milhares de adeptos vimaranenses que simplesmente lotaram por completo o Estádio Municipal 22 de Junho.
.
O FC Famalicão, treinado pelo jugoslavo Josip Skoblar, apresentou a seguinte equipa inicial: To Ferreira; Carlos Fonseca (o capitão de equipa) Lula, Bem-Hur e Tanta; Lito, Brazete, Dane e Julinho; Menad e Barnjak. No banco de suplentes estavam o guarda-redes Luís Vasco, Secretario, Porfírio e ainda, Paulo Fernando, que entrou ao intervalo para o lugar de Julinho, e Marquinhos, que aos 61 minutos entrou para a substituir Lito.
.
(Aspecto da bancada lateral descoberta do Estádio Municipal 22 Junho em Famalicão)
.
(A bancada central coberta do Estádio Municipal 22 de Junho)
.
Por seu turno, o Vitoria SC, sob o comando de João Alves - que todavia estava impedido de se sentar no banco de suplentes naquele jogo por causa de um castigo federativo, ficando a equipa a cargo do treinador adjunto Acácio Casimiro - apresentou a seguinte formação inicial: Jesus; Quim Machado, Matias, Frederico e Fonseca; Jaime Alves, Soeiro (o capitão dos vimaranenses) Paulo Bento e Caetano; Basaula e Ziad.

No banco de suplentes do Vitoria SC estavam ainda os seguintes jogadores: Madureira, o guarda-redes, Taoufik, João Baptista, Basílio, que aos 80 minutos substituiu Jaime Alves, e Moreira de Sá, que entrou em campo aos 86 minutos para o lugar do avançado tunisino Ziad.
.
(Novamente o aspecto com público da bancada lateral descoberta)
.
Neste jogo o Vitoria SC cilindrou literalmente o FC Famalicão por 4-1, numa partida em que a equipa vimaranense protagonizou um verdadeiro hino ao futebol espectáculo, com jogadas bem delineadas e golos de grande estilo.

O momento alto naquela tarde foi o golo apontado pelo tunisino Ziad aos 38 minutos de jogo. Recebendo um cruzamento vindo da esquerda do ataque vimaranense, Ziad, sem deixar o esférico tocar no chão, atirou uma verdadeira bomba para o interior da baliza famalicense, fuzilando inapelavelmente o desamparado guarda-redes To Ferreira.

Efusivas foram as comemorações vimaranenses que faziam “rebentar pelas costuras” o Estádio Municipal 22 de Junho, naquele que foi o melhor golo da jornada e um dos melhores do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1991/92.

O Vitoria SC adiantou-se no marcador por intermédio de Matias, aos 31 minutos do primeiro tempo. Ainda antes do intervalo e já depois de Ziad ter concretizado o segundo golo, foi a vez de Soeiro, aos 45 minutos, apontar o 0-3.
.
Na segunda parte do desafio o avançado famalicense Menad ainda reduziu o marcador para 1-3, aos 47 minutos, mas apenas cinco minutos depois, concretamente aos 52´, o médio do Vitoria SC Jaime Alves estabeleceu o resultado final em 1-4.
.

Flashback (91/92) 1-4 em Famalicão
by Flashback_VSC
(Resumo do desafio entre o FC Famalicão e o Vitoria SC)
.
Actualmente, o Estádio Municipal 22 de Junho continua a ser a “casa” do FC Famalicão. Todavia, lamentavelmente, aquele recinto encontra-se bastante degradado. De resto, os dias de vida daquela infra-estrutura parecem estar contados e próximos do final, já que a Câmara Municipal de Famalicão tem previsto a construção de um novo equipamento desportivo para a cidade.
.

(Estádio Municipal 22 de Junho em Famalicão)

(Estádio Municipal 22 de Junho em Famalicão)

(Fachada exterior do Estádio Municipal 22 de Junho em Famalicão)

Será uma nova cidade desportiva, dotada de um estádio de futebol, com capacidade prevista no final do projecto para cerca de 12.000 espectadores, mais um campo de treinos, campos de futebol de 7, uma pista de atletismo, tudo rodeado por uma extensa área de lazer disponível para albergar diversos eventos desportivos e culturais.

(O projecto do novo complexo desportivo em Famalicão)


Autor: Alberto de Castro Abreu

...Famalicão que já nem na Taça de Portugal participa... É que o clube joga este ano a Divisão de Honra da AF Braga.

Triste ver a evolução deste clube, que ainda me lembro de ver ao vivo nos campos da Liga de Honra (e de eliminar o FC Porto para a Taça de Portugal!).

Saudações Avenses
 
sim é triste... Mas o FCFamalicao apesar das grandes dificuldades financeiras esta vivo e bem vivo...
Mesmo na AFBraga tem muitos adeptos a ver os jogos e exemplo disso é uma fota acima em que o clube ate desceu de divisão e estava na 3ª divisao e a bancada lateral (na foto) eta muito mas muito composta de publico...mesmo a equipa ocupando o ultimo lugar.

Que nao se lembra deste clube na decada de 90 na primeira divisão?? onde quer que fosse era enchete pois arrastava consigo uma cidade... ai sim o futebol era espectaculo..era festa!!

O clube desce de divisão... o amor por ele permanece intacto...

FCFamalicao Sempre!!!
 
Continuam a teimar chamar estado 22 de Junho ao
ESTADIO MUNICIPAL-Campo dos Bargos
este é que é onome do nosso estadio
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter