Glórias do Passado: Clube Desportivo Santa Clara

 

Clube Desportivo Santa Clara


O Clube Desportivo Santa Clara é reconhecidamente o clube de futebol mais representativo da região dos Açores. Tal título advém sobretudo do facto de ser o único clube açoreano que até ao momento participou no principal campeonato de futebol em Portugal.

A génese geográfica deste clube centra-se na actual freguesia de Santa Clara, tradicional bairro da cidade de Ponta Delgada e remonta a meados da década de 20 do século passado, segundo consta em resultado, essencialmente, da fusão do Santa Clara Foot-ball Club e o Sport Club Santa Clara. Foi primeiro presidente da Direcção do CD Santa Clara o Capitão Eduardo dos Reis Rebelo, registando a fundação oficial do clube o ano de 1927.

As cores escolhidas pelo clube foram, desde sempre, o vermelho e o branco, com o símbolo a ostentar um leão sobre uma bola de futebol. Embora inicialmente a opção recaísse nas camisolas listadas, hoje em dia o CD Santa Clara, joga de camisola vermelha e calção branco como equipamento principal.

Actualmente disputa os seus encontros de futebol na condição de visitado no Estádio de S. Miguel, em Ponta Delgada, na Ilha de S. Miguel no arquipélago dos Açores. É um campo de futebol dotado de todas as infra-estruturas necessárias e tem uma capacidade para cerca de 13.000 espectadores.

O primeiro jogo oficial do CD Santa Clara disputou-se a 20 de Novembro de 1927 frente ao Clube União Micaelense. E a partir essencialmente da década de 30 começa a dominar por completo o panorama futebolístico açoerano.
.
(CD Santa Clara na decada de 20)
.
Na temporada de 1929/30 vence a sua primeira grande competição oficial. Sagra-se vencedor da denominada Liga Desportiva Micaelense. Depois, de forma consecutiva, nomeadamente entre 1930 a 1937 ganha por sete vezes o Campeonato Regional, organizado pela Associação de Futebol de São Miguel, que a partir de 1941, passou a designar-se Associação de Futebol de Ponta Delgada. Voltaria a vencer a mesma prova na época de 1939/40.

Entretanto, no ano de 1935 o CD Santa Clara efectua uma digressão ao território continental português para aí disputar vários desafios de futebol amigáveis, incluindo uma partida em que defrontou o SL Benfica. Este é evidentemente um facto de relevo, pois tratava-se da primeira vez que um clube daquela região se deslocava ao continente para defrontar clubes portugueses.
.

(CD Santa Clara na decada de 30)

(Em 1934/35 a equipa do CD Santa Clara dos Açores)

(CD Santa Clara na temporada de 1939/40)
.
Só em finais da década de 40 é que o clube voltou às conquistas, passado que foi um período sem futebol oficial na região, devido sobretudo aos efeitos da 2ª Guerra Mundial. Vence em 1948/49 e 1949/50 o Campeonato Regional da agora denominada Associação de Futebol de Ponta Delgada, titulo este que conquistaria ciclicamente durante as décadas seguintes, tornando-se o clube que mais vezes venceu o Campeonato Regional de futebol daquela região.
.
(CD Santa Clara na época de 1945/46)
.
A partir da década de 80 o CD Santa Clara vai ganhar um estatuto de dimensão nacional, passando a militar frequentemente nos campeonatos nacionais de futebol, iniciando ai um percurso que em finais da década de 90 levaram mesmo a formação açoreana à 1ª Divisão Nacional.

Na temporada de 1979/80 participa pela primeira vez na Série E da 3ª Divisão Nacional. Desse escalão vai conseguir a promoção à 2ª Divisão Nacional no final da época de 1985/86. Nesta altura a equipa do CD Santa Clara incluía bastantes jogadores oriundos da sua formação, que se revelava de qualidade, de onde naturalmente se destacará, anos depois, o jogador internacional português Pedro Pauleta.
.
(CD Santa Clara na temporada de 1978/79)
.
Assim, é na temporada de 1986/87 que o CD Santa Clara disputa pela primeira vez a 2ª Divisão Nacional, concretamente integrando a Zona Sul. Foi porém uma passagem esporádica, já que na temporada seguinte regressou ao terceiro escalão do futebol português.
.
(CD Santa Clara na temporada de 1987/88)
.
(CD Santa Clara na temporada de 1988/89)
.
Só em meados da década de 90 é que o clube açoreano voltará a disputar a 2ª Divisão Nacional. A partir daqui, porém, a ascensão e projecção no futebol português não mais parou. Desta forma, sagra-se campeão da Série Açores da 3ª Divisão na temporada de 1995/96, numa acérrima luta com o União Micaelense, e assim regressa quase uma dezena de anos depois à 2ª Divisão Nacional.
.
(Equipa do CD Santa Clara na decada de 90)
.
Em 1996/97 classifica-se no 2º lugar da Zona Sul da 2ª Divisão “B”, ficando a um triz de subir à 2ª Liga Honra. Esse objectivo apenas seria atingido na temporada seguinte de 1997/98, sagrando-se então Campeão Nacional da 2ª Divisão “B”. Era presidente da Direcção do clube o Senhor Paulino Pavão, o homem que finalmente iria colocar o clube a disputar os campeonatos nacionais.

Começou, todavia, por vencer a Zona Sul daquele escalão numa disputa com o Oriental de Lisboa. O jogo decisivo ocorreu na Madeira frente ao Câmara de Lobos, com a equipa açoreana a conseguir vencer por 1-2 através de um golo apontado no último minuto do jogo.

Na fase final a equipa do CD Santa Clara, que começou a época por ser treinada por Álvaro Magalhães e posteriormente por Manuel Fernandes, conseguiu vencer a mini competição disputada com a Associação Naval 1º de Maio e a AD Esposende, sagrando-se assim Campeão Nacional da 2ª Divisão “B”.
.
(CD Santa Clara na temporada de 1997/98)
.
A temporada de 1998/99 eria a época de estreia do CD Santa Clara nas ligas profissionais do futebol português. De forma algo surpreendente foi fugaz a passagem do clube açoreano pela Liga de honra pois acabou por subir imediatamente à 1ª Liga, fruto de um 3º lugar na tabela classificativa final na época de 1998/99.
.
Na verdade, sob o comando de Manuel Fernandes, o CD Santa Clara realizou uma ponta final de campeonato verdadeiramente espectacular, até que chegou ao jogo decisivo para a subida frente ao CD Aves no Estádio de S. Miguel nos Açores. Com a vitória conseguida pelos açoreanos em casa naquele encontro frente à formação nortenha, estava finalmente conseguido o grande sonho de subir à 1ª Liga Nacional.
.

(Plantel do CD Santa Clara na temporada de 1998/99)

A época desportiva de 1999/00 será por isso um marco histórico no Clube Desportivo Santa Clara. Pela primeira vez um clube proveniente dos Açores participaria na principal competição futebolística nacional.

A participação do CD Santa Clara, ou melhor, os resultados alcançados pelo clube na 1ª Liga de 1999/00 não foram porém os mais ansiados pelas gentes açoreanas ou pelos seus responsáveis técnicos e directivos. A classificação final no 18º posto relegou o clube novamente à Liga de Honra. O CD Santa Clara haveria, contudo, de regressar ao principal campeonato português.

(Plantel do CD Santa Clara na temporada de 1999/00)

(Equipa do CD Santa Clara na época de 1999/00)

Na temporada de 2000/01 venceu o Campeonato Nacional da 2ª Liga e assim regressou à 1ª Liga. Desta vez, a equipa do CD Santa Clara aguentou-se por mais uma época na 1ª Liga. Em 2001/02 foi o 14º classificado na 1ª Liga e por isso alcançou o objectivo da manutenção.

(Plantel do CD Santa Clara na temporada de 2000/01)
.
(Plantel da equipa mas na temporada de 2001/02)
.
Já na época que se seguiu, concretamente a temporada de 2002/03, o CD Santa Clara não foi tão capaz e por isso acabou por ser novamente relegado e, até ao momento, de forma definitiva, à 2ª Liga de Honra. Em 2002/03 o CD Santa Clara classificou-se na 17ª posição da tabela geral nesta sua terceira participação na 1ª Liga Nacional.
.
(Equipa do CD Santa Clara na época de 2002/03)
.
Desde 2003/04 até à presente época que terminou e aquela que se avizinha, o CD Santa Clara continua a disputar a Liga de Honra. Em todos estes anos foram efectuadas fortes apostas no regresso do clube açoreano à 1ª Liga Nacional, objectivo não alcançado até ao momento. Por isso, surgiram varias complicações financeiras nos últimos tempos que o clube terá que debelar urgentemente.
.
(Plantel CD Santa Clara na época de 2003/04)
.
(Equipa do CD Santa Clara na temporada de 2004/05)
.
(CD Santa Clara na época de 2005/06)
.
O clube conta assim no seu historial com três presenças na 1ª Liga Nacional, 7 na Liga de Honra, 5 presenças na 2ª Divisão “B” e 13 temporadas na 3ª Divisão Nacional. Tem uma participação na Taça da Liga em 2007/08 e 27 presenças na Taça de Portugal, competição em que o melhor resultado foi atingir os 16/avos de final.

No palmarés, alem de varias conquistas regionais, onde é líder destacado em todas as competições, a nível nacional regista-se a conquista do Campeonato Nacional da 2ª Divisão na época de 1997/98 e o Campeonato Nacional da 2ª Liga em 2000/01.

Faltará então fazer referência à história das partidas disputadas entre o CD Santa Clara e o Vitoria SC. São desafios recentes as partidas entre o clube minhoto e a formação açoreana.

O primeiro de carácter oficial disputou-se então em São Miguel na época de 1999/00 onde o CD Santa Clara venceu o Vitoria SC por 3-2. Em Guimarães os vitorianos venceram sempre nas quatro partidas realizadas até à data. Já nos Açores o contrario era verdadeiro, até ao último jogo disputado entres as duas formações.

O Vitoria SC venceria pela primeira vez nos Açores a equipa do CD Santa Clara precisamente no último encontro oficial disputado entre ambas as equipas. Foi na temporada 2006/07, num encontro a contar para a 22ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Liga.
.
(Plantel da equipa do CD Santa Clara na época de 2006/07)
.
Sob a arbitragem de Carlos Xistra, o jogo foi disputado na manha do dia 18 de Março de 2008. O Vitoria SC alcançou uma difícil mas importantíssima vitoria na caminhada que a turma da cidade berço empreendeu rumo à 1ª Liga Nacional, vencendo por 0-1 através de um golo apontado pelo argelino Ghilas aos 31 minutos da 1ª parte.

Recordemos a título de curiosidade a composição das equipas que alinharam naquela partida. Pelo CD Santa Clara jogaram: João Botelho; Portela, Gomes, Anselmo, Prieto, Vinicius, Nuno Sociedade, Maurinho, Basílio Almeida, Vítor Silva e Mateus. Na segunda parte jogaram ainda Zeca, Júlio César e Siston que entraram, respectivamente, para os lugares de Prieto, Vítor Silva e Nuno Sociedade.

Por seu turno, a equipa do Vitoria SC, treinada por Manuel Cajuda, alinhou com o seguinte onze inicial: Nilson; Rissut, Sereno, Franco e Danilo; Otacilio, Moreno, Ghilas e Desmarets; Brasília e Tchomogo. Geremol entrou aos 62 minutos para o lugar de Moreno, Pele, aos 74 minutos, para o lugar de Otacilio e Henrique, aos 78 minutos, para o lugar de Tchomogo.
.
(Plantel do CD Santa Clara na época de 2007/08)
.
(Novamente o plantel da equipa açoreana na temporada de 2007/08)
.
(Equipa do CD Santa Clara na temporada de 2007/08)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Quando diz "Vence em 1948/49 e 1949/50 o Campeonato Regional da agora denominada Associação de Futebol de Ponta Delgada, titulo este que conquistaria ciclicamente durante as décadas seguintes, tornando-se o clube que mais vezes venceu o Campeonato Regional de futebol daquela região.", deve certamente querer dizer que é o clube que mais vezes venceu o campeonato da Associação de Futebol de Ponta Delgada, porque o clube que mais vezes venceu o Campeonato Regional (disputado entre os vencedores das 3 associações da Região - Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta) é, de longe, o Lusitânia de Angra do Heroísmo, com 21 títulos.
 
Caro Anonimo:

É bem provável que assim seja. Fica então esse seu registo, agradecendo, naturalmente, a sua visita, bem como o seu comentário, no blogue "Glórias do Passado"

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
este anónimo que diz que o lusitania venceu o campeonato por 21 vezes está redondamente enganado porque ele está a contabilizar torneios de classificação com campeoes açoreanos, mas mesmo assim as contas estão mal. O lusitãnia venceu o torneio de classificação por 14 vezes e o campeonato açoreano por 5 vezes.
Resumindo, EM TERMOS NACIONAIS O GLORIOSO SANTA CLARA está à frente do lusitania muitas léguas ou seja voces ficam com os titulos regionais que nós ficamos com os titulos nacionais OK?
Tem mais, voces naquele tempo ganhavam porque tinham equipas semi profissionais ao contrário das outras que eram todas amadoras.
Quando foi necessário aderir ao profissionalismo(NACIONAIS)os MICAEELENSES DEMONSTRARAM NOVAMENTE TODO O SEU PODERIO EM TERMOS ECONÓMICOS.
Recordo que o SANTA CLARA foi campeão de São Miguel por 26 vezes.
Recordo também que o campeonato Açoreano só teve início em 67 ou 68
 
Sou natural de S. Miguel,mas estou a viver no estrangeiro.Fala-se muito no Santa Clara como a equipa com mais cartaz no fute bol acoriano.Gostaria a opiniao dos adeptos entendidos que e a seguinte: De todos os jogadores amadores do Santa Clara qual foi o maior e quem foi o maior marcador.
 
Eu sou de Santa Clara, o melhor jogador que eu visse foi o "Martelo" que esteve para ir jogar no Atletico. Meu pai e meu sogro sempre falavam no Fernando Ferreira que esteve para ir jogar no Belenenses na altura do Matateu. Outro grande jogador era o Ratana.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter