Glórias do Passado: Fonseca

 

Fonseca


Fonseca foi um dos mais promissores laterais esquerdos do futebol português nos finais da década de 80 do século passado. Apesar de na sua carreira contar com passagens pelo SL Benfica, Vitoria SC e CF Estrela da Amadora - disputando quase sempre a 1ª Divisão Nacional - bem como pela Selecção Nacional “A” de Portugal, a verdade é que muitos auguravam-lhe um futuro bem mais destacado no futebol português, sobretudo, quando em 1988/89 apareceu como titular da equipa benfiquista e da selecção principal portuguesa.

António Manuel Tavares Fonseca nasceu no dia 30 de Janeiro de 1965 na capital portuguesa, a cidade de Lisboa. Com 13 anos encontra-se o seu primeiro registo futebolístico no SL Olivais, clube onde oficialmente começou a pratica da modalidade.

Durante o seu percurso no futebol de formação representou também o Sporting CP no escalão de juvenis e, posteriormente, passou ainda pelo Clube Oriental de Lisboa e finalmente pelo CD Torralta.

(Equipa de juniores do CD Torralta na decada de 80)

As suas qualidades como jogador de futebol cedo se evidenciaram razão pela qual Fonseca era frequentemente chamado aos trabalhos das selecções portuguesas mais jovens. Foi por três ocasiões internacional português pela Selecção de Juvenis e por quatro vezes na Selecção Nacional do escalão de juniores.

(Selecção Nacional de Juniores em 1983)

No futebol sénior a sua carreira inicia-se por clubes como o CD Cova da Piedade, na temporada de 1983/84, no GC Alcobaça, na época de 1984/85 e, antes de ingressar de forma algo surpreendente no SL Benfica, registou passagens pelo FC Tirsense, treinado pelo técnico Ferreirinha na 2ª Divisão Nacional Zona Norte, nas épocas de 1985/86 e 1986/87.

Os desempenhos de Fonseca ao serviço do FC Tirsense despertaram a atenção dos responsáveis do SL Benfica que avançaram para a sua contratação na época de 1987/88. Rubricando contrato com os encarnados por três temporadas, Fonseca foi integrado no plantel às ordens do dinamarquês Ebbe Skovdhal, mais tarde substituído por Toni, como suplente na posição de lateral esquerdo do conceituado Álvaro, jogador internacional português.

(Plantel do SL Benfica na época de 1987/88)

(Plantel do SL Benfica na temporada de 1987/88)

No SL Benfica da época de 1987/88, Fonseca apenas alinhou em 4 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Colectivamente, os encarnados, quedaram-se pelo 2º lugar do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, atrás do FC Porto campeão nacional. O grande feito do conjunto benfiquista nesta temporada foi mesmo a presença na final da Taça dos Campeões Europeus contra o PSV, que os holandeses venceram.

Na época de 1988/89 Fonseca conquista a titularidade no SL Benfica treinado por Toni. Realiza 27 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e é autor de um golo na competição, o primeiro e único tento apontado no principal escalão do futebol português, marcado concretamente na vitória do SL Benfica no Estádio da Luz sobre a AD Fafe por 4-0.

(Plantel do SL Benfica na época de 1988/89)
.
(Fonseca no SL Benfica na temporada de 1988/89)
.
(Novamente o plantel do SL Benfica na época de 1988/89)
.
Nesta temporada, Fonseca enquadrava-se como lateral esquerdo do quarteto defensivo do SL Benfica formado também por Veloso, como lateral direito, e Moser e Ricardo Gomes na posição de defesas centrais.

O SL Benfica sagrou-se campeão nacional da 1ª Divisão na época de 1988/89 e marcou presença, também, na final da Taça de Portugal, que todavia perdeu para o CF Belenenses por 2-1, no Estádio do Jamor, partida em que Fonseca foi titular na equipa benfiquista.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1988/89)
.
(Fonseca em acção no SL Benfica - SC Farense em 1988/89)
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1988/89)
.
A época seguinte marca o regresso do sueco Sven Goran Eriksson ao comando técnico do SL Benfica. Inicialmente Fonseca manteve o estatuto de titular na equipa benfiquista, contudo, aquando da 6ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, numa partida disputada no Estádio das Antas frente ao FC Porto, o jovem lateral foi protagonista de um lance que marcou o fim, praticamente, da sua ligação ao SL Benfica.

Fonseca cometeu um grande penalidade, reconhecida unanimemente pela critica como um lance infantil, que deu ao FC Porto a oportunidade de apontar o único golo do desafio e assim derrotando o SL Benfica por 1-0. A partir de então Fonseca foi apontado por todos, inclusivamente pelos adeptos do clube encarnado como o culpado daquele derrota no Estádio das Antas.
.
(Plantel do SL Benfica na época de 1989/90)
.
(No SL Benfica na época de 1989/90)
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1989/90)
.
(Fonseca no SL Benfica)
.
A partir daquela fatídica 6ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1989/90, Fonseca perdeu o seu lugar de titular na equipa benfiquista. Aquele posto passou a ser ocupado preferencialmente por Veloso.

O SL Benfica da época de 1989/90 venceu o Supertaça Cândido de Oliveira e foi 2º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, competição onde Fonseca participou somente em 8 encontros, sem ter apontado qualquer golo. Registe-se, ainda, uma nova presença do clube encarnado numa final da Taça dos Campeões Europeus, que perdeu novamente, desta feita, para os italianos do AC Milan.
.
(SL Benfica na temporada de 1989/90)
.
(Em 1989/90 no SL Benfica)
.
O lateral esquerdo Fonseca deixaria o SL Benfica no final desta temporada de 1989/90 ingressando na época seguinte no Vitoria SC, envolvido, juntamente com Chiquinho Carlos, no negocio da transferência do defesa central brasileiro William da cidade berço para a equipa lisboeta.

Entretanto, Fonseca havia conquistado também o seu espaço na Selecção Nacional portuguesa. A sua carreira na principal equipa nacional contabiliza 4 internacionalizações, alem de muitas convocatórias para os trabalhos da Selecção.

A sua primeira internacionalização A verificou-se no dia 29 de Março de 1989, no Estádio José de Alvalade na cidade de Lisboa, num encontro particular entre Portugal, comandado por Juca, e Angola, que os portugueses venceram por 6-0. Fonseca foi titular na defesa de Portugal composta também por João Pinto, o lateral direito, e Oliveira e Frederico, os defesas centrais.

A segunda internacionalização ocorreu, ainda como jogador do SL Benfica, numa partida no Luxemburgo, frente à selecção principal daquele país e que Portugal venceu por 0-3.

Já as duas restantes internacionalizações pela Selecção “A” de Portugal ocorreram com Fonseca já como profissional do Vitoria SC. Uma delas numa partida de carácter disputada no Estádio da Luz, em 29 de Agosto de 1990, entre Portugal e a Alemanha, que terminou empatada a 1-1, sendo o seleccionador nacional Artur Jorge.
.
(Selecção Nacional na temporada de 1989/90)
.
A última internacionalização “A” de Fonseca ocorreu no dia 12 de Setembro de 1990 no encontro de apuramento para o Campeonato da Europa de 1992 entre Portugal e a Finlândia, disputado no Estádio Olímpico em Helsínquia.

Nesse desafio a equipa lusitana empatou a 0-0, sendo Fonseca titular na formação comandada por Artur Jorge. No decorrer desse encontro Fonseca seria substituído pelo extremo esquerdo Pacheco. A partir de então Fonseca perdeu no seu lugar na equipa portuguesa, sucessivamente, para os defesas Veloso e Leal.

Como acima de deixou escrito, Fonseca assinou um contrato com o Vitoria SC, com a validade de três temporadas, tendo como objectivo imediato e essencial recuperar a credibilidade do seu futebol, numa altura em que contava já com 25 anos de idade.
.
Colectivamente a época de 1990/91 do Vitoria SC ficou pautada por um desempenho mediano, não indo a equipa vimaranense além de um 9º lugar na tabela final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1990/91)
.
(Fonseca no SL Benfica-Vitoria SC disputando um lance com o benfiquista Rui Aguas)
.

Conturbados momentos internos foram vividos ao longo desta época, onde se dizia existir uma divisão interna entre jogadores brasileiros, portugueses e africanos. 3 Técnicos passaram por Guimarães nesta temporada – Paulo Autuori, Pedro Rocha e João Alves – fenómeno que também contribuiu para uma época atribulada.

No Vitoria SC de 1990/91, o lateral Fonseca, não foi, digamos, um jogador fundamental para a equipa. Nem sempre foi utilizado, fruto da concorrência de Basílio e de algumas lesões que sofreu. Ainda assim, realizou 17 jogos pelo Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
Na disputa da Taça Uefa na edição de 1990/91 o Vitoria SC não ultrapassou a 1ª ronda, acabando eliminado pelo Fenerbahce da Turquia. Fonseca não alinhou em qualquer dos jogos desta eliminatória, que ficou praticamente decidida na partida da 1ª mão em Istambul, no lotado Estádio Inonu, onde os vimaranenses saíram copiosamente derrotados por 3-0 e assim hipotecando qualquer esperança em qualificar-se para a fase seguinte.
.
(Vitoria SC na época de 1990/91)
.
No final da época de 1990/91, o português João Alves - que foi o técnico escolhido pela Direcção do Vitoria SC para permanecer e comandar os destinos da equipa sénior na temporada de 1991/92 - onde a equipa da cidade berço voltou a estar em plano de destaque no futebol nacional, fruto da 5ª colocação alcançada no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Nesta temporada, porém, a contratação do lateral/médio esquerdo Caetano, ao Boavista FC, condicionou de sobremaneira a utilização de Fonseca. Realizou apenas 15 encontros pela Vitoria SC na principal competição portuguesa, justamente, quando o português Caetano estava por alguma razão impedido de dar o seu contributo à equipa, ou quando o técnico João Alves decidia coloca-lo em posições mais adiantadas no terreno de jogo, entrando, nesses caso, Fonseca para a posição de lateral esquerdo.
.
(Vitoria SC na época de 1991/92)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1991/92)
.
No início da época de 1991/92 o Vitoria SC contratou o defesa esquerdo Dimas e o espaço de Fonseca ficou completamente tapado no clube da cidade berço. Dessa forma Fonseca, apesar do contrato em vigor com o Vitoria SC, foi dispensado, acabando por ser contratado pelo CF Estrela da Amadora que iria disputar a 2ª Divisão de Honra do futebol português.

João Alves, treinador que assumiu nessa época os destinos do clube tricolor, não hesitou em levar Fonseca para a cidade da Amadora, para onde, de resto, seguiram outros ex vitorianos, como foi o casos do guarda-redes Carlos o defesa Frederico e o avançado Caio Júnior.

O lateral esquerdo Fonseca jogaria durante sete temporadas consecutivas no CF Estrela da Amadora, e nesse clube encerrou a sua carreira de futebolista nos relvados portugueses.

A época de 1992/93 foi de enorme sucesso para o CF Estrela da Amadora, que fez uma aposta fortíssima na subida do clube, e para Fonseca em particular. Fonseca foi titularíssimo na equipa amadorense, alinhando em 32 partidas e apontado um golo na prova, e o clube tricolor sagrou-se Campeão Nacional daquele escalão ascendendo dessa forma à 1ª Divisão Nacional.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 1992/93)
.
(Equipa do CF Estrela da Amadora na época de 1992/93)
.
Na segunda época ao serviço do CF Estrela da Amadora, Fonseca participou novamente na 1ª Divisão Nacional. Nesta competição alinhou em 22 jogos sem ter apontado qualquer golo. Fez uma dupla na ala esquerda da equipa da Reboleira com Fernando Mendes, ora na posição de lateral esquerdo, ora como médio. O CF Estrela da Amadora foi uma das melhores equipas em Portugal na época de 1993/94 conforme se alcança pelo 9º posto na tabela classificativa.

Caracteristicamente, Fonseca era tido como um defesa lateral, esquerdino e tecnicista, que subia muito bem por todo o flanco. Tinha um pendor demasiadamente ofensivo e, como tal, era muito melhor jogador no aspecto ofensivo, onde se integrava com relativa facilidade, do que na vertente defensiva, onde denotava algumas dificuldades na marcação.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 1993/94)
.
(Fonseca no CF Estrela da Amadora na época de 1993/94)
.
(Fonseca em acção com Fernando Pires num CF Estrela da Amadora-SC Braga)
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora em 1993/94)
.
(Em 1993/94 no CF Estrela da Amadora)
.
Na temporada de 1994/95, Fonseca foi quase sempre titular na equipa do CF Estrela da Amadora, inicialmente treinado por Acácio Casimiro e, posteriormente, por Fenando Santos. Fonseca jogou em 21 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão onde a equipa da Reboleira se classificou no 15º lugar, posição suficiente para garantir o objectivo da manutenção.

Nas três épocas seguintes, Fonseca foi sempre treinado pelo português Fernando Santos e em todas elas foi considerado como jogador titular na equipa da Amadora. Conseguiu, alias, uma certa ascendência no clube, passando a ser um dos capitães de equipa.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 1994/95)
.
(Fonseca no CF Estrela da Amadora em 1994/95)
.
(Equipa do CF Estrela da Amadora na época de 1994/95)
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na temporada de 1994/95)
.
Em 1995/96 o CF Estrela da Amadora foi o 13º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, garantindo com alguma dificuldade a manutenção. Nesta competição o lateral Fonseca realizou 25 jogos.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 1995/96)
.
(Fonseca no CF Estrela da Amadora)
.
(Em 1995/96 no CF Estrela da Amadora)
.
(Fonseca no CF Estrela da Amadora)
.
Na época seguinte de 1996/97 Fonseca realizou 26 jogos e o CF Estrela da Amadora classificou-se num tranquilíssimo 9º lugar da tabela geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na temporada de 1996/97)
.
(Fonseca em acção em 1996/97 no CF Estrela da Amadora)
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora em 1996/97)
.
(Fonseca no CF Estrela da Amadora)
.
A temporada de 1997/98 seria a ultima época em que Fonseca foi titular da equipa do CF Estrela da Amadora no decurso do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. A equipa da Reboleira atingiu um meritório 7º lugar na tabela classificativa e Fonseca, actuando em 30 partidas da competição, foi um dos jogadores fundamentais na caminhada de êxitos do clube.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 1997/98)
.
(Fonseca no CF Estrela da Amadora na temporada de 1997/98)
.
(Fonseca em acção na partida frente ao SC Farense na época de 1997/98)
.
Chegaria finalmente a ultima época de Fonseca no CF Estrela da Amadora e no futebol português. Na temporada de 1998/99, desta feita sob o comando técnico do treinador Jorge Jesus, o veterano lateral, agora com 33 anos de idade, apenas participou em 4 jogos incompletos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O CF Estrela da Amadora conseguiu mais uma brilhante classificação final, posicionando-se na 8ª posição e cimentando a sua presença na principal competição futebolística portuguesa. Neste longo caminho trilhado pelo clube amadorense destaca-se, naturalmente, a passagem e o contributo emprestado por Fonseca.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora em 1998/99)
.
(Fonseca no CF Estrela da Amadora)
.
(Em 1998/99 no CF Estrela da Amadora)
.
(No CF Estrela da Amadora na temporada de 1998/99)
.
Entretanto, no final desta época de 1998/99, Fonseca deixou o futebol português e decidiu emigrar para o Canada com toda a família e onde prosseguiu a sua carreira de futebolista praticamente até aos 35 anos de idade. Entre 1999 e 2000 Fonseca, agora conhecido como Tony Fonseca, alinhou pela equipa do Whitecaps FC Vancouver.

Em Fevereiro de 2000 foi nomeado jogador/treinador-adjunto daquele clube canadense e posteriormente assumiu mesmo a condição de treinador principal. Tony Fonseca continua a sua carreira ligada ao futebol, agora como técnico, principalmente em clubes ligados à formação de futebolistas, como o Whitecaps FC Vancouver e o Cliff Avenue FC.
.
(Tony Fonseca no Whitecaps FC Vancouver)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter