Glórias do Passado: Temporada de 1971/72 - 1ª Parte

 

Temporada de 1971/72 - 1ª Parte


Depois dos enormes sobressaltos vividos na temporada anterior, o Vitoria SC procedeu no defeso da época de 1971/72 a uma profunda revolução no quadro de jogadores do seu plantel principal. A famosa equipa vitoriana da década de 60 tinha chegado ao limite da sua capacidade, fundamentalmente, devido à veterania de alguns dos seus principais elementos.

O rejuvenescimento do plantel era, portanto, uma medida urgente e nessa sentido foram contratados vários jogadores, alguns deles bem importantes para o futuro imediato do clube vimaranense. Para liderar o projecto de renovação da equipa do Vitoria SC foi contrato o treinador Mário Wilson, técnico conceituado e com provas dadas no futebol português.

Do plantel do Vitoria SC da época de 1970/71 saíram o defesa central Herculano, os médios Augusto, Peres - que passou a ser o secretario técnico do clube depois da curta experiência como treinador da equipa principal - e Bernardo da Velha, e ainda os avançados Ademir, Zézinho e Mendes, que foi treinar a equipa do Paços de Ferreira.
.
Entretanto, para reforçar a equipa do Vitoria SC foram contratados no mercado português o avançado Tito ao União de Tomar – a mais cara aquisição do clube até àquela altura - o médio Rodrigo à Académica de Coimbra, o conceituado Custodio Pinto do FC Porto, irmão do defesa internacional vimaranense Manuel Pinto, e os jovens Romão ao Desportivo de Beja, Leal ao FC Vizela e Hélder Ernesto, na condição de emprestado pelo FC Porto.
.
(Tito, Romão, Rodrigo, Leal e Ernesto, aquisições do plantel do Vitoria SC para época de 1971/72)
.
Registou-se ainda os regressos do defesa José Carlos e Manafá, vindos do ultramar, e as aquisições de dois brasileiros indicados por Pimenta Machado, o celebre emigrante vimaranense radicado em Pernambuco no Brasil. Esses jogadores brasileiros foram o defesa José Carlos, natural de Campinas e o avançado Nino, contratado ao Santa Cruz FC, do Recife, jogador que ao serviço do Vitoria SC não teve muita sorte por causa das constantes lesões.

Alias, esta temporada, foi de novo verdadeiramente aflitiva no que toca a lesões em jogadores do plantel do Vitoria SC. Estiveram largos períodos de tempo impedidos de dar o seu contributo a equipa jogadores importantes como Manuel Pinto, Joaquim Jorge, Artur, Ibraim, Jorge Gonçalves e o guarda-redes Gomes, por doença.

O objectivo do clube para a nova temporada de 1971/72 - um evidente período de transição - visava essencialmente efectuar uma época tranquila e lançar as bases para um futuro melhor, portanto, sem grandes aspirações, é certo, mas também sem as preocupações do ano anterior. O Vitoria SC concretizou com mérito o objectivo traçado, com um desempenho satisfatório, atingindo uma classificação final no Campeonato Nacional da 1ª Divisão bem acima do esperado.

O Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1971/72 começou da melhor maneira para o Vitoria SC, com um triunfo sobre o FC Barreirense por 2-0, no Estádio Municipal de Guimarães. Na massa associativa havia uma enorme expectativa em aferir o verdadeiro quilate da equipa vitoriana, sobretudo em relação aos novos jogadores contratados no início da temporada, sobretudo aqueles que ocupariam a zona media/atacante, já que o sector defensivo manteve-se praticamente inalterável.

O Vitoria SC apresentou no encontro inaugural a seguinte equipa inicial: Rodrigues; Costeado, Manuel Pinto, Joaquim Jorge e Osvaldinho; Artur, Custodio Pinto e Hélder Ernesto; Jorge Gonçalves, Tito e Ibraim.

O arranque da temporada com a difícil turma do Barreiro resultou claramente satisfatório. O Vitoria SC revelou-se uma equipa bastante mais adiantada na preparação do que o seu adversário, demonstrando possuir jogadores de inquestionável qualidade, os quais, depois de devidamente apurados fisicamente e entrosados entre sectores, poderiam tornar-se mesmo num caso sério na competição.

O destaque individual nesta partida inaugural do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1971/72 recaiu essencialmente na prestação do avançado Tito, que se mostrou perfeitamente merecedor do investimento feito pelo clube. Foi mesmo o autor dos dois golos do triunfo vitoriano sobre o FC Barreirense.
.
Da disposição táctica e da prestação demonstrada pelo Vitoria SC neste encontro, notou-se, desde logo, ser uma equipa com um pendor bem mais ofensivo que a estratégia que havia marcado os anos anteriores. Além dos dois golos marcados o Vitoria SC perdeu ainda uma mão cheia de oportunidades para marcar, criadas invariavelmente em jogadas bem gizadas pelos seus jogadores.
.

(Vitoria SC - FC Barreirense)

Na 2ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria SC deslocou à Tapadinha para defrontar a equipa do Atlético CP. A equipa alcantarense estava bastante moralizada pela vitória alcançada na jornada inaugural em Coimbra, frente à Académica de Coimbra.

O resultado final de 2-2 foi naturalmente satisfatório para a equipa vitoriana que ainda por cima esteve em desvantagem por dois golos neste jogo. Na verdade, a defesa do Vitoria SC “decidiu”, literalmente, oferecer dois golos à equipa anfitriã.

O Vitoria SC a perder por 2-0 lançou-se em busca do empate. Apesar de estar a desvantagem a equipa teve a virtude de manter a coesão e paulatinamente foi assumindo o controle do jogo e criando sucessivas oportunidades junto da baliza do adversário.

Acabou por chegar ao empate a 2-2, com golos da autoria do defesa Joaquim Jorge e do luso-brasileiro Jorge Gonçalves, acabando por conquistar assim um ponto na sempre difícil deslocação ao Estádio da Tapadinha em Lisboa.

No regresso à cidade de Guimarães o Vitoria SC recebeu e bateu o Leixões SC por 3-2 na partida da 3ª jornada do nacional maior. A bem organizada e perigosa equipa leixonense criou muitas dificuldades aos vimaranenses, que neste encontro, não se apresentaram tão bem como nas partidas anteriores.

Sobretudo ao nível defensivo voltaram a verificar-se imensas falhas, mas sem realizar um boa exibição, o Vitoria SC acabou por vencer por 3-2, com golos apontados por Tito, Jorge Gonçalves e o defesa Manuel Pinto.


(Vitoria SC - Leixões SC no Estádio Municipal de Guimarães)

À 4ª jornada ocorreu a primeira derrota vitoriana na edição de 1971/72 do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Em Coimbra o Vitoria SC foi cilindrado pela formação da Académica de Coimbra por 4-1. O golo do Vitoria SC foi apontado por Manuel Pinto na transformação de uma grande penalidade.

Esta partida ficou marcada também pela excelente moldura que praticamente lotou o Estádio Municipal de Coimbra na verdadeira festa do futebol, sobretudo, pela imensa massa adepta do Vitoria SC que se deslocou à cidade dos estudantes, numa solarenga tarde de Domingo.

O Vitoria SC acabou, novamente, por ser vítima dos seus imperdoáveis erros defensivos que acabaram por redundar numa expressiva derrota. A equipa da Académica de Coimbra realizou uma excelente exibição, aproveitando cada falha do conjunto vimaranense e, como tal, merecendo inteiramente a vitória, apesar do exagero dos números registados no marcador.

A pesada derrota de Coimbra não abalou o espírito da equipa vitoriana, pois na jornada seguinte, novamente jogando fora do seu reduto, o Vitoria SC venceu por 0-1 a formação do CF Belenenses em pleno Estádio do Restelo, com um golo do jovem Hélder Ernesto.

Neste jogo a equipa do Vitoria SC não cometeu os erros verificados nas partidas anteriores, conseguindo manter a sua baliza inviolada, fundamentalmente, também, pelas magnificas intervenções do guarda-redes Rodrigues. Por tudo isso o Vitoria SC conquistou tão importante êxito.

Para esta partida da 5ª jornada no Estádio do Restelo, o treinador do Vitoria SC Mário Wilson operou uma alteração na linha defensiva que se revelou perfeitamente acertada. Para o lugar de Joaquim Jorge entrou José Carlos I que realizou uma exibição impecável.

De resto, segundo as crónicas da partida, o Vitoria SC efectuou um excelente jogo, não só tacticamente, onde se superiorizou ao adversário, como tecnicamente, já que os seus jogadores acabaram por levar sempre a melhor sobre os oponentes.

Seguiu-se a 6ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o Vitoria SC a disputar o seu primeiro encontro frente a um dos apelidados três grandes do futebol português. Frente ao Sporting CP, o líder da competição naquela altura, o Vitoria SC realizou uma exibição bastante agradável que lamentavelmente não se reflectiu no resultado.

Essencialmente ao longo do primeiro tempo, o Vitoria SC protagonizou uma excelente exibição, adoptando um estilo de jogo ofensivo, que de certo modo surpreendeu a equipa do Sporting CP. Com excelentes movimentações dos elementos que compunham o sector atacante do Vitoria SC e rápidas trocas de bola, a equipa vimaranense criou inúmeras dificuldades junto à baliza à guarda do sportinguista Damas.

(No Estádio Municipal de Guimarães, um duelo entre Jorge Gonçalves do Vitoria SC e o guarda redes Damas do Sporting CP)

O Vitoria SC dispôs de varias oportunidades para marcar e resolver o jogo a seu favor ainda na primeira parte. Contudo, uma portentosa exibição do magnífico guarda-redes do Sporting CP Vítor Damas impediu o Vitoria SC de marcar.

Também a falta de pontaria dos atacantes do Vitoria SC contribuiu para o insucesso. Todos se revelaram bastante perdulários na hora da finalização, desperdiçando golos atrás de golos, não materializando em resultados práticos toda a espectacularidade do seu futebol.


(Vitoria SC - Sporting CP no Estádio Municipal de Guimarães)

A partir do intervalo tudo foi diferente. A equipa do Sporting CP, quiçá melhor dotada fisicamente, recuperou o controle da partida e fundando-se na inquestionável valia individual dos seus jogadores conseguiu dar a volta ao marcador.

O Sporting CP venceu assim em Guimarães por 1-2, tendo o golo da equipa da cidade berço sido apontado pelo jovem extremo Ibraim.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter