Glórias do Passado: Taça das Cidades com Feiras de 1970/71 - 2ª Eliminatória - Vitoria SC / Hibernian

 

Taça das Cidades com Feiras de 1970/71 - 2ª Eliminatória - Vitoria SC / Hibernian


Eliminada a equipa francesa do AS Angoulême na 1ª eliminatória da Taça das Cidades com Feiras da temporada de 1970/71, o sorteio ditou como adversário do Vitoria SC para a etapa seguinte a fortíssima equipa escocesa do Hibernian FC.

O Hibernian FC era um clube escocês com grande cotação na Europa do futebol, fruto, fundamentalmente, das anteriores participações nas competições internacionais, nas quais se incluía a presença na Taça dos Campeões Europeus.

No plantel da equipa do Hibernian FC pontificavam o guarda redes Gordon Marshal, internacional esperança inglês, John Blackley, um defesa central, também internacional esperança, mas pela selecção da Escócia, Pat Stanton, um dos melhores jogadores escoceses, capitão da equipa e internacional pela selecção principal da Escócia.

Destacava-se ainda os avançados Arthur Duncan e Erik Stevenson, ambos internacionais escoceses, e ainda, Joe Mcbride, um veterano goleador, também ele internacional, e considerado pela imprensa como o Eusébio do Hibernian FC.

Era também uma formação bem conhecida dos clubes portugueses e do Vitoria SC que, naturalmente, estava bem avisado do poderio do seu adversário, dado que nos anos anteriores, a equipa escocesa havia eliminado o FC Porto e o CF Belenenses das competições europeias.

Se o Vitoria SC tinha eliminado os franceses do AS Angoulême, já a equipa do Hibernian FC chegava à 2ª eliminatória da Taça das Cidades com Feiras, depois de derrotar os suecos do Malmoe FF, com vitorias no jogo da Escócia por 6-0 e no desafio da Suécia por 2-3.

O jogo da 1ª mão desta 2ª eliminatória decorreu na Escócia, propriamente na cidade de Edimburgo, no Easter Road Stadium, na noite do dia 14 de Outubro de 1970. Esta partida internacional de futebol foi arbitrada pelo árbitro holandês T. Roolslen.
.
(Jogo da 1ª mão entre o Hibernian FC e o Vitoria SC no Easter Road Stadium em Edimburgo na Escócia)
.
O Vitoria SC apresentou naquele dia a seguinte formação inicial: Rodrigues; Bernardo da Velha, Joaquim Jorge, Costeado e Silva; Augusto, Osvaldinho e Peres, o capitão dos vimaranenses; Zézinho, Ademir e Jorge Gonçalves.

Apesar de jogar com três avançados na equipa inicial, o treinador brasileiro do Vitoria SC Jorge Vieira, apresentou um esquema táctico super defensivo, bem mais preocupado em suster o ataque dos escoceses do que propriamente discutir o jogo.

Naturalmente, o Hibernian FC, jogando em casa com o apoio do seu publico sempre muito entusiástico ao melhor estilo britânico, teve total ascendência na partida e dispôs de variadas ocasiões para marcar. Contudo a equipa do Vitoria SC, com uma exibição bastante personalizada, conseguiu evitar males maiores frente a uma equipa evidentemente superior e que a eliminatória ficasse ali definitivamente resolvida.

O Vitoria SC até se poderá queixar um pouco da falta de sorte, pois ambos os golos apontados pelos escoceses naquele desafio da 1ª mão - que acabaram por vencer por 2-0 - foram apontados já nos períodos de descontos, o primeiro no final da 1ª parte, e o segundo golo no final do 2º tempo de jogo.

A derrota na Escócia por 2-0 colocava o Vitoria SC numa posição bastante difícil, aguardando-lhe uma tarefa deveras complicada para ultrapassar este adversário. A verdade, porém, é que a equipa da cidade berço não se atemorizou com o valor do adversário nem com a vantagem que este trazia do jogo da 1ª mão e apresentou-se perante o seu publico disposto a discutir a eliminatória até final.
.
(Defesa do Vitoria SC em apuros no jogo da 1ª mão da 2ª eliminatória da Taça das Cidade com Feiras na época de 1970/71 frente ao Hibernian FC)
.
O jogo da 2ª mão, da 2ª eliminatória, frente ao Hibernian FC disputou-se na cidade de Guimarães, obviamente no Estádio Municipal, às 15.30 horas de uma quarta-feira, dia 28 de Outubro de 1970. A título de curiosidade refira-se os preços praticados pelo Vitoria SC nos ingressos disponíveis para esse jogo.

Assim, os associados do Vitoria SC tinham à sua disposição bilhetes para a bancada superior a 20$, para a bancada lateral a 27.50$ e para a bancada central por 45.50$. Já os não sócios e público em geral, dispunha de quatro modalidades de ingressos. A geral custava 20$, uma entrada para a bancada superior custava 30$, para a bancada lateral 40$ e, finalmente, para a bancada central o bilhete mais caro, ao preço de 60$.
.
(Bilhete de sócio da bancada lateral no jogo Vitoria SC - Hibernian FC)
.
Neste encontro, arbitrado pelo italiano Sérgio Gouelle, o Vitoria SC apresentou a seguinte constituição inicial: Rodrigues; Costeado, Artur, Joaquim Jorge e Silva; Bernardo da Velha, Osvaldinho e Peres; Zézinho, Ademir e Jorge Gonçalves.

O Vitoria SC realizou uma primeira parte de grandíssima qualidade, sucedendo-se as oportunidades de golo junto da baliza do guardião escocês, que a muito custo foi evitando vários tentos aos vimaranenses. Apresentando um estilo de jogo ofensivo, entusiasmante, demonstrando-se bem superior ao adversário.

A equipa vimaranense chegou mesmo a igualar a eliminatória com os golos do luso-brasileiro Jorge Gonçalves e Ademir e, em Guimarães, chegou mesmo a acreditar-se que seria possível ultrapassar este conceituado adversário e seguir em prova. Bastava somente manter aquele ritmo frenético e por certo os escoceses iriam ceder.
.
(O arbitro italiano Sérgio Gouelle e os capitães do Vitoria SC e do Hibernian FC no Estádio Municipal de Guimarães antes do inicio do encontro da 2ª mão)
.
Contudo, ao longo do 2º tempo, veio ao de cima o pior defeito do Vitoria SC e do futebol português em geral, que ao mesmo tempo, seria a melhor virtude da equipa britânica, isto é, a condição física dos atletas.

Enquanto a equipa do Hibernian FC demonstrou frescura física tão típica do seu futebol para continuar a jogar na mesma toada, dominando completamente o adversário, já o Vitoria SC baqueou na 2ª metade do encontro, precisamente no período em que Graham aponta o golo dos escoceses, reduzindo assim o marcador para 2-1, resultado suficiente para apurar o Hibernian FC para a eliminatória seguinte.
.
Depois do golo apontado pela equipa escocesa o Vitoria SC nunca mais conseguiu dominar a partida e criar grandes situações de golo. A maior frescura física do Hibernian FC acabou por ser determinante para o desfecho da eliminatória.
.
(Jorge Gonçalves a rematar à baliza do Hibernian FC no encontro disputado no Estádio Municipal de Guimarães na temporada de 1970/71)
.
O Vitoria SC ficou assim pelo caminho na Taça das Cidades com Feiras da temporada de 1970/71, eliminado por um forte e conceituado adversário europeu. Não obstante, o desempenho e os resultados alcançados pela equipa vimaranense ao longo desta competição redundaram, inequivocamente, na inscrição de mais um prestigiante momento na história do Vitoria Sport Clube.

Esta passagem pelas provas oficiais entre clubes europeus foram façanhas que o clube da cidade berço apenas voltariam a alcançar já no decorrer da década de 80, apesar das participações do Vitoria SC na Taça Intertoto, em meados da década de 70, uma competição que na altura não era uma prova oficial da UEFA.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter