Glórias do Passado: Temporada de 1970/71 - 2ª Parte

 

Temporada de 1970/71 - 2ª Parte


Ao cabo das primeiras oito jornadas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1970/71 o Vitoria SC apenas contabilizava 6 pontos, pecúlio bem aquém daquilo que se previa no início da temporada. Depois de uma vitória na Povoa de Varzim, tudo levava a crer que os vimaranenses levariam de vencida a equipa da Académica de Coimbra em Guimarães, entrando assim em recuperação na tabela classificativa.

Todavia não foi isso que veio a suceder. Após a derrota caseira frente à Académica de Coimbra - à passagem da 8ª jornada - o caminho imediato trilhado pelo Vitoria SC foi pautado pelos insucessos. Apesar dos empates frente ao FC Porto, Sporting CP e ao GD Cuf, que se poderão considerar bons desfechos, os restantes resultados foram manifestamente maus, colocando o clube em sérias dificuldades na competição.

Na 9ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1970/71, o Vitoria SC deslocou-se ao Estádio Alfredo da Silva no Barreiro para enfrentar a valiosa equipa do GD Cuf.

O resultado cifrou-se num empate a 0-0, sem dúvida, um bom desfecho para a equipa do Vitoria SC, no terreno de um antagonista sempre muito difícil. Este empate foi conquistado com muito mérito pela equipa vimaranense, sobretudo, pela forma como conseguiu dominar o jogo e travar as investidas da equipa da margem sul do Tejo.

É verdade que o GD Cuf teve ascendente territorial, em grande parte consentido pela equipa do Vitoria SC que adoptou um estilo de jogo sereno e baseado essencialmente na posse de bola e em passes curtos e seguros.

Contudo, as melhores oportunidades da partida couberam à equipa do GD Cuf. Aos 30 minutos, o avançado cufista Manuel Fernandes não conseguiu concluir uma jogada de golo iminente, em face da presença do guardião vitoriano Rodrigues que o atrapalhou.

No minuto 59, Vieira, isolado, atirou ao lado da baliza vimaranense. Aos 73 e 87 minutos mais duas oportunidades flagrantes para a equipa do GD Cuf, desperdiçadas, respectivamente, por Capitão-Mor que de cabeça permitiu uma grande defesa a Rodrigues, e por Sério que, em boa posição, rematou por cima da barra.

Mas também a equipa do Vitoria SC teve chances de marcar neste jogo do Barreiro, tendo o jogo revelado bastante equilíbrio nas oportunidades de golo. No minuto 38, Peres isola magistralmente o avançado Ademir pela direita do ataque, rematando este colocado para grande intervenção do guardião cufista Conhé.

Aos minutos 78 e 88 foi a vez do jovem vitoriano Gouveia desperdiçar duas grandes oportunidades de golo, quando isolado, não conseguiu desfeitear o guarda-redes da equipa do GD Cuf.

Este jogo entre o GD Cuf e os vimaranenses ficou, todavia, marcado pela magnífica exibição do capitão do Vitoria SC, o centrocampista Peres, que comandou exemplarmente a sua equipa, pautando todo o seu jogo, como de resto, lhe era usual.

Na jornada seguinte o Vitoria SC recebeu no Estádio Municipal de Guimarães a equipa do Sporting CP, líder do campeonato, sem ter sofrido até aquela altura qualquer derrota. A pouco afluência de público, já que o Estádio Municipal de Guimarães não se registava mais do que meia casa, deveu-se à intempérie que se abateu sobre a cidade berço.

O terreno de jogo apresentava-se empapado e muito escorregadio, mas apesar disso, o encontro entre o Vitoria SC e o Sporting CP foi um bom jogo de futebol, bem jogado táctica e tecnicamente, onde só faltaram os golos, pois terminaria empatado a 0-0.
.
Foi um jogo em que quer a equipa do Vitoria SC, quer a equipa leonina quiseram vencer a contenda e boas oportunidades tiveram ambas as formações para marcar. O Vitoria SC dispôs mesmo de várias e flagrantes momentos para concretizar um golo.
.

(Vitoria SC - Sporting CP)

Na 1ª parte o Vitoria SC teve 3 ocasiões. Por Cartucho aos 30 e aos 37 minutos, em jogadas em que os defesas sportinguistas Hilário e Pedro Gomes, respectivamente, impediram os golos do Vitoria SC.

Já aos 40 minutos foi a vez de Zezinho atirar ao lado da baliza defendida por Damas depois de uma excelente desmarcação efectuada por Jorge Gonçalves. Alias, este jogo marcava o regresso do luso-brasileiro Jorge Gonçalves à equipa do Vitoria SC depois de ter estado afastado por lesão.

No segundo tempo o Vitoria SC dispôs de mais 3 flagrantes oportunidades de golo. Novamente Zezinho, desta feita, desmarcado por Peres, perdeu uma boa ocasião de golo aos 63 minutos. Pouco tempo depois foi a vez de Bernardo da Velha, que entrara para o lugar de Cartucho para reforçar o sector intermédio do Vitoria SC, a perder uma chance de golo, quando, isolado, rematou frouxo.

A derradeira oportunidade do Vitoria SC para se adiantar no marcador e, eventualmente, vencer a partida, coube a Jorge Gonçalves, que numa jogada individual isolou-se frente à baliza do Sporting CP, mas à saída de Damas, atirou, lamentavelmente, contra as pernas do guarda redes sportinguista.

Nesta partida que terminou empatada a 0-0, destacaram-se na equipa do Vitoria SC o capitão Peres e Osvaldinho, no meio campo, mas acima de tudo o jovem Cartucho, verdadeiramente endiabrado durante a 1ª parte, criando, com a sua acção, sucessivas jogadas de perigo junto da baliza contraria.

Seguiu-se a 11ª jornada e um novo desaire para a equipa do Vitoria SC, desta feita, derrotada por 2-0 no Campo do Bessa, pela formação do Boavista FC, num encontro apitado pelo famoso Joaquim Campos de Lisboa, arbitro de quem o clube vimaranense se queixou inúmeras vezes.

Ao intervalo o jogo estava empatado a 0-0, resultado que correspondia aquilo que se tinha passado em campo, apesar do ligeiro ascendente da equipa do Boavista FC, que atacou mais e dispôs de algumas oportunidades de golo.

O Boavista FC acabou por chegar à vantagem já no decorrer do 2º tempo, por intermédio de Juvenal, que aos 72 minutos de jogo aproveitou bem uma fífia concedida pelo guardião vitoriano Rodrigues.

A partir daí a equipa do Vitoria SC balançou-se freneticamente no ataque procurando a igualdade, mas sem um estilo de jogo consentâneo com as exigências, sempre mais com o coração do que com a cabeça. Mesmo em cima da hora, concretamente ao minuto 89, um remate bem colocado, desferido de fora da área por José Pereira, colocou o Boavista FC a vencer por 2-0, o resultado final da partida.

Depois de mais uma derrota, o Vitoria SC teve que deslocar-se a Faro para defrontar a equipa do SC Farense. No Estádio de São Luís o Vitoria SC voltou a sair derrotado por 2-0, com golos da autoria de Nunes e Valdir, novamente já no decurso do 2º tempo, respectivamente aos 60 e 72 minutos.

O cenário negro que pairava sobre a equipa do Vitoria SC mais escurecia com as duas partidas que se avizinhavam. No último jogo da 1ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1970/71, o Vitoria SC recebeu no Estádio Municipal de Guimarães o FC Porto.

Num desafio difícil, pressionados pela falta de resultados positivos e sob alguma contestação ao treinador, os vimaranenses conseguiram alcançar uma igualdade no marcador final a 0-0 contra o FC Porto. Este jogo ficou porem marcado pela grave lesão sofrida pelo avançado do Vitoria SC Jorge Gonçalves.

O Vitoria SC terminava a 1ª volta da competição classificado na penúltima posição, bem longe dos lugares cimeiros da tabela e já numa situação aflitiva na luta pela permanência na 1ª Divisão Nacional.

O jogo de arranque da 2ª volta o Vitoria SC jogava em casa frente ao CF Belenenses. Nova derrota por 0-1. O CF Belenenses, com um golo apontado por Laurindo logo aos 2 minutos de jogo, adiantou-se no marcador. Esse tento teve o efeito natural de pressionar ainda mais a intranquila equipa do Vitoria SC que nunca mais conseguiu recompor-se e alcançar a igualdade.

Na 15ª jornada o ânimo melhorou um pouco com o empate alcançado em Santo Tirso a 2-2. Mas também nesta partida foi determinante o estado anímico da equipa e também alguma falta de sorte.

O Vitoria SC até esteve a vencer por 0-2, fruto de golos apontados pelo avançado brasileiro Ademir aos 8 e 39 minutos do 1º tempo. Apesar dessa vantagem, a equipa do FC Tirsense ainda obteve a igualdade, por meio de Francisco Baptista, que reduziu aos 52 minutos e Festa, que em cima do minuto 90, apontou o golo decisivo.

Novo empate seria o resultado que o Vitoria SC conseguiu na partida frente ao FC Barreirense da 16ª jornada no Estádio Municipal de Guimarães. Golo do médio Artur do Vitoria SC aos 6 minutos e empate de Serafim, aos 30 do 1º tempo, estabeleceram o resultado final.

Na deslocação à Luz o Vitoria SC foi derrotado por 1-0, através de um golo apontado por Eusébio aos 67 minutos. O Vitoria SC conseguiu aqui, sem pressão, realizar uma boa exibição e colocar bastantes dificuldades à equipa encarnada.

(SL Benfica - Vitoria SC)

(SL Benfica - Vitoria SC)
.

(SL Benfica - Vitoria SC)

Em jogo decisivo na luta pela manutenção, o Vitoria SC defrontava o Leixões SC no Estádio Municipal de Guimarães na 18ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1970/71.

Ambas as formações estavam envolvidas na luta pela sobrevivência pelo que esta partida era importantíssima para o Vitoria SC ganhar alguma vantagem sobre os adversários. A equipa lutou é certo, mas esbarrou sempre a bem montada muralha da defensiva matosinhense.

No final do encontro e com o resultado final de 0-0, o Vitoria SC colocava-se numa situação verdadeiramente aflitiva. Jorge Vieira, o brasileiro que havia regressado a Guimarães como um ídolo, apresentou a demissão do cargo de treinador do Vitoria SC no final da partida frente ao Leixões SC.

Para substituir o treinador brasileiro, os responsáveis do Vitoria SC escolheram o capitão da equipa Peres, que naquela altura estava também lesionado, para assumir o cargo.

Com novo treinador o Vitoria SC deslocou-se à Setúbal para disputar a partida da 19ª jornada. O Vitoria de Setúbal atravessava naqueles anos o melhor período da sua história e venceu facilmente a equipa de Guimarães por 2-0, através dos tentos apontados por Ze Maria aos 10 minutos e Wagner aos 16, ainda da 1ª parte.

(Vitoria de Setubal - Vitoria SC)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter