Glórias do Passado: Casa Pia Atlético Clube

 

Casa Pia Atlético Clube



Formado por um grupo de jovens e antigos alunos da Associação Pós- Escolar da Casa Pia de Lisboa, o Casa Pia Atlético Clube foi oficialmente fundado no dia 14 de Junho de 1920, tornando-se, desde então, uma das principais associações desportivas do nosso país, não só no futebol, a principal modalidade do clube, mas também em outros desportos como é o caso da natação, a esgrima, o boxe, entre outros.

Tradicionalmente é unânime reconhecer também a importância de muitos casapianos na implantação do futebol no nosso país, não apenas na condição de praticantes da modalidade, como ainda na produção da própria regulamentação do jogo.
.
(Equipa da Casa Pia em 1898)
.
(Outra equipa da Casa Pia de Lisboa no ano de 1898)
.
O Casa Pia AC alcançou, logo após a sua génese, um feito histórico que até hoje não foi ainda igualado. Na temporada de 1920/21 venceu, se consentir qualquer derrota, o Campeonato Distrital de Lisboa e a Taça Associação, considerados naquela época como as competições futebolísticas mais importantes do país, numa altura em que a descentralização da pratica do futebol não era tão evidente como na actualidade.

Também nesta mesma temporada de 1920/21 o Casa Pia AC venceu ainda o FC Porto, o prestigiado Campeão do Norte, por 2-0 arrebatando o troféu denominado de Taça 27 de Julho.
.
(Equipa da Casa Pia AC na decada de 20)
.
(Equipa do Casa Pia AC campeão de Lisboa na temporada de 1920/21)
.
Os méritos do clube são reconhecidos em Portugal como além fronteiras, de tal modo, que frequentemente o Casa Pia AC era convidado a competir no estrangeiro. Assim foi quando na época natalícia do ano de 1920 se deslocou a capital francesa para juntamente com o Cercle Athlétic de Paris, o Cercle Athlétic de Vitry, FC Cantonal da Suiça e o FC Espanya de Barcelona disputar o Torneio Internacional de Paris disputado no Estádio Pershing.

O Casa Pia AC foi o primeiro clube português a apresentar-se na cidade de Paris e logo disputando a mais importante prova futebolística que se realizava em França. Neste torneio, por causa das fantásticas exibições que protagonizou, ficou celebre o nome de Cândido de Oliveira, o jogador casapiano que viria a ser uma das personagens mais importantes na história do futebol em Portugal.

Outros nomes grandes do futebol português estiveram ligados ao Casa Pia Atlético Clube, como foram os casos Américo Pereira da Silva, António Lopes ou o famoso Gralha, que aqui também se recordam.
.

(Cândido de Oliveira)

(Américo Pereira da Silva)

(António Lopes)

(Gralha)

Mas o nome do Casa Pia AC fica também ligado a historia ou a momentos marcantes da vida de outros clubes portugueses, como alguns estrangeiros. O Casa Pia AC foi, por exemplo, o convidado de honra para o jogo de inauguração do campo de jogos do Sevilha FC no dia 16 de Outubro de 1921.

Em Portugal disputou também com a equipa do Vitoria de Setúbal o jogo que inaugurou o primeiro campo de futebol oficial do clube sadino, numa partida jogada a 13 de Novembro de 1921.

(Uma das primeiras equipas do Casa Pia AC)
.
Outro facto importante na história do Casa Pia AC foi a deslocação ao arquipélago dos Açores a convite do Fayal Sport Clube para ali disputar três jogos de carácter amigável cujas receitas reverteriam para as vítimas do terrível sismo de 1922. O Casa Pia AC foi assim o primeiro clube do continente português a deslocar-se aquele arquipélago para jogar futebol.
.
No dia 13 de Dezembro de 1925 o Casa Pia AC, em todas as suas categorias, é o clube convidado pelo SL Benfica para os jogos que inaugurariam oficialmente o Estádio das Amoreiras, o campo de jogos da equipa encarnada, considerado naquele tempo como o melhor estádio de toda a península ibérica.
.
(Equipa do Casa Pia AC na decada de 20)
.
Relativamente aos recintos de jogos utilizados pelo Casa Pia AC regista-se, desde logo, o Campo das Laranjeiras, utilizado entre 1920 a 1924. Mais tarde, em Dezembro de 1924 inaugurou o Campo do Restelo, a casa do Casa Pia AC durante quase 20 anos.

Em 1940 vê o seu recinto de jogos expropriado pelo estado português e durante 14 anos joga em inúmeros recintos emprestados. Só em 1954, precisamente no dia 29 de Agosto, o Casa Pia AC inaugura aquele que será o seu campo de jogos até aos dias de hoje, o Estádio Pina Manique.
.
(Casa Pia AC na época de 1964/65)
.
(Uma Equipa de jovens do Casa Pia AC na decada de 60)
.
Em 1938/39 disputa-se pela primeira vez em Portugal o Campeonato Nacional da 1ª Divisão e a Taça de Portugal, ainda hoje, as mais importantes competições futebolísticas entre clubes no nosso país.

A equipa de futebol do Casa Pia AC marcou presença na estreia destas duas históricas competições nacionais. Porém, a sua participação no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1938/39 foi, até ao momento, a única presença do clube lisboeta na principal prova futebolística portuguesa.

O Casa Pia AC foi o 8º e ultimo classificado do 1º Campeonato Nacional da 1ª Divisão que contou com a presença também do FC Porto, Sporting CP, SL Benfica, Académica de Coimbra, FC Barreirense e Académico do Porto.

Nas 14 jornadas da prova o Casa Pia AC venceu apenas um jogo, em casa, frente ao FC Barreirense por 2-1. De resto, contabilizou por derrotas todas as restantes 13 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1938/39.
.
Desde então, o clube tem vivido entre a 2ª e 3ª Divisão Nacional. Algumas vezes, tem descido e disputado o Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Lisboa, onde conquistou alguns títulos, como de resto aconteceu mais recentemente. Na época de 2007/08 o Casa Pia AC militou na 1ª Divisão de Honra da AF Lisboa, competição na qual se sagrou Campeão.
.

(Formação do Casa Pia AC na época de 1975/76)

(Plantel do Casa Pia AC na temporada de 1976/77)

(Casa Pia AC na temporada de 1977/78)

O histórico dos desafios oficiais disputados entre o Casa Pia AC e o Vitoria SC dizem respeito apenas a encontros a contar para a Taça de Portugal. O mais recente ocorreu na temporada de 1999/00, num encontro a contar para a 5ª eliminatória que o Vitoria SC venceu a formação casapiana, em Guimarães, por 3-0.

Todavia, a primeira vez que ambos os clubes se encontraram oficialmente, aconteceu na época de 1985/86, numa partida relativa aos 1/64 de final da Taça de Portugal. O Vitoria SC deslocou-se ao Estádio Pina Manique e derrotou a equipa do Casa Pia AC por 0-4.

Nesse encontro disputado no dia 16 de Outubro de 1985 e arbitrado por Carlos Valente da A.F. Setúbal, o Vitoria SC, treinador por António Morais, alinhou com a Jesus; Costeado, Gregório Freixo, Teixeirinha e Miguel e Roldão; Nascimento, Adão e Costa, Gilberto e Paulinho Cascavel. Aos 46 minutos Horácio substituiu Gilberto e à passagem do minuto 70 foi a vez de Bobo entrar no lugar de Nascimento.

Como facilmente se depreende o Vitoria SC não facilitou um milímetro e frente à formação do Casa Pia AC, a militar nos regionais, e apresentou praticamente a sua melhor equipa. Havia que evitar o fenómeno do “tomba gigantes” e por isso apresentar-se com os melhores jogadores era sinonimo de respeito pela equipa casapiana.

Durante a 1ª parte, o Casa Pia AC ainda criou algumas dificuldades ao Vitoria SC que ao intervalo vencia apenas por 0-1, através de um golo apontado por Paulinho Cascavel aos 37 minutos de jogo.

Já no decorrer do 2º tempo a superioridade da equipa vimaranense foi notória, materializando em golos todo o seu ascendente sobre o adversário. A partida terminou com o resultado em 0-4 a favor do Vitoria SC, marcando Paulinho Cascavel, mais dois golos, concretamente aos 80 e 90 minutos de jogo, e ainda o defesa Teixeirinha que marcou ao minuto 58.


Autor: Alberto de Castro Abreu

FUI CASAPIANO, FORÇA PORTUGAL!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter