Glórias do Passado: Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas

 

Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas


Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas é a denominação oficial do campo de jogos do Sporting Clube de Espinho, tradicional clube da costa verde no litoral português. Situa-se, obviamente na cidade de Espinho, alias, bem no coração da cidade, junto a zona dos pescadores bem próximo do mar.

Mas Comendador Manuel de Oliveira Violas é uma designação recente, pois aquele estádio continua a ser popularmente como Estádio da Avenida, ou melhor, Campo da Avenida, a denominação que aquele recinto adoptou praticamente desde a sua criação.
.

(Campo da Avenida em 1926)

.
(Jogo de futebol no Campo da Avenida em 1963)
.
O Campo da Avenida foi inaugurado em 1926, sendo considerado naquela altura como um dos melhores parques desportivos do distrito de Aveiro. De então para cá, paulatinamente, aquela primeira infra-estrutura desportiva foi sofrendo algumas modificações e melhorias, as quais todavia, actualmente, não se revelam consentâneas com as necessidades do clube e as exigências do desporto profissional.

Por outro lado, o espaço está erigido num local muito apetecível para o negócio imobiliário. Vizinho da avenida da praia e bem junto ao mar, obviamente se especula que aquando da sua demolição ali surgirão modernas construções habitacionais e/ou comerciais.
.
(Campo da Avenida em 1979)
.
(Campo da Avenida em 1981/82)
.
A propalada demolição do Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas, ou como tradicionalmente é conhecido Campo da Avenida, há bastantes anos que está a ser aventada. Contudo, parece que finalmente está próximo o fim daquela que foi a casa do SC Espinho praticamente desde a fundação, estando já previsto e projectado a construção de um novo estádio.

Voltando ao Campo da Avenida o recinto começou por ser simplesmente um campo pelado com um pequena bancada central coberta. Posteriormente, e ao longo dos tempos foi alargada a bancada central existente, construída uma pequena bancada num dos topos e também uma bancada ao longo de toda a linha lateral, todavia, sem cobertura.
.
(Campo da Avenida na temporada de 1982/83)
.
(Campo da Avenida em 1983/84 já com um piso relvado)
.
Entretanto, junto em anexo ao Estádio foi construído um pavilhão gimnodesportivo que servia as várias modalidades amadoras do clube espinhense. Foi em tempos, naturalmente, uma moderna estrutura desportiva, contudo, com o passar dos anos, foi-se tornando obsoleto e sem capacidade de resposta às exigências de comodidade e segurança de atletas e espectadores.

Este velhinho pavilhão, denominado Joaquim Moreira da Costa Júnior, anexo ao Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas, está de alguma forma ligado à historia recente do Vitoria SC, nomeadamente na modalidade do voleibol que recentemente ali conquistou o seu primeiro Campeonato Nacional da 1ª Divisão da modalidade.

Só na década de 80 é que viria a ser construída outra bancada no Campo da Avenida, situada também num dos topos do recinto. Mas uma das principais mudanças ocorreu mesmo na temporada de 1983/84 aquando da implantação, finalmente, do recinto relvado. É que apenas nessa temporada o SC Espinho passou a utilizar o seu estádio dotado dessa benfeitoria.
.
(Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas na época de 1987/88)
.
(Imagem a cores do Estádio em que actua o SC Espinho na decada de 80)
.
Até então foi sempre um campo de futebol pelado. Mesmo quando a equipa do SC Espinho ingressou na 1ª Divisão Nacional, jogou durante vários anos no seu campo em terra batida. Por esse motivo, mas também pelas tradicionais equipas de qualidade dos espinhenses, o SC Espinho foi sempre um adversário muito difícil quando jogava em casa.

O Vitoria SC realizou o seu primeiro jogo oficial no Campo da Avenida no decurso da temporada de 1974/75, numa partida a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Nesse primeiro jogo, os vimaranenses venceram por 2-3, resultado que demonstra bem as dificuldades que a fortíssima equipa do Vitoria SC, comandada por Mário Wilson, teve em levar de vencida o estreante SC Espinho.

Desde então para cá a equipa do Vitoria SC realizou diversas partidas oficiais e também particulares no Campo da Avenida, ou como actualmente se denomina Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas. Tradicionalmente, o Vitoria SC consegue bons resultados naquele recinto. Ali já venceu por 5 ocasiões, na última delas na temporada de 1996/97 por 1-4, empatou por 2 vezes e apenas saiu derrotado por 2 vezes.
.
(Bancada central coberta do Estadio da Avenida)
.
(Um dos topos do Estádio e vista parcial da bancada lateral)
.
Aquele estádio está também ligado à história do futebol juvenil do Vitoria SC. Foi naquele recinto que se realizou a final do Campeonato Nacional de Juvenis de 1982/83, que os vitorianos perderam com o SL Benfica por 1-0.

Recordemos porem aquele que terá sido o primeiro jogo do Vitoria no Campo da Avenida dotado de um tapete relvado. Ocorreu à 4ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1983/84.

O jogo foi arbitrado por Santos Ruivo, árbitro de Santarém. Numa magnífica tarde de final de verão no Campo da Avenida, onde estiveram presentes milhares de adeptos vitorianos que ajudaram a compor a cifra de 8.000 espectadores presentes, o Vitoria SC levou de vencida a equipa do SC Espinho por 0-1, num jogo bem disputado, mas onde foi manifesta a superioridade vimaranense.

O SC Espinho alinhou com a seguinte formação inicial: Mendes; Dinis, Vivas, Serra e Raul; João Carlos, Carvalho e Pinto da Rocha; Babá, Salvado e David. Ao intervalo Amílcar substituiu David, enquanto aos 51 minutos de jogo Moía entrou no lugar de Carvalho.

Quanto à equipa do Vitoria SC treinada pelo austríaco Herman Stessl alinhou com Silvino; Gregório Freixo, Amândio, Alfredo Murça e Laureta; Nivaldo, Joaquim Murça e Paquito; Júlio, Eldon e Flávio. A entrada de Fonseca para o lugar de Júlio aos 65 minutos foi a única substituição operada pelo Vitoria SC.
.
O Vitoria SC, melhor técnica, táctica e fisicamente venceu a sempre aguerrida equipa do SC Espinho por 0-1, através de um tento apontado pelo avançado brasileiro Eldon aos 31 minutos do primeiro tempo.
.
(Bancada central coberta e camarotes do Estadio)
.
(Topo sul do Estadio e vista parcial da bancada lateral)
.
A longa história do Campo da Avenida ou do Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas está porém muito próxima do final. Está já projectada a construção de um novo e moderno estádio de futebol para o SC Espinho, situado num complexo desportivo que incluirá ainda um pavilhão principal e outro mais pequeno anexo, um edifício sede e um campo de futebol relvado de apoio, especialmente destinado à formação do clube.
.
(Vista exterior do estádio do SC Espinho em projecto)
.
(Projecto do interior do estádio do SC Espinho)
.
(Uma das bancadas centrais, completamente coberta)
.
(Imagem com vista aerea do estádio que o SC Espinho pretende construir)

Autor: Alberto de Castro Abreu

gostei muito da história do estádio

sou jogador de futebol tenho 17 anos e gostaria de saber mais sobre o s.c espinho tenho interese em um dia atuar por esse clube
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter