Glórias do Passado: Temporada de 1970/71 - 3ª Parte

 

Temporada de 1970/71 - 3ª Parte


O Campeonato Nacional da 1ª Divisão entrava na recta final, faltando apenas 6 jornadas para terminar, estando o Vitoria SC numa situação verdadeiramente aflitiva. A 20ª jornada da competição trazia um jogo importantíssimo para o Vitoria SC e, naturalmente, também para seu oponente a equipa do Varzim SC.
.
Ambos os conjuntos nortenhos lutavam desesperadamente pela salvação e nesta partida que opunha adversários directos, ninguém poderia perder. A sorte acabou por sorrir à equipa vimaranense que venceu no Estádio Municipal de Guimarães por 3-0, com os golos a serem apontados pelo extremo brasileiro Zézinho, à passagem do minuto 20 da 1ª parte, e pelo avançado Ademir, que marcou dois tentos, aos 59 e 81 minutos da partida.
.
(Vitoria SC - Varzim SC)
.
(Vitoria SC - Varzim SC)
.
Na jornada seguinte, na sempre difícil deslocação à cidade de Coimbra, o Vitoria SC voltou a sair derrotado por 1-0, resultado favorável à Académica de Coimbra, que apontou o seu tento já no decorrer da segunda metade por intermédio do defesa Artur.

Seguiu-se o encontro da 22ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1970/71, onde o Vitoria SC enfrentava no Estádio Municipal de Guimarães a equipa do GD Cuf. Quando se esperava uma vitória dos vimaranenses que tranquilizasse definitivamente a equipa e a catapultasse para lugares longe de sobressaltados, a formação do Vitoria SC voltou a ser derrotada em casa por 0-2.

A ansiedade era tanta que a equipa do Vitoria SC demonstrava imensas dificuldades em jogar, toldando toda a sua capacidade técnica para afirmar-se como um conjunto superior ao adversário, essencialmente, nos momentos decisivos para o Vitoria SC. Nesta partida frente ao GD Cuf, o Vitoria SC, sofreu mais uma vez de uma gritante falta de sorte, acabando mesmo por desperdiçar uma grande penalidade.

Com esta derrota caseira o Vitoria SC caiu no último lugar da classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Faltando quatro jornadas para terminar a prova, a equipa da cidade berço parecia definitivamente condenada a descer de divisão.

Ainda para mais porque, de forma perfeitamente esperada, desta feita, o Vitoria SC perdeu na partida disputada no Estádio José de Alvalade a contar para a 23ª jornada frente ao Sporting CP por 4-0.

Neste encontro o Vitoria SC não conseguiu suster a fortíssima equipa do Sporting CP que venceu por 4-0, com golos apontados por Dinis, logo aos 2 minutos de jogo e, já no decorrer da 2ª parte e numa altura em que o Vitoria SC tentava tudo por tudo por empatar, marcou por Peres aos 65 minutos, o defesa Zé Carlos aos 70 minutos e finalmente através de Nelson Fernandes aos 78.

Faltavam somente 3 encontros para terminar a principal competição do futebol português. Restavam 3 derradeiras finais ao Vitoria SC que era tão só o ultima classificado na tabela geral. Em casa jogaria frente ao Boavista FC e SC Farense, fora teria que defrontar o FC Porto no jogo da última jornada.

O Vitoria SC tinha obrigatoriamente de vencer os dois encontros que lhe restava disputar no Estádio Municipal de Guimarães, e mesmo assim, não poderia perder no Estádio das Antas frente ao FC Porto, o que obviamente se previa tarefa difícil de acontecer.

Os dois primeiros objectivos foram cumpridos com sucesso. O Vitoria SC venceu o Boavista FC por 1-0 com um golo apontado pelo médio Artur aos 62 minutos de jogo. Ainda mais complicado seria vencer o SC Farense, que tal como os Vitoria SC, estava na luta pela fuga à despromoção.

Com muitas dificuldades num jogo definido como impróprio para cardíacos o Vitoria SC lá conseguiu vencer os algarvios pela margem mínima de 1-0, através de um golo apontado pelo internacional português Manuel Pinto, apenas aos 73 minutos.

Estas duas vitórias consecutivas deram novo fôlego aos vimaranenses para a derradeira jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1970/71. A faltar uma jornada para o fim da competição a classificação das equipas que lutavam pela permanência estava assim escalonada: no 9º lugar estava o FC Tirsense com 19 pontos, em 10º o SC Farense também com 19 pontos, depois seguia-se o FC Barreirense, o Vitoria SC e o Varzim SC, todos com 18 pontos e, por fim, no ultimo lugar o Leixões SC com 17 pontos.

A última jornada compunha-se de jogos verdadeiramente decisivos. A questão do título de campeão nacional estava decidida, com o SL Benfica a conquistar o ceptro nacional, bem como o acesso às provas internacionais, restando apenas saber as equipas que seriam despromovidas e aquelas que se manteriam na 1ª Divisão Nacional.

Ao FC Tirsense bastava-lhe uma igualdade para garantir a manutenção, o que conseguiu ao empatar em casa com o Sporting CP por 0-0. O FC Barreirense venceu o seu último encontro, em casa, frente ao GD Cuf por 3-0 acabando também por garantir a manutenção.

Ao SC Farense também servia o empate para não ser automaticamente despromovido. E esse resultado conseguiu ao empatar em casa com o Vitoria de Setúbal por 0-0. Já a equipa do Leixões SC e o Varzim SC defrontavam-se entre si no Estádio do Mar em Matosinhos.

À equipa da Povoa do Varzim poderia chegar o empate, talvez fosse mesmo suficiente sem conjugação de outros resultados, enquanto a equipa leixonense tinha obrigatoriamente que vencer, pois partia em desvantagem em relação aos demais concorrentes.

O Leixões SC foi verdadeiramente inapelável e venceu a equipa do Varzim SC por 5-0. Assim, o Varzim SC ficou em ultimo lugar e desceu à 2ª Divisão Nacional, bastando ao outro concorrente, o Vitoria SC, pelo menos um empate para garantir a manutenção no escalão maior do futebol português.

Ao Vitoria SC coube deslocar-se ao Estádio das Antas para defrontar o FC Porto, o 3º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Os vimaranenses, secundados por enorme falange de apoio, foram nesta partida verdadeiramente estóicos na conduta, aguentando com brio e determinação uma igualdade a 0-0, resultado suficiente para garantir a manutenção.

Apelidou-se como um verdadeiro milagre a salvação da equipa do Vitoria SC, principalmente, quando umas semanas antes tudo parecia definitivamente perdido. Envolvidos em muita fé nas suas capacidades e no apoio das suas gentes, os jogadores do Vitoria SC conseguiram - com muito custo é verdade - garantir a manutenção e evitar o grande desgosto que seria a descida de divisão para todos os vimaranenses.

Depois de conseguir este resultado no Estádio das Antas, muitos foram aqueles que tiveram que pagar as promessas feitas antes do último jogo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1970/71. Entre eles, estiveram o guarda-redes do Vitoria SC Gomes e o médio brasileiro Augusto que foram a pé ao alto da Penha agradecer à Nossa Senhora da Penha.
.
Por fim, anotemos os dados estatísticos relativos à participação do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Contabilizou 19 pontos, fruto de somente 4 vitórias e 11 empates, tendo o mesmo numero 11 como derrotas. Nesta época o Vitoria marcou tão só 15 golos e consentiu 27.
.
Ao longo da temporada utilizou um total de 23 jogadores. No Vitoria SC da versão de 1970/71 jogaram como guarda-redes Rodrigues (15 jogos) e Gomes (12 jogos). No sector defensivo jogou Bernardo da Velha (21 jogos), Costeado (20 jogos), Herculano (20 jogos), Silva (21 jogos); Joaquim Jorge (17 jogos), Manuel Pinto (11 jogos), Torres e Miranda (1 jogos cada).
.
Na linha media o Vitoria SC utilizou Artur (26 jogos), Osvaldinho (24 jogos), Peres (16 jogos), Augusto (22 jogos) Cartucho (10 jogos), Edmundo Duarte (3 jogos) e Ângelo Barbosa (6 jogos). No sector atacante o Vitoria SC utilizou Zezinho (24 jogos), Ademir (19 jogos), Gouveia (7 jogos), Jorge Gonçalves (6 jogos), Mendes (17 jogos) e Ibraim (11 jogos).
.
Os 15 golos que a equipa do Vitoria SC apontou ao longo da temporada no Campeonato Nacional da 1ª Divisão foram divididos entre Ademir que marcou 5, Zezinho e Artur que apontaram 3 cada um, Bernardo da Velha com 2, Manuel Pinto e Gouveia com 1 golo cada.
.
Nesta temporada de 1970/71 o Vitoria SC teve uma fugaz presença na edição da Taça de Portugal. Entrou na prova na 5ª eliminatória e por ai se quedou, eliminado pelo Leixões SC, que venceu a formação vitoriana por 4-3.
.
O Vitoria SC participou também na Taça Ribeiro dos Reis, competição organizada na parte final da época pela Federação Portuguesa de Futebol. Esta seria a ultima edição desta competição, que apenas sobreviveu durante 10 anos.
.
(Vitoria SC - GD Riopele na Taça Ribeiro dos Reis)
.
Na Série I o Vitoria SC teve como adversários o SC, o GD Riopele, o FC Famalicão, o Varzim SC e o FC Vizela. Seria a equipa do SC Braga que venceria a Série I, em igualdade pontual com o Vitoria SC, mas com melhor gol avarage. Alias, a equipa arsenalista chegaria mesmo a final da competição, onde viria a ser derrotada pela equipa do SL Benfica por 3-1 que assim venceu mais um troféu nacional.
.
(Plantel dos Juvenis do Vitoria SC na época de 1970/71 Campeões Regionais)
.

(Equipa de Juvenis do Vitoria SC na temporada de 1970/71)
.
(Equipa de Velhas Guardas do Vitoria SC no Campo da Amorosa)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter